Mostrando postagens com marcador Scotland. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Scotland. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 30 de junho de 2015

Throwback Scotland: 2 years already! - 2nd part

Oi oi!!

Dando continuidade a sequência de posts sobre Edimburgo, hoje vou contar um pouco sobre a minha experiência com o Ano novo em Edimburgo, o famoso Hogmanay! :)


Sobre o Hogmanay

Essa foi uma das coisas mais lindas e emocionantes que me aconteceu na Escócia, simplesmente porque tudo fica mais lindo e mágico no ano novo! Apesar de ser muito frio, o evento vale muito a pena.

Todo ano o site do Hogmanay (confere aqui o último) atualiza as informações do evento, que possui mini eventos distribuídos em mais ou menos três dias de festa. Pelo que eu vi, os eventos costumam mudar um pouco a cada ano, mas os principais se mantém os mesmos sempre. No ano em que eu fui (2013/2014), eu comprei tickets para:

Torchlight procession, que é muito, muito legal mesmo! Na verdade foi o que eu mais gostei. É basicamente uma procissão super tradicional (pelo que eu entendi, desde os vikings isso acontece, num ritual antigo) com tochas de fogo. Sim, eu fiz uma procissão com uma tocha de fogo! Hahaha. Tudo é super organizado, basta chegar no horário, entrar nas filas para receber as tochas e depois ir andando. A procissão atravessa a cidade chegando até a topo do Calton Hill, que fica lindamente iluminado, além da fogueirona ao lado dele. Na virada do dia 30 para o dia 31 de dezembro, quando a procissão acaba, existe uma queima de fogos por trás do Calton Hill, com umas luzes coloridas mara e música acompanhando! Foi demais! Eu quase congelei os pés naquela terra molhada, mas foi demais!

Todas as fotos são do Davi! Já deu pra perceber que eu fico preguiçosa com fotos quando estou com ele. Hehe










Candlelit concert na St Gile's Cathedral já no dia 31/12 foi uma atividade mais tranquila, havia um público um pouco mais velho, mas eu achei muito lindo! Foi um concerto de música clássica dentro da St Giles (uma igreja bem famosa no meio da old town), com o ambiente ainda natalino. Foi muito bonito e emocionante! :)

Essa é a St Giles! 





Street Party, na virada, em que várias ruas da old town são fechadas, com alguns palcos com bandas se apresentando em locais diferentes. Com este evento, é possível ver a queima de fogos que sai por trás do castelo mais de perto, bem como a queima de fogos do Calton Hill (eu escolhi a primeira opção!) de modo mais confortável em relação a quem não comprou ingressos.





Telão com a contagem regressiva!



Os fogos que também estavam acontecendo no Calton Hill






Durante o dia eu não fiz muita coisa, porque choveu muito e estava bem frio, além de eu já ter visto as principais coisas da cidade antes disso.

Detalhe sobre o Hogmanay: se programe com meses de antecedência, porque as hospedagens ficam as mais caras do ano e simplesmente ACABAM! Além disso, os próprios tickets do evento costumam acabar. Fica complicado comer em qualquer lugar, então é sempre bom ter uma segunda opcção. Por fim, a festa de rua acaba cedo e as pessoas ficam bebendo e dançando na rua depois da virada. Se você pensa em uma balada, pub ou um restaurante depois disso, apenas com reserva antecipada.

Outro detalhe, porém estranho: eu estava super-hiper-mega empolgada com o Hogmanay, porque pelo que eu tinha pesquisado, o reveillon em Edimburgo é um dos mais animados e bonitos da Europa! Todos os outros lugares pareciam meio desanimados e realmente várias pessoas de diferentes lugares me confirmaram isso depois. Porém o fato de o Hogmanay ser o mais badalado, longo (3 dias de festa!), animado, colorido e blá blá blá, quem está acostumado com 20-30 minutos de queima de fogos sincronizados com música em Copacabana se decepciona um pouco. Obviamente que o contexto todo foi mara demais, eu amei! Mas a virada em si teve 5 minutos de queima de fogos e foi isso. Depois só tinha gente bêbada na rua mesmo. Eu acabei gostando mais do dia 30 do que do dia 31 em si.

Acho que para quem quer conhecer um coisa diferente, vale muito a pena! Porém, acho melhor não criar muitas expectativas e ir de coração aberto para curtir algo totalmente diferente do que estamos acostumados. :)

Abraços!

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Throwback Scotland: 2 years already! - 1st part

Nem parece mas no dia 23/06 se foram dois anos em que eu parti para Escócia para viver os quase 1 ano e 3 meses que chamei de os melhores até agora! :)

Não tem como esquecer o dia que eu desembarquei em Edimburgo e peguei um double-decker bus vermelho que estava tocando uma música em gaita de fole e me deixou no centro da minha cidade preferida: Edinburgh. Acho que aquele sentimento gostoso que me ocorreu naquele momento me dizendo que realmente aquilo estava acontecendo nunca mais vai sair da minha memória!

Por conta disso resolvi fazer uma sequência de posts com um apanhado de coisas que pude visitar em todas as vezes que fui à Edimburgo! Sim talvez você esteja pensando "mas ela não morou em Dundee?". Sim, mas eu já postei aqui tantas vezes e tantas coisas diferentes sobre Dundee, que preferi postar sobre a cidade mais linda da Escócia dessa vez!

Foram tantas vezes que eu fui à Edimburgo que eu nem vou contar o que eu fiz eu cada uma delas, porque eu vou acabar ficando confusa. Então vou comentar sobre as vezes em que fui para alguns eventos específicos. Além disso, vou fazer alguns posts sobre outras coisinhas mais:

- os dois Festivais Internacionais de verão (agosto de 2013 e agosto de 2014), nos quais eu fui ao Royal Edinburgh Military Tattoo assistir a um dia de apresentação nas duas vezes;
- o Hogmanay, que é a comemoração do ano novo!
- e o St Andrew's day, dia 30/11, que é o dia do padroeiro escocês.
- Atrações legais e lugares para visitar
- Lugares para ficar
- Lugares para comer, beber e sair

Bem, então vamos lá para o primeiro post da sequência!

Sobre o Festival Internacional de Verão

Bem, na verdade não existe um único festival de verão que acontece todos os anos em Edimburgo. O que de fato acontece é uma grande reunião de festivais em um único período do ano que eles chamam de Festival Internacional de Verão (confira aqui o site de 2015!), que pega o mês de agosto de todo, sendo que alguns eventos já começam em julho mesmo. Existem atividades todos os dias, em vários horários do dia, sendo que muitas delas são de graça!


Todas as fotos dessa segunda vez são créditos do namorado ;)







As mais badaladas geralmente são pagas, como é o caso do Royal Edinburgh Military Tattoo (confira aqui), que é a apresentação de bandas militares, com música e danças super coreografadas. São várias apresentações curtas em um mesmo dia, sendo que elas são diferentes de um dia para o outro e com temas diversos, geralmente falando sobre um país ou uma cultura diferente. É tudo muito bonito, com luzes coloridas e temáticas sob o castelo de Edimburgo (que fica de pano de fundo das apresentações) e fogos. O final é sempre muito emocionante e dá muita vontade de chorar (eu chorei, eu confesso! hehe).

Detalhes sobre o Military tattoo: a apresentação acaba bem tarde, quase na hora que passa o último trem e o último ônibus saindo de Edimburgo para qualquer outra cidade. Você pode dormir lá ou sair correndo loucamente como eu fiz nas duas vezes! Hahaha. Na primeira vez eu esperei acabar e botei todos os bofes para fora quando tive que correr até a bus station. Já na segunda vez, como eu sabia o que acontece no final da apresentação (mas não vou contar aqui! Rá!), eu saí 5 minutos antes, porque aí não tinha nenhuma pessoa andando na rua, exceto os militares maras e as dançarinas lindas, aí corri também que nem louca para a estação de trem, que é um pouco mais perto (cheguei lá com a porta quase fechando!). Não recomendo essas aventuras se você não conhecer a cidade direitinho e também não tiver disposição. Porém, dormir em Edimburgo em dias de eventos importantes como esse sai muito caro em qualquer tipo de hospedagem...

Outro detalhe mais legal: é possível comprar os ingressos pela metade do preço nos dias em que a BBC esta gravando o evento, porque os câmeras e os fotógrafos podem ficar correndo no meio da apresentação. Na primeira vez eu fui no evento normal e na segunda vez usei este artifício). Perde um pouquinho a beleza e a sincronia dos artistas, mas vale a pena se você está querendo economizar. Ah! Os ingressos acabam muuuuuito rápido com ou sem BBC gravando! Tem que comprar bem antes do dia do evento, o que pode ser feito pelo próprio site dele, com um limite de ingressos por pessoa (não me lembro se 8 ou algo assim).

Além do Military Tattoo, existem muitas peças de teatro, porque teoricamente a comédia escocesa é muito boa. Nesse quesito teatro, o Fringe é bastante famoso, porém eu não tenho muito o que comentar pois eu não quis me aventurar nessa área. Eu imaginei que talvez eu não fosse entender muito o humor deles, muito menos o que eles estavam falando. Já acho stand up brasileiro rápido, imagina o escocês. O teatro Lyceum é também um teatro bem famoso, com muitas peças nessa época do ano.

Além do teatro, existem apresentações diversas, principalmente dança, ópera e orquestra, em vários locais e atividades de leitura/livros, e geralmente alguns locais abrem as portas para visitação gratuita. Confira aqui as principais atividades.

Existe o site geral do festival de cada ano, bem como cada tipo de evento mais consagrado tem o seu próprio site, que inclui a programação completa, possibilidade de comprar os bilhetes antecipadamente e outras informações. Confira os links de cada parágrafo anterior e explore o site principal do Festival Internacional de Verão. Para mim foram duas idas maravilhosas à Edimburgo, porque além de a cidade ficar linda no verão (apesar de ter chovido na segunda vez), muitos artistas de rua fazem apresentações gratuitas, além de ter muitos turistas e as ruas ficarem bem cheias. No final cansa um pouco, mas é legal ver a cidade tão diferente assim!

Bem, eu já havia feito um post sobre a minha primeira ida ao Royal Edinburgh Military Tattoo, (confere aqui), mas espero que esse post tenha complementado. Ele também matou um pouquinho da minha saudade de Edimburgo. Nos próximos dias continuarei postando sobre a cidade mais linda de todas! :)

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

E depois dizem que 13 dá azar!

Olá pessoas!

Já é quase ano novo e nem acredito que vou dizer isso, mas é verdade: esse é o último post do ano de 2013! Por causa disso eu estou um pouco reflexiva.

Eu já passei por muitas coisas boas nessa vida, muitas alegrias, fiz muitos amigos, conquistei coisas importantes pelas quais batalhei e aprendi muito com tudo isso, mas nada se compara ao que foi esse ano de 2013!

Boa parte do ano girou em torno de 'como manejar as situações para que tudo desse certo', pois desde que decidi me inscrever no CSF tive que mudar algumas coisas, principalmente em relação à minha faculdade. Além disso, acho que nunca estudei e aprendi tanto na faculdade, nunca gostei tanto do que eu faço e nunca vi o tempo passar tão rápido desde que entrei na UERJ. Depois do resultado positivo e da offer da Uni of Dundee então, nunca vi o tempo voar tanto!

Depois da offer, além da rotina da própria faculdade, eu estava ansiosa e resolvendo mil coisas para que tudo desse certo em relação à minha vinda para Escócia e quando eu fechei e abri meus olhos, estava no aeroporto me despedindo da minha família, amigos, namorado...

Depois cheguei aqui sozinha, tudo diferente, pessoas diferentes, todo dia aprendendo coisas novas. Mais do que isso, o tempo estudando inglês foi maravilhoso para mim! De lá para cá, fiz tão bons colegas e amigos, alguns dos quais já tive até que me despedir neste final de ano, infelizmente. Aliás, acho que essa é umas das únicas partes tristes de fazer intercâmbio: tantas despedidas! Temos que nos despedir de pessoas e de lugares maravilhosos, assim como desapegar de várias coisas que não teremos mais no nosso retorno, e isso as vezes é mais triste do que eu já imaginei que pudesse ser...

Finalmente, passei pelo meu primeiro semestre cursando Neuroscience na University of Dundee e aprendi demais! Tive que ler e entender algumas coisas um pouco desinteressantes para mim, afinal, não estou fazendo exatamente o meu curso aqui e tive que abrir mão por um ano de uma das coisas que mais gosto dessa vida: ouvir, entender, examinar e orientar pessoas. Acho que nunca serei tão feliz quanto no dia em que eu puder fazer isso com a plenitude que um médico pode fazer.

Por outro lado, todo o conhecimento de farmacologia e fisiologia que adquiri aqui, de forma muuuito mais aprofundada do que aprendi na minha faculdade (afinal o meu curso aqui é bem 'científico' e voltado para pesquisa) me fez entender melhor várias coisas que eu 'passei batido' quando estudei no Brasil, ou que mesmo não tive acesso lá. Além disso, foi muito importante neste semestre para mim ter tido contato com materiais de laboratório tão avançados e ter aprofundado de forma prática meus conhecimentos de estatística e análise de dados. Acho que vai facilitar bastante minha vida no futuro, principalmente em relação às possibilidades do que fazer após terminar a faculdade.

Finalmente, a diferença nos métodos de ensino (e consequentemente de avaliação), bem como a diferença da estrutura que a Universidade aqui me oferece, me fizeram aprender outras formas de estudar, pesquisar, entender e produzir. Em especial, foi muito bom ter aprendido a escrever tão melhor em inglês e ter praticado tantas vezes com todos os reports e essays que eu tive que fazer.

Por último, tem sido maravilhoso poder administrar o meu dinheiro de modo que eu possa realizar algumas coisas que eu não sei bem quando realizaria por minha própria conta, como as viagens que pude fazer. Conhecer pessoas tão diferentes, hábitos e culturas tem sido maravilhoso e tem me feito aprender a respeitar muito mais as pessoas e os ambientes do que eu já respeitava antes. Tenho observado e aprendido muito, cada dia mais!

Detalhe: engraçado como as as pessoas são preconceituosas. Por diversas vezes eu escutei ou li pessoas criticando o programa CSF e os estudantes que dele participam. Sim o programa merece críticas, assim como muitas coisas nessa vida, mas isso não quer dizer que generalizar de forma negativa o que os alunos que estão fora estão fazendo da vida seja uma boa idéia. Sempre que generalizamos pessoas de forma negativa corremos o risco de ofender alguém, porque é impossível que tanta gente reunida esteja fazendo besteira. Ontem mesmo eu estava ouvido o grupo de brasileiros (que quando estão em outro país falando português acham que ninguém nunca vai entender) criticando os alunos do CSF que, segundo eles, "estão torrando o nosso dinheiro no exterior"... Isso me deixou mal humorada por alguns minutos, mas depois pensei "não vou estragar este momento tão bom (que depois eu conto porque!) por causa de gente assim". 

As pessoas não concordam com as políticas e decisões do nosso governo e ficam culpando as pessoas favorecidas por essas políticas. E o pior, falando besteiras e fazendo generalizações pobres de espírito. Se o problema é a quantia de dinheiro investido que poderia ser investido de outra forma, ou seja, a política do programa, por favor, não critiquem os alunos que estão neste momento usando o intercâmbio para aprender, mas que também tem férias, feriados e finais de semana para fazerem o que desejarem com o dinheiro que recebem. Administrar o dinheiro que recebo cabe a mim mesma. Por outro lado, ser um cidadão mais ativo que pode sim influenciar as políticas de governo e a forma como o dinheiro público é investido, isso as pessoas não querem fazer, porque é mais fácil apontar o dedo para quem está, de alguma forma, sendo beneficiado por essas políticas do que fazer alguma coisa mais útil.

Eu sempre falo isso: desde o meu primeiro verão de férias na faculdade eu faço Iniciação Científica (IC) no Brasil, sendo que parei apenas um mês antes de vir para cá; na maior parte do tempo tive bolsa de IC, mas também trabalhei bastante de graça; eu sempre usei minha bolsa para pagar meus gastos de lazer e de comidas extras na faculdade que não o almoço e sempre deixei para pedir para minha mãe apenas o dinheiro necessário para as coisas básicas da minha vida acadêmica ou coisas que eu pudesse pagar e que ela pudesse ajudar; além disso, usei esse dinheiro para fazer algumas viagens da faculdade, comprar algumas coisas e tudo que eu quisesse, pois o dinheiro era meu, mas também era uma bolsa vinda do governo. Por que então agora eu tenho que ouvir tantas críticas negativas sobre estar recebendo uma bolsa do governo e gastá-la também para o meu lazer? Gastar o que sobra do dinheiro que recebo para sair e viajar, comprar o que eu quiser e também economizar, me faz uma má pessoa se eu também estou aqui cumprindo as minhas obrigações como fazia quando recebia bolsa durante a faculdade no Brasil? 

Mas voltando ao tema deste post, esse foi um ano maravilhoso para mim e sem dúvidas o melhor pelos quais já passei! Eu sempre achei que quando um ano se passava ele havia sido melhor do que o anterior, seja por um motivo pequeno, seja por um motivo enorme.

O fato é que esse ano de 2013 tem tantos motivos para ser o melhor de todos que já passei que eu só consigo pensar que, seguindo minha lógica de 'melhoria continua' (como diria minha mãezinha) dos anos que se passam, eu acredito que 2014 será simplesmente maravilhoso! :)

Espero que o 2013 dos leitores do blog também tenha sido muito bom e tenho certeza que para mim, para vocês e para todos que gostamos, 2014 será melhor ainda!

Feliz ano, bonitos!

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Novembro especial: St Andrew's Day

Olá pessoal! :)

Como havia dito no último post, havia mais uma data especial de novembro para ser contada por aqui, que foi o St Andrew's Day. De lá para cá muita coisa aconteceu, eu conheci muitos lugares e também estudei bastante para a minhas provas de final de semestre. No fim das contas, minhas provas passaram, eu viajei logo em seguida e cá estou para contar as novidades.

Sim, eu sei que demorou, mas vamos lá!

St Andrew é o santo padroeiro da Escócia e por isso, o dia 30 de novembro, dia de St Andrew, também é chamado de o dia da Escócia. Nesse dia, muitas comemorações acontecem pela Escócia e diversas atrações geralmente pagas ficam de graça por um ou dois dias. Para quem estiver aqui na Escócia nesta época do ano, vale a pena conferir no site do Visit Scotland quais cidades terão programações especiais para esta data e quais delas são gratuitas. Geralmente é necessário pegar um ticket on-line para as atrações. Muita coisa boa acontece de graça! :)

Por conta disso, eu fui passar o final de semana do dia 30/11 em Edinburgh (mais uma vez!), já que o Edinburgh Castle estava de graça, dentre outras coisas que eu vou falar já já. Normalmente o valor de entrada é £16,00, mais caro do que o hostel que eu paguei (fiquei novamente no High Street Hostel, com uma diária de £13,00).

Detalhe: sabendo o que queremos e pesquisando com antecedência, dá para fazer muita coisa com muito pouco. Não paguei nenhuma atração em Edinburgh, pois as únicas pagas que eu queria visitar já estavam de graça, o Hostel é bem localizado e eu fiz tudo a pé e por fim, comprei tickets do Megabus com antecedência, o que ficou £7,00 ida e volta!

A maioria das coisas que eu fiz nesse final de semana foram novas para mim, mas como era a primeira vez em Edinburgh do Davi e das minhas meninas aqui do Flat, passei por alguns lugares que já conhecia. Mesmo assim, aquela cidade consegue ser linda! Acho que ela merece uma visita em cada estação do ano, porque fica tudo diferente, colorido e maravilhoso do seu jeito nas diferentes épocas.

No sábado nós chegamos e fomos direto para o Holyrood Palace (a casa oficial da Rainha em Edinburgh) e logo em seguida para o The Queen's Gallery (que tem exposto a história da família real em cartoons, daqueles feitos por críticos em jornais). Ambos são pagos (e não são baratos!) e estavam de graça no dia 30/11 também.






Gatinho amigo do passeio. :}


Com as fofíssimas!




Depois de lá, andamos pela Royal Mile até chegar ao Edinburgh Castle, que ocupou uma boa parte do restante do nosso dia. O castelo é muito lindo, enorme e com vários pequenos museus dentro dele, explicando bastante coisa sobre o exército e as guerras, principalmente. Foi o castelo mais bonito, conservado e informativo que eu já fui. Os outros (principalmente os particulares) não são tão legais assim. Se fosse para pagar, valeria muito a pena! Sem falar na vista maravilhosa que se tem da cidade por diversos ângulos, o que no meu caso incluiu o por-do-Sol! :)



Olha quem estava na frente do castelo passeando!




Todos os dias tem tiro de canhão no castelo (não me pergunte se reais ou não, pois tinha cheiro de pólvora e barulho).







Cidade linda! <3










Saindo do Castelo, fomos caminhando até o Princes Street Gardens  para aproveitar o Christmas Market! Nessa época do ano a maioria das cidades por aqui (todas que eu visitei, pelo menos) tem Christmas Market. Eles são bem legais, com brinquedos para crianças, geralmente tem patinação no gelo, vários tipos de comidas típicas (ou não) e algumas coisas para comprar, como gorros, luvas e outros acessórios de frio. O mais legal mesmo para mim é o fato de eles estarem, no geral,
no centro da cidade, o que me permite ver as luzes de Natal mais lindas, que eu amo!!! Nem preciso comentar que Edinburgh estava uma fofura, né? :}










No dia seguinte ficamos apenas eu e Davi em Edinburgh. Nós acordamos cedo e fomos conhecer o Arthur's Seat, que é uma colina super linda de onde dá para ver Edinburgh bem do alto. Pela manhã foi super legal, porque o dia estava bem claro, o que gerou uma vista perfeita com fotos bem legais!

Detalhe: vou contar um segredinho aqui. A gente caminhou e quando chegamos lá em cima vimos que não estava tão alto assim. Olhamos para trás e vimos que na real havia várias opções de caminho. Hehehe. Escolhemos um que ficou no meio termo entre o pico e alguns pontos de parada mais baixos. Tudo bem, a gente sobe mais uma vez (dessa vez pelo caminho certo)!











Depois de lá, caminhamos até o Calton Hill, próximo ao Arthur's seat, que é uma colina de onde se pode ver muito bem a cidade também. De lá é legal porque a vista para o lado do mar fica super bonita e mais próxima. Além disso, existem alguns monumentos bem legais também.











Meu fotógrafo que tirou todas as fotos deste post :)




Como se minhas pernas não cansassem, continuamos andando para o centro da cidade e paramos em um restaurante italiano para comer (por um preço camarada, aliás!), que ficava na esquina oposta ao The Balmoral, mas eu não me lembro o nome. :(

Aproveitamos para caminhar pelo Princes Street Garden, durante o dia desta vez, passar pelo The Scott Monument e chegar ao chafariz de onde todos tiram a foto de cartão postal de Edinburgh. Claro, pois é muito lindo mesmo!





Castelo lindão :)





Detalhe: repare na placa do monumento, que eu não havia percebido nas outras vezes que fui até lá!

Nós tiramos esse final de semana para andar pela cidade mesmo. Acabamos fazendo um caminho aleatório super legal, passando por umas ruas diferentes que eu nem imaginava, passamos pela estátua do Bobby e chegamos até o National Museum of Scotland. Apesar de não ter conhecido tantos países e cidades na minha vida, posso dizer com toda certeza que esse foi o melhor museu que eu já conheci! Era muito legal, interativo, bonito, organizado e, claro, de graça! Além disso, o último andar dele é ao ar livre e de lá eu pude ver um por do Sol lindão, olhando para vários lugares lindos da cidade.








Detalhe: nesse museu está a ovelha Dolly empalhada, porque o ela é escocesa e a pesquisa de clonagem que a envolveu aconteceu na University of Edinburgh!

Saindo de lá nós jantamos no Christmas Market (de novo hehehe) e fomos para bus station para cada um seguir para sua casa: eu vim para Dundee e o Davi foi para Glasgow.




Esse final de semana em Edinburgh foi um 'descansinho' perto das duas semanas de estudo que vieram logo em seguida. Depois delas eu tive as quatro provas do semestre em quatro dias seguidos e foi uma canseira só. Mas isso tudo eu vou contar em um post bem bonito que eu vou fazer este mês sobre a University of Dundee! ;)

Passadas as provas, fui direto para um lugar que me trouxe muita sorte e diversão! Essa semana tem bastante novidade, pois vou aproveitar minha semana de férias para contar para vocês o que foi esse mês de dezembro e esses primeiros 6 meses de Escócia (completados ontem!).

Beijos!