sexta-feira, 12 de julho de 2013

My Personal Statement

Olá pessoal! :)

Essa semana a correria apertou aqui em Dundee! Eu já tenho várias coisas para fazer, inclusive algumas bem legais!

Sobre o PSE:


Nas aulas do PSE eu tenho aprendido muitas coisas e agora ficou mais interessante, porque as nossas atividades tem mais a ver com as coisas que vamos fazer na faculdade quando o semestre começar. Por exemplo, em uma das aulas de Speaking nós sempre discutimos alguns temas (usando algumas expressões aprendidas naquele dia sobre como se posicionar academicamente em uma discussão) e na mesma aula apresentamos para o resto da turma, o que fica pouco elaborado nos conceitos, mas para treinar apresentação é ótimo!

Além dessa aula, tenho um outro momento de aula de Speaking em que todos fazem uma apresentação de 3-5 minutos, usando os recursos que preferirem, e depois todos discutem o que aquela pessoa poderia melhorar na sua apresentação. É bem legal, pois serve para todos no fim das contas. A minha será daqui uma semana e meia. Confesso que estou um pouco nervosa! Hehehe. A gente está fazendo isso porque quando acabarmos o primeiro ciclo do PSE todos farão uma apresentação de 15 minutos que será uma das nossas avaliações com nota da parte de Speaking.

Além disso, tenho que terminar o meu Essay (falei sobre isso no último post), que eu já dei uma adiantada. É interessante porque nós fazemos em etapas e essas etapas vão sendo corrigidas pela prof! Por fim, uma outra coisa que eu tenho que entregar é um outro Essay, porém bem menor que esse outro que vem sendo feito. Esse último faz parte das aulas de Language review, então o objetivo mesmo é ver a escrita e as expressões que usamos do que propriamente a habilidade de fazer um bom texto de argumentação, segundo a outra prof.

Fora isso, os mil homeworks (já falei: voltei para escola! :P ) e a parte em que eu fico 'revolts' com certas mal criações que tenho visto, tá tudo certo! Depois eu conto das mal criações, talvez no fim de semana, porque se eu for escrever hoje vou falar demais. Hahaha

Sobre o Personal Statement (PS)


Eu já falei aqui mais de uma vez que o PS faz parte do processo seletivo do CSF UK, então se você estiver chegando agora, dá uma olhada aqui, bonitinho, para eu não falar de novo. Vou aproveitar para dar umas dicas para o pessoal que está se inscrevendo, já que me pediram. :)

Vamos apenas deixar bem claro uma coisa: além de plagiar ser errado e sem noção, o plágio não é aceito pelo sistema que recebe os PS, pois eles tem um sistema que detecta as construções textuais. Aliás, na minha Uni a prof disse que eles também fazem isso. Ou seja, não comece com o pé esquerdo aquilo em que você pretende ir longe.

No site da UCAS  existe toda a orientação possível e imaginável sobre o PS, melhor do que qualquer outra lugar que eu tenha lido. Inclusive você pode baixar um PDF deles que tem umas 'sessões' com perguntas que, ao serem respondidas, são úteis para nortear seu PS, pois são coisas que as Unis querem saber sobre você. :) Ou seja, melhor que isso só dois disso mesmo.

Eu usei esse PDF e fiz um mega hiper PS inicial, porque eu gosto de escrever, então acabei escrevendo muito. Depois tirei um monte de coisa e fui selecionando até ter as informações que queria. Então é conveniente que você seja criterioso ao escolher as informações que irá manter no texto final. Por exemplo, eu já dei aulas particulares para crianças e fui monitora voluntária no meu pré-vestibular, mas perto das outras coisas que eu já fiz na faculdade (que você lerá no meu PS!), acabei preferindo não comentar sobre minha super habilidade de ensinar (aquela modesta), porque não havia espaço suficiente.

Basicamente, você deve pensar em tudo que você tem de habilidade, faz ou já fez que represente algo importante sobre você como futuro aluno da Uni que você está aplicando. Ou seja, que qualidades/habilidades você tem que fazem aquela Uni te querer estudando lá.

Além de falar porque você é essa gracinha toda da mamãe, é importante deixar claro porque você quer vir estudar no UK e, principalmente, porque você quer o curso que escolheu. :) No caso do CSF, nós somos alunos internacionais de um intercâmbio (dãã), então isso significa que você deve falar porque será importante se você conseguir essa vaga! Por fim, relacionar isso às qualidades que você tem que ficarão no seu PS.

Aliás, na minha opnião, ao escrever um texto como esse, que é extremamente pessoal (por isso plagiar é fazer aloca), não se usa 'se'! Otimismo acima de tudo! Do tipo "quando eu estiver no UK vou aprender muito por causa de blá blá blá", porque eu sou dessas mesmo! Hahahah! Sempre faço isso com as coisas que estou tentando, seja falando com um avaliador, seja escrevendo ou mentalizando, e dá  certo! Portanto, substituir 'se' por 'quando' mostra um pouco mais de confiança.

Eu sei que você é lindo e confiante, mas por favor, com modéstia e moderação, para não beirar a arrogância, né?

Além disso, lembre-se que você está sendo avaliado, portanto o texto deve ser formal. Porém não escreva de um jeito que você não escreveria, por exemplo super polido, pois ele deve mostrar como você é. Se você não é assim, não escreva assim. Além disso, se você está sendo avaliado, atenção com a construção textual e com a gramática, para ficar bonitinho, né gente?

Em relação a isso, vale a pena pedir para um colega/alguns colegas ou profs darem uma olhada para te ajudar com isso após o texto pronto (teoricamente, porque o meu nunca ficou pronto, só na hora de enviar mesmo). Mas assim, sem exagerar... Por exemplo, eu pedi para o Davi, para a Gabi (que pediu para o André namorado), o Leo, a Lu cabeça gigante e meu prof Joe. Para todos eles eu mandei o meu texto original e cada um sugeriu algumas coisas e corrigiu alguns erros. No fim eu fui e fiz minha mudança final, vendo o que seria bom do que todos falaram. O mais importante mesmo é não ter erro de gramática e construção, porque quem ficou dando muito pitaco nas minhas idéias eu apenas ignorei, afinal, eram minhas idéias. Hehehe

Ah, não morra de agonia se na hora de copiar do word (porque é interessante fazer no word, contar os caracteres e palavras para respeitar o limite, né?!) para o espaço de inscrição no site seus parágrafos e espaçamentos sumirem. É assim mesmo!  :(

Detalhe: Rola por aí o papo de que algumas unis preferem que você escreva isso ou aquilo, que cite isso ou aquilo, o nome dela ou sei lá o que. Em relação a isso, a única coisa bacana que eu acho é deixar claro o curso que você quer. Lembre-se que no CSF você pode ser alocado para outras 3 unis caso não dê certo com a primeira... Isso quer dizer que seu PS pode passar na mão de avaliadores muito diferentes, de lugares diferentes, etc.

Fora isso galera, faça sua própria pesquisa, leia o site da UCAS e procure publicações sobre o tema nos jornais do UK, porque é o que não falta, afinal, o PS é o 'vestibular' do povo aqui, né.

Aqui vai o meu PS! Ignorem qualquer bobagem ou erro aleatório, pois já tem mais de 7 meses que eu escrevi isso. Certamente se eu escrevesse outra vez agora, mudaria alguma coisa. Porém, vou colocar o original mesmo! :)

Abraços!


That day was just for an ordinary school trip, but there I had found out about The SARAH network of rehabilitation hospitals, an important group in Brazil. Since then, I participated in some lectures and learned with their program to avoid traumas. After this, I cultivated a huge interest in studying the nervous system and in helping people improve their uncontrolled movements, intentions, expressions and thoughts. As well as understand how neurodegenerative diseases and neurological disorders affect the human body. Hence, I decided to apply to Medical School and now, in my fourth year, I am in love with my studies. Still, I really want the opportunity of deepen my knowledge of how our brain works and commands functions, in order to invest in my career. 

Given that, Neurosciences seams very interesting, because I am eager to better understand the brain operations in health and sickness conditions; to be prepared to treat people by knowing exactly how the disease began, and with that, how I can make a person regain her life quality. Certainly then, I will have more specific theoretical and practical knowledge about the process of some dysfunctions which I didn't have in my medicine course in a satisfactory manner. Additionally, I fancy having the opportunity to go through and learn in major health research centers, what I am sure I can do in the wonderful Colleges in the United Kingdom. 

To live in the UK has been a dream for other reasons too. For instance, as a medical student, I long to discover more about the National Health Service. Since the UK´s public health is a reference for me and, obviously, for the world. Besides these reasons, I am suitable for this program because of my responsibility and focus in my purposes. My most relevant of those was attending a Medical School in a public University in Brazil, which required a lot of organization and dedication. In this way, studying in UK will be a goal equal to the one I accomplished, and I will do my best at it as well. Apart from the basic English I had in school, I have had regular classes since March 2010. In addition to these classes, I read scientific articles and some Medical books in English, both for college and at my internship, and normally watch movies in English. Certainly, these practices will help me attending classes in the UK. 

I have some experience with research too, due to my both internships at the Laboratory of Morphometry, Metabolism, and Cardiovascular Disease, in the Anatomy Department, at Rio de Janeiro State University, where I study. At which time, I could present my scientific papers in conventions and learn other practical procedures. Moreover, I studied about the nervous system in many modules in my course, as it is shown in my Academic Report Card. So, with my last two years at the Lab and with my knowledge gathered in medicine so far, I am prepared for the apprehension of the specific modules in my future studies and possible work placement in UK. 

At the University, I have participated of the Medicine Academic Center for two years. In 2011, I entered the Academic Subjects Sector, and in 2012, I became the Academic Center's President. These opportunities were important in my student life, because I had to have patience, leadership, charisma, planning, organization, flexibility and future perspective all at once with many different situations. Therefore, now it is easier for me to deal with different people and situations that I am sure to face when I study abroad. 

After my overseas experience, I hope to have enough expertise to assist me in both my neurological practice and procedures on my final years of Medicine School. In addition, having studied something related to what I intent to work with, will distinguish me in a future Medical Residency and in job interviews. Finally, I plan to research new handlings of neurological disorders in a Postgraduate course, thus this period studying in UK will be important to my future altogether.

3 comentários:

  1. Muito bom! Já me deu uma ideia de como começar o meu!! Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. pleasant blog entry, Besides only the educated individual's square measure prepared to work with the most recent development as they'll be having the preparation and http://www.personalstatementreview.com/phd-personal-statement-review/ site describes moreover the information this factor all together that they use that factor of mechanical side expediently.

    ResponderExcluir