quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Novembro especial: St Andrew's Day

Olá pessoal! :)

Como havia dito no último post, havia mais uma data especial de novembro para ser contada por aqui, que foi o St Andrew's Day. De lá para cá muita coisa aconteceu, eu conheci muitos lugares e também estudei bastante para a minhas provas de final de semestre. No fim das contas, minhas provas passaram, eu viajei logo em seguida e cá estou para contar as novidades.

Sim, eu sei que demorou, mas vamos lá!

St Andrew é o santo padroeiro da Escócia e por isso, o dia 30 de novembro, dia de St Andrew, também é chamado de o dia da Escócia. Nesse dia, muitas comemorações acontecem pela Escócia e diversas atrações geralmente pagas ficam de graça por um ou dois dias. Para quem estiver aqui na Escócia nesta época do ano, vale a pena conferir no site do Visit Scotland quais cidades terão programações especiais para esta data e quais delas são gratuitas. Geralmente é necessário pegar um ticket on-line para as atrações. Muita coisa boa acontece de graça! :)

Por conta disso, eu fui passar o final de semana do dia 30/11 em Edinburgh (mais uma vez!), já que o Edinburgh Castle estava de graça, dentre outras coisas que eu vou falar já já. Normalmente o valor de entrada é £16,00, mais caro do que o hostel que eu paguei (fiquei novamente no High Street Hostel, com uma diária de £13,00).

Detalhe: sabendo o que queremos e pesquisando com antecedência, dá para fazer muita coisa com muito pouco. Não paguei nenhuma atração em Edinburgh, pois as únicas pagas que eu queria visitar já estavam de graça, o Hostel é bem localizado e eu fiz tudo a pé e por fim, comprei tickets do Megabus com antecedência, o que ficou £7,00 ida e volta!

A maioria das coisas que eu fiz nesse final de semana foram novas para mim, mas como era a primeira vez em Edinburgh do Davi e das minhas meninas aqui do Flat, passei por alguns lugares que já conhecia. Mesmo assim, aquela cidade consegue ser linda! Acho que ela merece uma visita em cada estação do ano, porque fica tudo diferente, colorido e maravilhoso do seu jeito nas diferentes épocas.

No sábado nós chegamos e fomos direto para o Holyrood Palace (a casa oficial da Rainha em Edinburgh) e logo em seguida para o The Queen's Gallery (que tem exposto a história da família real em cartoons, daqueles feitos por críticos em jornais). Ambos são pagos (e não são baratos!) e estavam de graça no dia 30/11 também.






Gatinho amigo do passeio. :}


Com as fofíssimas!




Depois de lá, andamos pela Royal Mile até chegar ao Edinburgh Castle, que ocupou uma boa parte do restante do nosso dia. O castelo é muito lindo, enorme e com vários pequenos museus dentro dele, explicando bastante coisa sobre o exército e as guerras, principalmente. Foi o castelo mais bonito, conservado e informativo que eu já fui. Os outros (principalmente os particulares) não são tão legais assim. Se fosse para pagar, valeria muito a pena! Sem falar na vista maravilhosa que se tem da cidade por diversos ângulos, o que no meu caso incluiu o por-do-Sol! :)



Olha quem estava na frente do castelo passeando!




Todos os dias tem tiro de canhão no castelo (não me pergunte se reais ou não, pois tinha cheiro de pólvora e barulho).







Cidade linda! <3










Saindo do Castelo, fomos caminhando até o Princes Street Gardens  para aproveitar o Christmas Market! Nessa época do ano a maioria das cidades por aqui (todas que eu visitei, pelo menos) tem Christmas Market. Eles são bem legais, com brinquedos para crianças, geralmente tem patinação no gelo, vários tipos de comidas típicas (ou não) e algumas coisas para comprar, como gorros, luvas e outros acessórios de frio. O mais legal mesmo para mim é o fato de eles estarem, no geral,
no centro da cidade, o que me permite ver as luzes de Natal mais lindas, que eu amo!!! Nem preciso comentar que Edinburgh estava uma fofura, né? :}










No dia seguinte ficamos apenas eu e Davi em Edinburgh. Nós acordamos cedo e fomos conhecer o Arthur's Seat, que é uma colina super linda de onde dá para ver Edinburgh bem do alto. Pela manhã foi super legal, porque o dia estava bem claro, o que gerou uma vista perfeita com fotos bem legais!

Detalhe: vou contar um segredinho aqui. A gente caminhou e quando chegamos lá em cima vimos que não estava tão alto assim. Olhamos para trás e vimos que na real havia várias opções de caminho. Hehehe. Escolhemos um que ficou no meio termo entre o pico e alguns pontos de parada mais baixos. Tudo bem, a gente sobe mais uma vez (dessa vez pelo caminho certo)!











Depois de lá, caminhamos até o Calton Hill, próximo ao Arthur's seat, que é uma colina de onde se pode ver muito bem a cidade também. De lá é legal porque a vista para o lado do mar fica super bonita e mais próxima. Além disso, existem alguns monumentos bem legais também.











Meu fotógrafo que tirou todas as fotos deste post :)




Como se minhas pernas não cansassem, continuamos andando para o centro da cidade e paramos em um restaurante italiano para comer (por um preço camarada, aliás!), que ficava na esquina oposta ao The Balmoral, mas eu não me lembro o nome. :(

Aproveitamos para caminhar pelo Princes Street Garden, durante o dia desta vez, passar pelo The Scott Monument e chegar ao chafariz de onde todos tiram a foto de cartão postal de Edinburgh. Claro, pois é muito lindo mesmo!





Castelo lindão :)





Detalhe: repare na placa do monumento, que eu não havia percebido nas outras vezes que fui até lá!

Nós tiramos esse final de semana para andar pela cidade mesmo. Acabamos fazendo um caminho aleatório super legal, passando por umas ruas diferentes que eu nem imaginava, passamos pela estátua do Bobby e chegamos até o National Museum of Scotland. Apesar de não ter conhecido tantos países e cidades na minha vida, posso dizer com toda certeza que esse foi o melhor museu que eu já conheci! Era muito legal, interativo, bonito, organizado e, claro, de graça! Além disso, o último andar dele é ao ar livre e de lá eu pude ver um por do Sol lindão, olhando para vários lugares lindos da cidade.








Detalhe: nesse museu está a ovelha Dolly empalhada, porque o ela é escocesa e a pesquisa de clonagem que a envolveu aconteceu na University of Edinburgh!

Saindo de lá nós jantamos no Christmas Market (de novo hehehe) e fomos para bus station para cada um seguir para sua casa: eu vim para Dundee e o Davi foi para Glasgow.




Esse final de semana em Edinburgh foi um 'descansinho' perto das duas semanas de estudo que vieram logo em seguida. Depois delas eu tive as quatro provas do semestre em quatro dias seguidos e foi uma canseira só. Mas isso tudo eu vou contar em um post bem bonito que eu vou fazer este mês sobre a University of Dundee! ;)

Passadas as provas, fui direto para um lugar que me trouxe muita sorte e diversão! Essa semana tem bastante novidade, pois vou aproveitar minha semana de férias para contar para vocês o que foi esse mês de dezembro e esses primeiros 6 meses de Escócia (completados ontem!).

Beijos!



4 comentários:

  1. Oii, tudo bem? ^^
    Eu mandei essa mesma pergunta pelo facebook, mas...
    Eu estava lendo seu blog e eu fiquei com uma dúvida em dois posts sobre a renovação do visto (eu também vou fazer PSE de 3 meses). Quanto tempo levou pra renovar o visto? E nesse meio tempo você estava tendo aula? E quanto tempo você ficou sem passaporte?
    obrigada (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Vou responder a mesma coisa que respondi pelo in box da página então hehe

      o tempo de renovação do visto foi o mesmo sem o passaporte, pois ele é recolhido (assim como no Brasil) para fazerem seu visto.
      Eu fiquei 2 meses esperando sem o passaporte.
      Sim, as aulas continuam normalmente, nada muda, vc apenas não pode sair do UK sem o passaporte, pois na entrada não tem visto para mostrar, ou seja, seria como tentar "ilegalmente".
      Por nada!
      Boa sorte com o processo!

      Excluir
  2. Tendência que vem ganhando cada vez mais noivas adeptas pelo Brasil, a inspiração europeia e medieval como temática de casamentos confere um ar exótico, elegante e solene a qualquer celebração. Um elemento que certamente fará a diferença neste tipo de enlace é o som da gaita de foles, este instrumento tipicamente escocês cultivado no Brasil pelo grupo Brazilian Piper há mais 13 anos. Trajamos típicos Kilts escoceses e o som envolvente de nossas gaitas traz um diferencial todo especial a qualquer tipo de evento. Entre em contato conosco e reserve já a sua data. Nosso compromisso é a prestação de serviço com elegância e profissionalismo, garantindo um show de alta qualidade!

    BrazilianPiper
    Cerimônias&Eventos
    21 976636774
    21 995310001
    mujpeba@ig.com.br
    www.brazilianpiper.com.br
    facebook.com/brazilian.piper

    ResponderExcluir
  3. Tendência que vem ganhando cada vez mais noivas adeptas pelo Brasil, a inspiração europeia e medieval como temática de casamentos confere um ar exótico, elegante e solene a qualquer celebração. Um elemento que certamente fará a diferença neste tipo de enlace é o som da gaita de foles, este instrumento tipicamente escocês cultivado no Brasil pelo grupo Brazilian Piper há mais 13 anos. Trajamos típicos Kilts escoceses e o som envolvente de nossas gaitas traz um diferencial todo especial a qualquer tipo de evento. Entre em contato conosco e reserve já a sua data. Nosso compromisso é a prestação de serviço com elegância e profissionalismo, garantindo um show de alta qualidade!

    BrazilianPiper
    Cerimônias&Eventos
    21 976636774
    21 995310001
    mujpeba@ig.com.br
    www.brazilianpiper.com.br
    facebook.com/brazilian.piper

    ResponderExcluir