Mostrando postagens com marcador Dundee. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Dundee. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

"E aí? Valeu a pena?"

Essa é a pergunto que eu mais tenho escutado desde que cheguei em casa no dia 22 de agosto. A resposta, que talvez seja óbvia para alguns mas não tão obvia para outros, com certeza não deixaria de ser claro que valeu!!!

Já que é assim, nada mais justo do que falar um pouco sobre isso, principalmente porque muita gente que também estuda medicina no Brasil sempre veio falar comigo sobre participar ou não do CsF e, obviamente, essas conversas se tornaram bem mais frequentes agora que eu já concluí o intercâmbio. Obviamente, tudo que eu falo aqui é a minha opinião sobre a minha experiência e talvez sirva de alguma coisa para a galera da medicina que sempre vem conversar comigo sobre isso cheio de dúvidas na cabeça. Aliás, tem um post sobre essa questão da medicina e o CsF logo do início de tudo e você pode conferir aqui.

No geral eu posso dizer que esse intercâmbio teve muitos pontos positivos e, como tudo nessa vida, alguns pontos que poderiam ter sido melhores. Eu digo 'ter sido melhor' porque na minha vida eu tento sempre ver que nada acontece por acaso e tudo tem uma razão de ser, o que sempre me faz aprender e crescer como pessoa. Ou seja, mesmo as coisas que não me agradam tanto me fazem pensar que eu posso aprender algo com elas (principalmente aprender a lidar com elas) e no fim de tudo, vale a pena a experiência. Pode parecer besteira para alguns, mas para mim faz a vida ser mais leve e é uma questão de personalidade e de espiritualidade e faz todo o sentido para mim.

Eu virei a página da língua inglesa na minha vida. Eu também já falei sobre isso em alguns outros posts, mas não me canso de pensar o quanto isso valeu a pena para mim. Valeu a pena por causa do PSE. Valeu a pena porque eu tive aulas, estudei, escrevi trabalhos, apresentei trabalhos, fiz provas e tive relacionamentos profissionais (além dos pessoais) em inglês na área científica. Eu me sinto muito feliz por pegar qualquer texto e qualquer livro e simplesmente ler na mesma velocidade que eu leio em português (claro que eu busco por palavras que não conheço, pois assim continuo aprendendo e isso é normal em qualquer segunda língua). Isso tudo sem contar todas as coisas que eu tive que superar, lidar e fazer sozinha em inglês. Valeu a pena porque eu sempre fui bastante independente, resolvida e decidida e não houve barreira linguística alguma que me fizesse deixar de ser como eu sou, então eu me considero bastante realizada neste sentido. Desde o primeiro atendente de aeroporto que falava em inglês com sotaque alemão que foi minha primeira dificuldade de comunicação até eu poder fazer qualquer coisa em qualquer lugar sem sentir dificuldade alguma com a língua, muita coisa mudou e foi muito positivo para mim!

Eu aprendi muita coisa nesses exatos um ano e dois meses que estive morando fora de casa. Agreguei bastante à minha bagagem acadêmica, tanto pelas matérias cursadas durante o ano letivo, com coisas que eu já havia estudado e com coisas novas, quanto pela experiência do summer project. Eu não vou me repetir e você pode conferir sobre essas duas experiências, explicadinhas com bastante detalhes, nos links com posts recentes em que já falei sobre elas. :)

É obvio que teria sido muito mais proveitoso se eu tivesse cursado matérias exclusivas do ciclo clínico da faculdade de medicina na Uni of Dundee (momento pelo qual estou passando aqui no meu quarto ano na UERJ) e esse é um ponto que poderia ter feito da experiência algo mais interessante academicamente. Mas eu também já conversei aqui sobre a burocracia que envolve estar em uma faculdade de medicina no exterior (da mesma forma acontece com estudantes que vem estudar no Brasil). Confesso que invejei um pouquinho o pessoal que estudou medicina em Budapeste pelo CsF, mas isso não fez da minha experiência nem um pouco menor ou pior, pelo menos para mim. Considero que eu fiz o que pude fazer e tentei tirar o melhor disso tudo!

Detalhe: não sei ao certo a quantas anda isso, mas aqueles países que aceitavam estudantes de medicina estudando nas faculdades de medicina deles não farão mais isso a partir do próximo edital. Parece que o último que aceitou isso foi o da galera que partiu agora em agosto de 2014. Isso foi o que meus colegas me disseram e eu não tenho certeza, mas para quem só se interessaria nessas condições, vale a pena dar uma checada. :)

Claro que como parte de um intercâmbio, foi muito bom ter tido a oportunidade de conhecer lugares diferentes, alguns que eu sempre quis estar, outros que eu nem imaginava que conheceria tão cedo. Isso porque conhecer um lugar novo significa também conhecer um pouco da história do povo, da cultura e da forma de ver o mundo das pessoas que estão lá e eu acho que perceber isso e tirar um pouquinho de cada canto para minha vida me fez crescer bastante. Eu tive a oportunidade de viajar duas vezes nas férias de um mês durante o inverno (6 dias na Irlanda e outros 12 dias na Inglaterra), uma vez na Easter break (um recesso de Páscoa bem maior do que estamos acostumados, o meu foi de um 40 dias, do qual eu usei 21 para conhecer Amsterdam, Berlim, Roma e Barcelona) e uma vez no verão (foram duas semanas de recesso do meu summer project, que durou 3 meses, usadas para conhecer alguns lugares na Polônia, outros na Croácia, Praga e Budapeste), fora todos os lugares que fui conhecendo na Escócia ao longo do ano, porque tudo era relativamente perto (para quem tem como referência o Brasil, qualquer coisa é muito perto!) e um fim de semana sempre foi bastante tempo. Administrando bem o dinheiro que recebemos e usando um pouco dos recessos que temos dá para conhecer bastante coisa e aprender muito com isso tudo! :)

Eu conheci muita gente diferente, de vários lugares diferentes e foi muito bom morar em Dundee nesse sentido. Isso porque a Uni of Dundee recebe muitos estudantes internacionais, então conheci gente de tudo quanto é canto! O tempo que estive no laboratório então foi muito sensacional nesse sentido! Além da faculdade, tive a oportunidade de conhecer pessoas em atividades diversas, desde a academia até as viagens que fiz, e esses contatos agregaram muita coisa boa em minha vida. Todas essas pessoas e também meus momentos de independência/solidão (não no sentido negativo da palavra, mas no sentido de "agora é só com você") me ensinaram muito, muito mesmo, sobre a vida, principalmente as minhas flatmates. Porque nada como dividir o mesmo espaço para aprender a dividir o mesmo espaço e [tentar] ser mais agradável e fazer desse espaço mais harmonioso. Meninas, vocês foram essenciais para mim!

Eu também aprendi com todas essas pessoas (desde a pessoa de um hostel aleatório que me contou a história de vida dela até pessoas que eu via todos os dias) a ver muitas coisas por ângulos diferentes, eu mudei hábitos, eu aprendi a experimentar mais e a viver mais com todas elas. Eu também aprendi muito a dividir, a ser mais calma e paciente, a ser mais solidária e aceitar a solidariedade gratuita e fofa dos outros (acredite, a vida parece mais simples agora), a ouvir mais (apesar de já ouvir bastate... acho que vou virar um orelhão daqui a pouco). Eu também consegui, não sei como mas consegui, a relaxar e ser menos paranóica, apesar de continuar organizada. Isso sempre foi uma coisa que me deixava doente da vida, porque eu sempre tive dificuldade de mudar o modo como eu faço as coisas no meio do caminho e, se eu começava de um jeito parecia que eu tinha que terminar daquele jeito. Isso sempre foi muito ruim, porque eu me via em situações que parecia que não daria para voltar atrás e hoje em dia eu vejo que as coisas não precisam ser assim.

Além disso tudo, esse tempo fora me fez ver que algumas coisas são mais importantes que outras nessa vida. Eu aprendi, por exemplo, a não dar mais tanto valor às coisas materiais porque, na boa, não interessa a ninguém mais além de mim mesma se eu vou usar a mesma roupa ou sapato duzentas vezes se eu to feliz assim, não me interessa mais a opinião alheia nesse sentido. Além disso, reforcei muito para mim mesma a idéia de não julgar vida alheia, porque eu não quero que julguem a minha.

Por fim, esse tempo fora me fez dar muito mais valor às pessoas que eu amo e que me amam, que gostam de mim do jeito que eu sou sem tirar nem por, em particular a minha família e o meu namorado, mas também os meus amigos. Ficar longe de todos eles, por pouco tempo ou por muito tempo, dependendo de quem eu esteja falando, me fez valorizar mais ainda o amor deles que eles tem por mim e que eu tenho por eles. Vocês são meu tudo e o que importa de verdade!

Então valeu muito a pena, pessoal!





segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Novembro especial: Bonfire Night & Christmas Light Night Dundee

Olá pessoal!

Como eu já havia dito no post anterior, muita coisa legal aconteceu em novembro, porém o tempo foi curto para postar tudo aqui. Sendo assim, contarei sobre os três momentos mais legais de Novembro em dois posts. :)

Bonfire Night 
O primeiro momento legal de Novembro foi o Bonfire Night, também conhecido como Guy Fawkes Night, que ocorre no dia 05 de Novembro. Conta a história que nessa data em 1605, o inglês Guy Fawkes tentou explodir o Parlamento com barris de pólvora, o que não deu muito certo e ele acabou sendo preso, torturado e morto.

Naquele tempo, Guy Fawkes era membro do Gunpowder Plot ('Conspiração da pólvora'), um grupo que surgiu algum tempo após a ocupação do trono pelo Rei James I a fim de matá-lo, pois o Rei não vinha cumprindo sua promessa de parar com a perseguição contra os Católicos. Desde então, até hoje aqui no UK um católico não pode exercer o cargo de monarca e a Rainha ainda é a chefe suprema da Igreja da Inglaterra.


Os planos de Guy Fawkes foram por água abaixo naquela data porque parte dos conspiradores fugiram e, supostamente, informaram o Rei sobre a trama e o Fawkes acabou sendo pego, acusado de traição e morto. Entretanto, ele ainda é lembrado por alguns como 'o único homem a entrar no Parlamento com boas intenções'. Porque será, né?

Detalhe: só depois de morar aqui eu vejo como a forma como a estrutura política é criticada e o quanto as pessoas tem opiniões divididas em relação a isso. Já tinha uma noção de que a polêmica existia, mas de fato só comecei a ler sobre estando aqui. E não é de hoje pelo visto!


Sendo assim, até hoje no dia de Guy Fawkes, ou Bonfire Night, ocorrem pelo UK comemorações com fogos de artifício sendo explodidos em memória a essa data. Confesso que não imaginei que seria lá grande coisa, mas quando eu cheguei ao parque em que os fogos aconteceriam, parecia que a cidade toda estava lá!!!






                     












Christmas Lights Night Dundee

Outra data memorável, ao menos para mim, foi o acendimento das luzes de Natal aqui em Dundee. Eu sei que isso acontece em muitas cidades em todos os anos, mas há muito tempo eu não sentia essa vontade toda de ver logo as luzes de Natal!

Meus amores do 55 <3







Me fez lembrar a época em que eu era criança e eu ficava louca para ver Brasília toda iluminada (porque sim, ela fica linda demais) e, quando chegava essa época, minha mãe me levava para passear e ver as luzes na Esplanada e em outros lugares da cidade.

Me fez lembrar também a primeira vez que eu vi a árvore de Natal da Lagoa, no Rio, e o quanto significava para mim estar morando naquela cidade, com tudo novo e diferente.

Acho que foi essa sensação de mudança, de toda a beleza de estar aqui e estar passando por todas essas novas experiências que o acendimento das luzes de Natal me trouxe. Além do que, o Natal é sempre uma época tão boa e eu estou muito feliz por passar por ele tendo feito bons amigos aqui em Dundee. Inclusive foi com esses bons amigos que eu fui ver o acendimento das luzes de Natal! :)

O 'acenditmento das luzes' é tipo um evento mesmo! Aqui em Dundee aconteceu no dia 15 de Novembro, mas varia de cidade para cidade. Havia um palco com músicas de coral, houve uma procissão com tochas e o papai Noel no meio dela (?!) e muitas outras atividades! A Galeria McManus ficou aberta durante a noite para visitação, havia apresentação de dança de crianças e adultos e também um monte de coisa gostosa para comer em barracas de rua. Além disso, havia hora marcada para o acendimento das luzes e para soltarem fogos de artifício.

Foi muito lindo, porque houve contagem regressiva para o acendimento das luzes e mais tarde o coral começou a cantar Fireworks quando os fogos começaram! Olha que amor que foram os fogos! :}


Tudo isso que aconteceu foi muito legal e especial, mas a melhor parte mesmo de novembro vem no próximo post para contar sobre a última data memorável deste meu mês maravilhoso!!!

Beijos!




domingo, 3 de novembro de 2013

The best time of my life!

Olá pessoal!

Continuando a série (de apenas dois capítulos) de vídeos, dessa vez vou compartilhar aqui um vídeo que eu fiz a pedidos de uma pessoa muito fofa, a Laila.

Para quem não faz o mesmo curso na mesma faculdade que eu, aqui vai um breve resumo da história: no meu primeiro ano de Gestão do Casaf (o centro acadêmico da Med UERJ) eu fui uma das pessoas que participou da organização do primeiro e do segundo Simpósio Acadêmico da Medicina UERJ e, no ano seguinte (em que fui presidente do Casaf) nós demos continuidade à realização do terceiro e do quarto Simpósios.

Como neste ano eu não continuei na Gestão, pois estava com os planos do CsF em andamento, não participei da organização do quinto e do sexto Simpósios. Porém, a parte legal disso tudo é que no último deles, que ocorreu nesta semana que passou, eu participei como convidada! Olha que chique! Mas como assim, convidada?

Pois bem, a Laila, que faz parte do grupo que continuou organizando os Simpósios neste ano, me convidou para fazer um breve vídeo contando minha experiência como intercambista pelo CsF aqui na Escócia para englobar uma parte do evento que falaria sobre este tema.

Acho que o vídeo pode ser um pouco útil para o pessoal que está chegando aqui no blog agora, pois na realidade acredito que eu já tenha escrito muito do que está no vídeo em outros posts.

Para aqueles que já acompanham o blog, mas mesmo assim querem ouvir minha voz de criança em aparelhos audiovisuais, aqui vai o vídeo!


Beijos!

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

"O mundo segundo os brasileiros"

Olá pessoal!

Apesar de ter um post com histórias recentes para serem contadas, como ele ainda não está pronto, resolvi compartilhar o vídeo que vi hoje porque achei muito legal!

Para quem ainda não conhece, existe uma série da Band que se chama "O mundo segundo os brasileiros", que passa toda segunda 00h (do Brasil, claro).

Essa série mostra episódios de vários locais do mundo organizados no geral por cidades, mas as vezes pode ser diferente. Aliás, vou aproveitar para dizer uma coisa que parece (muito) besteira para quem já sabe, mas é cada coisa que eu ouvi antes de vir para cá quando dizia "estou indo viver em Dundee, uma cidade na Escócia" que acho válida a explicação: a Escócia é uma nação que faz parte do Reino Unido (da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte) e o Reino Unido inclui, além da Escócia (que tem como capital Edinburgh), Inglaterra (capital London), Wales (capital Cardiff) e Northen Ireland (capital Belfats).
Detalhe: a República da Irlanda se separou do Reino Unido no século passado e tem como capital Dublin.

No geral, quando falamos do Reino Unido a imagem que vem à mente é a de Londres, que é uma cidade enorme e maravilhosa com milhões de motivos para ser muito famosa, claro. Porém isso não significa que no Reino Unido não tenha mais coisas interessantes para serem conhecidas, vistas e apreciadas, né? Eu mesma escolhi estudar na Escócia e cada dia me apaixono mais por esse lugar lindo!

Apesar de eu ter achado blasfêmia terem colocado no site da Band o título do episódio como "O mundo segundo os brasileiros - Edimburgo" e nele estarem incluídas Dundee e Glasgow além de Edinburgh, achei o vídeo um amor, porque obviamente me identifiquei, né? :}

No vídeo passaram vários lugares que conheci em Edinburgh, outros que ainda pretendo conhecer, assim como locais que vi em Glasgow e obviamente em Dundee. Aliás, a moça do vídeo aparece saindo a noite na Union aqui da University of Dundee! Adorei! \o/

Então aqui ficam os vídeos para vocês no site oficial e aqui fica o vídeo compilado no youtube.

Detalhe: eu já vi o de Londres antes de vir para cá, mas fiquei com vontade de ver de novo. O próximo que verei será o de Dublin, que eu acabei de ver que já tem postado no site também! :)

Abraços!

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

O novo de novo & estudos

Olá bonitos!! :)

Aqui em Dundee está tudo ótimo para aqueles que sempre perguntam (seus fofos!), apesar de eu estar meio louca com a velocidade com que minhas matérias passam aqui!

Eu peguei 4 neste semestre, como havia dito, sendo que duas começaram em setembro e acabam em outubro, e as outras duas começam em outubro e acabam no fim de novembro. Depois disso virão as provas de todas as quatro! Meio tenso! Mas pelo que vi com o pessoal dos outros cursos, não é uma prática da Uni esse esquema, mas algo decidido por cada departamento. No meu caso, o de Life Sciences faz assim. Porém a questão das provas no final do semestre são assim para todos e isso ocorre de acordo com o calendário da Uni.

Eu também tenho um assignment para entregar nessa sexta, dois practical reports (todas as práticas vem com o pacote: aula, workshop e relatório, que é muito legal, mas bem frenético e na velocidade da luz!) para esta semana e para outra. Por fim, semana que vem tenho duas provas (parciais, que valem uma parte menor da nota final). Ou seja, estou bem atarefada!

De qualquer forma, vim aqui contar algumas novidadinhas rápidas, porque né, não me aguento.

O Davi veio me visitar depois de passados 15 dias que eu havia ido visitá-lo em Glasgow! :)
Então esse fim de semana rolou um repeteco dos lugares que mais curto aqui em Dundee: The Law e o Magdalen Green.

Fotos do The Law


























Fotos do Magdalen Green

















Fomos também ao The MacManus - Dundee's Art Gallery and Museum, que é bem lindo (e de graça, como muita coisa aqui no UK).














Fora isso, eu e ele passamos boa parte do fim de semana programando coisas bem legais para o fim do ano, mas que eu vou contar só semana que vem, em um post daqueeeeles que o povo gosta, cheio de idéias, dicas e passo-a-passos. Então por enquanto ficam algumas fotos bem lindas que o Davi tirou do fim de semana (porque agora quando eu estou com ele eu abdico de tirar fotos do celular e finjo que sou modelo. Hahaha).

Além disso, quero dizer aqui que eu fiz amizades maravilhosas desde que as Freshers começaram com as lindonas do meu flat! Não se compara em nada com o que era minha vida antes! Minhas crazy[onas] favoritas não me deixam sozinha por um jantar se quer, nem por quase nenhuma ida à academia!

Aliás, esqueci de contar: a academia da Uni oferece acotes de preço para o ano letivo melhores do que no verão. Então assim que começou o semestre, me matriculei e estou aproveitando bastante! O espaço é ótimo e tem muitas aulas coletivas, além de um preço beeem tranquilo, quando pensamos em quanto pagamos por isso no Brasil!

Por fim, eu fiz uma página no facebook para poder divulgar o blog, mostrar as atualizações e evitar um pouco que pessoas que eu não conheço me adicionem no facebook. Eu não me importo nem um pouco que me mandem in box perguntando algo, mas prefiro que perguntem por aqui, onde eu sempre respondo, pois dificilmente eu adiciono quem eu não conheço no facebook.



Agora com a página, podem acompanhar os posts novos perguntar por lá também se derem like! Aliás, quero ver quem vai curtir, porque eu ainda não havia divulgado! Ou seja, 0 likes até agora. Hahaha :)

Então me desejem boas provas, boas notas e vejo vocês na semana que vem, quando tudo passar!

Beijos!