segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Novembro especial: Bonfire Night & Christmas Light Night Dundee

Olá pessoal!

Como eu já havia dito no post anterior, muita coisa legal aconteceu em novembro, porém o tempo foi curto para postar tudo aqui. Sendo assim, contarei sobre os três momentos mais legais de Novembro em dois posts. :)

Bonfire Night 
O primeiro momento legal de Novembro foi o Bonfire Night, também conhecido como Guy Fawkes Night, que ocorre no dia 05 de Novembro. Conta a história que nessa data em 1605, o inglês Guy Fawkes tentou explodir o Parlamento com barris de pólvora, o que não deu muito certo e ele acabou sendo preso, torturado e morto.

Naquele tempo, Guy Fawkes era membro do Gunpowder Plot ('Conspiração da pólvora'), um grupo que surgiu algum tempo após a ocupação do trono pelo Rei James I a fim de matá-lo, pois o Rei não vinha cumprindo sua promessa de parar com a perseguição contra os Católicos. Desde então, até hoje aqui no UK um católico não pode exercer o cargo de monarca e a Rainha ainda é a chefe suprema da Igreja da Inglaterra.


Os planos de Guy Fawkes foram por água abaixo naquela data porque parte dos conspiradores fugiram e, supostamente, informaram o Rei sobre a trama e o Fawkes acabou sendo pego, acusado de traição e morto. Entretanto, ele ainda é lembrado por alguns como 'o único homem a entrar no Parlamento com boas intenções'. Porque será, né?

Detalhe: só depois de morar aqui eu vejo como a forma como a estrutura política é criticada e o quanto as pessoas tem opiniões divididas em relação a isso. Já tinha uma noção de que a polêmica existia, mas de fato só comecei a ler sobre estando aqui. E não é de hoje pelo visto!


Sendo assim, até hoje no dia de Guy Fawkes, ou Bonfire Night, ocorrem pelo UK comemorações com fogos de artifício sendo explodidos em memória a essa data. Confesso que não imaginei que seria lá grande coisa, mas quando eu cheguei ao parque em que os fogos aconteceriam, parecia que a cidade toda estava lá!!!






                     












Christmas Lights Night Dundee

Outra data memorável, ao menos para mim, foi o acendimento das luzes de Natal aqui em Dundee. Eu sei que isso acontece em muitas cidades em todos os anos, mas há muito tempo eu não sentia essa vontade toda de ver logo as luzes de Natal!

Meus amores do 55 <3







Me fez lembrar a época em que eu era criança e eu ficava louca para ver Brasília toda iluminada (porque sim, ela fica linda demais) e, quando chegava essa época, minha mãe me levava para passear e ver as luzes na Esplanada e em outros lugares da cidade.

Me fez lembrar também a primeira vez que eu vi a árvore de Natal da Lagoa, no Rio, e o quanto significava para mim estar morando naquela cidade, com tudo novo e diferente.

Acho que foi essa sensação de mudança, de toda a beleza de estar aqui e estar passando por todas essas novas experiências que o acendimento das luzes de Natal me trouxe. Além do que, o Natal é sempre uma época tão boa e eu estou muito feliz por passar por ele tendo feito bons amigos aqui em Dundee. Inclusive foi com esses bons amigos que eu fui ver o acendimento das luzes de Natal! :)

O 'acenditmento das luzes' é tipo um evento mesmo! Aqui em Dundee aconteceu no dia 15 de Novembro, mas varia de cidade para cidade. Havia um palco com músicas de coral, houve uma procissão com tochas e o papai Noel no meio dela (?!) e muitas outras atividades! A Galeria McManus ficou aberta durante a noite para visitação, havia apresentação de dança de crianças e adultos e também um monte de coisa gostosa para comer em barracas de rua. Além disso, havia hora marcada para o acendimento das luzes e para soltarem fogos de artifício.

Foi muito lindo, porque houve contagem regressiva para o acendimento das luzes e mais tarde o coral começou a cantar Fireworks quando os fogos começaram! Olha que amor que foram os fogos! :}


Tudo isso que aconteceu foi muito legal e especial, mas a melhor parte mesmo de novembro vem no próximo post para contar sobre a última data memorável deste meu mês maravilhoso!!!

Beijos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário