Quem escreve aqui?

Meu nome é Rafaella e eu tenho 25 anos.

Nasci em Campo Grande - MS e lá vivi até meus 8 anos de idade. Em Campo Grande está minha família, minhas origens, mas não tenho tantas lembranças de lá, além daquelas coisas gostosas da infância mesmo.

Depois disso fui morar em Brasília - DF com minha mãe e minha avó, que são meus dois amores! Vivi em Brasília até meus 18 anos e lá passei o restinho da minha infância e a minha adolescência. Fiz muitos amigos, dos quais alguns são extremamente importantes até hoje e faço questão de manter o contato e revê-los lá ou onde moro! Apesar de não ter família em Bsb, lá eu comecei minha história de vida, fiz e tive irmãos (sim, eu fiz um e tive outro, o Gu e o Pedro!), tomei minhas primeiras decisões importantes e comecei a estudar para realizar meu sonho. Foi lá que eu me encantei com a medicina!

Esse encantamento surgiu quando eu conheci o SARAH, uma Rede de Hospitais públicos do Brasil que tem duas unidades lá em Brasília. Eu conheci porque essa rede tem um trabalho focado em reabilitação e eles promovem palestras sobre prevenção de acidentes para crianças e adolescentes nas escolas. Fiquei apaixonada! Depois disso o encantamento só aumentou quando eu vim fazer uma viagem para o Rio com minha antiga escola e conheci o trabalho da Fundação Oswaldo Cruz. Achei tudo sensacional! Isso até estava meio apagado na minha memória mas no dia 28/05/2013, o dia em que acabei meu rodízio na disciplina do Departamento de Doenças Infecto Parasitárias na minha Uni eu parei para pensar porque eu tinha gostado tanto do rodízio e comecei a lembrar disso!

Com 18 anos me mudei para o Rio de Janeiro com minha mãe e continuei estudando para medicina, pois não fui aprovada no vestibular quando morava em Bsb. Aqui no Rio consegui me adaptar bem rápido (até porque isso não é muito difícil, né? hehe) e no meu segundo vestibular aqui fui aprovada na UFRJ e na UERJ para medicina.

Escolhi a UERJ porque já era uma vontade minha estudar lá por questões de qualificação e localização e porque atualmente é a Universidade do Rio que tem um Hospital Universitário de excelente qualidade. É triste ver a decadência dos HUs hoje em dia e felizmente tenho a sorte de estar em um que, apesar de seus problemas, é muito bom. Aliás, uma das coisas que mais me alegra é ouvir isso quase todos os dias desde que comecei a ter contato com os pacientes.

Estava no sétimo período da faculdade em 2013.1 quando decidi me afastar para participar do programa Ciências sem Fronteiras em junho de 2013. Participar do programa foi uma escolha que eu tomei no final de 2012.1, mas que eu efetivei e comecei a correr atrás para me inscrever mesmo foi em 2012.2. De lá para cá muita coisa já aconteceu e as etapas mais fundamentais de todo esse processo e vim registrando aqui no blog desde abril de 2013.

Porém, os objetivos do blog são dar uma ajuda para a galera que quer se inscrever no CsF, porque no início é muita informação e ficamos meio perdidos, e principalmente compartilhar minha experiência de morar no Reino Unido como bolsista do CsF!

Nos posts do Blog tem mais histórias sobre o porque de cada escolha dessa e, se você sentir falta de algum, pode me perguntar, que eu vou adorar escrever sobre isso!

Tudo estava em construção até eu voltar e sugestões serão sempre bem-vindas!

Agora já estou de volta, desde agosto de 2014, e postarei aqui eventualmente quando me der na telha e quando me perguntarem muito sobre a mesma coisa. :)

8 comentários:

  1. Legal o seu blog; li todo ele, ..boas informações. Sucesso no UK!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada Leandro! Que bom que gostou!
      Sucesso nos seus projetos também! :)

      Excluir
  2. Seus posts esclareceram muitas dúvidas minhas! Parabéns pela iniciativa de ajudar. Curso enfermagem e também tô louca por public healt ou healthcare science mas ainda preciso ler mais sobre :) alguma sugestão?
    Sucesso pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina!
      Brigada mesmo!
      Então, eu pirei na batata com Public Health, mas desanimei por causa da base de estatística e, indo para um ano mais adiantado, não acompanhar direito. Se fosse escolher isso, teria ido para University of East London (perfeita!), U. of Wolwerhwampton ou Anglia Ruskin U.. Healthcare eu cheguei a ler, mas não achei que agregaria muito para mim.
      Mas se vc faz enfermagem, vc pode ir cursando enfermagem! Abriu esse edital! Eu tenho uma colega da UERJ que ta indo nesse edital cursando enfermagem mesmo. Mas aí tem que ver a lista de unis e quais ofereceram, pq nem sei para qual el vai. Além desses cursos, eu gostei de Neuroscience. Eu vi muuuita coisa, mas meu finalmente mesmo foram esses dois.
      :)
      Sugestão: pega a lista de Unis e cursos do atual edital e marca todos os cursos que vc faria, depois vê as unis desses cursos e vai filtrando.
      Tomara que dê tudo certo para vc tb!

      Excluir
  3. Caramba você está de parabéns! É uma guerreira. Eu simplesmente amei o blog e amei ainda mais as informações sobre o Csf, até porque estou tentando. Faço matemática aqui na Ufrrj e infelizmente meu CR ainda não está o que a universidade pede (to com 5.1 e a universidade pede 6.0), estou lutando p conseguir aumentar e poder ir. Meu curso é bem complicado, porém é o que eu amo né. Sucesso sempre que você merece! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Adriane!!
      Eu imagino como seja, tenho amigos da mesma área!
      Mas tenha fé e persevere, com certeza se você tiver um objetivo e se dedicar a ele irá conseguir!
      Muito sucesso para vc também!!
      Beijos!

      Excluir
  4. Oi rafaella! Parabens pelo blog!!
    Quero saber qual o jeito mais fácil e barato de chegar a Dundee...estou indo fazer doutorado sanduíche em odontologia forense e quero saber tamém se a cidade é muito cara, se dá pra se virar com 1.500 libras! bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi Luciana!
    Depende, tem muitos jeitos. Hehehe
    Bem, eu peguei um voo direto para Edinburgh, saindo do Rio de Janeiro, mas existem voos para Glasgow e Londres também. De Edinburgh e Glasgow para Dundee você demora um pouquinho mais de 1h de trem e quase 2h de ônibus. O trem você compra na estação mesmo por £14-16 o trecho (mas quando vc já for moradora faça um railcard e compre com antecedência que sai por menos de £5!).
    De Londres o trem varia muito, de £30 ao infinito, e comprar na hora não sai por menos de £80. Ou seja, a passagem de avião tem que estar MUITO mais barata para valer a pena (novamente, sendo moradora, com railcard e bastante antecedência, tudo muda! Já paguei £13,90 para Londres de trem!).
    Outra opção é o Megabus, que pode ser ridiculamente barato ou um pouco caro, dependendo de quanto tempo antes vc compre. A compra é feita pela internet, mas não acho que valha a pena para chegar do Brasil pq existe limitação de bagagem.
    Com certeza £1500 libras dá e sobra, você vai ser RHYCA! Hahaha
    Não pague mais do que £300-400 de aluguel (dividindo, tendo seu próprio quarto, ou alugando uma acomodação de estudante pela universidade. Dividindo pode sair muito mais em conta que isso). Eu recomendaria contratar a acomodação por 6 meses, fazer amigos e procurar um lugar para morar próprio pelas imobiliárias locais, pelo menos até vc se ambientar.
    Abraços!

    ResponderExcluir