domingo, 7 de julho de 2013

Final de semana movimentado

Olá galera!

Aqui em Dundee está tudo lindo como sempre! Essa semana foi bem legal, melhor que a primeira inclusive, por várias razões.

No PSE está cada dia mais legal, apesar de algumas aulas serem mais legais que outras, todas tem me acrescentado muito. Aliás, apesar de estar um lindo dia (e quente!!!), vou aproveitar para estudar, porque ontem eu fiz tanta coisa que não consegui.

Na aula da Mandy eu sempre aprendo várias coisas sobre Dundee, Scotland e UK, de modo geral, porque ela sempre abre um espaço para falarmos de nossos problemas e coisas que queremos falar/perguntar, afinal, só há estudantes internacionais na turma. Então nessa sexta ela nos contou que podemos fazer o Rail Card, que é um cartão com o custo de £30/ano, para usarmos os trens da National Rail (que trabalha em quase todo o UK), "desfrutando de 1/3 da maioria das tarifas" segundo a propaganda. Como a estação é aqui pertinho e eu passo por ela para ir ao mercado, peguei o formulário, que deve ser entregue preenchido, apresentando o passaporte, a carteirinha da Uni e uma foto de passaporte lá mesmo. Aliás, a melhor coisa que fiz foi tirar várias fotos de passaporte no dia de fazer o visto, porque essas fotos estão indo embora que nem água aqui. Hahaha. Parece que a carteirinha pode ser solicitada pela internet também, nessa página, mas eu já tinha ido na estação quando vi isso. :p

Além disso, ela comentou sobre vários lugares e cidades que vale a pena conhecer por aqui, perto ou não de Dundee. Ela disse que quando formos a Aberdeen, temos que ir em lugar que se chama Arbroath e comer peixe, pois lá é famoso por causa dos peixes (já falei que aqui o salmão é muito barato??? :O ). Comentou também que seria legal conhecermos as Farm Lands, que são famosas pela produção de Berries (strawberries e todos os outros berries que eu nunca comi e desconheço haha). Ela falou alguns nomes de lugares, mas eu vou me informar primeiro e depois conto qual é a boa mesmo. Haha

Ela também falou que Perty é uma área natural muito bonita e que seria legal conhecermos Crieff, Pitlochry e Dunkeld, que são cidades bem bonitinhas e muito próximas. Isso tudo foi porque eu perguntei qual a melhor época para visitar as HighLands. Ela disse que maio ou setembro são meses ideais! Também disse que boas cidades para partirmos quando viajarmos para lá são Glasgow e Inverness.

Aqui em Dundee ela comentou que podemos escutar ao vivo UK Folk Music em um lugar chamado The Fishersman's Tavern. Quando ela foi explicar o ônibus para chegar até lá, comentou o que eu já suspeitava, mas não tinha certeza: exceto nos Blue buses, nós temos que pagar o dinheiro certinho quando entramos no ônibus, pois eles não dão troco! :O

Como eu não fiz nada disso, depois conto os detalhes, porque né, primeiro tenho que conhecer! :p

Outra coisa que aconteceu essa semana: finalmente consegui a bendita carta abençoada para abrir conta no banco. Como sou do PSE, meu visto e meu CAS são até 30/agosto. Por isso precisava de uma carta falando que esse é um curso preparatório, mas que em agosto terei documentos definitivos para passar um ano aqui, em resumo. Aí eu posso abrir conta! Eu fui toda feliz e contente no Barclays (pois foram as melhores recomendações de muitas pessoas) para marcar a abertura de conta (é, você tem que marcar!), mas pensei que fosse algo mais rápido... a minha abertura ficou marcada para dia 26/07!!! Bizarro mas tudo bem. Detalhe, a carta foi solicitada com o nome do Banco, pois não era algo genérico. Que burocracia! Mas tudo bem, eu já sabia que esquema bom, prático e referência de Banco é no Brasil, sorry. Porém acredito que a demora também tenha a ver com o tamanho da agência, que é bem pequena aqui perto. Não é nenhuma sangria desatada, então vou esperar usando meu Cashpassport até lá. Então fica a dica: se você quer abrir conta quando chegar, providencie isso o mais rápido possível para esperar menos tempo... eu demorei uma semana, então será uma semana a mais esperando.

A minha sexta foi um dia bem cheio! Além de ser meu dia preferido de aula (porque são as aulas mais legais e porque tenho a sexta a tarde livre hahaha), eu fiz várias coisas. Quando saí fui dar uma volta lá no centrinho e estava uma alegria só! Desde sexta os dias estão muito lindos e quentes! Então havia pessoas nas praças e muita música! O moço do violino que eu sempre vejo estava por lá, havia um rapaz vestido a caráter tocando gaita!! AMEI! E na volta havia uma organização de alguma igreja no meio da praça com pessoas fazendo muitas coisas, inclusive tocando música. Bem legal! :)




Fiz um mini vídeo também dele tocando, mas ficou ruim e não consegui carregar direto aqui por nada. Então vai o link do video azul. 
Da próxima faço um melhor! :p 







Esse "I Love Dundee" estava muito mais cheio de gente na volta, mas eu estava com as mãos cheias para novas fotos. Hehe

Eu vi isso tudo na praça porque eu estava a caminho de conhecer a descoberta do milênio: a Farm Food. Eu já falei aqui sobre isso aqui, mas de qualquer forma, é um local que vende comida muito barata, em suma. Principalmente congelados, leite, sucos, pães etc. O mais legal é que tem umas promoções tipo "leve X e pague o preço de X-Y se comprar mais de um". Pena que meu espaço na geladeira é pequeno. :/ Aproveitei e comprei as coisas que acabaram e voltei para casa.

Foi engraçado porque eu me senti a própria cidadã de Dundee na volta! Hahaha. Isso porque quando eu voltava para casa duas pessoas me pararam para pedir informações, as quais eu soube responder! Dois garotos com roupas de quem viajava de bicicletas e bicicletas queriam saber se eu conhecia alguma loja que vendesse coisas para acampamento e eu expliquei como chegar naquela que eu comentei sobre os casacos de frio. A outra pessoa me perguntou como chegar na estação de trem! Estou muito entendida das coisas mesmo! Hahaha :)

Sexta a tarde eu tive um super compromisso também: a consulta no centro médico. Essa primeira é feita com uma enfermeira, que fez uma anamnese básica, basicamente da História Patológica Pregressa, a Farmacológica e a Familiar. Além disso, viu meu Peso, Altura e PA, basicamente. Agora, se ocorrer qualquer problema, já tenho onde ir! o/

Já que eu sou dessas andarilhas, quando saí do médico, dei mais uma volta pela cidade e aproveitei para ir a procura do meu tênis tipo running! Finalmente comprei um! e achei o preço bem bom. Agora posso ampliar meu projetos de passeio! Hehehe. Eu fiquei bastante na dúvida entre o que comprei e o de uma marca daqui do UK que parecia ser muito boa e era um tênis mais barato. Mas vou procurar saber melhor sobre a marca. Quem sabe antes de ir embora ano que vem eu não teste.



Quando cheguei fiquei conversando com o Davi e nós descobrimos as mil e uma utilidades do Google Talk, que inclusive achei melhor que o Skype, pois não ficou travando e caindo. Para matar parcialmente a saudade, bem mais prático! <3

O pessoal aqui do flat de baixo havia marcado de irmos para lá a noite e eu fui com o George e a Alana (colegas do PSE)! Foi bem legal e eu conheci várias pessoas, mas não tirei fotos com meu celular. =(
O pessoal é muito simpático e gente boa! Eu conheci também uma galera que não é brasileira amiga deles, inclusive um pouco de "dundonian" (acho que é assim que se escreve). Esse é o jeito que o povo de Dundee falam inglês, que é bem característico e, algumas vezes, complicado. Hehe. Outra coisa que eu descobri lá e provei domingo (pois a Alana me deu um), foi essa belezura produzida aqui na Escócia:



Sábado foi mais um dia de bater perna por aí. Fui com a Alana e o George ajudá-los com as compras que queriam fazer (já que eu já entrei em todas as lojas possíveis e imagináveis aqui por perto e descobri o que é melhor e aonde haha). Comprei também casaquinhos e lã que eu queria (tipo cardigã/sueter sei lá), mais meias-calça (eu já consegui desfiar duas diferentes essa semana. Acho que não nasci para ser mocinha comportada de meia-calça hehe) e umas blusinhas de £3,99 na Zara. Chorei! Comprei também um moletom para ficar em casa, porque só meu pijama tá tenso demais.






Mais um lugar para conhecer: O Mc Manus, um museu e galeria de arte que tem aqui.



Meu sábado mais uma vez também foi dedicado à vida de arrumadeira. Arrumei as coisas por aqui e lavei minhas roupas pela primeira vez aqui. É muito mágico esse negócio de secadora de roupas, porque elas saem quase passadas de lá, exceto o jeans. :)

Hoje, domingo, está um dia lindo aqui, assim como o sábado estava, mas vou ficar em casa estudando mesmo, porque já tenho muita coisa para fazer do PSE. O que está pegando mesmo é o essay/paper que temos que entregar dia 29/julho e vale 50% da nossa nota no PSE. Ou seja, é muito importante! Parece que falta muito tempo, mas a prof responsável cobra assim "segunda quero que vocês tragam o trabalho em andamento assim assado" e assim vai toda semana. Ele segue o modelo dos essays que teremos que fazer na faculdade, mas tem um tema extremamente aleatório que eu tenho que relacionar com o meu curso, segundo as orientações. Então olha que mara que ficou para mim:

Relacionar "Desastres naturais" com Neuroscience. Ai que delícia gostosa de trabalho sem pé nem cabeça! :p

Mas eu já tenho um plano para seguir! Só falta encontrar fontes falando sobre o assunto. E é o que eu vou fazer hoje: procurar fontes para me embasar, ler e começar o esboço do texto.

É isso pessoal! Essa semana posto sobre o Personal Statement, pois está na época das inscricões no CSF (creio eu) e deve ajudar alguém, espero.  :)

Abraços!


2 comentários:

  1. Are these walking shoes? baby you are still walking huh? :D that's my girl!
    beijooos sweetie :))

    Büşra Manduz

    ResponderExcluir
  2. Hahahahaha!

    You don't speak portuguese, but you know me! =p
    Of course are walking shoes! I bought this one to walk, walk and walk a lot!
    Can you imagine? If I like walking in Brazil, realize it in other country! o/

    Beijooos, dear! <3

    ResponderExcluir