Desde meu último post aqui muita coisa aconteceu!
Semana passada eu tive minhas provas e a primeira parte do PSE, equivalente às 6 primeiras semanas, acabou! Então meu fim de semana foi tipo "chutei o pau da barraca e não vou fazer nada que não seja legal". Porém, sobre isso tudo eu conto no próximo post (que deve ser ainda essa semana, calma!), porque hoje eu quero falar de coisa séria: dinheiro.
Desde junho, quando comecei a gastar com passagens, seguro e todos os preparativos da viagem, eu comecei a colocar todos os gastos em uma tabela. Quando nós recebemos o dinheiro da bolsa dá uma sensação tipo "fiquei RHYCA", porque eu pelo menos nunca havia administrado tanto dinheiro, mas ao mesmo tempo gastamos muito antes de vir e também quando chegamos. Ou seja, a sensação passa logo. :(
Apenas agora eu consigo ter uma idéia mais ou menos de quanto eu gasto normalmente, apesar de até hoje ainda passar por momentos do tipo "hm, preciso de tal coisa que eu ainda não comprei". Por mais que eu tenha me esforçado em tentar comprar tudo que diz respeito à "instalação" logo que cheguei, algumas coisas só percebo que preciso quando, de fato, preciso. Por exemplo, eu havia comprado coisas para fazer cera e depilar, mas só depois da minha última compra de segunda agora tenho TUDO que preciso para fazer isso sozinha. Hahaha
Além disso, algumas situação são totalmente novas, particularmente para quem sempre morou sem os pais. Eu me considero uma pessoa bastante independente, apesar de sempre ter morado com minha família, pois sempre fiz tudo o que diz respeito a minha vida de gente
E o que isso tudo tem a ver com dinheiro?
Bem, por mais que tenha me organizado, acabei gastando mais do que o necessário em algumas coisas, mas acho isso normal. No fim acaba sendo uma coisa do tipo folga daqui, aperta dali e dá tudo certo (espero eu!).
Algumas pessoas, particularmente amigos e conhecidos do atual edital do CsF, sempre me perguntam quanto estou gastando com isso ou aquilo, se eu comprei isso ou aquilo outro. Eu acho que meu dinheiro e o quanto eu gasto só diz respeito a mim mesma, mas acho extremamente válido compartilhar com as pessoas um panorama geral dessa experiência. Sendo assim, eu me baseei na minha tabela de gastos da vida para compartilhar com vocês, mais ou menos, quanto um aluno do CsF gasta, por categorias, quando chega aqui. Sobre os gastos antes de vir, eu já falei aqui pontualmente sobre a todos eles, então, vamos evitar essa fadiga de novo. Olha que meiga essa tabela:
Agora umas explicações básicas sobre as informações:
Utilidades do quarto: incluí tudo que se usa no quarto. Lembrando que eu não trouxe nada de roupa de cama e banho, exceto um joguinho de toalhas. Comprei um jogo de lençol, uma cobertinha fofinha e fina, um edredom pesado, uma lixeira, cabides, algumas coisas para organizar as minhas coisas e um outro jogo de toalhas.
Utilidades de cozinha: todos os meus utensílios para fazer comida, armazenar comida e comer. Eu não tenho muita coisa, mas vivo muito bem com o que tenho e faço comidas diversas. Por exemplo, queria ter panela de pressão e liqüidificador, mas não vou comprar isso sozinha... Além disso, incluí sacolas para fazer compras. Na minha opinião isso é o mais caro e eu tentei comprar o mínimo necessário para ficar numa boa. Quando estiver com minhas flatmates definitivas podemos ver se queremos algo coletivo que seja mais caro e tal, como vejo que o pessoal aqui costuma fazer.
Higiene/banheiro: Inclui tudo que diz respeito a tomar banho, cuidar do rosto (que está cheio de acne), cuidar dos cabelos (que ficou muito ressecado e doido aqui), menstruar, depilar e tudo que se faz no banheiro, né gente.
Detalhe: nessa parte dá para economizar se você for homem, não tiver cabelo comprido (ou se ele for bom), tiver pele de neném, for uma índia sem pêlos ou se seu banheiro tiver chuveirinho. Hahaha
Limpeza: inclui materias para limpar o banheiro e a cozinha, além de sacos para as lixeiras grandes e pequenas, assim como coisas para deixar o ambiente cheirosinho e também material para lavar roupas.
Roupas de frio: bem, como eu já disse por aqui, eu comprei agora porque achei muito mais em conta do que no inverno, pelo que pesquisei e conversei com o pessoal.
Para resumir, eu comprei: um casaco impermeável e grosso, um de usar por baixo ou sozinho fofinho, uma jaqueta de couro, uma jaqueta forrada de tecido normal, 2 casacos de lã/linha grossa (sei lá como chama), um cardigã, uma blusa de manga grossa, uma meia grossa de lã para botas, 3 meias grossas de acampamento (aleatório isso, mas quer dizer que são grossas) e um conjunto de moletom. Eu só não comprei luvas e acessórios de cabeça porque no inverno tem coisa mais bonita para achar! :)
Detalhe: isso vai de cada um, não sei se fiz boas escolhas ou não. Só Jesus na causa para saber. Eu segui as dicas do povo, acho que tá tudo bem. Mas eu ainda quero uma saia de lã xadrex e um trench coach, mas não achei nenhum que eu curtisse e com um preço legal. Se achar, ok, se não, tá bom também.
Bota de couro: comprei uma, já que não tinha. Se você tiver, mara!
Bota de plástico (galochas): comprei uma porque quando chove ou neva é a vida! A Hunter é a marca "boa", mas costuma ser cara, mas o site estava em liquidação, então tá mara! Se você não quiser, ache um outro sapato grosso que tá bom também.
Tennis: eu vim sem tennis, pois o meu de correr/malhar/etc estava muito velho. Eu havia pesquisado antes os preços e achei que aqui valeria a pena. Se você já tiver um bom, ótimo!
Carregador universal: é muito caro no aeroporto e você vai precisar de um! O meu vem com adaptador de cabos também, então eu amei.
Material de Estudos: eu precisei comprar um livro do curso, comprei um caderno e algumas coisas de papelaria.
Coisas aleatórias: eu não coloquei nada porque isso vai de cada um. Hahaha. Por exemplo, aqui poderiam entrar futilidades (no meu caso, algumas blusas, algumas coisas de maquiagem) e outras coisas tipo guarda-chuva.
Lavar/secar/roupas: eu acredito que eu consiga passar o mês com duas máquinas de roupa para lavar e uma para secar (pois a secadora é maior). Isso equivale a £5,40/ mês aqui em Dundee. Aí depende da sua disposição de lavar roupas a mão e de habilidade de administrar a roupas suja. Eu tenho fadiga disso tudo e prefiro lavar na máquina mesmo, pegar tudo quentinho e colocar no guarda-roupas.
Conta do celular: eu comprei um chip da Giff Gaff. Pago £12/mês por internet e SMS ilimitados e tenho muitos minutos para falar com todo o UK e falo de graça com outros Giff Gaff (que é a maioria do povo aqui de Dundee). Então achei que vale muito a pena.
Comida: para mim essa é a parte mais polêmica e pessoal.
Sobre compras para casa:
Primeiro porque todo mundo fica nessa de "ai meu Deus, será que eu vou saber cozinhar" mas no fim, se você não sabe, aprenda! Site da Ana Maria Braga e dos chefs maravilhosos aqui do UK estão aí para isso. Eu cozinhava muito pouco, mas sabia me virar. Agora estou fazendo altas gororobas boas e qualquer dia crio coragem e faço um post sobre isso para a galera! Hahaha
Segundo porque cada um come um tipo de coisa e também uma certa quantidade. Eu pareço uma senhora idosa cheia de mania, por exemplo. Todo dia acordo cedo, faço café com leite, pão torrado no forno; venho em casa no almoço e faço pratos super coloridos (salada enche, gente; lembre-se disso quando pensar "ai, odeio alface"); e a noite eu tenho comido sopa, ou um super sanduíche, ou wrap ou ainda uma granola cheia de frutas com leite (quando to total sem saco de fazer algo); além disso, sempre levo nas aulas da manhã e da tarde ou uma fruta ou uma barrinha; por fim, tomo chá quase todo dia a noite ou quando chego da aula (eu já amava chá, mas aqui eles são muuuito bons). Ou seja, sou cheia de mania e não como mal para economizar. Só tomo cuidado com algumas coisas: suco e carne só no almoço, pois são caros; carne só congelada, moída ou peixe/frango da promoção. Só fiz a louca um dia comprando 2 peças de salmão.
Sobre comer na rua: eu olhei meus gastos e vi que gastei £70,00 comendo na rua desde que cheguei aqui e que eu comi 18 vezes (ou no almoço ou no jantar), ou seja, em média gastei £3,9 por refeição. Na realidade, não são refeições, são: Mc Donalds, KFC, Burguer King, Coffes (tipo Starbucks, Costa), Kebab (eu descobri esse troço, agora ta tenso), um dia fui em um restaurante tipo china fast food e em outro dia provei o tal do fish and chips.
Sinceramente, no fim das contas, minha conclusão sobre a comida é: comer na rua é caro e, se estiver barato, a comida não é uma comida saudável... Parece que eu gastei muito com as compras de casa, mas isso incluiu a primeira compra, que teve coisas que eu não vou comprar tão cedo, pois uso pouco ou eventualmente. No geral, depois das duas primeiras compras, a média semanal de gasto no mercado foi £20,00-£25,00. Ou seja, vale mais a pena (financeiramente) comer em casa. Eu vou tentar agora comer menos na rua e economizar para comer uma ou outra vez em um restaurante de comida de verdade e mais gostosa que essas besteiras. :)
Vou postar umas fotos de como eu como no almoço para vocês terem uma idéia. Não dá trabalho, só se organizar para fazer rápido no almoço! A minha dica é: chego, ligo o forno e coloco a carne; enquanto ela assa, coloco os legumes que quero para cozinhar no vapor e depois faço o arroz/macarrão (no geral o que eu faço dura uns 3 dias) e essa semana teve ate feijão, que eu congelei! \o/ Depois desligo tudo e como. Hahaha.












Eu também havia vendido meu celular e, com o valor dele, paguei 60% do preço do que eu comprei aqui. Eu não comprei câmera fotográfica e nem sei se vou comprar, pois a libra está uma loucura!
Bem, é isso! Espero que tenha ajudado! :)
Beijos!
