sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Dublin: linda e divertida!

Olá pessoal!

Como eu disse ontem, essa semana trará várias novidades para os que acompanham o blog!

Após ter terminado minhas provas, que ocorreram do dia 10 ao dia 13 de dezembro, eu parti no sábado dia 14 bem cedinho para uma viagem que foi muito, muito boa! Eu estava bem empolgada para ir para a Irlanda e vinha desejando essa viagem havia algum tempo, pois eu sempre quis conhecê-la. Porém, quando eu percebi que para conhecer a República da Irlanda eu precisaria estar com o meu visto em mãos, a viagem acabou tendo que ficar para o final do ano, mesmo sendo tão perto e tendo voos tão baratos daqui do UK. Pois bem, assim que recebi meu visto, comecei a programar a viagem, compramos passagens e tudo mais!

Detalhe: Aqui na Escócia saindo de Edinburgh, as melhores opções são os voos para Belfast pela EasyJet ou saindo de Glasgow pela Raynair para Dublin. No geral os da Ryanair são mais baratos (£14,90 cada trecho, com taxas inclusas).

A minha viagem pela Irlanda aconteceu com companhias maravilhosas (Davi, e as flatmates lindas Ana e Marina) e durou 6 dias, começando no sábado a noite quando cheguei em Dublin, e acabando no dia 20 a noite quando peguei meu voo de volta. Eu conheci duas cidades e um condado da República da Irlanda e uma cidade da Irlanda do Norte (que fica no UK). Hoje vou contar para vocês como foram os meus dias em Dublin, a capital da República da Irlanda! :)

Nós chegamos a noite, porém cedo, e do aeroporto internacional pegamos um ônibus que nos deixou a alguns minutos do centro da cidade, onde ficava nosso hostel.

Detalhe: no aeroporto de Dublin tem ônibus para diversos lugares, outras cidades, sendo expressos ou não. O interessante é que é possível pagar o ônibus no próprio ponto em uma máquina que dá trocos e faz a passagem ser mais barata que pagando para o motorista (que não dá troco). Ou seja, é de boa sair do aeroporto e chegar no centro por €2,60 sem dor de cabeça. :)

Chegando no nosso hostel, o Sky backpackers, fizemos check in e fomos comer para poder sair depois.

Detalhe sobre o Hostel: muito bem localizado no centro da cidade, perto das principais atrações turísticas, dos pubs e de muitas opções de comida. Além disso, foi barato (€10,00/noite). Porém, o café da manhã não estava incluso e o quarto que eu fiquei tinha banheiro no corredor, o qual tinha sérios problemas com o fluxo e a temperatura da água. Por outro lado, o banheiro masculino e o da minha amiga Marina (que ficava no quarto) eram bem melhores que o meu. Enfim, dei azar com o banheiro.

Depois de comer decidimos andar pelo The Temple Quarter, um bairro badalado bem pertinho do nosso hostel que tem várias coisas para fazer. Inclusive foi nosso primeiro ponto de visita, pois o The Temple Bar, um pub bem tradicional de Dublin, fica lá e foi para lá que nós fomos! O lugar era muito animado, com música ao vivo exatamente da forma como eu esperava que seria um pub quando vim para o UK! Era super animado, todos cantavam juntos, enquanto as pessoas ficavam em pé dançando! Foi realmente muito legal! O único porém é que lá dentro era tudo bem caro, então ficamos curtindo o ambiente mesmo, que estava muito legal.

Gente, olha esse google plus frenético fazendo gifs de luz e de neve (aguarde e verá) quando essas coisas aparecem nas fotos! Sensacional! Hahaha!





O dia seguinte foi daqueles de bater perna mesmo, para conhecermos o máximo de coisas que pudéssemos, e claro que o tempo deu uma ajuda, pois o dia ficou a maior parte do tempo aberto, apesar do frio bizarro que fez naquele lugar. O meu namorado lindo fez um roteiro para cada cidade que visitamos e hoje eu vou compartilhar com vocês (com a autorização dele, é claro) o nosso roteiro de Dublin. O roteiro não está na ordem em que conhecemos as coisas, pois seguimos um caminho mais lógico para se fazer a pé, e também não entramos em tudo que está nele, pois algumas coisas preferimos não pagar. Se você quiser, confere aqui o roteiro.

Pois bem, no primeiro dia conhecemos o Trinity College (que é a University of Dublin), mas não entramos na The Old Library, que era paga. O campus é super lindo e dá para conhecer em pouco tempo, pois não é tão grande.

Detalhe: depois eu acabei descobrindo por da minha amiga Aninha que se você chegar 30 minutos antes de a The Old Library fechar com sua carteirinha de estudante, pode entrar de graça. O lugar parece ser maravilhoso e valer muito a pena, então fica a dica de quem queria ter ido e não foi para não gastar dinheiro. :(






Saindo de lá caminhamos pela Grafton Street, uma rua comercial bem famosa, onde muitos músicos cantam e já cantaram, que estava toda fofa por causa do Natal. De lá chegamos em um parque pequeno, chamado St. Stephen's Green.









Detalhe: como parece fazer desde 2009, o Bono apareceu na Grafton Street para cantar no semana do Natal de surpresa e arrecadar dinheiro para as pessoas sem moradia. E eu estava lá na semana passada!!!! Pode isso, Deus??? Um brasileiro estava ao lado dele e filmou as músicas que ele cantou, confere aqui!

Fomos caminhando meio aleatoriamente e vendo as coisas até chegar à St. Patricks Cathedral, a maior catedral da Irlanda, mas não pudemos entrar, pois não estava no horário de visitação. Apesar disso, foi legal porque aproveitamos o resto da tarde e acabamos andando até Christ Church Cathedral, que é um das construções mais antigas de Dublin (se não me enganou, do ano 1030) e também super linda!



Dublina e Christ Church Cathedral muitas lindas! :)










Esse tempo maluco mudou e acabamos pegando um pouco de chuva, mas deu tempo de conhecer o castelo de Dublin, apesar de não termos entrado. De lá caminhamos para o Museu Nacional de Arqueologia, que foi bem legal porque mostrava várias coisas os Vikings e tinha uma coleção enorme de peças de ouro! E o melhor de tudo, de graça! :)

Castelo mirrado de Dublin. :p



Teto super lindo do Museu Nacional de Arqueologia :)




Depois dessa andança toda, dormimos cedo, pois o dia seguinte seria bem agitado! Na Irlanda, estando em Dublin ou em outras cidades, existem várias opções de passeios pagos para ter acesso a visuais maravilhosos! Nós marcamos para o nosso segundo dia de Irlanda o passeio por Wicklow, um condado da República da Irlanda. Nós saímos às 09:30 e voltamos às 17:30h, sendo que todo o trajeto foi feito em uma van, com um guia fofo que fazia paradas em diversos pontos interessantes, como pontos de filmagem dos filmes P.S. I love you e Brave heart, o Guinness Lake, o centro de Wicklow, dentre outras coisas. O visual era demais e o tempo ajudou bastante, com um dia que resultou em muitas sensações maravilhosas e fotos lindas!

Vista de Dublin






Morrendo de frio!


P.S. I love you bridge :}



Guinness Lake 












Que amor! Nem preciso dizer que a maioria das fotos quem tirou foi o Davi, né? Até que eu dou uma roubadinha e tiro algumas, mas a maioria são dele mesmo! :p

Quando chegamos eu estava totalmente podre e decidi ir comer no Christmas Market com o Davi (para variar!) e descansar para o dia seguinte, que por sinal foi maravilhoso!



Eu encontrei logo no café da manhã do hostel com a Aninha, uma amiga fofíssima da minha época de Brasília. Não, não foi coincidência, pois combinamos hehe. Aproveitamos todo o dia juntas e conhecemos mais alguns lugares lindos de Dublin, como a National Library (que é simplesmente maravilhosa), a National Gallery e o Natural History Museum, todos com entrada gratuita.


Encontrei meu pãozinho! :)


Biblioteca maravilhosa! 






Depois disso tudo fechamos o dia conhecendo a Guinness Storehouse, que foi muito legal! Todo o passeio gira em torno da história de criação, produção e transporte da Guinness, que por ser muita antiga, acaba girando em torno da história da cidade, dos meios de produção e de transporte. Tudo é super tecnológico e bem feito. Além disso, o ingresso inclui aprender a 'apreciar' uma amostra de Guinness da forma 'correta', assim como chegar Gravity (um bar de vidro que fica no topo do prédio) e ganhar um pint de Guinness. Aliás, esse pinch foi muito bem apreciado, pois quando chegamos lá em cima, uma lua cheia enorme estava aparecendo no céu! Além disso, o que já estava bom com as meninas, o Davi e a Aninha ficou melhor ainda porque acabei encontrando duas colegas da minha turma de medicina no Rio que também estão fazendo intercâmbio aqui no UK! Foi muita coincidência, porque nós descobrimos que estavamos em Dublin por causa das fotos postadas no facebook, acabamos não conseguindo marcar de nos encontrar e acabamos nos encontrando naquele lugar lindo! :)













Repara na foto linda que o Davi tirou! :)



O visual desse lugar era demais! 


Encontramos Ana Vitória e Clara por lá.

Depois disso tudo, saímos correndo de lá porque estava tão legal que nos enrolamos um pouco e ficamos um pouco em cima da hora para pegar nosso ônibus para o seguinte destino da viagem. Na verdade estávamos tão atrasados que acabamos pegando um meio de transporte bastante alternativo, mas um pouco comum ali no centro de Dublin: uma charrete com um daqueles cavalos cheios de pêlos longos maravilhosos! Hahaha! Tudo bem que eu sou contra andar a cavalo no asfalto (pois acho sacanagem com os bichinhos que nasceram para andar no campo), mas devido às circunstâncias, foi o que nos restou.

Chegando no hostel tive tempo apenas de despedir da Aninha, pegar as coisas e ir pegar o ônibus para Galway, mas essa história fica para amanhã!

Beijos!





Nenhum comentário:

Postar um comentário