sexta-feira, 28 de junho de 2013

Novidades: PSE e Dundee

Ola galera!

Esses dias tem sido muito bons! Depois do primeiro dia perrengue em Edinburgh e do primeiro dia de adatação aqui em Dundee, tudo está lindo! :)

Por falar em adaptar, ontem chegou a caixa das alegrias infinitas aqui em casa: minha encomenda com meu Macbook air e meu Nexus 4! :} Nisso estou me adaptando também, pois antes usava um Surface (Windows) e um Windows Phone. O Mac é lindo demais, da vontade de chorar. E o Nexus é muito bonito, pratico (já que é Android, né...).

Por falar na minha caixa das alegrias, eu descobri por causa dela que aqui na Uni eles são muito (MUITO) criteriosos! Na quarta eu estava resolvendo minha vida aqui e conheci o coordenador do curso. Aí no dia seguinte seria minha primeira aula, só que no meu alojamento eu descobri que não há alguém para receber nossas encomendas, assim, precisei ficar em casa aguardando a caixa. Simplesmente quando eu cheguei na aula a tarde levei uma puxada de orelha séria e também recebi um e-mail avisando que isso não deve ocorrer etc e tal. Choquei. A presença é uma grande parte da avaliação do PSE. Não apenas para o CsF, mas para todos. Eu terei as quartas e sextas (nem todas) a tarde livres e, por conta disso, eles dizem que nesses horários devemos resolver as coisas da vida. Também não justifica chegar atrasado por nada no mundo. Essas coisas só podem ocorrer por motivo de doença e, ainda assim, temos que ter a visita médica e o atestado.

Sobre médico, quando nós chegamos aqui temos que entrar em contato com nosso General Practices, que seria o que chamamos de clínico geral. Hoje fui até lá e me cadastrei. Minha primeira consulta será na sexta da semana que vem! =)

Detalhe: quando eu saí da aula, fui ao médico com uns colegas do PSE, um indonésio, uma menina de Taiwan, um chinês e uma chinesa, que não sei escrever os nomes. Eles são bem gente boa e a gente tem conversado bastante (eles me amam, porque só tem eu de brasileira e o resto é tudo chinês e companhia, então quem fica comigo fala mais inglês. hahahahaha). Enfim, daí a gente tava lá preenchendo os papéis e eu e a menina de Taiwan não estávamos entendendo o que significava um termo, que no fim das contas significava o exame ginecológico preventivo. E logo após vinha pergunta sobre anticoncepcional. Gente, foi o alvoroço da vida da galera, porque ninguém sabia explicar o que era e os chinas ficaram loucos com o fato de eu e a outra menina de Taiwan (que é a mais descolada da galera) já termos feito isso e de usarmos anticoncepcional (Are you MARRIED???)! Aquele momento em que me arrependi de ter ido com eles. =p
Depois eu até perguntei para a menina se era muito aleatório para eles esse tipo de coisas e ela disse que não, que eles devem ser doidos. Hahaha. Ah, eu também descobri que aqui as mulheres fazem preventivo de 3 em 3 anos, normalmente, o que eu achei muito pouco perto do que estamos acostumados!!! A menina de Taiwam também. Estranho.

Sobre o PSE: eu tive aula apenas ontem e hoje, mas já deu para ver que será muito legal! O curso aqui de Dundee dura 10 semanas e é dividido em duas partes: semanas de 1-6 e de 7-10. Nas 6 primeiras nós temos aulas divididas mais ou menos como a divisão de bandas do IELTS, porém, tudo é aplicado ao meio acadêmico, o que faz todo o sentido. Por exemplo, o writing é baseado no que teremos que saber fazer na faculdade, que serão nossos futuros essays ou papers (como diriam os americanos). O speaking é baseado nas apresentações que teremos que fazer de trabalho e nas discussões acadêmicas. É tudo beeeem acadêmico! Por aí vai. Nessas primeiras semanas nós temos aulas teóricas e práticas. Até agora elas vieram com as duas coisas na mesma aula e isso fica se intercalando o tempo todo. Depende bastante do professor também, pois alguns são mais teóricos, outros mais práticos. De qualquer forma, nós também temos as atividades de casa e temos que entregar/apresentar alguns trabalhos de temas diversos (pois o foco agora é em vocabulário diverso) e anexar isso em um portifólio, que contém temas obrigatórios (vocabulary and language tests) e mais 6 opcionais, dos quais temos que escolher ao menos 3. Isso será um método de avaliação também, mas teremos provas/apresentações formais ao final dessas 6 semanas.
Depois disso, nas 4 últimas o foco será de vocabulário e linguagem acadêmica, cada um na sua área. As aulas serão com todos juntos, mas os trabalhos serão sempre com temas voltados para o nosso curso. Nessa etapa haverá palestras com profissionais de diversas áreas para treinar o listening de áreas específicas.
Por fim, no meio disso tudo haverá 4 dias (de fim de semana) que eles nos levarão para conhecer: Edinburgh, St. Andrews, o Jardim Botânico daqui e outra cidade aqui perto que eu não to lembrado agora! AMEI!

Sobre Dundee: Bem, eu já falei que eu to apaixonada, né? Não tem necessidade de ficar repetindo. Hehehe. Porém agora fica difícil, porque todo dia descubro coisas novas! A parte da cidade mais perto do campus é bem bonitinha, mas ainda não saí daqui de perto para ver como é o resto. Devo fazer isso no fim de semana. Me disseram que aqui perto tem uma fazenda de morangos que você pode visitar e comer morango! hahaha Enfim, vou postar umas fotos para vocês verem! :}
Eu não tirei fotos minhas pois fiquei andando sozinha depois do almoço e eu tava com muita cara de sono hoje. Hehehe

Esse é o pessoal que tenho falado mais das aulas! :)

Essas fotos são do centrinho que tem aqui perto do Campus, com muitas lojas, shoppings, etc. 


Chorei. :')

Só nessa praça quando eu passava por lá vi umas 3 pessoas tocando para ganhar algum dinheiro. Apesar de isso ser meio triste, é bem bonito e todos tocavam muito bem e o ambiente ficava lindo, pois na mesma hora da tarde abriu o Sol.

Aqui tem vários "postes" de plantas!! São tão fofos!





Plantas nas paredes!

Aqui tem muita igreja e o engraçado é que tem umas que não são de fato igrejas. Os espaços são usados para outras coisas. Não entendi bem, mas vou descobrir.



Essa foto é de um dos prédios antigos do Campus e é por onde as pessoas chegam a Uni em geral. O campus é grande, então depois posto fotos só dele. :)

                                               
Aquela esquina fica na rua que desce para minha casa e tem uma Igreja que não é Igreja. =p

Isso é tipo um mirante, que tem uma vista de toda essa parte da cidade que quem está chegando em Dundee vê, inclusive a ponte do trem e a dos carros.










Nessa foto dá para ver a linha do trem (a estação fica bem pertinho, à esquerda) e aquele teto verde é a maior Tesco aqui perto. Existem muitas outras menores por perto também.




Aqui é a rua que desce para ir para minha casa, que fica praticamente do lado daquela entrada do Campus principal. Ou seja, moro muito perto! haha


Aquele prédio branco é onde moro e esses prédios envolta fazem parte do alojamento. :)


Beijos!


10 comentários:

  1. Aaah q lindo Rafaela!!!
    Não vejo a hora de chegar na minha uni tb e sair clicando tudo!! hehehe
    Se eles forem criteriosos com atrasos lá na Strath eu estou ferrada pq eu sempre chego atrasada...hahaha =D
    Deixa eu te perguntar uma coisa: quais as especificações do seu MacBook? Vc comprou pela amazon ou achou outra loja mais em conta? Eu não consigo me decidir sobre qual pc comprar...tb não aguento mais olhar, quero comprar logo!! hehe
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi!
      Eu comprei o MacBook air 13-inch, 128GB, 1.3GHz dual-core Intel Core i5 processor,
      Turbo Boost up to 2.6GHz, Intel HD Graphics 5000, 4GB memory, 128GB flash storage1.

      Aqui vc pode comprar as opções de MacBook air: http://store.apple.com/uk/browse/home/shop_mac/family/macbook_air

      Lembrando que estudantes tem 15% de desconto sobre esse preço se comprar direto na Apple e que na Amazon fica quase o mesmo preço do desconto. Eu comprei pela Amazon pq não consegui usar o cartão pré-pago no site da Apple. =(

      Logo log vc ta aqui! :)

      Bjos!

      Excluir
  2. Rafaa! Que cidade mais charmosa! Nossa, que gracinha! Estou paixonada! E esse PSE também, que maravilha a organização! Vai ser sensacional essa adaptação para começar o curso!

    E essa fazendo de morangos, hein!!! S2

    ResponderExcluir
  3. Nath!!! Aqui é muito lindo mesmo!
    Amei a organização do PSE! Eles são demais! :)

    Eu quero muito ir na fazendo de morangos! Vi as fotos do amigo da menina de Taiwan e o lugar é maravilhoso!!!! :D

    Chega logo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá Rafaella,

    Eu pretendo comprar uma macbook air também! Mas que estranho não ter conseguido usar o cartão \: É de qual empresa o seu cartão?
    E eu também to acostumado a usar o windows...Como tá sendo a adaptação com o MAC OS?

    Boa sorte com tudo aí! To achando o blog super legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe!

      Pois é, o site da Apple e da google não autorizaram. Talvez se você tentar, pode dar.
      Por outro lado, se você for para um cidade maior, poderá comprar na loja física mesmo! :)

      Eu tentei com meu Cashpassport (Master) que eu fiz na Hoya.

      Mas assim, não creio que o problema seja o cartão, mas as lojas mesmo, pois eu compro na Amazon, Ebay, no site do Megabus e usei em um outro site tranquilamente. :)

      Muito tranquilo, pois tudo é fácil e vc acha tanto no site da Apple quanto no youtube tutorial de tudo que vc quiser e possa imaginar. :)

      O site da Apple é mara e tem micro vídeos explicando tudo! *.*

      Obrigada mesmo e boa sorte para vc tb!!

      Obrigada!

      Excluir
  5. Rafaella, você a essa altura já tá no curso mesmo né? Sem ser o PSE.. e tá gostando? Faço medicina também e tô tentando pra esse edital de jan/2014 e Neuroscience é uma das minhas ideias! :) Ah, e a cidade é cara?
    Obrigada!
    Júlia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Júlia,

      na realidade as aulas do ano letivo começam só dia 09/09. O curso acaba dia 30/08, na semana seguinte eu tenho Fresher's week e na seguinte as aulas mesmo.

      Com certeza quando começar terei novidades por aqui! ;)

      A cidade é muito tranquila em termos de preço, tem tudo que eu preciso e a uni e suas acomodações ficam muito bem localizadas. Eu praticamente não gasto dinheiro com transporte, por exemplo, por conta disso.

      Por nada!

      Excluir
  6. Oi, Rafaella!

    Sei que esse seu post é antigo mas só agora irei para Dundee e conheci seu blog (muito bom, a propósito). Eu irei da mesma forma que vc, 1 ano e 10 semanas. Uma dúvida que surgiu a mim e a outros estudantes é a respeito do seguro saúde, como ele é feito? Vc esperou chegar aí para começar a resolver?

    Boa sorte nessa reta final!

    Att,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedro!
      me desculpa pelos 857 anos que demorei para responder, mas eu não vi essa notificação antes!!! =(

      Bem, na verdade nós fazemos um seguro viagem, não seguro saúde. Aqui neste post eu expliquei direitinho, olha: http://thethistleofscotland.blogspot.co.uk/2013/06/preparativos-finais.html

      Abraços!

      Excluir