domingo, 8 de setembro de 2013

PSE, Freshers and improving your English

Olá pessoal!

Quantos dias depois do últimos post! Em vários momentos depois do último post eu pensei 'quero escrever sobre isso no blog', mas foram tantas coisas que aconteceram que eu acabei postergando um pouco.

Sobre meu aniversário

Como eu havia dito, dia 30 foi meu aniversário de 24 anos! Eu a-do-ro fazer anversário, mas acredito que pela primeira vez me senti um pouco idosa. Hahaha. Acho que fiquei meio assim por alguns motivos, mas em suma, meus amigos da faculdade no geral são mais novos que eu, quase todo mundo que veio do edital de setembro é mais novo do que eu, o pessoal que já estava aqui é no geral mais novo do que eu e os calouros de Dundee também são obviamente mais novos do eu. Mas tudo bem, porque meu dia foi tão legal que já esqueci isso.

O pessoal do PSE havia combinado de fazer um jantar 'internacional' aqui em casa no dia 29 para comemorar o fim do curso. Foi bem legal e eu experimentei várias comidas diferentes e bem gostosas! Para falar a verdade perdi bastante o preconceito com comida chinesa, porque estava tudo ótimo! Mas o mais legal mesmo foi que os lindos compraram dois bolos para mim! :} Ou seja, meu aniversário começou mais cedo esse ano!


Último dia de aula! 
Dumplings: meu preferido!  

Chorem, porque eu, Alana e George fizemos uma feijoada (quase né, porque só colocamos dois tipos de carne)  
Gororoba com um pouquinho de cada comida.

Bolinhos! :)

<3

No dia 30, propriamente o meu aniversário, eu, Gui, Alana, Windy e Lynn, dois amigos escoceses delas que já havia conhecido e um casal amigo deles fomos passar o dia em Arbroath, uma cidade pequena que tem aqui perto. E é bem perto mesmo! Foram duas estações de trem e em alguns minutos e lá estávamos nós! O trem custou £5,35 (com railcard e incluindo o return). Foi bem legal porque um dos meninos é de lá, então ele nos levou para os lugares estratégicos. Nós conhecemos Arbroath Abbey (que custou £5,50 para visitar o museu e toda a área), depois fomos para a Bell Rock Lighthouse e fomos conhecer a praia de lá, que era cheia de pedras, mas também tinha a de areia. O lugar é bem bonito, mas como toda cidade pequena, não tem muito o que fazer. Foi mais para conhecer e ver as paisagens, que são sempre lindas aqui na Escócia. :)























Nesse dia eu comi meu primeiro e tradicional Fish and chips também! E claro, um chocolate quente! :)



Olhem que legais as duas coisas que eu achei na cafeteria!




De repente fez um dia lindo antes de irmos embora!






Depois desse dia longo a noite teve a comemoração de verdade do meu aniversário aqui em casa, que também foi ótimo! Aliás, ganhei meu terceiro bolo, feito pela Mari, que chegou para morar aqui no flat também. Eu só não sei porque bulhufas eu não tirei uma foto! :(

Por falar em flat, todas minhas novas flatmates já chegaram nessa semana que passou e são todas uns amorzinhos! <3

Sobre a Freshers

Essa semana que acaba hoje foi nossa Freshers week aqui da University of Dundee. Basicamente é uma semana de recepção de calouros, com muitas informações sobre a Uni e sobre a cidade, eventos de socialização promovidos por diversos setores e grupos da Uni, festas e facilidades. Eu aproveitei bastante para descobrir o que ainda não sabia, ganhar coisas e comidas e também descansar para começar as aulas amanhã! Tudo é muito bem organizado e feito para facilitar a vida dos alunos. É muito incrível! :)

Por falar em aulas, eu já recebi os meus módulos deste semestre, mas ainda não pude efetuar minha matrícula porque a Uni atrasou a liberação do meu segundo CAs. :(
Como eu já disse aqui, quando vim para cá, recebi um CAS válido até o fim de setembro, pois precisava das notas do curso para ter o segundo CAS emitido e com isso poder renovar meu visto. Achei esse processo um pouco desorganizado e demorado, para falar a verdade, e fiquei me sentindo feita de boba essa semana. Além disso, minha grade não está fechada (já que não estou matriculada) e vou tentar trocar uma matéria das que eu me ofereceram. Quando estiver com tudo certinho, conto para vocês o que vou estudar ao certo neste primeiro semestre! <3

Caixinha de recepeção :)

Welcome lecture


Primeira atividade do Friends of Brazil

:)


Módulos escolhidos (teoricamente, porque né...)


Ganhei plantinha

Ganhei almoços

Comprei coisas úteis
Só porque eu entrei no clima e comprei finalmente o moletom da Uni! <3



Compartilhando conhecimento: melhore seu inglês

Sobre Listening e Speaking:
Desde algum tempo que eu venho pensando em compartilhar com vocês algumas coisas que aprendi sobre 'aprender inglês', mas achei melhor esperar o curso acabar, pois certamente esse assunto acabaria voltando. Obviamente que isso pode ser super bobo para algumas pessoas, mas talvez possa ser bem útil para outras, espero.

Na minha opinião, o mais básico e importante quando estamos aprendendo um novo idioma, é entender o que as pessoas falam, principalmente aqui na Escócia, ou em qualquer lugar em que as pessoas tem um sotaque diferente do inglês americano, que no geral estamos mais acostumados. Estava comentando com o pessoal outro dia que hoje em dia quando escuto inglês britânico acho até fácil de entender, porque o escocês treinou bastante meus ouvidos. Hehehe. Quando estou conversando com a Katherine, minha flatmate canadense, eu entendo tudo! Só perco algo quando não tenho o vocabulário de um assunto específico, por exemplo, receitas de comida. Hahaha.

Além disso, agora eu percebi como ouvir é importante para falar, por mais óbvio que isso seja. Por exemplo, por mais que eu saiba me expressar para falar algo, ouvir alguém falar a mesma coisa, principalmente prestando atenção na gesticulação, me ensina formas diferentes (e na maioria das vezes mais fáceis) de me expressar. Aliás, falar na minha opinião é segunda parte mais importante. Sendo assim, para treinar a fala, nada melhor do que ouvir. Porém, não ter vergonha de falar, não se inibir também é fundamental. Ainda mais se você estiver na Escócia, esse lugar maravilhoso onde as pessoas são lindas, simpáticas, atenciosas, amigáveis, prestativas, educadas e pacientes! Não sei como, mas elas entendem o que eu falo e são super fofas para explicar qualquer coisa. Assim fica fácil aprender qualquer coisa. :) Outra coisa bobinha mas interessante é repetir as coisas, por exemplo, se você está vendo um filme ou algo do tipo, ouvindo uma música ou notícias (ou quem sabe uma conversa hehe), repetir as expressões na entonação 'correta' ajuda muito. Eu já percebi que o erro que mais dificulta o entendimento do inglês e usar a entonação da sentença e a sílaba tônica das palavras de forma errada. Eu fazia muuuuito isso (porque eu não sabia o certo, oras) e ainda faço, mas diminuí muito, porque a gente vai aprendendo né.

Sobre aprimorar a escuta, que acho bem básico, acho que é necessário mais do que apenas conversar com as pessoas. Como o PSE exigia isso de nós, eu aprendi algumas coisas bem legais:

-Algumas universidades (principalmente americanas) oferecem cursos on-line. Alguns você se inscreve para ter o certificado, outros você pode apenas assistir mesmo. Os professores no geral falam de forma clara e é legal para tentar conciliar prestar atenção e anotar pontos chaves. Além disso, você pode aprender sobre algo do seu curso/trabalho ou mesmo alguma coisa aleatória. Então alguns sites que os professores recomendaram são:
www.coursera.org
www.edx.org
www.openculture.com

-Baixar apps da BBC também é uma boa! Porque além do sotaque inglês, existem as rádios locais. Fora isso, dá para ouvir mil coisas diferentes, como notícias específicas dos assuntos que você gosta, novelas etc. No site da BBC também dá para ouvir o rádio e ver os programas! Ou seja, maravilhoso!

-Nem preciso falar que, se eu for ao cinema aqui não tem legenda, né? Então nada melhor do que abandonar as legendas em inglês e português em casa também.

Sobre Reading e Writing:
Sobre ler acho a única dica é: leia. Hahaha. Acho importante ler coisas específicas, como da sua área de estudo, mas também coisas banais, por exemplo, mudar tudo para inglês, como os sites que você usa. Além disso, ler coisas que te agradem, como livros e informações que você goste. Por exemplo, eu sigo blogs de assuntos que me interessam em inglês. Por fim, algumas coisas para mim não se lê mais em português, pois são sobre coisas que eu vou fazer em inglês! Por exemplo: receitas de comida e informações turísticas.

Sobre a escrita, eu tento sempre escrever corretamente e sem abreviações em inglês, para evitar mal hábitos. Ser rápido na escrita é legal, mas não faz parte do meu nível de inglês. Outra coisa que aprendi aqui é anotar absolutamente tudo em inglês, mesmo o que eu não sei escrever direito. Eu escrevo do jeito que acho que é (se achar que está errado) e marco que tenho dúvida sobre isso para checar quando rever. Por fim, corretor automático é vida.

Em relação a escrever academicamente, como nos mil essays que fazemos aqui na Uni, vale um esforço maior. Primeiramente, ler ajuda muito na escrita, pois o inglês é diferente do português na estrutura e apenas 'traduzir' na cabeça frases não resolve. Eu acho que melhorei muito desde que cheguei aqui e comecei a escrever em inglês com mais frequência, mas certamente ainda tenho muito o que melhorar. Praticar e pedir para alguém ler também é muito legal!

Sobre a escrita mais formal e acadêmica, o que posso fazer por agora é apenas recomendar o livro que eu usei no curso. Ele é bem legal e é feito para estudantes internacionais. Ou seja, perfeito. Ele custou £19,99, mas depois descobri que na Amazon dá para achar usado por uns £2. #chorando

Finalmente, sobre o inglês do nosso próprio curso ou área de estudo, eu estou completamente apaixonada pelo dicionário que comprei: Oxford Medical Dictionary. Ele existe para diversas áreas e é colorido com ilustrações! :)

Como algumas pessoas ainda tem dúvidas sobre isso e me perguntam, apesar de eu já ter falado sobre isso, vou aproveitar para falar aqui: o curso do PSE aqui na University of Dundee faz sua própria avaliação dos alunos e dá notas equivalentes ao Common European Framework of Reference for Languages em cada uma das áreas avaliadas pelos exames de proficiência, sendo estas notas equivalentes ao TOEFL e ao IELTS (da mesma for que o IELTS e o TOEFL tem notas equivalentes entre eles). Eu recebi um certificado de conclusão de curso aceito pelo UKBA para renovar meu visto e estudar no UK. Infelizmente eu não sei se no UK todas as unis usam o mesmo método ou se alguma exige que o aluno faça TOEFL ou IELTS de novo.

Bem, é isso pessoal! Essa semana espero ter muita coisa boa para contar sobre meu início de aulas! :)
Beijos!

4 comentários:

  1. Ótimas dicas sobre melhorar o inglês, Rafa! :) Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Rafaella, tudo bem!? Como vão as coisas por aí!? Espero que ótimas! Então, gostaria de te perguntar se vc tá tendo dificuldades com o Scottish Accent? Vi alguns comentários no facebook e vídeos no youtube e parece ser bem complicadinho... Dá pra se virar com o tempo? Abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá! Tudo certo sim! :)
    Não tenho dificuldades! Vc se acostuma rapidinho, principalmente se tentar se esforçar e ouvir com atenção. As coisas mais difíceis de entender são banais e nada que pedir para repetir não resolva. Na universidade é tranquilo, pois os profs tentam mesmo falar mais de modo mais claro.
    Fica tranquilo que isso você tira de letra com o tempo! :)

    Abraço!

    ResponderExcluir