Olá pessoas!
Esse post é para você que, como eu, é marinheiro de primeira viagem e nunca saiu do Brasil. Em especial, para nós que iremos para o UK como estudantes do CsF e, consequentemente, temos que tirar o visto de estudantes maravilhoso e phyno.
Em primeiro lugar, você deve ter um passaporte! Quando eu comecei essa história toda, foi uma das primeiras coisas que fiz, mais ou menos na mesma época em que fiz o IELTS. Afinal, temos que parcelar os gastos (que não são poucos), né? Para o tirar o passaporte é muito lindo e simples. Basta ir no site da Polícia Federal na opção passaporte, agendar e pagar. Me lembro que custou em torno de R$150,00. Se você mora no Rio, agende no Galeão, porque sempre tem mais opções de datas e o atendimento é muito rápido! Rapidinho você já pode pegar também. Se não me engano foram umas 2 semanas.
Apesar de ter sido extremamente rápido tirar meu visto, é uma coisa um pouco mais burocrática que as tantas que temos que fazer. Primeiramente, você só pode tirar seu visto de estudante se você já tiver recebido o seu CAS da sua Uni lá no UK e se faltar menos de 3 meses para o início do seu curso. Nesse documento haverá algumas informações que você usará para preencher o Appendix 8, que é um documento que você pega no site da UK Border Agency, o site que você deve aplicar para ter seu visto.
Antes de preencher o Appendix 8 você deve preencher on line tooooodo o testamento que tem lá no site e irá gerar seu VAF. Para mim essa foi a parte mais chata e demorada. Não tenho certeza se eu expliquei isso aqui ou no grupo do pessoal desse edital, mas vou deixar a dica aqui de qualquer forma: na hora de preencher do documento no site, nenhuma informação praticamente fica em branco. Só que eu não sou registrada com o nome do meu pai, apenas com o da minha mãe. E foi um super perrengue na hora, porque eu estava com pressa e precisava fazer aquilo logo, já que estava tudo muito em cima da viagem, por conta dessa história de PSE e tudo mais, além de simplesmente esta informação não estar facilmente disponível no site da UKBA. Bem, depois de algum tempo pesquisando, o Davi achou para mim a informação de como proceder na internet e deu certo (afinal, eu já tenho o visto!). É necessário colocar "Not Known" em todos os campos e na data de nascimento 01/01/1900. Lembrando que você pode ir e voltar nas páginas e ir salvando até preencher tudo.
Quando acaba essa parte, você chega na parte do pagamento, que eu fiz com cartão de crédito (internacional e com limite suficiente para o pagamento). Com o pagamento, é gerado um documento com todas aquelas informações preenchidas, o VAF, que você deve imprimir e assinar para levar no dia da entrega dos docs. Além disso, com o pagamento, você consegue agendar a data de entrega dos docs na WorldBridge. Acreditem se quiser, mas eu consegui para o dia seguinte. Tudo bem que os alunos CsF tem preferência (você vê a opção CsF na hora de agendar), mas não imaginei que fosse tão rápido. Como eu moro no Rio, marquei para o dia seguinte mesmo! Lembrando que você só tira no Rio, em São Paulo e em Brasília e que apenas no Rio você tem a opção de ir pessoalmente buscar o visto! Nos outros locais você deve se informar se precisa levar o dinheiro ou cartão para pagar o Sedex de entrega.
Os documentos que devem ser levados no dia, originais e com cópia de todos eles, são:
1. CAS
2. Carta de benefícios do CNPq
3. Certificado do Exame de Proficiência
4. Appendix 8 preenchido
5. VAF (aquele que foi gerado com o pagamento)
6. Histórico escolar original e traduzido (os mesmos da inscrição!)
7. Passaporte dentro do prazo de validade
8. 2 fotos no padrão que tem no site (ou você paga R$15,00 e faz na hora que levar os docs)
Então veio a celeuma do Appendix 8. Então, na realidade não foi tanta celeuma assim. Vou falar aqui as partes que devem ser preenchidas pelo número delas e você vai se guiando aí, ok? Porque minhas habilidades não permitiram editar o PDF para anexar aqui no post. Hahahaha. Ah, não tem erro, é só ler o seu CAS, porque tem tudo lá que você vai precisar!
Part 1:
1.1. Seu(s) nome(s)
1.2. Seu(s) sobrenomes(s)
Part 2: Pula porque você já e grandinho.
Part 3: Pegue seu CAS mara!
3.1. Nome da sua Uni lá no UK
3.2. Tem esse número no seu CAS
3.3. Tem no seu CAS e no site da sua Uni
Part 4:
4.1. Se você vai direto para o curso de graduação, coloque o nome do curso que vai fazer; se vai para o PSE, coloque o título do curso do PSE. Ambos vêm no seu CAS e devem ser preenchidos de forma completa!
4.2. Vem no seu CAS. Deve ser algo como B1, ou B2, etc
4.3 As datas vem no seu CAS também! No caso do PSE, deve ser APENAS o período do curso que está no CAS!
4.4. De novo o endereço da Uni (se você for fazer o PSE em outro lugar, o endereço deve estar no CAS, mas não sei se isso aconteceu com alguém).
4.5. No
Part 5.
5.1. Marque.
5.2. Esse número vem no CAS também.
5.3. Studying
5.4. Primeiro quadradinho.
5.5. No
5.6. Terceiro quadradinho (vá para 5.10)
5.10. Awarding body: University of Cambrigde ESOL examination (no caso do IELTS);
Title of qualification: IETS academic
Level f qualification: overall X.X
Date of award: é aquela data lá embaixo, ao lado do Test report...
5.11: Original test certificate (vá para 5.14)
5.14: No
Part 6:
6.1: Esse valor é o valor do custo do curso que vem no seu CAS! No caso do PSE, é o valor do PSE!
6.2. No (vá para 6.4)
6.4. Marque
6.5. No
6.6. Outside de Inner London Boroughs (no meu caso, que vou para Dundee, na Escócia! Vá para 6.8, também no meu caso!)
6.8. Calcule o valor da bolsa, que no meu caso é de 870,00 Libras (420 + 450), e depois multiplique pelo tempo do curso, que no meu caso eram 3 meses (deve ser colocado apenas o tempo do PSE, no caso do pessoal do PSE). Vá para 6.12
6.12. No. (Vá para 6.14)
6.14. Yes; CNPq foundation
6.15. An original letter to confirm....
6.16. For course fees: valor exato do custo do curso que tem no CAS
For maintenance: valor que o CNPq está te pagando por mês, sem incluir a acomodação, multiplicado pelo tempo do curso
6.17. No. (Vá para parte 7)
Part 7:
Points: CAS = 30
Maintenance = 10
Total = 40
Documents provided: CAS, Academic transcripts, IELTS certificate
Assine e coloque a data.
PRONTO!
Agora é só ir bonito para a foto no dia da entrega dos documentos!
Então recapitulando: eu apliquei para o visto no dia 20/05, agendei para dia 21/05 a entrega dos docs, eu recebi um SMS da WorldBridge falando que meu visto já estava disponível para que eu pudesse buscá-lo dia 31/05!!! Hoje, segunda, dia 03/06 eu já estou com essa página linda e brilhante no meu passaporte! :) Se não tivesse tido feriado, já estaria com ele desde sexta passada!
Ou seja galera, apesar de a aplicação no site do VISA4UK ser meio grande, assim como preencher o Appendix 8, não tem mistério nem demora!
Detalhe: FALTAM 20 DIAS!
Abraços!
Mostrando postagens com marcador CAS. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador CAS. Mostrar todas as postagens
segunda-feira, 3 de junho de 2013
quarta-feira, 22 de maio de 2013
CsF: a reta final
Parece incrível, mas em pouco mais de um mês minhas aulas do
PSE em Dundee já irão começar!
Engraçado que até sair o resultado do CNPq dos homologados e
logo em seguida a offer, parecia que tudo acontecia muuuito devagar. Porém, depois disso, as coisas estão
acontecendo loucamente rápido! Além de o resultado ter saído mês passado, acho
que o fato de o PSE em Dundee começar já no dia 24/06 e de eu estar em um
semestre sabidamente corrido aqui na UERJ (com muitas aulas e uma prova atrás
da outra) tem contribuído para essa sensação de que está tudo
corrido mesmo e cada diazinho que passa eu vejo a data de partida mais perto!!
:)
Bom, fazendo juz ao título do post, vou dizer o que
aconteceu depois da lista oficial e da offer, dando continuidade ao que fazer
depois disso como aluno do CsF do UK.
Como eu disse no post anterior, logo depois da offer, Dundee
já agilizou o cadastro no sistema interno deles, o MyDundee. Depois disso, tive
que preencher varias coisas nos sistemas da Uni, também em relação ao PSE. Foi
uma certa agonia, porque quase todo dia tinha um e-mail novo e eu gelava
achando que era o CAS, mas era para preencher mais uma coisa. Hehehe
Finalmente, na quinta passada, quando eu acordei havia um
e-mail pedindo para confirmar alguns dados que estariam no meu CAS! Quando eu
li “CAS” quase morri, mas depois percebi que era só uma confirmação! Heheheh. Esse
dia também foi muito emocionante e foi quase um “caiu a ficha” para mim. Digo
quase porque acho que isso só vai acontecer mesmo quando eu chegar em Dundee e
ouvir pela primeira vez, ao vivo e a cores, o sotaque escocês!
O “quase caiu a ficha” foi na realidade por causa da
palestra que o Departamento de Cooperações Internacionais da UERJ organizou.
Foi bem legal, os alunos tiraram dúvidas e tal… mas o grande lance foi quando a
Coordenadora do CsF na UERJ começou a nos parabenizar pela conquista, falar o
que esperava de nós como intercambistas e desejou boa viagem com um sorrisão no
rosto. Eu fiquei com um frio na barriga e quase chorei! Mas vou deixar para
chorar de alegria depois. :)
Bem, na sexta eu tava crente que teria CAS e que eu poderia
ir atrás do meu visto, mas nada… mais uma semana de espera e o dia 24/06 lá mes
esperando, sem visto, sem passagem… Passei o fim de semana nessa agonia, quando
na segunda, 6 e pouquinho da manhã, como de costume, chega um e-mail de Dundee
com o meu CAS!!! Foi maravilhoso!!! Eu fui para faculdade e falei com meu
namorado que iria preencher os documentos e fazer a application no VISA4UK.
Porque né, achei que seria rápidinho. Só que não! Hahaha
Eu fiquei a manhã tooooda fazendo: application do visto,
preenchendo depois o appendix 8 e fui almoçar quase 13h. Só não foi pior porque
meu namorado lindo estava comigo e me ajudou com as pecuinhas que apareceram!
Como vou fazer PSE e essa é a primeira vez que isso é possível no CsF, surgiram
dúvidas, o que demorou o processo. Além disso, tive uma intercorrência que me
irritou um pouco. Vou deixar aqui minhas dicas desse momento:
-a intercorrência: eu não sou registrada com o nome do meu
pai, só com o da minha mãe. Só que no site do visa4uk vc não consegue passar a
página sem preencher os campos do pai… e não há nenhuma orientação de como
proceder assim, fácil, sabe?? Nem ligando no consulado e no WolrdBridge eles
souberam responder… Detalhe que vc por minuto, no cartão de crédito, paravser atendido pelo telefone pelo WorldBridge! O Davi procurou, até achar uns docs com essas orientações.
No caso, é só colocar “Not known” nos campos e na data de nascimento dele “01/01/1900”.
-Superado isso, vieram os dilemas do Appendix 8. Mas não tem
drama, é só seguir o seu CAS! Ele tem as datas e todos os valores de custo do curso.
Além disso, tenha a carta de benefícios do CNPq a mão. No caso do PSE, os
valores do $ que teremos lá devem ser multiplicados pelo período de duração do
curso (no meu caso, 3 meses), porque depois teremos outro visto para o ano
seguinte de estudos.
Quando acabei tudo isso, na hora de pagar tive que esperar
um pouco, pois o cartão não era internacional e para efetuar o pagamento ele
deve ser! Aí minha mãe mudou e tal. Fui para aula e quando saí o pagamento
estava aprovado! Assim, pude marcar a entrega dos documentos. Adivinha?
Consegui para o dia seguinte, que foi hoje, 10:55h! Então separei os originais
e as cópias diritinho, peguei meu passaporte e deixei em uma pasta, tudo bem
organizado.
Com a data da entrevista marcada, fiquei tranquila para ver
passagens, porque assim tenho uma previsão de quando o visto chegaria. Foi o que
eu e Davi fizemos o resto do dia. Brigada pelo companheirismo, meu lindo! Vc foi
tudo hoje e é sempre! <3
Aí hoje eu fui entregar os docs lá, que fica no edifício
Argentina, aqui no Rio. Foi muito rápido, fui atendida na hora e em 15 minutos
saí. Preferi tirar as fotos lá e paguei pelo serviço de sms que diz onde estão
meus documentos e como anda o processo, apesar de poder ver isso pela internet também.
Bom, o visto demora cerca de 15 dia úteis para chegar, podendo ser antes ou
depois.
Para ficar mais tranquila, eu pesquisei as passagens e na
semana anterior ao dia 24/06, os preços mais em conta que achei foram no dia 19
e no dia 23. Queria muito ir dia 19, para chegar tranquila, me adaptar melhor
lá, comprar o que precisar e tal, maaaas, 15 dias úteis caíria no dia 13/07,
porque tem feriado no meio e deve emendar.
Acabei achando dia 19 muito em cima e dia 23 mais seguro. Além disso, no
e-mail de Dundee do CAS, diz que eu devo solicitar o alojamento e ainda não sei
ao certo que dia ele estará liberado lá. Assim, comprei minha passagem para dia
23, saindo do Rio e chegando em Edimburgh dia 24, o primeiro dia de aula. :D
Como sou PSE, mais uma peculiaridade em relação às passagens
aéreas: eu vou passar 1 ano e 10 semanas lá, assim, não consigo comprar ida e
volta com uma data válida de volta, pois os bilhetes aéreos valem por apenas 1
ano. Em geral, as passagens são mais baratas quando se compra ida e volta, ao
invés de só ida e obviamente, isso aconteceu comigo… principalmente porque está
super em cima! Bem, para resolver a questão, me informei nas companhias mais em
conta nesses dias, e no caso da Lufthansa e da TAM, eu posso pagar uma taxa e
solicitar o reembolso após o cancelamento da minha volta. Fica assim:
-TAM: solicitar cancelamento após a ida, antes da volta
(preferência por 1 mês antes), na
validade do bilhete. Na passagem Acces (mais barata), a taxa custa U$200.
Assim, se minha volta custava U$800, irei receber U$600 de reebolso. Os preços variam por tipo
de passagem.
-Lufthansa: mesmo esquema, mas custa U$120 de taxa e eles pedem
para conferir na hora da compra se é possível para aquela passagem, pois
algumas promoções não incluem esse serviço. No meu caso, tava incluso. Além
disso, para remarcar custa o mesmo preço.
Agora, assim que o dinheiro entrar na conta, vou fechar meu seguro saúde e viagem e fazer uma procuração em nome de minha mãe para deixar aqui, caso precise resolver isso. Além disso, preciso fazer minha carteira de vacinação internacional e comprar uma mala!
Bom, esse dois dias foram um saga, mas eu tirei um super peso
das minhas costas e to beeem mais tranquila! Começou a contagem regressiva
oficial!!!
FALTAM 33 DIAS!!! :D
quinta-feira, 25 de abril de 2013
Passo a passo CsF
Como as perguntas sobre o processo e as etapas para participar do Programa Ciências Sem Fronteiras são frequentes por parte dos amigos e conhecidos, resolvi colocar aqui o básico para chegar até o resultado de que fui aceita como bolsista. O que vem depois disso eu também estou descobrindo e, com o tempo, contarei aqui nas minhas histórias.
1. Primeiro eu acredito que se você quer se inscrever no CsF, ou em qualquer outro tipo de intercâmbio, é necessário saber o por quê de querer isso. Assim, fica mais fácil saber se o Programa atende ou não às suas necessidades e vontades. Afinal, ele tem um princípio e um objetivo e, teoricamente, para participar você deve se encaixar: enviar estudantes brasileiros para estudar em diversos países, a fim de que aprendam novas tecnologias e métodos para serem aplicados em pesquisa aqui no Brasil, basicamente.
2. LEIA O EDITAL! Se você não sabe para onde quer ir, pesquise no site do CsF (www.cienciassemfronteiras.gov.br) sobre o Programa, depois leia o edital dos países que te interessam. Melhor ainda: leia de todos e tenha uma idéia das particularidades de cada país em relação ao Programa.
3. Você tem o sonho de ir para alguns País específico? Ótimo! Não tem? Então procure saber se, na sua área como estudante, existe algum país forte em pesquisa, algum sistema interessante a conhecer. Por exemplo, eu escolhi o Reino Unido por causa do NHS, mas também seria interessante estudar no Canadá, na França...
4. Depois desse etapa, está na hora de providenciar seu exame de proficiência em língua estrangeira para o país que você quer estudar. Mais um motivo para LER O EDITAL DE NOVO! Se vc não fala alemão, fica complicado estudar na Alemanha. Hehe. Se você não fala também alguma língua estrangeira, esta na hora de correr atrás pelo menos do inglês. Se der tempo (lembrando que as bolsas vão, a princípio até 2015), estude o suficiente para ir bem nos testes de proficiência, pois eles são caros e serão critério para ser aceito na Universidade do outro país e para ser selecionado pelo CnPQ como bolsista.
5. Dependendo de quando você quer ir, marque sua prova com bastante antecedência, pelo menos uns 3 meses antes do final das inscrições do edital que você quer participar, porque você vai precisar do original para inscrição. Ele pode demorar mais de um mês para chegar normalmente, mas dando problema, aí só Deus sabe quanto tempo! Se programe e estude para a prova!
5. Dependendo de quando você quer ir, marque sua prova com bastante antecedência, pelo menos uns 3 meses antes do final das inscrições do edital que você quer participar, porque você vai precisar do original para inscrição. Ele pode demorar mais de um mês para chegar normalmente, mas dando problema, aí só Deus sabe quanto tempo! Se programe e estude para a prova!
6. Eu já fazia curso de inglês no BRASAS, mas um mês antes fiz um preparatório específico para o IELTS, por 4 semanas (pode ser o tempo que você quiser) na Cultura Inglesa. Você também pode fazer o TOEFL, no caso da língua inglesa. Em relação aos outros idiomas, pesquise qual o melhor teste. Baixe as provas, escolha qual irá fazer. Decidido isso, faça muitas e muitas provas para treinar, como um vestibular mesmo. Ajuda bastante!
7. Aproveite esse intervalo nas tarefas e pesquise MUITO sobre o país que você escolheu, a cultura, estilo de vida, tudo. Assim, você também pode ir vendo quais universidade lá te interessam, em relação a sua área e ao seu curso. Não adianta perguntar para os outros! É a SUA escolha! Pesquise, pesquise e pesquise!
Obs: como eu faço medicina, escolhi outro curso que me interessa no UK, pois lá não podemos fazer o curso de Medicina. Eu escolhi Neuroscience, mas fiquei em dúvida entre outros cursos legais. É um mundo diferente, existem muitas opções! Mas isso eu conto em um posto outra hora! :)
8. Você deve providenciar os documentos exigidos pelo edital. Além do teste de proficiência, os mais burocráticos são: passaporte e histórico escolar traduzido. Passaporte é só agendar e pagar e, pelo menos no Rio, fica pronto em alguns dias. Já a tradução do histórico você deve ver no edital do seu país as exigências. MAIS UM MOTIVO PARA LER O EDITAL! Alguns pedem apenas que o tradutor assine e deixe seu contato para qualquer problema e que seja carimbado e assinado pela sua Universidade (confira se ela também aceita qualquer tradutor); outros exigem a tradução juramentada, que transforma este documento em oficial. Isso custa um pouco caro, você deve procurar um tradutor que juramente, ou uma empresa, e FAZER ISSO! Pois se não terá problemas na inscrição.
9. Acompanhe o site do CsF, coloque nos seus favoritos. Eles colocam retificações o tempo todo. ESTEJA ATUALIZADO COM O EDITAL! Quando chegar a data, escaneie seus documentos e faça sua inscrição. Não sei você, mas eu não gosto de deixar as coisas para o último minuto. Organize-se! Dependendo da sua Uni, você deve se inscrever no programa por ela antes ou depois de fazer o mesmo pelo CsF. Se informe no departamento de cooperação internacional da sua Uni. Aqui na UERJ foi antes.
10. Fez sua inscrição? Agora chegou a hora de comer suas unhas e ter gastrite atééé receber um e-mail do CnPQ ou da CAPES (dependendo do país que vc escolheu) dizendo que você foi pré-selecionado e deve aguardar as próximas etapas.
11. Eu comecei bem antes, mas para a próxima etapa, no caso do edital do Reino Unido, você precisa escrever o seu Personal Statement. É basicamente um texto sobre você, que deve falar de suas experiências acadêmicas e outras importantes, além de o por que você deveria ser escolhido para estudar no UK. Como isso é específico para o UK, depois vou fazer um post só sobre isso! Mas você pode se informar no site da http://www.ucas.ac.uk/ que é ótimo, super didático e ajuda MUITO! :)
12. Como eu me inscrevi para o Reino Unido, também tive que me inscrever no site do Science Without Borders UK (http://sciencewithoutborders.international.ac.uk/) para me candidatar. Lá você vai precisar de três documentos: histórico escolar traduzido, resultado oficial do teste de proficiência e o seu Personal Statement. Lá você escolhe três opções de Universidade e curso, em ordem de preferência.
13. Fez tudo isso? Agora, os próximos passos são bem particulares em relação ao país que você se inscreveu. No caso do UK foi o momento mais tenso, porque tive que esperar um bom tempo até receber a Offers de uma das Unis que eu escolhi. Isso é como se fosse ela te oferecendo uma vaga para estudar lá e você deve aceitar em até 48 horas. Não tem essa de recusar e esperar outra, ok?
14. Sem dúvidas, o dia mais emocionante foi o dia que a offer chegou! :) Eu aceitei, claro! Agora é só esperar o resultado oficial na página do CsF com lista de bolsistas deferidos.
15. Saiu a lista! Uhuuuul! Agora é necessário aguardar informações da sua Uni no UK, falando quando você deve ir, pedindo alguns documentos e enviando outros.
16. Depois que chegar 0 CAS ( Certificate of Academic Studies) da sua Uni no UK (junto com outras informações, como quando você deve ir, etc) por e-mail e alguns outros documentos que o CsF enviará para sua casa (como a carta de patrocínio do CsF) pelo correio, você terá que:
-marcar para tirar o visto;
-comprar suas passagens;
-fazer um seguro de saúde obrigatoriamente (de viagem também é interessante);
-estar em dia com a justiça eleitoral;
-estar em dia com suas vacinas e providenciar um documento internacional que diz isso (ainda estou me informando! Depois atualizo aqui sobre isso.)
-dentre outras burocracias da viagem.
Como eu estou nessa última etapa, depois que passar eu atualizo com informações mais precisas! :)
Obs: Deu para perceber que seu e-mail, incluindo a caixa de spam, viram a vida nesse processo todo, né?
Marcadores:
CAS,
edital,
Estudos & Intercâmbio,
etapas do Programa,
IELTS,
neuroscience,
Offer,
Personal Statement,
pesquise,
resultado
Local:
Rio de Janeiro, Brazil
Assinar:
Postagens (Atom)