Mostrando postagens com marcador pesquise. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador pesquise. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Planejamento & Gastos

Olá bonitos! :)

Desde meu último post aqui muita coisa aconteceu!

Semana passada eu tive minhas provas e a primeira parte do PSE, equivalente às 6 primeiras semanas, acabou! Então meu fim de semana foi tipo "chutei o pau da barraca e não vou fazer nada que não seja legal". Porém, sobre isso tudo eu conto no próximo post (que deve ser ainda essa semana, calma!), porque hoje eu quero falar de coisa séria: dinheiro.

Desde junho, quando comecei a gastar com passagens, seguro e todos os preparativos da viagem, eu comecei a colocar todos os gastos em uma tabela. Quando nós recebemos o dinheiro da bolsa dá uma sensação tipo "fiquei RHYCA", porque eu pelo menos nunca havia administrado tanto dinheiro, mas ao mesmo tempo gastamos muito antes de vir e também quando chegamos. Ou seja, a sensação passa logo. :(

Apenas agora eu consigo ter uma idéia mais ou menos de quanto eu gasto normalmente, apesar de até hoje ainda passar por momentos do tipo "hm, preciso de tal coisa que eu ainda não comprei". Por mais que eu tenha me esforçado em tentar comprar tudo que diz respeito à "instalação" logo que cheguei, algumas coisas só percebo que preciso quando, de fato, preciso. Por exemplo, eu havia comprado coisas para fazer cera e depilar, mas só depois da minha última compra de segunda agora tenho TUDO que preciso para fazer isso sozinha. Hahaha

Além disso, algumas situação são totalmente novas, particularmente para quem sempre morou sem os pais. Eu me considero uma pessoa bastante independente, apesar de sempre ter morado com minha família, pois sempre fiz tudo o que diz respeito a minha vida de gente pseudo grande sozinha. Acho que morar sozinho ou não antes de ir para outro país também não influencia taaanto assim, porque eu conheço tanta gente tansa que mora sozinha para estudar. Hahahaha. Enfim, o que eu quero dizer é: eu me programei bem nessas primeiras semanas, mas sempre lido com situações novas e coisas que faltam, ou ainda, que eu tenho que fazer de um jeito diferente do que sempre fiz.

E o que isso tudo tem a ver com dinheiro?

Bem, por mais que tenha me organizado, acabei gastando mais do que o necessário em algumas coisas, mas acho isso normal. No fim acaba sendo uma coisa do tipo folga daqui, aperta dali e dá tudo certo (espero eu!).

Algumas pessoas, particularmente amigos e conhecidos do atual edital do CsF, sempre me perguntam quanto estou gastando com isso ou aquilo, se eu comprei isso ou aquilo outro. Eu acho que meu dinheiro e o quanto eu gasto só diz respeito a mim mesma, mas acho extremamente válido compartilhar com as pessoas um panorama geral dessa experiência. Sendo assim, eu me baseei na minha tabela de gastos da vida para compartilhar com vocês, mais ou menos, quanto um aluno do CsF gasta, por categorias, quando chega aqui. Sobre os gastos antes de vir, eu já falei aqui pontualmente sobre a todos eles, então, vamos evitar essa fadiga de novo. Olha que meiga essa tabela:


Agora umas explicações básicas sobre as informações:

Utilidades do quarto: incluí tudo que se usa no quarto. Lembrando que eu não trouxe nada de roupa de cama e banho, exceto um joguinho de toalhas. Comprei um jogo de lençol, uma cobertinha fofinha e fina, um edredom pesado, uma lixeira, cabides, algumas coisas para organizar as minhas coisas e um outro jogo de toalhas. 

Utilidades de cozinha: todos os meus utensílios para fazer comida, armazenar comida e comer. Eu não tenho muita coisa, mas vivo muito bem com o que tenho e faço comidas diversas. Por exemplo, queria ter panela de pressão e liqüidificador, mas não vou comprar isso sozinha... Além disso, incluí sacolas para fazer compras. Na minha opinião isso é o mais caro e eu tentei comprar o mínimo necessário para ficar numa boa. Quando estiver com minhas flatmates definitivas podemos ver se queremos algo coletivo que seja mais caro e tal, como vejo que o pessoal aqui costuma fazer.

Higiene/banheiro: Inclui tudo que diz respeito a tomar banho, cuidar do rosto (que está cheio de acne), cuidar dos cabelos (que ficou muito ressecado e doido aqui), menstruar, depilar e tudo que se faz no banheiro, né gente.
Detalhe: nessa parte dá para economizar se você for homem, não tiver cabelo comprido (ou se ele for bom), tiver pele de neném, for uma índia sem pêlos ou se seu banheiro tiver chuveirinho. Hahaha

Limpeza: inclui materias para limpar o banheiro e a cozinha, além de sacos para as lixeiras grandes e pequenas, assim como coisas para deixar o ambiente cheirosinho e também material para lavar roupas.

Roupas de frio: bem, como eu já disse por aqui, eu comprei agora porque achei muito mais em conta do que no inverno, pelo que pesquisei e conversei com o pessoal. 
Para resumir, eu comprei: um casaco impermeável e grosso, um de usar por baixo ou sozinho fofinho, uma jaqueta de couro, uma jaqueta forrada de tecido normal, 2 casacos de lã/linha grossa (sei lá como chama), um cardigã, uma blusa de manga grossa, uma meia grossa de lã para botas, 3 meias grossas de acampamento (aleatório isso, mas quer dizer que são grossas) e um conjunto de moletom. Eu só não comprei luvas e acessórios de cabeça porque no inverno tem coisa mais bonita para achar! :)
Detalhe: isso vai de cada um, não sei se fiz boas escolhas ou não. Só Jesus na causa para saber. Eu segui as dicas do povo, acho que tá tudo bem. Mas eu ainda quero uma saia de lã xadrex e um trench coach, mas não achei nenhum que eu curtisse e com um preço legal. Se achar, ok, se não, tá bom também.

Bota de couro: comprei uma, já que não tinha. Se você tiver, mara!

Bota de plástico (galochas): comprei uma porque quando chove ou neva é a vida! A Hunter é a marca "boa", mas costuma ser cara, mas o site estava em liquidação, então tá mara! Se você não quiser, ache um outro sapato grosso que tá bom também.

Tennis: eu vim sem tennis, pois o meu de correr/malhar/etc estava muito velho. Eu havia pesquisado antes os preços e achei que aqui valeria a pena. Se você já tiver um bom, ótimo!

Carregador universal: é muito caro no aeroporto e você vai precisar de um! O meu vem com adaptador de cabos também, então eu amei.

Material de Estudos: eu precisei comprar um livro do curso, comprei um caderno e algumas coisas de papelaria.

Coisas aleatórias: eu não coloquei nada porque isso vai de cada um. Hahaha. Por exemplo, aqui poderiam entrar futilidades (no meu caso, algumas blusas, algumas coisas de maquiagem) e outras coisas tipo guarda-chuva.

Lavar/secar/roupas: eu acredito que eu consiga passar o mês com duas máquinas de roupa para lavar e uma para secar (pois a secadora é maior). Isso equivale a £5,40/ mês aqui em Dundee. Aí depende da sua disposição de lavar roupas a mão e de habilidade de administrar a roupas suja. Eu tenho fadiga disso tudo e prefiro lavar na máquina mesmo, pegar tudo quentinho e colocar no guarda-roupas.

Conta do celular: eu comprei um chip da Giff Gaff. Pago £12/mês por internet e SMS ilimitados e tenho muitos minutos para falar com todo o UK e falo de graça com outros Giff Gaff (que é a maioria do povo aqui de Dundee). Então achei que vale muito a pena.

Comida: para mim essa é a parte mais polêmica e pessoal. 

Sobre compras para casa:
Primeiro porque todo mundo fica nessa de "ai meu Deus, será que eu vou saber cozinhar" mas no fim, se você não sabe, aprenda! Site da Ana Maria Braga e dos chefs maravilhosos aqui do UK estão aí para isso. Eu cozinhava muito pouco, mas sabia me virar. Agora estou fazendo altas gororobas boas e qualquer dia crio coragem e faço um post sobre isso para a galera! Hahaha
Segundo porque cada um come um tipo de coisa e também uma certa quantidade. Eu pareço uma senhora idosa cheia de mania, por exemplo. Todo dia acordo cedo, faço café com leite, pão torrado no forno; venho em casa no almoço e faço pratos super coloridos (salada enche, gente; lembre-se disso quando pensar "ai, odeio alface"); e a noite eu tenho comido sopa, ou um super sanduíche, ou wrap ou ainda uma granola cheia de frutas com leite (quando to total sem saco de fazer algo); além disso, sempre levo nas aulas da manhã e da tarde ou uma fruta ou uma barrinha; por fim, tomo chá quase todo dia a noite ou quando chego da aula (eu já amava chá, mas aqui eles são muuuito bons). Ou seja, sou cheia de mania e não como mal para economizar. Só tomo cuidado com algumas coisas: suco e carne só no almoço, pois são caros; carne só congelada, moída ou peixe/frango da promoção. Só fiz a louca um dia comprando 2 peças de salmão. 

Sobre comer na rua: eu olhei meus gastos e vi que gastei £70,00 comendo na rua desde que cheguei aqui e que eu comi 18 vezes (ou no almoço ou no jantar), ou seja, em média gastei £3,9 por refeição. Na realidade, não são refeições, são: Mc Donalds, KFC, Burguer King, Coffes (tipo Starbucks, Costa), Kebab (eu descobri esse troço, agora ta tenso), um dia fui em um restaurante tipo china fast food e em outro dia provei o tal do fish and chips. 

Sinceramente, no fim das contas, minha conclusão sobre a comida é: comer na rua é caro e, se estiver barato, a comida não é uma comida saudável... Parece que eu gastei muito com as compras de casa, mas isso incluiu a primeira compra, que teve coisas que eu não vou comprar tão cedo, pois uso pouco ou eventualmente. No geral, depois das duas primeiras compras, a média semanal de gasto no mercado foi £20,00-£25,00. Ou seja, vale mais a pena (financeiramente) comer em casa. Eu vou tentar agora comer menos na rua e economizar para comer uma ou outra vez em um restaurante de comida de verdade e mais gostosa que essas besteiras. :)

Vou postar umas fotos de como eu como no almoço para vocês terem uma idéia. Não dá trabalho, só se organizar para fazer rápido no almoço! A minha dica é: chego, ligo o forno e coloco a carne; enquanto ela assa, coloco os legumes que quero para cozinhar no vapor e depois faço o arroz/macarrão (no geral o que eu faço dura uns 3 dias) e essa semana teve ate feijão, que eu congelei! \o/ Depois desligo tudo e como. Hahaha.









 






Por fim, eu também usei o auxílio do CNPq para comprar meu Laptop. Mas aí cada um pesquisa o seu e decide o que acha melhor, né, gente.
Eu também havia vendido meu celular e, com o valor dele, paguei 60% do preço do que eu comprei aqui. Eu não comprei câmera fotográfica e nem sei se vou comprar, pois a libra está uma loucura!

Bem, é isso! Espero que tenha ajudado! :)

Beijos!












sexta-feira, 12 de julho de 2013

My Personal Statement

Olá pessoal! :)

Essa semana a correria apertou aqui em Dundee! Eu já tenho várias coisas para fazer, inclusive algumas bem legais!

Sobre o PSE:


Nas aulas do PSE eu tenho aprendido muitas coisas e agora ficou mais interessante, porque as nossas atividades tem mais a ver com as coisas que vamos fazer na faculdade quando o semestre começar. Por exemplo, em uma das aulas de Speaking nós sempre discutimos alguns temas (usando algumas expressões aprendidas naquele dia sobre como se posicionar academicamente em uma discussão) e na mesma aula apresentamos para o resto da turma, o que fica pouco elaborado nos conceitos, mas para treinar apresentação é ótimo!

Além dessa aula, tenho um outro momento de aula de Speaking em que todos fazem uma apresentação de 3-5 minutos, usando os recursos que preferirem, e depois todos discutem o que aquela pessoa poderia melhorar na sua apresentação. É bem legal, pois serve para todos no fim das contas. A minha será daqui uma semana e meia. Confesso que estou um pouco nervosa! Hehehe. A gente está fazendo isso porque quando acabarmos o primeiro ciclo do PSE todos farão uma apresentação de 15 minutos que será uma das nossas avaliações com nota da parte de Speaking.

Além disso, tenho que terminar o meu Essay (falei sobre isso no último post), que eu já dei uma adiantada. É interessante porque nós fazemos em etapas e essas etapas vão sendo corrigidas pela prof! Por fim, uma outra coisa que eu tenho que entregar é um outro Essay, porém bem menor que esse outro que vem sendo feito. Esse último faz parte das aulas de Language review, então o objetivo mesmo é ver a escrita e as expressões que usamos do que propriamente a habilidade de fazer um bom texto de argumentação, segundo a outra prof.

Fora isso, os mil homeworks (já falei: voltei para escola! :P ) e a parte em que eu fico 'revolts' com certas mal criações que tenho visto, tá tudo certo! Depois eu conto das mal criações, talvez no fim de semana, porque se eu for escrever hoje vou falar demais. Hahaha

Sobre o Personal Statement (PS)


Eu já falei aqui mais de uma vez que o PS faz parte do processo seletivo do CSF UK, então se você estiver chegando agora, dá uma olhada aqui, bonitinho, para eu não falar de novo. Vou aproveitar para dar umas dicas para o pessoal que está se inscrevendo, já que me pediram. :)

Vamos apenas deixar bem claro uma coisa: além de plagiar ser errado e sem noção, o plágio não é aceito pelo sistema que recebe os PS, pois eles tem um sistema que detecta as construções textuais. Aliás, na minha Uni a prof disse que eles também fazem isso. Ou seja, não comece com o pé esquerdo aquilo em que você pretende ir longe.

No site da UCAS  existe toda a orientação possível e imaginável sobre o PS, melhor do que qualquer outra lugar que eu tenha lido. Inclusive você pode baixar um PDF deles que tem umas 'sessões' com perguntas que, ao serem respondidas, são úteis para nortear seu PS, pois são coisas que as Unis querem saber sobre você. :) Ou seja, melhor que isso só dois disso mesmo.

Eu usei esse PDF e fiz um mega hiper PS inicial, porque eu gosto de escrever, então acabei escrevendo muito. Depois tirei um monte de coisa e fui selecionando até ter as informações que queria. Então é conveniente que você seja criterioso ao escolher as informações que irá manter no texto final. Por exemplo, eu já dei aulas particulares para crianças e fui monitora voluntária no meu pré-vestibular, mas perto das outras coisas que eu já fiz na faculdade (que você lerá no meu PS!), acabei preferindo não comentar sobre minha super habilidade de ensinar (aquela modesta), porque não havia espaço suficiente.

Basicamente, você deve pensar em tudo que você tem de habilidade, faz ou já fez que represente algo importante sobre você como futuro aluno da Uni que você está aplicando. Ou seja, que qualidades/habilidades você tem que fazem aquela Uni te querer estudando lá.

Além de falar porque você é essa gracinha toda da mamãe, é importante deixar claro porque você quer vir estudar no UK e, principalmente, porque você quer o curso que escolheu. :) No caso do CSF, nós somos alunos internacionais de um intercâmbio (dãã), então isso significa que você deve falar porque será importante se você conseguir essa vaga! Por fim, relacionar isso às qualidades que você tem que ficarão no seu PS.

Aliás, na minha opnião, ao escrever um texto como esse, que é extremamente pessoal (por isso plagiar é fazer aloca), não se usa 'se'! Otimismo acima de tudo! Do tipo "quando eu estiver no UK vou aprender muito por causa de blá blá blá", porque eu sou dessas mesmo! Hahahah! Sempre faço isso com as coisas que estou tentando, seja falando com um avaliador, seja escrevendo ou mentalizando, e dá  certo! Portanto, substituir 'se' por 'quando' mostra um pouco mais de confiança.

Eu sei que você é lindo e confiante, mas por favor, com modéstia e moderação, para não beirar a arrogância, né?

Além disso, lembre-se que você está sendo avaliado, portanto o texto deve ser formal. Porém não escreva de um jeito que você não escreveria, por exemplo super polido, pois ele deve mostrar como você é. Se você não é assim, não escreva assim. Além disso, se você está sendo avaliado, atenção com a construção textual e com a gramática, para ficar bonitinho, né gente?

Em relação a isso, vale a pena pedir para um colega/alguns colegas ou profs darem uma olhada para te ajudar com isso após o texto pronto (teoricamente, porque o meu nunca ficou pronto, só na hora de enviar mesmo). Mas assim, sem exagerar... Por exemplo, eu pedi para o Davi, para a Gabi (que pediu para o André namorado), o Leo, a Lu cabeça gigante e meu prof Joe. Para todos eles eu mandei o meu texto original e cada um sugeriu algumas coisas e corrigiu alguns erros. No fim eu fui e fiz minha mudança final, vendo o que seria bom do que todos falaram. O mais importante mesmo é não ter erro de gramática e construção, porque quem ficou dando muito pitaco nas minhas idéias eu apenas ignorei, afinal, eram minhas idéias. Hehehe

Ah, não morra de agonia se na hora de copiar do word (porque é interessante fazer no word, contar os caracteres e palavras para respeitar o limite, né?!) para o espaço de inscrição no site seus parágrafos e espaçamentos sumirem. É assim mesmo!  :(

Detalhe: Rola por aí o papo de que algumas unis preferem que você escreva isso ou aquilo, que cite isso ou aquilo, o nome dela ou sei lá o que. Em relação a isso, a única coisa bacana que eu acho é deixar claro o curso que você quer. Lembre-se que no CSF você pode ser alocado para outras 3 unis caso não dê certo com a primeira... Isso quer dizer que seu PS pode passar na mão de avaliadores muito diferentes, de lugares diferentes, etc.

Fora isso galera, faça sua própria pesquisa, leia o site da UCAS e procure publicações sobre o tema nos jornais do UK, porque é o que não falta, afinal, o PS é o 'vestibular' do povo aqui, né.

Aqui vai o meu PS! Ignorem qualquer bobagem ou erro aleatório, pois já tem mais de 7 meses que eu escrevi isso. Certamente se eu escrevesse outra vez agora, mudaria alguma coisa. Porém, vou colocar o original mesmo! :)

Abraços!


That day was just for an ordinary school trip, but there I had found out about The SARAH network of rehabilitation hospitals, an important group in Brazil. Since then, I participated in some lectures and learned with their program to avoid traumas. After this, I cultivated a huge interest in studying the nervous system and in helping people improve their uncontrolled movements, intentions, expressions and thoughts. As well as understand how neurodegenerative diseases and neurological disorders affect the human body. Hence, I decided to apply to Medical School and now, in my fourth year, I am in love with my studies. Still, I really want the opportunity of deepen my knowledge of how our brain works and commands functions, in order to invest in my career. 

Given that, Neurosciences seams very interesting, because I am eager to better understand the brain operations in health and sickness conditions; to be prepared to treat people by knowing exactly how the disease began, and with that, how I can make a person regain her life quality. Certainly then, I will have more specific theoretical and practical knowledge about the process of some dysfunctions which I didn't have in my medicine course in a satisfactory manner. Additionally, I fancy having the opportunity to go through and learn in major health research centers, what I am sure I can do in the wonderful Colleges in the United Kingdom. 

To live in the UK has been a dream for other reasons too. For instance, as a medical student, I long to discover more about the National Health Service. Since the UK´s public health is a reference for me and, obviously, for the world. Besides these reasons, I am suitable for this program because of my responsibility and focus in my purposes. My most relevant of those was attending a Medical School in a public University in Brazil, which required a lot of organization and dedication. In this way, studying in UK will be a goal equal to the one I accomplished, and I will do my best at it as well. Apart from the basic English I had in school, I have had regular classes since March 2010. In addition to these classes, I read scientific articles and some Medical books in English, both for college and at my internship, and normally watch movies in English. Certainly, these practices will help me attending classes in the UK. 

I have some experience with research too, due to my both internships at the Laboratory of Morphometry, Metabolism, and Cardiovascular Disease, in the Anatomy Department, at Rio de Janeiro State University, where I study. At which time, I could present my scientific papers in conventions and learn other practical procedures. Moreover, I studied about the nervous system in many modules in my course, as it is shown in my Academic Report Card. So, with my last two years at the Lab and with my knowledge gathered in medicine so far, I am prepared for the apprehension of the specific modules in my future studies and possible work placement in UK. 

At the University, I have participated of the Medicine Academic Center for two years. In 2011, I entered the Academic Subjects Sector, and in 2012, I became the Academic Center's President. These opportunities were important in my student life, because I had to have patience, leadership, charisma, planning, organization, flexibility and future perspective all at once with many different situations. Therefore, now it is easier for me to deal with different people and situations that I am sure to face when I study abroad. 

After my overseas experience, I hope to have enough expertise to assist me in both my neurological practice and procedures on my final years of Medicine School. In addition, having studied something related to what I intent to work with, will distinguish me in a future Medical Residency and in job interviews. Finally, I plan to research new handlings of neurological disorders in a Postgraduate course, thus this period studying in UK will be important to my future altogether.

domingo, 5 de maio de 2013

Amor platônico

Desde que eu decidi que me inscreveria para o Programa CsF no ano passado, começou uma etapa que parecia ser interminável nesse processo todo: escolher um curso e uma Universidade no UK.

A decisão que seria o UK mesmo foi bem rápida, mas depois de entender que eu deveria encontrar 3 opções de Universidade e/ou curso que em que eu gostaria de estudar para me inscrever demorou um pouco para mim e eu mudei minha primeira opção algumas vezes. Em relação ao "e/ou", é o seguinte: eu poderia ou escolher um curso (como eu escolhei Neuroscience) e depois Universidades que o disponibilizassem, ou escolher diferentes Universidades com diferentes cursos para as três opções.

Sabendo disso, começou o carma: eu me interessei muito por Neuroscience desde o início, mas também sempre gostei muito de estudar epidemiologia e saúde pública. Como eu sou fã de carteirinha do SUS (sim, eu sei que ele tem mil problemas, mas ainda assim, eu sou! Mas isso é outra conversa para depois, até porque eu adoro falar disso! hehe), fiquei extremamente tentada em colocar Public Health em alguma Universidade no UK.

Então veio a fadiga que me persegue em tudo na minha vida, que é fazer uma lista para cada coisa com mais de uma opção ou passo. Hahaha. Bom, eu peguei a lista de Universidades e cursos do UK do último edital (pode variar um pouco de um para outro edital, mas nem tanto) e coloquei as Unis que tinham cursos da área da Saúde/Bio, com seus respectivos cursos e acrescentei informações sobre as cidades e a própria Uni (população, custo de vida comparado ao Rio, tempo de viagem para Londres, localização, se oferecia PSE - o curso de inglês, já que eu já tinha minha nota do IELTS nessa época, e se a cidade tinha aeroporto/aeroporto mais próximo). Depois disso eu fui cortando cursos que não tinham nada a ver comigo deixando os mais legais para mim.  Comecei pesquisando no site das Universidades a estrutura que elas ofereciam e sobre cada curso que eu achei legal. Por fim, fiz um filtro bem sério sobre os cursos, baseado nos módulos de cada ano do curso (já que normalmente os alunos do CsF entram no segundo ou terceiro ano).

Os finalistas da minha tabela foram as seguintes Universidades: University of Glasgow, University of Dundee, University of Aberdeen, University of Sussex, Middlesex University, University of St Andrews, Glasgow Caledonian University, The University of Liverpool, University of East London, University of Exeter e University of Wolverhampton. Cada uma delas tinha cursos que eu gostava mais, ou então uma esrutura melhor, centros de pesquisa maiores... enfim, foi muuuuito difícil escolher. A maior dúvida mesmo foi entre Public Health e Neuroscience e o pior de tudo é que universidades que ofereciam um, não ofereciam o outro curso, o que me deixava mais doida ainda.

Foi aí que eu comecei a ver mais a fundo o que de fato cada curso ensinava. Mesmo sabendo disso, a base de Public Health me cativava mais, porém, se eu entrasse no segundo ou terceiro ano lá me faltaria uma base importante de estatística para levar o curso, ou então eu entraria no início do curso e não teria matérias que me interessam tanto. No fim eu acabei desistindo, com um pouco de dor no coração, mas fazer o que. Por outro lado, ficou mais fácil, porque o número de Unis para escolher diminuiu. Rs. Cada vez ficava mais perto da inscrição e eu ainda estava lendo mais sem decidir nada. Hahaha. Depois de ficar muito doida e conversar muito com minha amiga Nathane e meu namorado Davi (que também vão fazer Neuroscience no UK), eu decidi NA HORA DA INSCRIÇÃO (porque eu ainda estava em dúvida da ordem que eu colocaria as Unis como opção): Coloquei U. of Glasgow, U. of Dundee e U. of Aberdeen. UFA! Menos uma preocupação.

Eu estava muito apaixonada pela Universidade de Glasgow, porque ela é realmente maravilhosa, mas eu não gostava muito do curso em si. Por outro lado, eu estava apaixonada pelo curso de Dundee mas ela é uma Uni um pouco menor e de início não me cativou muito. Abeerden era uma coisa meio intermediária, porque eu achava tudo legal, mas também era longe de tudo. =/

Nesse meio tempo, eu mandei e-mail para algumas Unis para ver se com minha notas do IELTS eles me fariam offer de PSE ou e elas exigiam notas maiores. Dundee foi a única que me recepcionou SUPER BEM e eu fiquei apaixonada naquele minuto. Hehehe. As outras foram indiferentes tipo "olhe na página X do nosso site que nós disponbilizamos as notas necessárias etc".

Só que eu sabia que Glasgow provavelmente não consideraria minha application se eu não a colocasse como primeira opção, porque é o boato que rola (apesar de um garoto que foi aceito nesse edital em Glasgow ser segunda opção, mas ok). Aí eu coloquei, porque não queria queimar uma opção de bobeira, apesar de não saber exatamente se deveria ter feito isso.

No fim das contas, na semana que as Uni fizeram a offers, todo mundo recebendo, eu e Davi nada, o pessoal de Dundee e de Aberdeen já estava recebendo e Glasgow sem se manifestar... Quando saiu a nossa offer, já na sexta-feira, Glasgow não me aceitou e na mesma manhã o e-mail com a offer de Dundee já estava na caixa de entrada! Meu amorzinho platônico foi correspondido!! <3

Cada dia me surpreendo mais com a fofura dessa Uni! Dois dias depois que o CNPq liberou a lista com os aprovados desse edital, Dundee já estava mandando e-mails informando os alunos e pedindo para fazermos application no site deles. Depois disso, eu tive que fazer a application em uma página só de alunos que vão fazer o PSE e na última sexta foi solicitado que eu me cadastrasse no MyDundee, que me parece ser um aluno on-line da Uni (só que bem mais elaborado do que eu estou acostumada hehe).

Agora estou esperando o próximo passo, que eu realmente espero que seja o CAS, porque essa semana os documentos do CNPq chegaram e só falta o CAS para eu fazer meu visto!!! De qualquer forma, apesar da ansiedade para resolver essas coisas práticas, estou adorando viver esse momento.

Cada coisa que tem acontecido ultimamente me diz que, apesar de nem sempre o caminho que vou fazer ser o que eu planejei de imediato, Deus não decide nada por acaso e tudo tem um bom motivo na frente me aguardando.

Faltam menos de 2 meses para viajar!

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Passo a passo CsF

Como as perguntas sobre o processo e as etapas para participar do Programa Ciências Sem Fronteiras são frequentes por parte dos amigos e conhecidos, resolvi colocar aqui o básico para chegar até o resultado de que fui aceita como bolsista. O que vem depois disso eu também estou descobrindo e, com o tempo, contarei aqui nas minhas histórias.
1. Primeiro eu acredito que se você quer se inscrever no CsF, ou em qualquer outro tipo de intercâmbio, é necessário saber o por quê de querer isso. Assim, fica mais fácil saber se o Programa atende ou não às suas necessidades e vontades. Afinal, ele tem um princípio e um objetivo e, teoricamente, para participar você deve se encaixar: enviar estudantes brasileiros para estudar em diversos países, a fim de que aprendam novas tecnologias e métodos para serem aplicados em pesquisa aqui no Brasil, basicamente.
2. LEIA O EDITAL! Se você não sabe para onde quer ir, pesquise no site do CsF (www.cienciassemfronteiras.gov.br) sobre o Programa, depois leia o edital dos países que te interessam. Melhor ainda: leia de todos e tenha uma idéia das particularidades de cada país em relação ao Programa.
3. Você tem o sonho de ir para alguns País específico? Ótimo! Não tem? Então procure saber se, na sua área como estudante, existe algum país forte em pesquisa, algum sistema interessante a conhecer. Por exemplo, eu escolhi o Reino Unido por causa do NHS, mas também seria interessante estudar no Canadá, na França...
4. Depois desse etapa, está na hora de providenciar seu exame de proficiência em língua estrangeira para o país que você quer estudar. Mais um motivo para LER O EDITAL DE NOVO! Se vc não fala alemão, fica complicado estudar na Alemanha. Hehe. Se você não fala também alguma língua estrangeira, esta na hora de correr atrás pelo menos do inglês. Se der tempo (lembrando que as bolsas vão, a princípio até 2015), estude o suficiente para ir bem nos testes de proficiência, pois eles são caros e serão critério para ser aceito na Universidade do outro país e para ser selecionado pelo CnPQ como bolsista.

5. Dependendo de quando você quer ir, marque sua prova com bastante antecedência, pelo menos uns 3 meses antes do final das inscrições do edital que você  quer participar, porque você vai precisar do original para  inscrição. Ele pode demorar mais de um mês para chegar normalmente, mas dando problema, aí só Deus sabe quanto tempo! Se programe e estude para a prova!
6. Eu já fazia curso de inglês no BRASAS, mas um mês antes fiz um preparatório específico para o IELTS, por 4 semanas (pode ser o tempo que você quiser) na Cultura Inglesa. Você também pode fazer o TOEFL, no caso da língua inglesa. Em relação aos outros idiomas, pesquise qual o melhor teste. Baixe as provas, escolha qual irá fazer. Decidido isso, faça muitas e muitas provas para treinar, como um vestibular mesmo. Ajuda bastante! 
7. Aproveite esse intervalo nas tarefas e pesquise MUITO sobre o país que você escolheu, a cultura, estilo de vida, tudo. Assim, você também pode ir vendo quais universidade lá te interessam, em relação a sua área e ao seu curso. Não adianta perguntar para os outros! É a SUA escolha! Pesquise, pesquise e pesquise!
Obs: como eu faço medicina, escolhi outro curso que me interessa no UK, pois lá não podemos fazer o curso de Medicina. Eu escolhi Neuroscience, mas fiquei em dúvida entre outros cursos legais. É um mundo diferente, existem muitas opções! Mas isso eu conto em um posto outra hora! :)
8. Você deve providenciar os documentos exigidos pelo edital. Além do teste de proficiência, os mais burocráticos são: passaporte e histórico escolar traduzido. Passaporte é só agendar  e pagar e, pelo menos no Rio, fica pronto em alguns dias. Já a tradução do histórico você deve ver no edital do seu país as exigências. MAIS UM MOTIVO PARA LER O EDITAL! Alguns pedem apenas que o tradutor assine e deixe seu contato para qualquer problema e que seja carimbado e assinado pela sua Universidade (confira se ela também aceita qualquer tradutor); outros exigem a tradução juramentada, que transforma este documento em oficial. Isso custa um pouco caro, você deve procurar um tradutor que juramente, ou uma empresa, e FAZER ISSO! Pois se não terá problemas na inscrição.
9. Acompanhe o site do CsF, coloque nos seus favoritos. Eles colocam retificações o tempo todo. ESTEJA ATUALIZADO COM O EDITAL! Quando chegar a data, escaneie seus documentos e faça sua inscrição. Não sei você, mas eu não gosto de deixar as coisas para o último minuto. Organize-se! Dependendo da sua Uni, você deve se inscrever no programa por ela antes ou depois de fazer o mesmo pelo CsF. Se informe no departamento de cooperação internacional da sua Uni. Aqui na UERJ foi antes.
10. Fez sua inscrição? Agora chegou a hora de comer suas unhas e ter gastrite atééé receber um e-mail do CnPQ ou da CAPES (dependendo do país que vc escolheu) dizendo que você foi pré-selecionado e deve aguardar as próximas etapas.
11. Eu comecei bem antes, mas para a próxima etapa, no caso do edital do Reino Unido, você precisa escrever o seu Personal Statement. É basicamente um texto sobre você, que deve falar de suas experiências acadêmicas e outras importantes, além de o por que você deveria ser escolhido para estudar no UK. Como isso é específico para o UK, depois vou fazer um post só sobre isso! Mas você pode se informar no site da http://www.ucas.ac.uk/ que é ótimo, super didático e ajuda MUITO! :)
12. Como eu me inscrevi para o Reino Unido, também tive que me inscrever no site do Science Without Borders UK (http://sciencewithoutborders.international.ac.uk/) para me candidatar. Lá você vai precisar de três documentos: histórico escolar traduzido, resultado oficial do teste de proficiência e o seu Personal Statement. Lá você escolhe três opções de Universidade e curso, em ordem de preferência.
13. Fez tudo isso? Agora, os próximos passos são bem particulares em relação ao país que você se inscreveu. No caso do UK foi o momento mais tenso, porque tive que esperar um bom tempo até receber a Offers de uma das Unis que eu escolhi. Isso é como se fosse ela te oferecendo uma vaga para estudar lá e você deve aceitar em até 48 horas. Não tem essa de recusar e esperar outra, ok? 
14. Sem dúvidas, o dia mais emocionante foi o dia que a offer chegou! :) Eu aceitei, claro! Agora é só esperar o resultado oficial na página do CsF com lista de bolsistas deferidos.
15. Saiu a lista! Uhuuuul! Agora é necessário aguardar informações da sua Uni no UK, falando quando você deve ir, pedindo alguns documentos e enviando outros.
16. Depois que chegar 0 CAS ( Certificate of Academic Studies) da sua Uni no UK (junto com outras informações, como quando você deve ir, etc) por e-mail e alguns outros documentos que o CsF enviará para sua casa (como a carta de patrocínio do CsF) pelo correio, você terá que:
-marcar para tirar o visto;
-comprar suas passagens;
-fazer um seguro de saúde obrigatoriamente (de viagem também é interessante);
-estar em dia com a justiça eleitoral;
-estar em dia com suas vacinas e providenciar um documento internacional que diz isso (ainda estou me informando! Depois atualizo aqui sobre isso.)
-dentre outras burocracias da viagem.
Como eu estou nessa última etapa, depois que passar eu atualizo com informações mais precisas! :)
Obs: Deu para perceber que seu e-mail, incluindo a caixa de spam, viram a vida nesse processo todo, né?