Mostrando postagens com marcador Passagens aéreas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Passagens aéreas. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Passagem e malas de volta para o Brasil: dor de cabeça!

Olá pessoal!

Eu sei que faz muito tempo que não posto aqui!
Muita coisa mudou na minha vida e eu acabei deixando o blog de lado disso tudo. Isso não vem ao caso agora, mas o que importa mesmo é o que eu quero compartilhar com aqueles que já leram muita coisa por aqui (e com aqueles que talvez comecem a ler agora) uma coisa que tem me descabelando nesses últimos dias: regras de bagagem para voos com origem no Reino Unido e destino Brasil.

Quando você compra um voo internacional do Brasil para Europa (e muitos outros destinos) a regra é clara sobre bagagem: 2 bagagens despachadas de 32kg para todo mundo, mais uma bagagem de mão (que varia entre 8kg, 10kg e 12 kg, dependendo da companhia).

Porém, quando você é um abençoado como eu, que não pode usar seu voo de retorno para Brasil porque a data de volta é depois de um ano da data de vinda, tudo muda por causa disso. O ministério da saúde (eu, no caso) adverte: sua cabeça pode até doer na hora de comprar um voo, como a minha está doendo agora!

Detalhe: os bilhetes de retorno tem validade de um ano, incluindo possíveis remarcações e isso já foi falado aqui, por isso estou comprando o voo de volta agora!

Então vamos ao que interessa! Procurando voos de volta para o Brasil, constatei duas coisas pouco bacanas e não facilitadoras da minha vidinha: cada companhia faz como bem entender com as regras de bagagem despachadas e de mão (seguindo algumas regras de voos internacionais básicas, claro) e também faz o que quiser com o preço das passagens, obviamente. Para tentar achar um bom preço, com duas malas despachadas, sendo com return ou não, eu pesquisei nas seguintes companhias aéreas: Condor, Emirates, Alitalia, Iberia, Air France, KLM, British Airways, TAP, Lufthansa, Delta e TAM. Eu também pesquisei os preços saindo de London, Edinburgh, Glasgow Manchester para tentar achar o melhor custo benefício.

Sobre os preços dos voos, algumas tem preços fixos por trecho. Por exemplo, você quer só ida, pague apenas o preço da ida, aquele mesmo que apareceria se fosse ida e volta para cada trecho só que apenas usando um dos trechos (o de ida!). Nessas companhias, se você quer ida e volta, pague os dois trechos e seja feliz.

Outras companhias, que fazem parte das corporações do mau que querem te extorquir a todo custo, fazem o seguinte: 'quer ida e volta, olhe nossa preço camarada! Poxa, quer só ida? Nosso preço então será duas vezes mais caro que sua possível ida e volta!'. Entenderam? Elas meio que te obrigam a pagar uma ida e volta mais cara (pois os trechos separados nessa ida e volta são baratos), ao invés de você comprar apenas o trecho que te interessa, já que ele custa mais que todos os seus órgãos sendo vendidos no mercado negro, quando comprado separadamente.

Então a dica amiga é: a Condor é a única abençoada que eu achei que vende o preço isolado amigável e muito parecido com o preço isolado de cada trecho com return! A Emirates também não aumenta muito o preço de one-way para cada trecho com return, porém ainda assim, one-way continua sendo mais caro do que cada trecho dos tickets comprados com return. Já a TAP faz one-way mais barato do que o total dos voos com return, porém algo em torno de 20% mais barato no total. Apesar dessa palhaçada toda, A Iberia, a Delta tem preços de ida e volta bem bacanas e, dependendo da data, British Airways, KLM, Alitalia e Emirates também.

Detalhe: exemplo numérico sobre o que eu estou falando da Emirates: voo de ida com taxas custaria £600, voo de ida e volta com taxas custaria £800 (ou seja, £400/trecho). Eu inclusive vi return em todos os meses até o último possível e a variação é mais ou menos a mesma.

Claro que se fosse fácil assim eu já teria comprado a passagem, né? Só que não é. Além de pesar o custo do voo, eu também preciso saber se a companhia me permite despachar uma ou duas malas sem taxas extras e também se essas malas são de 23kg ou 32kg, afinal fica meio difícil voltar com apenas uma mala para quem está fora por mais de um ano. Não adianta muito pagar super barato em uma passagem e acabar pagando mais pela bagagem, por isso estou arrancando os cabelos para tentar achar um meio termo no preço final!

Por conta disso acabei procurando as regras de bagagens para voos saindo da Europa com destino Brasil e vou postar isso aqui para dar uma ajuda para os que também estão tão perdidos quanto eu estava até então.

Detalhe muito importante: eu estou há uns três dias lendo essas coisas, então estou um pouco cansada. Não se baseie apenas nessas informações para comprar seu voo e SEMPRE confira a regra de bagagem para seu voo especificamente! Essas coisas podem mudar e a única forma de reclamar depois é com a informação oficial que está no site da companhia aérea! Além disso eu sou humana e posso me confundir, ao passo que as companhias são do mal e deixam tudo lá no site bem bonitinho para você não reclamar depois. Hahaha. Ou seja, se assegure do que você está fazendo sempre!

Para as companhias que eu pesquisei, fazendo o Europa -> Brasil, as regras básicas de peso e quantidade de bagagens para classe econômica são (cheque sempre as dimensões porque também tem pegadinha nisso):

Atenção: antes que um abençoada comente 'mas eu comprei pela companhia X e posso usar 2 bagagens despachadas de 32 kg cada + bagagem de mão e você está falando que não é assim...', a regra muda de acordo com a origem do primeiro voo!!! Ou seja voo 1 sendo Brasil -> Europa e return Europa -> Brasil pode não ser a mesma coisa que voo 1 Europa -> Brasil com return Brasil -> Europa para muitas companhias!!!

Emirates: 2 malas despachadas de 32 kg + bagagem de mão

Alitalia: 2 malas despachadas de 23 kg + bagagem de mão

Condor: 1 mala despachada de 23 kg + bagagem de mão
             Mala extra: 20 kg: €99,99 30 dias antes on-line; €109,99 no aeroporto
                               15 kg: €89,99 30 dias antes on- line; €99,99 no aeroporto

Iberia: 1 mala despachada de 23 kg + bagagem de mão
           Mala extra: €80,00 antes on-line; €100,00 no aeroporto

Air France: 1 mala despachada de 23 kg + bagagem de mão
                  Mala extra: U$ 100,00

KLM: 1 mala despachada de 23 kg + bagagem de mão
          Mala extra: €80,00 antes on-line; €100,00 no aeroporto

British Airways: 2 malas despachadas de 32 kg + bagagem de mão

TAP: 2 malas despachadas de 32 kg + bagagem de mão

Lufthansa: 1 mala despachada de 23 kg + bagagem de mão
                Mala extra: €75,00 23kg até 158 cm de comprimento; €175,00 23kg com 159 cm ou                   mais.

Delta airlines: 2 malas despachadas de 23 kg + bagagem de mão
                       Mala extra: €75,00

Além dessa questão da mala, para quem for sair do Reino Unido para o Brasil, é sempre bom tentar todos os aeroportos, sendo os principais os de London, Manchester, Glasgow e Edinburgh, seguindo está ordem tem termos de "melhores ofertas".

Espero ter ajudado de alguma forma com esse post! Para mim ficou bem mais fácil decidir alguma coisa depois de ter organizado todas essas informações. :)

Detalhe: para quem tiver a oportunidade, os voos são infinitamente mais baratos durante as meia estações (de setembro a novembro e de fevereiro a abril).

Tenho muita coisa boa para contar e logo logo volto para contar tudo sobre meu Summer project!

Beijos e até mais!









quarta-feira, 29 de maio de 2013

Passagens aéreas - a saga do PSE

Olá pessoas,

como eu já havia comentado em posts anteriores, eu já comprei minha passagem para a viagem. :)
Tem coisas na vida que parecem ser simples e, na relidade, deveriam mesmo ser. Hoje é um dia de mais uma chateação rápida nesse processo do CsF. Para vocês entenderem melhor o que houve, vou explicar algumas coisas sobre minha situação como bolsista do CsF.

Quando eu fiz meu IELTS, fiquei com 5.0 de nota na banda do Listening (a prova é composta de 4 bandas - Listening, Reading, Speaking, Writing, mas sobre a prova eu falo outro dia), o que me desclassifiaria do processo seletivo até o penúltimo edital, pois para ir estudar no UK vc precisa ter ao menos 5.5 de overall (a sua média nessas bandas) e ao menos 5.5 em cada uma delas. Porém, no atual edital, dependendo da nota do aluno, ele pode ir fazer pre-sessional english course, que é um preparatório para os alunos antes das aulas da Uni de fato. O CsF concedeu então bolsas de 3 ou 6 meses a mais para esses cursos e, por causa desse 0,5 ponto a menos, eu farei o curso de 3 meses. Ok, tudo certo, depois do perrengue e da ansiedade para ajeitar as coisas na minha facul aqui no Rio e não perder o semestre, eu fiquei super feliz com essa oportunidade e tem dado quase tudo certo.

Duas coisas profundamentes irritantes que eu descobri com essa história de passar um ano e três meses fora são: 1) as apólices de seguro saúde e viagem duram no máximo 1 ano e 2) passagens aérea tem validade de no máximo 1 ano também. O que isso quer dizer?

Em relação ao seguro, eu tenho que fazer 2 apólices, uma para esse período menor que um ano que antece as aulas e outro de 1 ano que corresponde ao ano letivo. Também poderia fazer logo por 1 ano e depois renovar para o restante dos dias, mas preferi a primeira opção, pois encontrei uma empresa que dá decontos para alunos do CsF por 1 ano, 120 dias e 90 dias e eu quero viajar assegurada! :) Vou postar depois sobre isso também!

Já em relação às passagens aéreas, o grande lance é que eu simplesmente não posso comprar ida e volta, que de um modo geral na vida, em especial para vôos internacionais, é infinitamente mais barato do que comprar só uma passagem de ida. Até aí tudo ok, tudo bonito. Mas depois eu fui procurar saber e vi que algumas empresas oferecem, enganosamente, a possibilidade de fazer alterações nas passagens (como de data) ou cancelamento por uma taxa especificada no tipo de bilhete e/ou na hora da compra, desde que eu fizesse isso após o embarque de ida. Por exemplo, a TAM com seu bilhete mais simples oferece esse serviço por U$200 e a Lufthansa o mesmo por U$120. Apesar de não poder comprar o bilhete e remarcar para a data que eu gostaria de voltar (porque ultrapassaria a validade de 1 ano do bilhete, que conta a partir da data de embarque da ida), eu pensei (e muitos na mesma sittuação) que bastaria cancelar a passagem de volta e pedir o reembolso, pagando e taxa e ficando com o troco. Em termos práticos, abater a taxa do preço da passagem e ser reembolsada pela diferença.

Na hora de comprar minhas passagens, obviamente a ida e volta juntas estavam bem mais baratas que apenas a ida e os melhores preços na época eram da TAM e da Lufthansa. Então eu liguei nas duas empresas no mesmo dia, duas vezes em cada, e perguntei várias vezes, exemplificando de formas diferentes e eles falaram que o reembolso era exatamente como eu expliquei acima. Show! Fiquei super feliz, porque eu paguei R$2784,28 de ida e volta na Lufthansa nos trechos Rio-Edimburgh /Edimburgh-Rio (a ida sozinha mais em conta era mais de R$3600), sendo a volta do meu bilhete pouco mais de 1400, abatendo os U$120 de taxa eu ficaria com uns R$1000 de troco. Só que não.

Houve alguns questionamentos no grupo de embarque do Rio para o UK no facebook sobre essa questão da passagem e eu liguei na Lufthansa DE NOVO para me certificar. Só que agora eu já tinha comprado né... o atendente pediu o número do meu bilhete para verificar e me informou que este cancelamento com reembolso funciona desta forma que eu expliquei, MAS no dia que eu ligasse para cancelar, eles verificariam quanto custaria uma passagem de volta naquele momento, na data da minha passagem original de volta, acrescentariam a taxa de U$120 do reembolso e, nessa lógica, eu acabaria PAGANDO para cancelar minha passagem (já que essa passagem que a empresa se baseia para fazer a conta seria bem mais cara que a minha, pois corresponderia a um trecho sozinho de ida...). Resumindo, isso não está escrito em lugar nenhum (pelo menos não está claro dessa forma no regulamento da passagem, que é beeeeem genérico) e foi uma bela de uma propaganda enganosa!

Sinceramente, eu só não estou tão chateada com essa história porque eu não estava contando com esse dinheiro, inclusive, perdendo a passagem de volta, eu to gastando menos do que se eu tivesse comprado só a ida, que estava, e fica cada dia mais, caríssima. Inclusive, a melhor alternativa será não comparecer no embarque, pois assim eu não pago nada. Se eu cancelasse, entraria nas mesmas condições do reembolso e gastaria dinheiro.

Ainda estou vendo como proceder em relação a isso, mas devo fazer algo mais para frente quando tiver tempo e, provavelmente, quando já estiver lá. Certamente farei alguma carta de reclamação, na ANAC, no PROCON e na própria Lufthansa. Mas não to esquentando mesmo com isso, pois não estou tão to no prejuízo, porém poderia ser mais beneficiada, obviamente. Postei mais para alertar quem tem lido isso aqui (será que alguém tem lido?). Além disso, essas questões se aplicam às remarcações e muitos ficam nessa situação: compram com a garantia que podem remarcar, e podem, mas na hora de fazer isso, a taxa paga é sobre o preço da tarifa daquele dia daquele trecho específico, o que acaba ficando bem mais caro.

Apesar dessa chateação, estou muito feliz porque hoje acabou meu penúltimo rodízio antes de viajar! segunda começa Cardio e dia 18 acaba. Aí é só contar as horas para ir! E por falar em contar...

FALTAM 25 DIAS! :D

Beijos

quarta-feira, 22 de maio de 2013

CsF: a reta final

Parece incrível, mas em pouco mais de um mês minhas aulas do PSE em Dundee já irão começar!

Engraçado que até sair o resultado do CNPq dos homologados e logo em seguida a offer, parecia que tudo acontecia muuuito devagar.  Porém, depois disso, as coisas estão acontecendo loucamente rápido! Além de o resultado ter saído mês passado, acho que o fato de o PSE em Dundee começar já no dia 24/06 e de eu estar em um semestre sabidamente corrido aqui na UERJ (com muitas aulas e uma prova atrás da outra) tem contribuído para essa sensação de que está tudo corrido mesmo e cada diazinho que passa eu vejo a data de partida mais perto!! :)

Bom, fazendo juz ao título do post, vou dizer o que aconteceu depois da lista oficial e da offer, dando continuidade ao que fazer depois disso como aluno do CsF do UK.

Como eu disse no post anterior, logo depois da offer, Dundee já agilizou o cadastro no sistema interno deles, o MyDundee. Depois disso, tive que preencher varias coisas nos sistemas da Uni, também em relação ao PSE. Foi uma certa agonia, porque quase todo dia tinha um e-mail novo e eu gelava achando que era o CAS, mas era para preencher mais uma coisa. Hehehe

Finalmente, na quinta passada, quando eu acordei havia um e-mail pedindo para confirmar alguns dados que estariam no meu CAS! Quando eu li “CAS” quase morri, mas depois percebi que era só uma confirmação! Heheheh. Esse dia também foi muito emocionante e foi quase um “caiu a ficha” para mim. Digo quase porque acho que isso só vai acontecer mesmo quando eu chegar em Dundee e ouvir pela primeira vez, ao vivo e a cores, o sotaque escocês!

O “quase caiu a ficha” foi na realidade por causa da palestra que o Departamento de Cooperações Internacionais da UERJ organizou. Foi bem legal, os alunos tiraram dúvidas e tal… mas o grande lance foi quando a Coordenadora do CsF na UERJ começou a nos parabenizar pela conquista, falar o que esperava de nós como intercambistas e desejou boa viagem com um sorrisão no rosto. Eu fiquei com um frio na barriga e quase chorei! Mas vou deixar para chorar de alegria depois. :)

Bem, na sexta eu tava crente que teria CAS e que eu poderia ir atrás do meu visto, mas nada… mais uma semana de espera e o dia 24/06 lá mes esperando, sem visto, sem passagem… Passei o fim de semana nessa agonia, quando na segunda, 6 e pouquinho da manhã, como de costume, chega um e-mail de Dundee com o meu CAS!!! Foi maravilhoso!!! Eu fui para faculdade e falei com meu namorado que iria preencher os documentos e fazer a application no VISA4UK. Porque né, achei que seria rápidinho. Só que não! Hahaha

Eu fiquei a manhã tooooda fazendo: application do visto, preenchendo depois o appendix 8 e fui almoçar quase 13h. Só não foi pior porque meu namorado lindo estava comigo e me ajudou com as pecuinhas que apareceram! Como vou fazer PSE e essa é a primeira vez que isso é possível no CsF, surgiram dúvidas, o que demorou o processo. Além disso, tive uma intercorrência que me irritou um pouco. Vou deixar aqui minhas dicas desse momento:

-a intercorrência: eu não sou registrada com o nome do meu pai, só com o da minha mãe. Só que no site do visa4uk vc não consegue passar a página sem preencher os campos do pai… e não há nenhuma orientação de como proceder assim, fácil, sabe?? Nem ligando no consulado e no WolrdBridge eles souberam responder… Detalhe que vc por minuto, no cartão de crédito, paravser atendido pelo telefone pelo WorldBridge! O Davi procurou, até achar uns docs com essas orientações. No caso, é só colocar “Not known” nos campos e na data de nascimento dele “01/01/1900”.

-Superado isso, vieram os dilemas do Appendix 8. Mas não tem drama, é só seguir o seu CAS! Ele tem as datas e todos os valores de custo do curso. Além disso, tenha a carta de benefícios do CNPq a mão. No caso do PSE, os valores do $ que teremos lá devem ser multiplicados pelo período de duração do curso (no meu caso, 3 meses), porque depois teremos outro visto para o ano seguinte de estudos.

Quando acabei tudo isso, na hora de pagar tive que esperar um pouco, pois o cartão não era internacional e para efetuar o pagamento ele deve ser! Aí minha mãe mudou e tal. Fui para aula e quando saí o pagamento estava aprovado! Assim, pude marcar a entrega dos documentos. Adivinha? Consegui para o dia seguinte, que foi hoje, 10:55h! Então separei os originais e as cópias diritinho, peguei meu passaporte e deixei em uma pasta,  tudo bem organizado.

Com a data da entrevista marcada, fiquei tranquila para ver passagens, porque assim tenho uma previsão de quando o visto chegaria. Foi o que eu e Davi fizemos o resto do dia. Brigada pelo companheirismo, meu lindo! Vc foi tudo hoje e é sempre! <3

Aí hoje eu fui entregar os docs lá, que fica no edifício Argentina, aqui no Rio. Foi muito rápido, fui atendida na hora e em 15 minutos saí. Preferi tirar as fotos lá e paguei pelo serviço de sms que diz onde estão meus documentos e como anda o processo, apesar de poder ver isso pela internet também. Bom, o visto demora cerca de 15 dia úteis para chegar, podendo ser antes ou depois.

Para ficar mais tranquila, eu pesquisei as passagens e na semana anterior ao dia 24/06, os preços mais em conta que achei foram no dia 19 e no dia 23. Queria muito ir dia 19, para chegar tranquila, me adaptar melhor lá, comprar o que precisar e tal, maaaas, 15 dias úteis caíria no dia 13/07, porque tem feriado no meio e deve emendar.  Acabei achando dia 19 muito em cima e dia 23 mais seguro. Além disso, no e-mail de Dundee do CAS, diz que eu devo solicitar o alojamento e ainda não sei ao certo que dia ele estará liberado lá. Assim, comprei minha passagem para dia 23, saindo do Rio e chegando em Edimburgh dia 24, o primeiro dia de aula. :D

Como sou PSE, mais uma peculiaridade em relação às passagens aéreas: eu vou passar 1 ano e 10 semanas lá, assim, não consigo comprar ida e volta com uma data válida de volta, pois os bilhetes aéreos valem por apenas 1 ano. Em geral, as passagens são mais baratas quando se compra ida e volta, ao invés de só ida e obviamente, isso aconteceu comigo… principalmente porque está super em cima! Bem, para resolver a questão, me informei nas companhias mais em conta nesses dias, e no caso da Lufthansa e da TAM, eu posso pagar uma taxa e solicitar o reembolso após o cancelamento da minha volta. Fica assim:

-TAM: solicitar cancelamento após a ida, antes da volta (preferência por  1 mês antes), na validade do bilhete. Na passagem Acces (mais barata), a taxa custa U$200. Assim, se minha volta custava U$800, irei receber  U$600 de reebolso. Os preços variam por tipo de passagem.

-Lufthansa: mesmo esquema, mas custa U$120 de taxa e eles pedem para conferir na hora da compra se é possível para aquela passagem, pois algumas promoções não incluem esse serviço. No meu caso, tava incluso. Além disso, para remarcar custa o mesmo preço.
Agora, assim que o dinheiro entrar na conta, vou fechar meu seguro saúde e viagem e fazer uma procuração em nome de minha mãe para deixar aqui, caso precise resolver isso. Além disso, preciso fazer minha carteira de vacinação internacional e comprar uma mala!

Bom, esse dois dias foram um saga, mas eu tirei um super peso das minhas costas e to beeem mais tranquila! Começou a contagem regressiva oficial!!!

FALTAM 33 DIAS!!! :D