quarta-feira, 26 de junho de 2013

Cheguei!!!

Oi pessoal!

Eu queria ter postado no blog desde antes de viajar, contado como estavam os preparativos finais mesmo, mas acho que o mais importante eu falei nos outros posts. Se eu lembrar de alguma coisa, falo depois! O que eu mais fiz de importante mesmo foi deixar tudo acertadinho no banco, token/senhas de seguranca habilitadas, pessoas/empresas de transferencia habilitadas, limite de transferencias bancarias mais alto, cartao de crédito internacional ativado (vai que preciso...), essas coisas. :)

Eu marquei uma despedida com meus amigos na Casa Rosa no sábado antes de viajar! Foi bem legal, apesar de que eu estava bem cansada. Fiquei feliz por todos os lindos que foram lá se despedir, apesar de saber que alguns nem queriam festa de 'rockzinho' ! hahaha. Depois eu posto fotos, porque ainda to sem meu note aqui, aí complica. =p

Além disso, foram muitas despedidas fofas pelo caminho. Lanches, jantares e visitas muito lindas! Inclusive presentes fofíssimos!! Sem falar nos parentes que me ajudaram com algum dinheiro! To guardando tudo para viajar quando tiver tempo! Minha maezinha e minha vó também ficaram comigo o tempo todo, fizeram minhas vontades e comidas! hehe. Vcs sao demais, pessoal!! Nao tenho nem como agradecer! :D

O que nao é demais sou eu nao conseguir usar os acentos aqui no pc da Uni. Gente, nao sei lidar com isso. Procurei aquelas comparacoes de teclado, mas nao sei porque os atalhos NAO FUNCIONAM no pc da Uni. Mas tudo bem, acredito no potencial de vcs de decifrar isso! hahaha. Espero resolver isso para o proximo post. ¬¬

Bem, no domingo foi meu voo pela Lufthansa. Apesar do problema que eu já havia comentado em outro post em relacao `as remarcacoes de passagens, foi muito bom vir com ela. Eu vim guerreira na classe economica mesmo e foi bem tranquilo. Nao tive nenhum problema, além de entender o ingles dos atendentes com sotaque alemao! hahaha. Era muito engracado, porque eu nunca sabia se eles estavam falando ingles ou alemao. Demorava para entender. Ou melhor, eu deduzia que era alemao porque nao entendia nada, ou que era ingles porque comeca com 'Ladies and gentiles' e aí eu prestava atencao! hahaha. Nao teve atraso nem nenhuma complicacao, eu também sobrevivi bem com a comida a bordo e os atendentes foram bem atenciosos.

Chegando em Frankfurt, onde fiz minha escala de 2h mais ou menos, eu dei uma andada pelo aeroporto. Daí tive um pequeno problema que só descobri o porque mas tarde... fui toda feliz e contente comprar um protetor labial que a Gaga me recomendou e uma base, porque a minha acabou, mas meu cartao pré-pago de euro nao foi aceito!! Na realidade, dizia que a senha estava errada. Que fadiga... porque eu nao pude comer nem comprar nada e fiquei lá fazendo hora.

Chegando em Edinburgh, onde meu voo chegava, eu cheguei e peguei minha mala, que estava com o cadeado aberto! :( Depois conferi e nao havia sumido nada (que eu tenha reparado, mas creio que nao), porém estava tudo fora do lugar. De lá fui comprar o ticket para pegar um onibus que nos leva do aeroporto até a Waverley Station, que ficava bem pertinho do meu Hostel. Achei sensacional, porque era um desses de 2 anderes, eu comprei o ticket na hora (por £3,50, na frente do aeroporto onde tem um guiche e o ponto de onibus), e como ele já ia sair, foi muito rápido. Havia lugar para sentar e para por as malas (acabei indo em pé para segurar a mala, porque como entrei em cima da hora estava tudo cheio!). Havia um som, tipo de metro, avisando as estacoes, eu passei por muitos lugares lindos que quero conhecer depois e o meu ponto era o último.

Desci na estacao que era muito legal e cheia de facilidades. Fiquei um pouco perdida para encontrar a direcao do Hostel, mas perguntei e achei. Bastava atravessar a rua da ponte atrás da estacao e, ao final dela, um quarteirao para esquerda já era o Hostel, logo a frente. Lá foi bem legal, tinha Wi-fi e um armário desses de ferro para guardar coisas de valor. O banho, o banheiro e a cama eram limpos e arrumados, apesar de um pouco simples. A decoracao bem fofa e típica e os atendentes legais. Havia café da manha por £1,90 completo. :)

Eu andei ali por perto do Hostel a noite (que nao é noite, porque tem Sol) para tentar resolver o problema com o Cashpassport, pois ocorreu o mesmo com o de libra, o que me deixou levemente desesperada! Fiquei falando com o Davi pela internet e depois de muita labuta descobrimos que a senha do papel que eu tinha (que chegou com ele) era diferente da que estava no site e que a do site era a correta! Mas até isso ocorrer, meu bem, foram horas e eu quase chorando, porque a bateria do PC estava acabando e eu com £100 no bolso! #chorandoloucadesesperada

Entao fica a dica amiga: Nao viage apenas com £100 no bolso achando que vai dar tudo certo, ainda mais sem ter um adaptador universal abencoado porque custa caro no aeroporto. Além disso, pelo menos no site do Cashpassport, vc pode ver sua senha! Entao é bom dar aquela conferida.

Resultado: nao comprei nada no freeshop nem em Edinburgh.

De manha comprei meu ticket e, mais uma vez tive sorte, o trem já estava saindo. Foi comprar e entrar nele. Hahaha. Porque sou dessas sortudas! Eu poderia ter comprado pela internet, mas nao aceitava cartao pré-pago e a a National Rail pede um cadastro, que chega na nossa casa! =/ Aí sai um pouquinho mais caro na hora (na internet saía por £9,90 e na hora por £14,00). No trem também havia local para malas (e até bicicleta!) e eu fui bem confortável. Poderia ter dormido, mas Dundee ficava a apenas duas estacoes após Edinburgh (pegando um trem que ia para Inverurie, eu acho). Foi bem rápido e a paisagem é linda!!!

Chegando em Dundee na terca foi muito amor, porque a estacao fica bem pertinho, assim como tudo que é perto do campus! Me desculpem os CsF apaixonados por Londres, mas a Escócia é linda e Dundee uma coisa fofa de morrer! Me guiando pelo mapa e perguntando duas vezes eu cheguei tranquilamente ao meu alojamento. Lá eu peguei minhas chaves e cheguei no meu flat fofo! <3

Esse primeiro dia foi basicamente para ajeitar minha vida, apesar de ainda faltar algumas coisas a fazer. Fui na Tesco que tem aqui pertinho, uns 15 minutos andando, comprei coisas de banheiro e quarto e um pouco de comida. Na tesco achei sensacional ter um telefone gratuito só para pedir taxi! Ele me pegou e me deixou no alojamento por £4,40. Faltou o material de limpeza e a comida geral mesmo, mas isso vai ficar para amanha! hahaha. Sinceramente, nao achei nada caro, mas quando der um mes que estou aqui, vou fazer um geral de gastos e conto para vcs! :)

Ontem eu também comprei o que precisava pela internet e amanha já estarei equipada com notebook e celular!! :D

O meu quarto é bem bonitinho, mas a cozinha/sala que também é bem arrumadinha, apesar de eu estar dividindo o flat com umas colegas muito porquinhas e estar tudo sujo! :( O que me alegra é que hoje descobri que dividirei o flat todo só com brasileiras a partir de 23/08! As meninas do grupo de Dundee postaram seus quartos e somos 6 no flat. Muito bom! Vou aguentar a sujeirinha outras por 2 meses, mais tudo bem. Fora isso, tudo certo no flat. Depois faco um post só sobre isso, porque o campus tem MUITAS facilidades, o que se aplica aos flats também. :)

Eu nao estou tendo problemas de jetlag. Para falar a verdade eu estou apenas cansada, mas eu tenho dormido bem pesado quando chego em casa, assim como no que seria um bom horário de dormir (umas 22-23h daqui), entao acordo bem tranquila no dia seguinte. Além disso, minha aula do PSE comeca 09:30 e fica bem tranquilo acordar.

Hoje fui feliz e contente para aula, mas era só a tarde, 14h. Hahaha. Voltei e dormi, porque todo sono é pouco esses dias. Chegando lá, foi meio que uma aula 'conheca as facilidades da Uni, do site dela e de Dundee'. Hehehe. Foi bem legal, aprendi coisas SENSACIONAIS. Se no Brasil a gente fica chocado quando tem um servico bom, nao sei como descrever em palavras o que significa isso aqui. Alguns exemplos que me deixou apaixonada (além do taxi mara da Tesco):

-Eu fiz minha pré-matrícula no portal que temos acesso do site e passei no Student Advice Team e já peguei minha carteirinha. Eles fizeram na hor impressa nesses plásticos de carteirinhas. Choquei, porque na UERJ demora tres milenios para pegar um papel cagado com a foto colada. Mas tudo bem. UERJ te amo, sua linda! <3

-No site da uni eu posso pagar £5 libras no cartao de débito ou crédito e imprimir tudo que eu quiser por um ano em qualquer impressora da uni. Basta dar uplod no arquivo (no meu notebook ou nos pcs da uni), pesquisar a impressora mais próxima e ir pegar o papel nela! Eu quase chorei, porque eu fico pobre com xerox na faculdade!! Apesar de isso provavelmente nao ocorrer aqui, porque é quase tudo digital, achei genial.

-Eu achei genial o fato de o PSE aqui em Dundee ser todo organizado pela equipe de Psicologia, que também dá vários tipos de apoios aos estudantes, como um psicólogo em si, grupos para desestressar, etc. Eles também recebem a gente para qualquer coisa e encaminham para aquilo que precisamos, se for o caso.

-A biblioteca e as salas de aulas que conheci sao maravilhosas. Nao sei como comentar, mas é tudo digital, os espacos sao limpos e arrumados, tudo maravilhoso. To me sentindo naquele filme com a Nicole Kidman, The Stepford Wives, em que tudo é perfeito na cidade perfeita. A única diferenca é que aqui é de verdade. Hahaha

-tudo que eu preciso fica absurdamente perto da Uni! hahahaha. O maior shopping da cidade fica aqui do lado, tudo eu faco a pé. Só vou longe se quiser algo específico mesmo.

Hoje conheci uns chineses e indonesios e foi bem legal. Ajeitamos algumas coisas juntos e combinamos de almocar amanha. Devo conhecer os brasileiros que estao aqui no fimd e semana e o George, que vai fazer PSE comigo chega semana que vem. Por enquanto nao falei portugues nenhuma vez. hehehe

Amanha será minha primeira aula teórica mesmo, entao depois conto como é o PSE!

Atualizo em breve, com fotos. Porque no fds quero turistar na minha cidadezinha! :)
Me desculpem pelos acentos e cedilhas que faltaram! hehehe

Beijos!!









14 comentários:

  1. TÁ LINDO O BLOG AMIGA! HAUHAUAHUAHAU

    serio, tá mara! continue contando os detalhes quando possivel, pq sei q pode ser dificil postar toda hora!
    tou mto feliz por esse seu momento!
    aproveite muito! conheça esse lugar mara e coloque fotos chocantes o mais rapido possivel! hauahua

    *** é muito impressionante qndo se ve uma cidade onde os serviços sao maravilhosos, as pessoas superedcadas e parece q tudo dá certo né!

    ;p

    bjs chuchuca!!!
    gaga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHA SUA PALHACITA!!

      Brigada migs, to amando tudo!! :D

      Sim, eu to ficando muito chocada o tempo todo com as maravilhas de tudo funcionar e ser lindo!!!
      *.*

      Excluir
  2. AI, que lidezaaa!!! É uma maravilhaaa mesmo ter tudo por perto! E estou maravilhada com essa facilidade de 5 libras para impressão infinita! GENIAL
    A cidade parece ser muito fofinha, quero suas fotos logo! e quero que voce prepare um tour lindo para quando for te visitar! haha

    Beijos!! aproveita muuuito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. simmmmm, eu quero imprimir o mundo agora!! =p
      hahahaha

      vou preparar!! Ja comecei a ler meu super guia. To preparando tudo!!! o/

      Bjo!!

      Excluir
  3. E resolveu o probleminha do alojamento =)

    ResponderExcluir
  4. Aaai to muito feliz por vc amigaaa! Que tudo continue dando muuuito certo!
    Será que o Jober topa essa ideia da impressão por 5 libras? Hahahaha
    Estou ansiosa para ver as fotos dai! Continua atualizando o blog pq ajuda a matar a saudade hehe
    Beijao amigaaa! Boa aula!

    ResponderExcluir
  5. hahahahahahahaha
    por favor, vamos fazer essa proposta mara para ele! =p
    Ja comprei um cel amiga! Devo postar fotos no fds!!

    Bjos!!! <3

    ResponderExcluir
  6. Muito sucesso, velho! =DD Eu só vou em setembro e fico aqui lendo os blogs da galera que foi agora do pse e fico BABANDO! Dundee parece ser massa (; Poste mais fotos sobre os lugares e coisas! =DD Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada mesmo!! :)
      Vc vai ver que rapidinho setembro chega! Aproveita para curtir a família e os amigos se vc tiver férias, pq no meu caso eu não tive e foi td super em cima das coisas da faculdade, provas, etc.
      Postarei fotos, com certeza!

      Boa sorte em setembro!!
      Abraços! ;)

      Excluir
  7. Olá! Como vc soube se guiar até a universidade? Tem algum auxílio de informação, por exemplo, o trem que pode pegar, o ônibus que sai do aeroporto e tal? Tenho medo de me perder.
    Seu blog é ótimo, parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Vc está vindo para Dundee também?
    Tanto do aeroporto de Edinburgh para o Hostel, quanto da estação de trem de Dundee para a Uni, eu tinha usado o google maps em casa e feito algumas anotações na minha agenda. As duas coisas eram muito fáceis e na hora eu perguntei para alguma pessoa a direção e fui.
    Se vc realmente acha que pode se perder, coloque no google maps a direção de onde vc quer chegar, por exemplo, estação de trem de Dundee até o alojamento e imprima a página, assim não tem erro.
    Aqui é tudo muito fácil, eu não tive que pegar 5 mil trens, ônibus e táxis. Hehehehe. Então foi de boa! :)
    Eu deixei anotadinho também os nomes dos ônibus e trens. Na hora foi só achar o ponto/estação, pagar e ir. :)

    Muito obrigada!
    Boa sorte!!

    ResponderExcluir
  9. Nossa como eu to adorando o seu blog! Ta perfeito, vc explicou muito bem os passos de como conseguir viajar pelo CsF e agora que vc já está ai nossa ta ficando mais legal ainda o blog! Parece que eu to viajando junto haha Espero poder ser aceita pelo CsF quando eu começar a facul! beeijos e aproveite muuuiiito essa viagem linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Qu bom que você está gostando!
      Sempre tem coisa boa acontecendo e eu já tenho muito o que contar! fica até difícil filtrar um pouco tudo que eu gostaria de falar.
      Muito obrigada pelo carinho!
      Abraços!!!
      ;)

      Excluir