Essa é a pergunto que eu mais tenho escutado desde que cheguei em casa no dia 22 de agosto. A resposta, que talvez seja óbvia para alguns mas não tão obvia para outros, com certeza não deixaria de ser claro que valeu!!!
Já que é assim, nada mais justo do que falar um pouco sobre isso, principalmente porque muita gente que também estuda medicina no Brasil sempre veio falar comigo sobre participar ou não do CsF e, obviamente, essas conversas se tornaram bem mais frequentes agora que eu já concluí o intercâmbio. Obviamente, tudo que eu falo aqui é a minha opinião sobre a minha experiência e talvez sirva de alguma coisa para a galera da medicina que sempre vem conversar comigo sobre isso cheio de dúvidas na cabeça. Aliás, tem um post sobre essa questão da medicina e o CsF logo do início de tudo e você pode conferir aqui.
No geral eu posso dizer que esse intercâmbio teve muitos pontos positivos e, como tudo nessa vida, alguns pontos que poderiam ter sido melhores. Eu digo 'ter sido melhor' porque na minha vida eu tento sempre ver que nada acontece por acaso e tudo tem uma razão de ser, o que sempre me faz aprender e crescer como pessoa. Ou seja, mesmo as coisas que não me agradam tanto me fazem pensar que eu posso aprender algo com elas (principalmente aprender a lidar com elas) e no fim de tudo, vale a pena a experiência. Pode parecer besteira para alguns, mas para mim faz a vida ser mais leve e é uma questão de personalidade e de espiritualidade e faz todo o sentido para mim.
Eu virei a página da língua inglesa na minha vida. Eu também já falei sobre isso em alguns outros posts, mas não me canso de pensar o quanto isso valeu a pena para mim. Valeu a pena por causa do PSE. Valeu a pena porque eu tive aulas, estudei, escrevi trabalhos, apresentei trabalhos, fiz provas e tive relacionamentos profissionais (além dos pessoais) em inglês na área científica. Eu me sinto muito feliz por pegar qualquer texto e qualquer livro e simplesmente ler na mesma velocidade que eu leio em português (claro que eu busco por palavras que não conheço, pois assim continuo aprendendo e isso é normal em qualquer segunda língua). Isso tudo sem contar todas as coisas que eu tive que superar, lidar e fazer sozinha em inglês. Valeu a pena porque eu sempre fui bastante independente, resolvida e decidida e não houve barreira linguística alguma que me fizesse deixar de ser como eu sou, então eu me considero bastante realizada neste sentido. Desde o primeiro atendente de aeroporto que falava em inglês com sotaque alemão que foi minha primeira dificuldade de comunicação até eu poder fazer qualquer coisa em qualquer lugar sem sentir dificuldade alguma com a língua, muita coisa mudou e foi muito positivo para mim!
Eu aprendi muita coisa nesses exatos um ano e dois meses que estive morando fora de casa. Agreguei bastante à minha bagagem acadêmica, tanto pelas matérias cursadas durante o ano letivo, com coisas que eu já havia estudado e com coisas novas, quanto pela experiência do summer project. Eu não vou me repetir e você pode conferir sobre essas duas experiências, explicadinhas com bastante detalhes, nos links com posts recentes em que já falei sobre elas. :)
É obvio que teria sido muito mais proveitoso se eu tivesse cursado matérias exclusivas do ciclo clínico da faculdade de medicina na Uni of Dundee (momento pelo qual estou passando aqui no meu quarto ano na UERJ) e esse é um ponto que poderia ter feito da experiência algo mais interessante academicamente. Mas eu também já conversei aqui sobre a burocracia que envolve estar em uma faculdade de medicina no exterior (da mesma forma acontece com estudantes que vem estudar no Brasil). Confesso que invejei um pouquinho o pessoal que estudou medicina em Budapeste pelo CsF, mas isso não fez da minha experiência nem um pouco menor ou pior, pelo menos para mim. Considero que eu fiz o que pude fazer e tentei tirar o melhor disso tudo!
Detalhe: não sei ao certo a quantas anda isso, mas aqueles países que aceitavam estudantes de medicina estudando nas faculdades de medicina deles não farão mais isso a partir do próximo edital. Parece que o último que aceitou isso foi o da galera que partiu agora em agosto de 2014. Isso foi o que meus colegas me disseram e eu não tenho certeza, mas para quem só se interessaria nessas condições, vale a pena dar uma checada. :)
Claro que como parte de um intercâmbio, foi muito bom ter tido a oportunidade de conhecer lugares diferentes, alguns que eu sempre quis estar, outros que eu nem imaginava que conheceria tão cedo. Isso porque conhecer um lugar novo significa também conhecer um pouco da história do povo, da cultura e da forma de ver o mundo das pessoas que estão lá e eu acho que perceber isso e tirar um pouquinho de cada canto para minha vida me fez crescer bastante. Eu tive a oportunidade de viajar duas vezes nas férias de um mês durante o inverno (6 dias na Irlanda e outros 12 dias na Inglaterra), uma vez na Easter break (um recesso de Páscoa bem maior do que estamos acostumados, o meu foi de um 40 dias, do qual eu usei 21 para conhecer Amsterdam, Berlim, Roma e Barcelona) e uma vez no verão (foram duas semanas de recesso do meu summer project, que durou 3 meses, usadas para conhecer alguns lugares na Polônia, outros na Croácia, Praga e Budapeste), fora todos os lugares que fui conhecendo na Escócia ao longo do ano, porque tudo era relativamente perto (para quem tem como referência o Brasil, qualquer coisa é muito perto!) e um fim de semana sempre foi bastante tempo. Administrando bem o dinheiro que recebemos e usando um pouco dos recessos que temos dá para conhecer bastante coisa e aprender muito com isso tudo! :)
Eu conheci muita gente diferente, de vários lugares diferentes e foi muito bom morar em Dundee nesse sentido. Isso porque a Uni of Dundee recebe muitos estudantes internacionais, então conheci gente de tudo quanto é canto! O tempo que estive no laboratório então foi muito sensacional nesse sentido! Além da faculdade, tive a oportunidade de conhecer pessoas em atividades diversas, desde a academia até as viagens que fiz, e esses contatos agregaram muita coisa boa em minha vida. Todas essas pessoas e também meus momentos de independência/solidão (não no sentido negativo da palavra, mas no sentido de "agora é só com você") me ensinaram muito, muito mesmo, sobre a vida, principalmente as minhas flatmates. Porque nada como dividir o mesmo espaço para aprender a dividir o mesmo espaço e [tentar] ser mais agradável e fazer desse espaço mais harmonioso. Meninas, vocês foram essenciais para mim!
Eu também aprendi com todas essas pessoas (desde a pessoa de um hostel aleatório que me contou a história de vida dela até pessoas que eu via todos os dias) a ver muitas coisas por ângulos diferentes, eu mudei hábitos, eu aprendi a experimentar mais e a viver mais com todas elas. Eu também aprendi muito a dividir, a ser mais calma e paciente, a ser mais solidária e aceitar a solidariedade gratuita e fofa dos outros (acredite, a vida parece mais simples agora), a ouvir mais (apesar de já ouvir bastate... acho que vou virar um orelhão daqui a pouco). Eu também consegui, não sei como mas consegui, a relaxar e ser menos paranóica, apesar de continuar organizada. Isso sempre foi uma coisa que me deixava doente da vida, porque eu sempre tive dificuldade de mudar o modo como eu faço as coisas no meio do caminho e, se eu começava de um jeito parecia que eu tinha que terminar daquele jeito. Isso sempre foi muito ruim, porque eu me via em situações que parecia que não daria para voltar atrás e hoje em dia eu vejo que as coisas não precisam ser assim.
Além disso tudo, esse tempo fora me fez ver que algumas coisas são mais importantes que outras nessa vida. Eu aprendi, por exemplo, a não dar mais tanto valor às coisas materiais porque, na boa, não interessa a ninguém mais além de mim mesma se eu vou usar a mesma roupa ou sapato duzentas vezes se eu to feliz assim, não me interessa mais a opinião alheia nesse sentido. Além disso, reforcei muito para mim mesma a idéia de não julgar vida alheia, porque eu não quero que julguem a minha.
Por fim, esse tempo fora me fez dar muito mais valor às pessoas que eu amo e que me amam, que gostam de mim do jeito que eu sou sem tirar nem por, em particular a minha família e o meu namorado, mas também os meus amigos. Ficar longe de todos eles, por pouco tempo ou por muito tempo, dependendo de quem eu esteja falando, me fez valorizar mais ainda o amor deles que eles tem por mim e que eu tenho por eles. Vocês são meu tudo e o que importa de verdade!
Então valeu muito a pena, pessoal!
Mostrando postagens com marcador Inglês. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Inglês. Mostrar todas as postagens
quarta-feira, 17 de setembro de 2014
"E aí? Valeu a pena?"
domingo, 8 de setembro de 2013
PSE, Freshers and improving your English
Olá pessoal!
Sobre meu aniversário
Como eu havia dito, dia 30 foi meu aniversário de 24 anos! Eu a-do-ro fazer anversário, mas acredito que pela primeira vez me senti um pouco idosa. Hahaha. Acho que fiquei meio assim por alguns motivos, mas em suma, meus amigos da faculdade no geral são mais novos que eu, quase todo mundo que veio do edital de setembro é mais novo do que eu, o pessoal que já estava aqui é no geral mais novo do que eu e os calouros de Dundee também são obviamente mais novos do eu. Mas tudo bem, porque meu dia foi tão legal que já esqueci isso.O pessoal do PSE havia combinado de fazer um jantar 'internacional' aqui em casa no dia 29 para comemorar o fim do curso. Foi bem legal e eu experimentei várias comidas diferentes e bem gostosas! Para falar a verdade perdi bastante o preconceito com comida chinesa, porque estava tudo ótimo! Mas o mais legal mesmo foi que os lindos compraram dois bolos para mim! :} Ou seja, meu aniversário começou mais cedo esse ano!
![]() |
| Último dia de aula! |
![]() |
| Dumplings: meu preferido! |
![]() |
| Chorem, porque eu, Alana e George fizemos uma feijoada (quase né, porque só colocamos dois tipos de carne) |
![]() |
| Gororoba com um pouquinho de cada comida. |
![]() |
| Bolinhos! :) |
![]() |
| <3 |
No dia 30, propriamente o meu aniversário, eu, Gui, Alana, Windy e Lynn, dois amigos escoceses delas que já havia conhecido e um casal amigo deles fomos passar o dia em Arbroath, uma cidade pequena que tem aqui perto. E é bem perto mesmo! Foram duas estações de trem e em alguns minutos e lá estávamos nós! O trem custou £5,35 (com railcard e incluindo o return). Foi bem legal porque um dos meninos é de lá, então ele nos levou para os lugares estratégicos. Nós conhecemos Arbroath Abbey (que custou £5,50 para visitar o museu e toda a área), depois fomos para a Bell Rock Lighthouse e fomos conhecer a praia de lá, que era cheia de pedras, mas também tinha a de areia. O lugar é bem bonito, mas como toda cidade pequena, não tem muito o que fazer. Foi mais para conhecer e ver as paisagens, que são sempre lindas aqui na Escócia. :)
Nesse dia eu comi meu primeiro e tradicional Fish and chips também! E claro, um chocolate quente! :)
Olhem que legais as duas coisas que eu achei na cafeteria!
De repente fez um dia lindo antes de irmos embora!
Depois desse dia longo a noite teve a comemoração de verdade do meu aniversário aqui em casa, que também foi ótimo! Aliás, ganhei meu terceiro bolo, feito pela Mari, que chegou para morar aqui no flat também. Eu só não sei porque bulhufas eu não tirei uma foto! :(
Por falar em flat, todas minhas novas flatmates já chegaram nessa semana que passou e são todas uns amorzinhos! <3
Sobre a Freshers
Essa semana que acaba hoje foi nossa Freshers week aqui da University of Dundee. Basicamente é uma semana de recepção de calouros, com muitas informações sobre a Uni e sobre a cidade, eventos de socialização promovidos por diversos setores e grupos da Uni, festas e facilidades. Eu aproveitei bastante para descobrir o que ainda não sabia, ganhar coisas e comidas e também descansar para começar as aulas amanhã! Tudo é muito bem organizado e feito para facilitar a vida dos alunos. É muito incrível! :)Por falar em aulas, eu já recebi os meus módulos deste semestre, mas ainda não pude efetuar minha matrícula porque a Uni atrasou a liberação do meu segundo CAs. :(
Como eu já disse aqui, quando vim para cá, recebi um CAS válido até o fim de setembro, pois precisava das notas do curso para ter o segundo CAS emitido e com isso poder renovar meu visto. Achei esse processo um pouco desorganizado e demorado, para falar a verdade, e fiquei me sentindo feita de boba essa semana. Além disso, minha grade não está fechada (já que não estou matriculada) e vou tentar trocar uma matéria das que eu me ofereceram. Quando estiver com tudo certinho, conto para vocês o que vou estudar ao certo neste primeiro semestre! <3
![]() |
| Caixinha de recepeção :) |
![]() |
| Welcome lecture |
![]() |
| Primeira atividade do Friends of Brazil |
:)
![]() |
| Módulos escolhidos (teoricamente, porque né...) |
![]() |
| Ganhei plantinha |
![]() |
| Ganhei almoços |
![]() |
| Comprei coisas úteis |
![]() |
| Só porque eu entrei no clima e comprei finalmente o moletom da Uni! <3 |
Compartilhando conhecimento: melhore seu inglês
Sobre Listening e Speaking:Desde algum tempo que eu venho pensando em compartilhar com vocês algumas coisas que aprendi sobre 'aprender inglês', mas achei melhor esperar o curso acabar, pois certamente esse assunto acabaria voltando. Obviamente que isso pode ser super bobo para algumas pessoas, mas talvez possa ser bem útil para outras, espero.
Na minha opinião, o mais básico e importante quando estamos aprendendo um novo idioma, é entender o que as pessoas falam, principalmente aqui na Escócia, ou em qualquer lugar em que as pessoas tem um sotaque diferente do inglês americano, que no geral estamos mais acostumados. Estava comentando com o pessoal outro dia que hoje em dia quando escuto inglês britânico acho até fácil de entender, porque o escocês treinou bastante meus ouvidos. Hehehe. Quando estou conversando com a Katherine, minha flatmate canadense, eu entendo tudo! Só perco algo quando não tenho o vocabulário de um assunto específico, por exemplo, receitas de comida. Hahaha.
Além disso, agora eu percebi como ouvir é importante para falar, por mais óbvio que isso seja. Por exemplo, por mais que eu saiba me expressar para falar algo, ouvir alguém falar a mesma coisa, principalmente prestando atenção na gesticulação, me ensina formas diferentes (e na maioria das vezes mais fáceis) de me expressar. Aliás, falar na minha opinião é segunda parte mais importante. Sendo assim, para treinar a fala, nada melhor do que ouvir. Porém, não ter vergonha de falar, não se inibir também é fundamental. Ainda mais se você estiver na Escócia, esse lugar maravilhoso onde as pessoas são lindas, simpáticas, atenciosas, amigáveis, prestativas, educadas e pacientes! Não sei como, mas elas entendem o que eu falo e são super fofas para explicar qualquer coisa. Assim fica fácil aprender qualquer coisa. :) Outra coisa bobinha mas interessante é repetir as coisas, por exemplo, se você está vendo um filme ou algo do tipo, ouvindo uma música ou notícias (ou quem sabe uma conversa hehe), repetir as expressões na entonação 'correta' ajuda muito. Eu já percebi que o erro que mais dificulta o entendimento do inglês e usar a entonação da sentença e a sílaba tônica das palavras de forma errada. Eu fazia muuuuito isso (porque eu não sabia o certo, oras) e ainda faço, mas diminuí muito, porque a gente vai aprendendo né.
Sobre aprimorar a escuta, que acho bem básico, acho que é necessário mais do que apenas conversar com as pessoas. Como o PSE exigia isso de nós, eu aprendi algumas coisas bem legais:
-Algumas universidades (principalmente americanas) oferecem cursos on-line. Alguns você se inscreve para ter o certificado, outros você pode apenas assistir mesmo. Os professores no geral falam de forma clara e é legal para tentar conciliar prestar atenção e anotar pontos chaves. Além disso, você pode aprender sobre algo do seu curso/trabalho ou mesmo alguma coisa aleatória. Então alguns sites que os professores recomendaram são:
www.coursera.org
www.edx.org
www.openculture.com
-Baixar apps da BBC também é uma boa! Porque além do sotaque inglês, existem as rádios locais. Fora isso, dá para ouvir mil coisas diferentes, como notícias específicas dos assuntos que você gosta, novelas etc. No site da BBC também dá para ouvir o rádio e ver os programas! Ou seja, maravilhoso!
-Nem preciso falar que, se eu for ao cinema aqui não tem legenda, né? Então nada melhor do que abandonar as legendas em inglês e português em casa também.
Sobre Reading e Writing:
Sobre ler acho a única dica é: leia. Hahaha. Acho importante ler coisas específicas, como da sua área de estudo, mas também coisas banais, por exemplo, mudar tudo para inglês, como os sites que você usa. Além disso, ler coisas que te agradem, como livros e informações que você goste. Por exemplo, eu sigo blogs de assuntos que me interessam em inglês. Por fim, algumas coisas para mim não se lê mais em português, pois são sobre coisas que eu vou fazer em inglês! Por exemplo: receitas de comida e informações turísticas.
Sobre a escrita, eu tento sempre escrever corretamente e sem abreviações em inglês, para evitar mal hábitos. Ser rápido na escrita é legal, mas não faz parte do meu nível de inglês. Outra coisa que aprendi aqui é anotar absolutamente tudo em inglês, mesmo o que eu não sei escrever direito. Eu escrevo do jeito que acho que é (se achar que está errado) e marco que tenho dúvida sobre isso para checar quando rever. Por fim, corretor automático é vida.
Em relação a escrever academicamente, como nos mil essays que fazemos aqui na Uni, vale um esforço maior. Primeiramente, ler ajuda muito na escrita, pois o inglês é diferente do português na estrutura e apenas 'traduzir' na cabeça frases não resolve. Eu acho que melhorei muito desde que cheguei aqui e comecei a escrever em inglês com mais frequência, mas certamente ainda tenho muito o que melhorar. Praticar e pedir para alguém ler também é muito legal!
Sobre a escrita mais formal e acadêmica, o que posso fazer por agora é apenas recomendar o livro que eu usei no curso. Ele é bem legal e é feito para estudantes internacionais. Ou seja, perfeito. Ele custou £19,99, mas depois descobri que na Amazon dá para achar usado por uns £2. #chorando
Finalmente, sobre o inglês do nosso próprio curso ou área de estudo, eu estou completamente apaixonada pelo dicionário que comprei: Oxford Medical Dictionary. Ele existe para diversas áreas e é colorido com ilustrações! :)
Como algumas pessoas ainda tem dúvidas sobre isso e me perguntam, apesar de eu já ter falado sobre isso, vou aproveitar para falar aqui: o curso do PSE aqui na University of Dundee faz sua própria avaliação dos alunos e dá notas equivalentes ao Common European Framework of Reference for Languages em cada uma das áreas avaliadas pelos exames de proficiência, sendo estas notas equivalentes ao TOEFL e ao IELTS (da mesma for que o IELTS e o TOEFL tem notas equivalentes entre eles). Eu recebi um certificado de conclusão de curso aceito pelo UKBA para renovar meu visto e estudar no UK. Infelizmente eu não sei se no UK todas as unis usam o mesmo método ou se alguma exige que o aluno faça TOEFL ou IELTS de novo.
Bem, é isso pessoal! Essa semana espero ter muita coisa boa para contar sobre meu início de aulas! :)
Beijos!
Assinar:
Postagens (Atom)












































