Sobre o CsF

Se você tem interesse em participar do Programa Ciências Sem Fronteiras, a melhor coisa que você pode fazer é pesquisar e fazer suas próprias escolhas. As escolhas dos outros, na minha opinião, servem para nos dar idéias, não para nos basearmos nelas. Mas aqui eu vou te mostrar onde você pode encontrar informações importantes para seguir adiante nas suas decisões! :)

Ciências Sem Fronteiras

"Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.
O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior."

Este é o texto informado na própria página do Programa do CsF, onde você encontra as informacões para começar essa nova etapa em sua vida. Aqui você tem acesso sobre o funcionamento do Programa, editais, valores das bolsas concedidas, países que participam e toda a burocracia que você deve saber para se inscrever. Além disso, é nessa página onde você encontra as informações oficiais, como editais e retificações. Portanto, aproveite o portal e faça bom uso dele!

International Unit UK

No site do International Unit UK você encontra informações sobre o parceiro do CsF no UK, bem como as instituições de ensino que participam (isso pode variar um pouco a cada edital, fique atento!!!), e os cursos destas instituições que são oferecidos pra alunos do CsF, pois em geral elas não liberam todos os cursos. Além disso, tem muitas outras informacões úteis. Se você não quer ir para o UK, se informe sobre o parceiro no país que você tem interesse no próprio site do CsF.

Departamento de Cooperação Internacional

Procure também o Departamento de Cooperação Internacional da sua Universidade. Na minha, eu pude participar de palestras sobre o CsF, sobre os países que me interessavam, sobre o IELTS, o TOEFL e palestras com alguns representates dos parceiros do CsF em outros países. O DCI também esteve sempre aberto a nos ajudar com as questões burocráticas de afastamento para intercâmbio e tudo mais (embora não resolvesse nem metade dos problemas que apareciam).

Facebook

No facebook existem grupos para todos os editais de todos os países do CsF, grupos por cursos (do Brasil), página oficial do SWB e do CsF. São muito bons para vermos as informações do pessoal que já foi. Mas por favor, leia antes de fazer perguntas que já foram feitas, porque as suas dúvidas são exatamente as mesmas que alguém já teve em algum outro momento também e, provavelmente, já foi respondida no grupo. ;)

Exame de proficiência em Língua Inglesa

Enquanto você pensa para onde quer ir, veja quais os exames de proficiência em língua estrangeira são preferenciais no país que você vai. Essa informação você encontra no próprio edital do seu país. No meu caso e no meu edital, o UK permitia que o aluno apresentasse o TOEFL e o IELTS e há uns critérios que comparam as notas de corte entre eles. É importante saber a nota que você precisa e se  preparar para obtê-la. Dê uma olhada nas provas antigas e veja com qual você se sente mais a vontade. Eu fiz o IELTS e no site dele, além de ser onde você agenda sua prova, tem váááarias informações sobre a prova. Inclusive, quando você paga pela prova, depois de agendá-la, você ganha horas com material de estudo disponível no site! Você também pode comprar os livros de exercícios ou baixa-los pela internet. Fazer os exercícios ajuda bastante! Atenção para as datas das provas: se você deixar para muito em cima da inscrição no CsF, pode não conseguir. É bom que você esteja com a prova feita pelo menos um mês antes das inscrições, pois o certificado original pode demorar para chegar.

O blog

No blog, pelas marcações do tópico "O que você procura?", você pode ir acompanhando as informações sobre o CsF nas marcações 'etapas do programa'. A cada etapa nova, ou conjunto de etapas seguidas, eu tenho atualizado explicando tudinho. Além disso, existem outras marcações mais específicas (ou aleatórias) que podem ser de seu interesse.

As incrições

Para concorrer a uma bolsa, você deve se inscrever na sua Universidade, no site do CsF e no UUK. Além disso, deixe providenciado o seu passaporte.

Na sua Uni: Em geral, nossas IES (Instituições de Ensino Superior) no Brasil possibilitam sua inscrição antes ou depois da inscrição no CsF. Isso serve pra ela atestar que você pode participar do Programa e que é um aluno de excelência, segundo os critérios de cada IES. É importante ver no DCI quais documentos sua IES exige de você e quais competências, notas etc, para você não marcar bobeira! Na minha Uni, eu precisei levar os seguintes documentos:
1. Histórico escolar de Graduação (original e o traduzido)
2. Comprovante do teste de proficiência
3. Comprovante de premiação (em Olimpíadas de Mat, Fís, Quí, etc)
4. Comprovante de Participação em Programa de Iniciação Científica (teve gente que colocou outros estágios nesse campo também. Como eu fiz 2 ICs, coloquei as ICs, então se informe sobre isso).

No CsF: Chegada a época da inscrição, você se inscreve pelo site do CsF. Para esta etapa você precisa ter um currículo na plataforma Lattes! O meu é pobrinho, mas ta aqui para quem não sabe do que se trata. Lá na site do CsF você preenche o formulário de inscrições do site e envia em PDF os seguintes documentos (sempre um único PDF para cada tópico):
1. Histórico escolar de Graduação
2. Comprovante do teste de proficiência
3. Comprovante de premiação (em Olimpíadas de Mat, Fís, Quí, etc)
4. Comprovante de Participação em Programa de Iniciação Científica (teve gente que colocou outros estágios nesse campo também. Como eu fiz 2 ICs, coloquei as ICs, então se informe sobre isso).

No UUK: Ao longo do processo, chegará o momento em que você precisa se inscrever no UUK, que intermedeia a nossa relação com nossas futuras Unis lá no UK. Basicamente você vai precisar de:
1. Histórico traduzido
2. Certificado original de proficiência
3. Personal Statement - PS.
4. Dados do seu passaporte.

Personal Statement

O PS é uma carta em que você diz para as Unis o por quê você deveria ser escolhido e porque você é assim, simplesmente demais! Existe toda uma dinâmica para fazer o PS e eu fiz um post só sobre isso, mas vale muuuito a pena olhar o site da UCAS, que tem uma sessão só para te ajudar a fazer o PS bem legal. Eu procurei várias dicas, mas nada me ajudou mais que o próprio site da UCAS. Lembre-se que essa etapa é muito importante e que as Unis no UK levam muito em consideração seu PS!

Offer

Depois de muita espera, a Uni que te aceitar te envia uma Offer, que é uma vaga para você! Você não deve recusar esperando uma nova, pois ela é única.

Resultado CNPq

Só depois do resultado do CNPq você está realmente 'dentro'! Agora é ser feliz e manter contato com sua Uni que ela mesmo vai te orientar em relação às próximas etapas. A minha foi fazendo isso e eu já postei nas 'etapas do programa' sobre isso também. Depois da aprovação, você terá sua Carta de Benefícios do CNPq (que comprova que você é bolsista e os benefícios que irá receber como tal) e o Termo de Compromisso, além de cartilhas informativas sobre os próximos passos (leia as cartilhas!).

CAS

A sua Uni vai te enviar esse documento, que é o mais aguardado do século. Ele comprova que você está indo estudar em uma Uni no UK e para tirar o visto você PRECISA dele. Em geral, muitas outras informações importantes vêm com o CAS.

Visto

Você só pode tirar o visto no máximo 3 meses antes da data de partida para o UK. Para tirar o visto você precisa destes documentos originais e de uma cópia de cada um deles:
1. CAS
2. Carta de benefícios do CNPq
3. Certificado do Exame de Proficiência
4. Appendix 8 preenchido (você pega e imprime do site do VISA4UK)
5. VAF (isso é gerado quando você paga o visto on-line. Você pega, imprime e assina)
6. Histórico escolar original e traduzido (os mesmos da inscrição!)
7. Passaporte dentro do prazo de validade
8. 2 fotos no padrão que tem no site (ou você paga R$15,00 e faz na hora que levar os docs)

*o Appendix 8 é meio chato de preencher, mas é só seguir as informações que tem no seu CAS que tudo fica mais fácil. Fiz um post só sobre isso, só conferir.

Depois de pagar você agenda a data de entrega e depois é só aguardar para buscá-lo ou recebê-lo pelos Correios. Eu fiz no Rio, e como o Consulado é aqui, é só pegar o visto! :) Se você tirar em São ou Brasília, você tem que pagar no dia que entrega os docs pelas taxas do Sedex dos docs e ele chega até você.

CNPq e os auxílios recebidos

Quando você é homologado pelo CNPq, precisa confirmar alguns dados e fornecer os dados bancários. Assim, todos os benefícios iniciais e as 3 primeiras parcelas serão transferidos para sua conta aqui no Brasil. Depois disso, você receberá as bolsas no cartão pré-pago que você chegará em casa pelos correios. Os valores dos auxílios estão disponíveis aqui.

Essas são as informações mais importantes. Depois de tudo pronto, é só seguir as orientações da sua Uni, aguardar a data da viagem e aproveitar tudo que vier pela frente! Boa sorte! :)




Nenhum comentário:

Postar um comentário