Mostrando postagens com marcador Lazer. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Lazer. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Planejamentos de Ano Novo

Olá pessoal!

Depois de muitas emoções nas últimas duas semanas finalmente estou aqui novamente. :)
Muitas emoções porque, como havia dito no post anterior, semana passada foi minha última semana dos dois primeiros módulos que eu estava fazendo neste semestre. Isso quer dizer que eu tive uma prova de cada um deles, também tive relatórios e essay para entregar, então acabei dando um tempinho por aqui.

De qualquer forma, já tenho planos para mais de um post essa semana! Como estou na minha reading week, além de estudar partes da matéria que ficaram para trás, vou postar aqui o atraso. ;)

Hoje vou compartilhar com vocês a experiência de organizar minha primeira viagem um pouco mais longa, porque apesar de não estar toda fechada ainda, o que já está decidido inclui a parte mais importante: o ano novo!

Desde de antes de vir para cá eu já idealizava passar o ano novo em mil lugares maravilhosos diferentes, mas depois de pesquisar com o Davi como seria a passagem de ano em cada um desses lugares, a dúvida acabou ficando entre Londres e Edimburgo.

Londres tem aquela virada de ano super badalada, com fogos de artifícios maravilhosos no coração da cidade e os vídeos da BBC da virada de ano dão até frio na barriga. Porém, é um esquema que não achei que valeria muito a pena para mim, pois seria apenas ir para lá, ver os fogos e voltar e ano novo para mim tem significado mais que isso nos últimos anos.

Já Edimburgo é uma cidade que, depois vim saber, tem um reveillon muito famoso na Europa. Primeiro porque não é apenas uma passagem de ano, mas sim uma grande festa que tem atividades desde o Natal. Segundo porque o reveillon aqui na Escócia é um feriado estendido até o dia 2. Terceiro porque não são apenas os fogos e a contagem regressiva, mas o Hogmanay, como eles chamam o reveillon por aqui, tem festas e apresentações muito diversas! Por fim, todas as atividades do reveillon se passam em lugares perfeitos daquela cidade perfeita que é Edimburgo. Resumindo, será muito, bonito, divertido e muito escocês! :)

Detalhe: acho muito engraçado e estranho o fato te ter um monte de propaganda de "festas de Natal" em vários lugares aqui no UK, pois para mim festa de Natal é no máximo com toda a família reunida.

Para os fofos que acompanham o blog e planejam passar o reveillon em Edimburgo também, ficam aqui as dicas:

1. Decida para ontem se você quer mesmo ir para lá no ano novo e reserve um local para ficar, pois nesses dias entre o Natal e até mais ou menos dia 04/01 todos os tipos de acomodação estão muito caros e concorridos.

Detalhe: como vamos eu e o Davi (além de alguns amigos que ainda estão se organizando), nós achamos muito mais em conta alugar um quarto nessas casas de pessoas que alugam casas ou quartos da casa, pois Hostels estão loucamente caros no reveillon. O site que nós usamos para a busca é o airbnb e dá para achar boas opções para quem tem companheiros certos para o reveillon, seja um, seja um grupo.

2. No site do Hogmanay você pode decidir quais atrações quer ver, quais festas quer participar e tudo mais o que quiser saber. Basicamente as atrações começam no Natal, como eu havia dito, e continuam entre dia 30/12 e 02/01. Cada uma delas tem um preço bem em conta, mas dependendo de quantas e quais você escolher, pode acabar ficando caro, né? Eu e o Davi escolhemos três delas:


  • No dia 30/12: Torchlight Procession, que é uma super caminhada que abre os eventos do ano novo propriamente dito e você pode ou não comprar uma tocha para ir. Claro que eu comprei a tocha, porque se estou na chuva é para me molhar, né? No final do evento já começam os fogos de artificio, porque parece que tudo tem que ter fogos naquela cidade. Hehehe
  • No dia 31/12: Candlelit Concert que é um concerto orquestrado na St Giles Cathedral e foi o evento mais vendido do último ano! 
  • Ainda no dia 31/12: The street Party, que é a festa da virada de ano, com vários shows e diferentes horários de fogos de artifício, incluindo o da 00:00h.
Nesses dois dias vou programar ainda o que quero fazer de 'turismo' por lá, porque ainda preciso checar o que estará aberto, o que não estará, mas depois conto para vocês! Independente de qualquer coisa, as únicas coisas que são legais para ser pagas lá são o Edinburgh Castle (£16) e a Rossylin Chapel (£9).

Resumindo, eu vou passar dois dias e duas noites em Edimburgo e no dia 01/01 viajo para Londres, a outra cidade mais amor do UK! :}

Para a galera que mora mais perto de Londres fica fácil dar passadinhas lá e conhecer a cidade aos poucos, mas para mim não acho que vale tanto a pena assim por causa do tempo de ida e volta e do dinheiro que se gasta (apesar de ter gente aqui que vira e mexe vai para lá, então vai de cada um).
Megabus é sempre uma opção, apesar das entre 9 e 10h de viagem, porque custa em torno de £13; trem só vale a pena se encontrar um bom preço, porque no geral eles são bem caros para lá; e o que eu acho que vale a pena mesmo é o avião, pois custa em torno do dobro do ônibus, mas para um dia meio *especial* como o dia 01/01, vale a pena ter mais horas para aproveitar, já que a viagem dura em torno de apenas 1h! 

Sobre a programação de viagem para Londres, como eu vou passar 7 noites lá e provavelmente só voltarei na primavera ou no verão, optei por comprar o London Pass e o London Travelcard, que ficam mais baratos se comprados juntos.

O London Pass é um super ticket que inclui inúmeras (quando eu digo inúmeras, são inúmeras! haha) atrações turísticas (ou não) de Londres! Ele pode ser pago para 1, 2, 3... 6 dias. Como vou ficar uma semana e devo demorar para voltar, peguei o de 6 dias. 

Já o London Travelcard é opcional quando você compra o London Pass, mas eu comprei porque ele inclui passagens ilimitadas em todos os tipos de transporte de Londres (exceto os expressos que vem de apenas dois aeroportos). Ou seja, posso andar de trem, ônibus e tudo mais a vontade na cidade. Vale a pena porque a unidade de passagem de trem em Londres é super cara, então achei o custo benefício bem bom! :)

Detalhe nada a ver: eu fiz a página do blog no facebook, mas ainda não consegui colocar o link permanente dela aqui na página do blog bem bonitinho! Assim que eu conseguir, aviso aqui. ;) 

Bem, por enquanto, essas são as dicas de ano novo! É provável que depois de Londres eu visite uma amiga que mora pertinho de Londres, mas isso vai ser decidido mais para frente. Ano que vem provavelmente terei bastante história para contar!

Aliás, por falar em história para contar, o próximo post será um desses, com histórias e fotos de coisas que já aconteceram, não apenas das que estou planejando! 

Vejo vocês logo! 
Beijos!


quinta-feira, 8 de agosto de 2013

St Andrews & Saidinhas

Olá pessoas!

Como eu havia dito no último post, da semana passada para cá eu fiz muita coisa, em particular muitas coisas legais! :)

Como na quinta de manhã foi minha primeira prova desse primeiro ciclo do PSE, quinta a tarde eu já estava livre! \o/

Então na quinta-feira mesmo eu fui ao cinema assistir Despicable Me 2 com alguns dos lindos aqui do CsF! Foi meu primeiro cinema em Dundee e esse desenho é muito comédia! Eu ri muito e ri alto! Hahaha. Eu só achei meio caro, mas tudo bem. Fomos ao Cineworld e custou £6,10 em uma quinta-feira com desconto para estudantes, mas me disseram que na quarta existe uma promoção. Além disso, o cinema 'Hollywoodiano' daqui é meio afastado e temos que ir de ônibus ou táxi. Apesar de haver um cinema bem pertinho daqui, da Uni e da minha casa, que é o DCA, ele é mais alternativo e tem menos salas e opções de
filmes.
Detalhe: nesse dia os lindos do Belmont me contaram que o desconto do Mc Donalds para estudantes significa um cheeseburguer ou um Mc Flurry de graça! Tem alguma outra opção, se não me engano. Morri, gente, sério.

Nesse dia também foi a primeira vez que eu fui à The Union! Acredite se quiser, pois eu já estou aqui há mais de mês, mas eu ainda não havia ido lá! Hahaha. Não sei explicar porque ao certo, mas esse tempo aqui tem sido muito corrido e acabei não saindo muito para coisas que não fossem conhecer algum lugar durante o dia ou ir para o flat da galera daqui comer ou beber. De qualquer forma, eu conheci a Union e achei bem legal. É meio bizarro, porque é muito diferente do nosso conceito de união de estudantes, pois é um prédio (sim, um prédio) com mil facilidades e coisas para fazer. OK, a faculdade é paga, mas mesmo assim! Lá dentro tem lugar para comer; fazer compras em uma espécie de mini mercado onde também encontramos agasalhos e outras coisas da Uni; tem um andar com um bar bem grande, onde tem o bar em si, mesas, sofás e música; tem um andar com um monte de mesa de sinuca e outros jogos eletrônicos; e um andar com uma pista de dança, que fica tipo uma boate mesmo. Não sei se eu deixei de ver algum andar, mas se sim depois eu conto. Além disso, dá para beber por preços razoáveis, dependendo do que  escolher para beber!

Detalhe: quero aproveitar esse momento para dizer que a University of Dundee foi escolhida pelos estudantes do UK como a melhor experiência de vida universitária. Chupem essa manga. Eu fico pelando saco aqui direto, mas tem motivo! Hahaha. Toda semana pelo menos acontece alguma coisa que eu acho linda, apesar de eu já estar aqui há 45 dias. Olha que amor. Não é a toa que eu estou adorando morar aqui e estudar na University of Dundee, né? :)

Na sexta-feira também foi muuuuuito legal, pois eu, Alana, George e alguns amigos do curso fomos conhecer St Andrews, uma cidade que fica bem pertinho daqui. Para ir para lá, pegamos um ônibus aqui na estação de Dundee que custou £6,00 com return incluso e foi bem rapidinho. Eu não marquei o tempo, mas foi algo em torno do 20 minutos, acredito.



Apesar da cidade ser um ovo, é bem famosa, pois tem a Universidade mais antiga da Escócia e a terceira mais antiga do UK (perde para Oxford e Cambridge e é seguida por Glasgow, Edinburgh e Abeerden). Além disso, o príncipe Willian e a princesa Kate se conheceram lá, não que isso importe muito. Por fim, o golfe surgiu lá, então tem uns visuais bem bonitos e eventos voltados para o esporte. De qualquer forma, foi até engraçado, pois quando acordamos estava chovendo um pouco e frio, então nós pensamos "afe, só vamos porque quem promoveu o passeio foi o curso e a passagem será reembolsada, já que esse dia está bizarro", mas assim que chegamos lá parou de chover, em 20 minutos de andança começou a fazer Sol e o dia ficou perfeito do nada! Hahaha.


A cidade é toda bonitinha e com construções bem lindas, porém não tem muito o que fazer ou ver lá. Um dia é suficiente para conhecer, apesar de eu não saber o que é possível fazer por lá a noite. Olha isso, para ter uma idéia:



Nós demos uma passeada e entramos em uma loja da Visit Scotland para pegar guias gratuitos (que eu por sinal peguei um milhão deles para todos os lugares possíveis e imagináveis) e ver como devíamos fazer para conhecer o Castelo e a Catedral.

Nessa andada, conhecemos apenas o prédio mais antigo da Universidade, pois o campus é espalhado pela cidade. O lugar é bem lindo, as acomodações são muito amor e os jardins fofos!




 


Nós compramos um bilhete para o Castelo que dá entrada para um museu da Catedral também! Isso também inclui a entrada em uma torre dentro do terreno da Catedral que é o ponto mais alto da cidade, porque nada mais alto que ela pode ser construído, ou seja, dá para ver a cidade toda! Esse ticket com tudo incluso custa £7,20. Foi também meu primeiro Castelo! :) Bem, na realidade, são ruínas, mas lá dentro você conhece a história e a vista é ma-ra-vi-lho-sa, principalmente por conta do dia perfeito que estava fazendo. Olha que amor:





(Foto da máquina do George Vasconcelos)







Conhecemos também a Catedral, que é muito linda! Bem, na realidade eu descobri que as pessoas mais ricas eram enterradas perto das Igrejas antigamente, o que faz das visitas às catedrais também uma visita ao cemitério. Meio tenso, mas é tudo tão lindo, que não incomoda. Hehehe.



(Foto da direita da máquina do George Vasconcelos)

Por fim nós andamos até a praia, que é muito linda e estava com a água super transparente no dia!




(Foto da direita da máquina do George Vasconcelos)

As fotos seguintes são lá do alto da torre! Conhemos uns escoceses bem legais lá em cima que ficaram explicando um monte de coisas sobre a cidade! A simpatia e boa vontade das pessoas aqui me deixa apaixonada! :)

(Foto da máquina do George Vasconcelos)

(Fotos da máquina do George Vasconcelos)



Depois fomos comer e, obviamente, era tudo meio caro. Nós escolhemos um Kebab de um italiano muito doido, que eu achei um pouco estranho para falar a verdade. Apesar da mega quantidade de pimenta, estava gostosinho. Custou £7,70 com bebida (o que é bem caro, se não for algo gostoso de fato). Pelo menos eu descobri que na mesma rua tem um restaurante japonês. Quem sabe na próxima, né?


(Foto da máquina do George Vasconcelos)

Por fim, nós fomos tomar um sorvete famoso que tem lá que é bem gostoso! Não sei como funciona isso, só sei que aqui na Escócia tem italiano em tudo que é canto, o que significa muitas sorveterias, casas de massa etc.

(Foto da máquina do George Vasconcelos)



Apesar da canseira, a gente tirou um cochilinho e foi para a Union depois. Hahaha! Afinal, esse fim de semana tinha que ser para aproveitar, pois essa semana começaria sabidamente tensa no curso. :(
Foi bem divertido, deu para tomar uma cerveja, jogar sinuca (há quantos mil anos eu não faço isso?!) e dançar um pouco! Além disso, como eu saí de casa com a Alana e as meninas da turma dela (que são muito fofas! <3 ), conheci os amigos delas, o que inclui dois escoceses muito gente boa e um china que conhece tudo e todos. Fiquei choacada! Hahaha. Mudei um pouco meus conceitos sobre ser 'descolada' e conhecer tudo e resolver qualquer coisa com qualquer um na universidade. =p

Na sexta eu dormi o sono mais rejuvenescedor da vida!
A tarde eu fui com parte do pessoal dos outros editais patinar no gelo! *.* A arena de patinação fica ao lado do cinema e é bem legal! Custa £3,50 com desconto para estudantes e nós podemos usar a pista por 2:30h, além de incluir os patins, claro. Foi muuuito divertido, pois adoro patinar (tenho patins normais) e havia muito tempo que não patinava no gelo! Claro que eu levei um tombo também, mas tá tudo certo! :)

Depois eu fui para o flat do pessoal jogar conversa fora e quando já estava meio tarde deu a louca e a gente resolver sair. Nós fomos em um lugar que, segundo o pessoal, é a melhor baladinha daqui. Bem, talvez por termos chegado quase 01:00 am, ter custado £5,00 (creio que por conta da hora), estar meio vazio, com geral que já estava lá meio doido e só música eletrônica até a hora que saímos, eu não curti muito. O lugar era interessante e a música estava boa, mas não aproveitei muito. Lá chama Reading Rooms e, pelo que vi no site, existem outras opções de música, dependendo do dia e da hora e me pareceu bem legal! Aliás, eu gostei bastante das opções do dia do meu aniversário! :)

(Foto do Roberto Hayasida)
Coloquei a foto das meninas sendo fofas, porque as outras estão muito polêmicas. Hahaha


Por fim, para fechar o fim de semana com chave de ouro no domingo eu comi feijão!!!

Essa semana já começou com muita coisa nova do curso e eu já tenho meu Assignment final para entregar no dia 23 de agosto, assim como uma apresentação no final do curso sobre o Assignment. Eu já recebi alguns feedbacks das avaliações passadas, mas vou falar sobre isso quando receber todos. Eu também descobri algumas coisas muuuuito legais aqui dessa minha Uni linda, além de pessoas maravilhosas, mas vou deixar tudo para um post só neste mês, para organizar as informações! Aquela neurótica até com o que escreve. Fazer o que né? Se 'de médico e louco, todo mundo tem um pouco', imagina quem tem um bocado comprovadamente? Hehehe.

Estou pensando também em fazer um post sobre uma série de facilidades que descobri aqui no UK, na Escócia particularmente, mas vou deixar para semana que vem, pois tem uma coisa bem legal que vou fazer e tem a ver com o assunto! :)

É isso pessoal!
Beijos e até!