terça-feira, 30 de julho de 2013

Provas, muitas provas!

Olá bonitos!

Primeiro de tudo: dia 24 fez um mês que eu cheguei na Escócia!!! E hoje faltam 30 dias para meu aniversário de 24 anos. Olha que amor, gente. :)))

Bizarro como o tempo passa rápido, ainda mais quando eu estou cheio de coisa para fazer. Apesar de ter o fim de semana livre e, no geral, uma ou duas tardes por semana, eu tenho muita aula e muita coisa para entregar! Quando vejo, já acabou a semana.

Eu havia me proposto a escrever aqui semanalmente, mas a coisa está feia. Hehehe
Essa semana que passou foi bastante corrida, pois eu eu tive várias coisas do PSE para fazer e entregar!

-Segunda passada entreguei um Essay de 500 palavras;
-Quinta fiz uma apresentação oral;
-Sexta tive duas provas, uma de Language review (gramática, basicamente) e outra de Academic Vocabulary;
-Segunda foi o deadline do meu primeiro Assignment, que deveria ter em torno de 1200 palavras (mas eu sou doida e sempre escrevo mais - quando pode).

Ou seja, minha semana foi meio tensa. Por outro lado, foi a semana que eu mais aprendi! Eu não sei como funciona nossa cabeça quando estamos aprendendo idiomas, mas é muito bizarra a diferença entre as coisas que eu não sabia e agora sei a cada semana que passa. Acho que to acostumada com a faculdade que, apesar de estudar muito, demora para algumas coisas terem sentido ou mesmo serem memorizadas.

A única coisa chata é que aqui eu basicamente conheço o pessoal do curso (que sou eu, Alana, George e o resto só asiático) e os brasileiros que já estavam aqui. Todo mundo é muito legal, mas fora as aulas, eu só falo inglês quando to na rua fazendo coisas aleatórias. Estou pensando ainda como resolver isso. Hehehe. Já tentei um trabalho voluntário, mas não rolou e também um meio religioso para interagir, que no fim das contas é 1h/semana apenas. Vamos ver o que os próximos dias reservam para mim nesse sentido. :)

Em relação os textos, o primeiro era uma tema mais legal (Targets for preventive medicine) e mais curtinho, mas nem achei que ficou muito legal, apesar do esforço. Já o segundo acho que ficou bem melhor, apesar de ter sido um tema nada a ver (escroto) e com um número de palavras tenso. O tema central era Natural disasters que deveria ser relacionado com meu curso aqui (Neuroscience). De qualquer forma eu consegui, por que né, não tinha muita opção. No fim até que eu curti bastante, pois tive que ler bastante sobre algumas coisas que eu adorava na época do cursinho (história e geografia brasileiras) e resgateis meu super conhecimentos pediátricos do último semestre, citando o Nelson e tudo. Hehehe.


Detalhe: obrigada de verdade ao Davi e ao Roberto que revisaram depois que eu terminei! <3

Em relação a apresentação, foi muito legal, apesar de por algum motivo estranho eu ter ficado nervosa. Com esses 4 anos de faculdade, eu já adquiri auto-controle suficiente para apresentações, apesar de falar que nem a Minnie e ficar me balançando e gesticulando que nem uma louca. Porém, o importante é que dá certo no fim! Hahaha. O lance é que eu dou umas erradas no inglês que eu mesma percebo, aí eu me corrijo, fico nervosa e me embolo toda. Mas de boa, nada que o tempo não resolva, né? :)

Detalhe: eu estou com a mania de fazer vídeos de mim mesma quando eu estou praticando alguma apresentação. Se você não se sente seguro para apresentar (seja em português, inglês, não interessa), é uma boa fazer isso e ver o que você fica fazendo de bizarro, ou o que você fala errado, porque aí dá para ficar com vergonha do seu próprio vídeo e lembrar de não fazer mais. Hahaha. Eu fiz um dessa apresentação e está até bem legal, mas eu estou com muita fadiga de editar, porque demoooooraaaaa muito e eu to enrolada com provas essa semana. Se der, no fim de semana eu edito e posto. Mas fica aqui a minha empolgação para vocês verem. :p



E esse daqui foi o feedback da nossa prof.




Amanhã eu tenho provas do Listening e do Reading e na quinta de manhã tenho outra avaliação do Speaking, que funciona como uma discussão em um grupo de 4 pessoas. Nessa apresentação temos que usar o que aprendemos sobre como se comportar em discussões acadêmicas (expressões adequadas), falar corretamente, claramente e algo que faça sentido. Além disso, o grupo como um todo tem que se entender e fluir a discussão sem ninguém dominá-la.  

Depois disso eu encerro o primeiro ciclo de 6 semanas de PSE! :) 
Na outra semana começamos as 4 últimas semanas, que segundo as explicações serão organizadas da mesma forma, mas as atividades serão voltadas para nosso curso aqui na Uni.

Por fim, para quem ainda não sabe o que significa o nome do blog até hoje, vou explicar: O Thistle é uma flor típica aqui da Escócia e também um símbolo Nacional aqui. Se quiser, aqui no Visit Scotland você pode ler sobre isso. :)


Esse é o Thistle! Essa foto linda é da Bee (Bianca) Lucchesi e está aqui com a devida autorização. :)



E essa escrita mara é o nome do blog em Tailandês, que o Pae escreveu para mim! Hahaha
Eu ameeeei o alfabeto Tailandês, gente. É muito lindo! <3

Bem, espero que o fim de semana seja bom e faça Sol para eu poder aproveitar os três dias livres que terei! Aliás, esse fim de semana com certeza terá coisa mais legal aqui no blog, porque já tem coisa boa marcada para sexta e também porque tem outra coisa que eu to querendo postar desde que fez um mês que estou aqui, mas preciso organizar antes. Para galera que está vindo será bem útil! :)

Beijos!















2 comentários:

  1. Oi Rafaella! Eu faço medicina no brasil também e tô inscrita pra ir pro reino unido em janeiro. Algumas pessoas aqui estão perguntando como se sabe de quanto tempo será o PSE (no edital só fala de cursos de 3 e 6 meses). Como você ficou sabendo quanto tempo de PSE ia precisar? Você só vai fazer 10 semanas, né?
    Apesar de não precisar (tirei uma nota acima do necessário para o PSE no ielts) achei o curso bem interessante, principalmente sobre como se comunicar academicamente. Seria interessante que todos os bolsistas passassem por pelo menos algumas semanas de curso para vivenciarem essas coisas.

    Boa estadia em Dundee, continue postando novidades (:

    ResponderExcluir
  2. Olá Sheila!

    Bem, eu não li o edital de vocês (e recomendo fortemente que seja lido mais de uma vez, com atenção, toda vez que surgirem dúvidas desse tipo), mas no meu estavam discriminadas as notas que vc precisava para competir por vaga sem PSE (5.5 de overall no IELTS e 5.5 em todas as bandas); notas para PSE 3 meses (meu caso foi uma banda com 5.0 e todas outras maiores ou igual a 5.5) e incluia uma variação que eu não me lembro, pois não era meu caso; outra faixa de notas para PSE 6 meses; por fim um corte que dizia que abaixo dele vc não competia por nenhum tipo de vaga (se não me engano abaixo de 4.0 ou 4.5).

    Ou seja, leia o edital com atenção. Se realmente não houver lá, ligue no CNPq. Quando eu vi que me encaixava no curso de 3 meses fiquei muito preocupada e minha primeira providência foi ligar e confirmar minha situação.

    Seria ótimo mesmo, mas o edital segue apenas as regras de acesso às Unis no UK, que segue as normas das unis de um modo bem geral. Por isso, a discriminação de notas não tem nada a ver com o CNPq. Da mesma forma, os critérios de nota podem variar para outros países.

    Obrigada!! Continuarei sim!

    ResponderExcluir