Dundee e Neuroscience

A cidade de Dundee é a quarta maior cidade da Escócia e fica a cerca de 2 horas de trem de Edimburgh, a capital da Escócia, com um custo entre uma e outra de cerca de 24 libras a passagem fora das promoções (mas 4,50 libras com railcard e pelo menos uma semana de antecedência!).

A University of Dundee foi a Universidade que me recebeu por 1 ano e 10 semanas: as primeiras 10 semanas foram de Pre-sessional English Course e o ano seguinte foi cursando Neuroscience. Minhas aulas do PSE começaram dia 24/06/13! No verão seguinte foi meu Summer Project, que durou 3 meses.

O PSE é uma prática nas Universidades do UK e a maioria oferece estes cursos para estudantes internacionais. Porém, o Programa CsF incluiu esta possibilidade fazendo parte da bolsa de intercâmbio no edital que me inscrevi. Cada Uni do UK programa o seu PSE e ele ocorre nos moldes do que ela espera do aluno quando ele começar o curso de graduação. No meu caso lá em Dundee, o curso tem uma carga horária de 35horas/semana. 

Os objetivos do PSE são: proporcionar um nível de inglês consistente para o aluno começar o curso; capacitar o aluno para os principais desafios e práticas na faculdade; proporcionar adaptação dos alunos à vida universitária britânica.

Os componentes do PSE são: Inglês para Fins Acadêmicos; habilidades da escrita para Trabalhos de Graduação; habilidades da escrita para Pesquisa de Pós-Graduação e Estudo; habilidades para o estudo acadêmico.

Se quiser mais informções, veja aqui na página do curso.

Esse é o site da University of Dundee e tem muita coisa legal nele, caso você queira saber um pouco mais sobre ela. Ela também tem uma página no facebook bem legal e com muitas fotos fofas do campus e da cidade!

Eu achei a Universidade uma coisa muito fofa! Dentre algumas Unis do UK e dentre as minhas opções de incrição, ela não era a maior nem fica em uma cidade enorme. Porém, estou bem contente em ir estudar em uma cidade média, porque ao mesmo tempo que estarei próxima das cidades grandes para lazer/viagens/compras, meu custo de vida será mais em conta! Assim dá para me programar melhor para fazer coisas legais nos feriados e férias! :)

Essa é a página do meu curso, onde eu passei muuuito tempo pesquisando até escolhê-lo e Dundee como uma das 3 opções de Universidades na inscrição!
Sobre o porque de eu ter escolhido Neuroscience eu já falei um pouco nos posts do blog e vai ficar bem mais claro se você ler os post sobre o meu Personal Statement.

Basicamente, o fato de não podermos estudar no UK como alunos de medicina (pelo menos até então), me fez pensar em escolher mesmo assim o UK, mas estudando alguma outra coisa que eu gostasse. Fiquei muito em dúvida entre Public Health e Neuroscience, além de alguns outros cursos que eram legais, mas muitos pontuais. Acabei achando que com Neuroscience eu me adaptaria melhor e teria a chance de aprender mais sobre um tema que me interessa bastante, principalmente porque o foco são as doenças neurodegenerativas. De qualquer forma, esse é um gosto antigo que vai dar para conhecer melhor no meu PS!

Quando decidi por esse curso, fiquei pesquisando as Unis que os ofereciam e Dundee foi desde o início umas das minhas preferidas, por causa da ênfase nos aspectos clínicos relevantes da Neurociência. Além disso, na Escócia as várias Unis tem destaque em pequisa em neurologia, inclusive Dundee. Como nesse intercâmbio pelo CsF temos um estágio obrigatório, achei que seria ótimo ter a oportunidade de ver na prática, com qualidade, um assunto que me interessa. Especialmente porque na minha Universidade no Brasil não é uma área forte de pesquisa.

Eu também vi esportes/academia para me exercitar enquanto estiver lá e algumas outras coisas muito legais que são fornecidas pela própria Universidade e pelo que seria o nosso Centro Acadêmico lá (só que bem mais elaborado hehe), mas conforme as coisas foram acontecendo mesmo, eu fui postando aqui para vocês conhecerem também! Divirtam-se com os posts! :)

2 comentários:

  1. Oi Rafaella, estou cada vez mais me apaixonando pela uni de Dundee! Também me interesso por neuroscience e provavelmente vai ser uma das minhas opções. Quais foram as suas 2 outras? Ahh, muito obrigada pelo blog! acho que já li tudo de trás pra frentee kk *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rebecca!
      Demorei milênios para responder, mas acabei vendo sua mensagem aqui!
      Que bacana, acho que vc vai gostar então!
      Eu escolhi todas as minhas opções como Neuroscience, mudei apenas as universidades (Uni of Glasgow, Uni of Dundee e Uni of Aberdeen).
      Confesso que fiquei MUITO na dúvida entre colocar Public Health como minhas opções ou pelo menos como uma delas, mas naquele momento achei melhor Neuroscience mesmo.
      Que bom que você gosta do blog, espero que tudo o que já escrevi aqui tenha sido útil de alguma forma!
      Abraços!

      Excluir