quinta-feira, 12 de setembro de 2013

A primeira semana de aula!

Olá bonitinhos! :)

Finalmente chegou a semana em que eu comecei a estudar Neuroscience! Ao mesmo tempo que estou super feliz com as novidades, também tem coisa chata acontecendo. Então vamos às novas.

Sobre a parte chata...


Não sei se foi a uruca de algumas pessoas ou se foi uma sacagem que será recompensada de alguma forma maravilhosa mais para frente, mas o fato é que a Uni cometou a primeira gafe comigo. Sim, acreditem, ela me decepcionou uma vez.

Acredito que eu já tenha explicado isso por aqui, mas não estou certa: para vir fazer o PSE eu tirei o mesmo visto que todos os outros alunos do CsF (Tier 4 - General), porém a validade do meu é apenas um pouquinho maior que a duração do curso de idiomas, o que significa que ele deve ser renovado para eu passar o ano letivo aqui. Bem, eu descobri que as universidades do UK fizeram acordos com o programa CsF e, sobre isso, a University of Dundee combinou que pagaria a nossa renovação do visto, que por sinal é muito mais cara que o visto emitido no Brasil - custa £400 o que demora 3 meses e 1/2 (aplicado pelo correio) para ficar pronto e £700 o que fica pronto em uma semana (aplicado na agência). Se a Uni vai pagar, obviamente que não seria o mais caro, né? Exatamente. OK, vou ficar esse tempo todo sem meu passaporte, o que significa que não posso sair do UK nesse perído. Porém, além desse detalhe, para renovar o visto, eu preciso de vários documentos, o que inclui meu certificado com as notas das avaliações do PSE (que eu já recebi na sexta-feira da Freshers), e o meu CAS válido para o ano letivo, dentre outros (a mesma burocracia, só que piorada, para tirar o visto no Brasil).

EPA, pera! Mas para que entregar o CAS se as aulas já começam na semana seguinte a da Freshers? Pois é, acho que eles esqueceram esse detalhe, porque até hoje a Uni não havia enviado meu novo CAS, então eu não pude fazer minha matrícula ainda, estou sem acesso aos materias on-line do curso e não pude dar entrada na renovação do visto. Não, eu não estou em casa sentada reclamando apenas, eu fui lá no Office de estudantes internacionais desde a semana passada até hoje todos os dias e ouço a mesma coisa "temos muitos alunos, ficamos atolados, mas em 24h você vai receber". Só que não pelo jeito, né? Bem, quarta eu finalmente dei uma estressada, porque eu havia terminado de providenciar todos os documentos para dar entrada no visto ontem e simplesmente só me faltava o CAS abençoado!! Ontem até chorei de raiva por causa disso, porque simplesmente a responsável lá do Office fez super caso da situação e encerrou a conversa com "eu entendo sua frustração, mas eu já falei diretamente com os responsáveis sobre isso ontem quando você saiu e agora você tem que esperar mesmo". AFE, QUE RAIVA!

Graças a Deus que eles mandaram isso hoje e já marcaram meu pagamento e entrada no visto para amanhã  de manhã. Só não sei se poderei fazer minha matrícula amanhã ou segunda. :(

Agora a parte boa \o/

Acho que eu nem precisava comentar como eu estou feliz de finalmente ter começando o curso de Neuroscience, né?. Na semana passada eu já havia pegado os meus módulos deste semestre, sendo os obrigatórios:
Neurophysiology
Molecular Pharmacology
Neuropharmacology

E o optativo desse semestre
Endocrine Control of Body Homeostasis

Exceto pela familiaridade com as matérias, tudo tem soado muito diferente para mim e, sobre o curso, tenho muito boas impressões dessa primeira semana:


  • Primeiro que na minha faculdade a grade é fechada e aluno de medicina só assiste aula com alunos de medicina. Agora não, tem gente de vários cursos de Life Sciences fazendo as mesmas matérias que eu!
  • Além disso, a grade fechada sempre permitiu que as aulas corressem ao longo do semestre na mesma hora e no mesmo local. Agora não, cada dia da semana eu tenho aula em um horário! Meio confuso para manter uma rotina (ainda mais para uma pessoa essencialmente rotineira e metódica como eu), mas legal ao mesmo tempo, pois me permite horas vagas diversas para fazer coisas que eu não poderia em determinados horários, por exemplo (que sempre foi meu dilema eterno da faculdade: abrir mão de mil coisas por falta de tempo/disponibilidade.
  • Aqui as matérias começam de cara com a primeira aula sendo prática! E adivinha, se você não for com a matéria lida, fica que nem barata tonta no laboratório. Claro que isso só aconteceu no primeiro dia, porque eu fiquei traumatizada o suficiente por não saber nada e ficar louca lá tentando entender as coisas que já aprendi que não rola. Na segunda já fui com tudo lido e entendido bonitinho. Hehehe.
O dia da barata tonta. A luva é roxa, morri! Essa foto ta bizarra, mas to nem aí. Haha 

  • Ainda sobre o laboratório, eu não sei nem como explicar, porque eles são ma-ra-vi-lho-sos!!! É tudo lindo, novo, materiais bons que a gente geralmente fica economizando nos labs da minha faculdade ou que não estão disponíveis e devem ser solicitados (ou não, né). Aqui eles simplesmente são dados para todos os alunos na aula, a fim de praticar o que deve ser praticado! :O


Detalhe: todos acharam meu bordado da MedUERJ do jaleco lindo. Beijos para vocês mortais que não tem esse bordado (que apenas imita, com as mesmas cores, o símbolo da Universidade mais mara do mundo) no jaleco. Hehehe! Ah, é MedUERJ! <3


  • Sobre as práticas: aqui eu tenho aula prática correspondente a uma sequência de algumas teóricas e, na semana seguinte, um workshop para discutir o que vimos na prática, os resultados, etc. Depois disso eu tenho que entregar um relatório referente à prática. No fim do módulo, os relatórios irão compor minha nota, a príncipio.
  • Sobre as teóricas: finalmente eu estou estudando de um jeito que sempre idealizei: aulas que começam e terminam na hora programada (pontualidade é amor); nenhuma enrolação, muita objetividade; os conceitos mais importantes são passados, os difíceis são explicados e o resto fica por conta dos meus estudos. O que isso significa? Que na carga horária do módulo está incluído o horário de estudo e eu não passo o dia todo dentro de uma sala de aula, me cansando para não ter quase forças para nada depois dela. Aqui a Universidade espera mais de do aluno e o professor não fica tentando resumir os livros em aulas infinitas e cansativas.
  • Em relação aos materiais de estudo: quando peguei meus módulos, eu recebi um handbook de cada um, com todas as orientações pertinentes, tanto das práticas, quanto das teóricas, assim com os roteiros com o que deve ser estudado e os que devem ser seguidos nas aulas práticas, além da timetable do semestre todo!! Finalmente achei um lugar com gente organizada! O College of Life Sciences é muito bom e forte aqui na Uni e não sei dizer se tudo ocorre da mesma forma nos outros.


Detalhe: sonho da vida realizado: tá certo que o aluno deve ter formação crítica e para isso se espera que ele leia fontes diversas de um mesmo assunto. Porém, na minha opinião, isso se constrói na vida. Acho que a universidade não deveria deixar os alunos largados ao relento rodando atrás do melhor livro para ler cada parte de cada matéria, o que muitas vezes causa confusões e muita perda de tempo, além de culminar com o aluno se rendendo a resumos prontos ou livros resumidos quando chega perto das provas. Infelizmente isso é o que acontece na minha faculdade na maior parte do tempo. Já no meu curso aqui, os conceitos são dados e as melhores fontes para o ideal entendimento de cada parte do que deve ser estudado são indicadas. O resto, o plus, vai de cada um. Meio óbvio que o professor (ou a equipe de ensino) deve orientar ao invés de desorientar, né?


  • Ainda sobre os materiais: na nossa rede interna daqui (o MyDundee), os slides, os roteiros da prática, o próprio handbook e outras fontes de estudo são disponibilizados antes mesmo das respectivas aulas. Acho que o único departamento na minha uni que fez algo parecido com o que eu estou tendo aqui foi o de Patologia. Isso é muito legal! :)
  • Sobre as salas de aula: eu tenho aulas práticas no Hospital (o Ninewells) e no próprio College. As teóricas são sempre no Campus, em diversos prédios. Algumas salas são antigas e outras mais novas, mas todas tem materiais audiovisuais bem legais para os professores usarem, sem falar que a Uni tem Wi-fi no campus todo, que dá para ser acessado com nosso login do MyDundee.
Entrada do Ninewells :)

  • Exceto pelo Ninewells, que é um pouco longe e não corre o menor risco de eu ir a pé, o resto fica tudo muito, muito perto do meu alojamento! 

Bem, a princípio, essas foram as primeiras impressões! Espero que sejam úteis para aqueles que pensam em vir fazer o mesmo curso que eu aqui no UK, principalmente aqui na University of Dundee. <3

Fora as aulas, tem mais coisa boa para contar, mas vai ficar para o próximo post, porque acho que as pessoas não curtem quando escrevo demais. Hehehe.

Por fim, amanhã acho que será um dos melhores dias do ano e me renderá coisas muito legais para contar no próximo post também: vou encontrar meu namorado lindo que chegou aqui no UK também! :)

Beijos!




4 comentários:

  1. Rafa, babando nas suas aulas :) e parece que voce conseguiu materias bem legais, ne? Que otimo!
    As minhas so semana que vem!

    Aproveita hoje! Beiiijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindooonaaa, aproveita muito!! :)))
      Algumas muito boas, mas uma meio complicada demais para nossos conhecimentos. Hehehe
      Mas ta tudo certo!
      Beijos!!

      Excluir
  2. Parabéns pelo Blog =D

    Eu o acompanho a bastante tempo e me ajudou a decidir a colocar University of Dundee como minha primeira opção, eu estava muito preocupada com o fato dela ser na escócia, *Pensando no Frio*, mas joguei pro alto e agora estou na espera das decisões ai do novo edital.

    Espero ser aceita e poder aproveitar a vida universitária por ai =D

    Não se preocupe que eu sempre leio os posts, mesmo eles sendo longos pq são bastante informativos ^^... gosto muito =D

    Parabéns!

    Rapha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Que legal que vc quer vir para cá também!
      Relaxa que no fim das contas o frio é uma delícia e não muito pior que mais para baixo (até agora hehehehe).

      Muita sorte pela frente e felicidades no caminho que virá!

      Excluir