sábado, 8 de junho de 2013

IELTS: "pre-para"!

Olá pessoal!

Essa reta final cursando a disciplina de Cardiologia antes de viajar está tensa! O que está pegando mesmo é que eu estou cansada (esse semestre é muito cansativo!), estou pesquisando para resolver as coisas finais antes de viajar e, sinceramente, estou meio sem cabeça. :(

Mas pelo menos a matéria é muito legal e eu to adorando, o que tem me dado ânimo para estudar. De qualquer forma eu vim falar de outra coisa: exame de proficiência em língua inglesa, mais especificamente o IELTS, que foi o que eu fiz.

Já tá todo mundo careca de saber que para se inscrever no CsF você precisa de uma prova reconhecida que comprove o conhecimento que você tem da língua do País em que pretende estudar e, no caso dos países de língua inglesa, só serve o TOEFL e o IELTS academic. Sobre o TOEFL eu não tenho informações concretas, porque desde o início optei pelo IELTS, então nem procurei saber. Ou seja, não me perguntem sobre isso. Hahaha. Então, o que é necessário para fazer uma prova dessas?

Acredito que o primeiro passo seja ter tido contato com a língua de alguma forma, estudado e ter alguma noção, de preferência bastante! Hehehe. No meu caso, eu não tive oportunidade de fazer aulas de inglês antes da faculdade e isso acabou sendo complicado para mim de várias formas nos últimos anos, inclusive com o IELTS. Eu tive contato na escola, mas não me interessava muito e tinha um pouco de dificuldade, porque sempre pensava (com a cabeça pequena daquela época) "no vestibular eu posso escolher espanhol". Triste, mas é verdade, Vendo pelo lado bom, ao menos eu aprendi bem espanhol e partiu Cuba no estágio de vivência da NBC quando eu voltar! De qualquer forma, quando eu estava no segundo ano da faculdade em 2010, eu pude começar a fazer inglês, graças a minha mãezinha linda que faz o que pode e o que não pode por mim! <3

Eu estudei no BRASAS do livro 1 até completar o 5 (são 10 no curso completo) de março de 2010 até outubro de 2012. Foi bom, me deu uma base boa, mas a julgar pelo número do livro que parei, tenho um nível intermediário da língua inglesa. Como já estava tocando o plano CsF ano passado, eu acabei o livro 5 e fiz um mês de preparatório para o IELTS na Cultura Inglesa, que tem aulas específicas para isso, pois havia marcado minha prova para o dia 08/12/12.

Sobre o preparatório da Cultura, foi muito bom para eu pegar a "manha" da prova, que nem quando a gente faz pré-vestibular, sabe? Porém, eu não estava exatamente no mesmo nível das outras pessoas da turma, então acredito que não aproveitei tanto assim. Foi bom de qualquer maneira, me ajudou e, o mais importante, eu tinha uma professora que corrigia meus Writings e dava dicas ótimas em todos os aspectos da prova! SE eu tivesse dinheiro sobrando, certamente preferiria ter feito aulas particulares. Mas ok.

Além das aulas, me interessei mais por leituras em inglês (qualquer coisa, livros, notícias, etc) e por filmes também. Uma boa para quem tem mais dificuldade é vê-los com a legenda em inglês mesmo ou, se possível, sem legenda alguma.

Por fim, para me preparar, juntamente com o preparatório da Cultura, eu fiz as provas do IELTS dos livros 6, 7 e 8. Dica: o número do livro significa o nível do inglês nas provas. Ou seja, quanto menor o número, mais provas "fáceis" tem nele e quanto maior, mais "difíceis". Teoricamente, se você se preparar pelo 7, tira 7 e assim vai. Os livros têm todas as etapas da prova, inclusive os áudios do Listening. Vale muito a pena e você vai se preparando com o tempo de prova e tudo mais. Eu fiz isso por um mês apenas... se você quer se inscrever, fazer a prova e tal, se programe, estude, porque dá resultado! Queria ter me organizado e me preparado mais para a prova, de verdade, porque não é nenhum bicho de sete cabeças.

Sobre a prova, ela tem quatro etapas: Speaking, Reading, Listening e Writing. As três últimas você faz no mesmo dia (em um sábado) e o Speaking pode ser nesse dia ou em outro, antes ou depois. A nota da prova é de 0 a 9 para cada parte dessas e, como uma média de tudo, você tem o seu overall. Você só pode ter notas inteiras ou com frações de 0,5, como 7 ou 7,5. Vamos lá ver um pouquinho sobre como é cada parte:

Speaking: para mim essa foi a melhor parte, porque não era uma corrida contra o tempo, era mais uma conversa. A primeira parte o examinador pergunta coisas sobre você, o que você gosta de fazer, sua família, sua casa, se estuda, trabalha, coisas assim. As vezes ele perguntava algo sobre o que eu havia acabado de responder, mas assim, bem tranquilo mesmo. Nessa parte da prova, ele começou a direcionar para temas específicos, que variam entre as provas. No meu caso, ele começou a falar de esportes, o que eu gostava desgotava, por que achava importante a prática, sobre esportes famosos no mundo e no meu país dentre outra coisas. O importante é você responder o que ele pergunta e tentar falar algo a mais, sempre corretamente e usando os conectivos corretos. Por exemplo, foi bastante fácil para mim desenvolver o tema, aproveitei e falei de saúde, aterosclerose, sobrepeso e fortalecimento da musculatura, do cuidado com as articulações etc (aloca da medicina). Depois dessa parte, veio uma parte meio chatinha, em que o avaliador pergunta algo ou pede para você falar sobre algo, te dá entre 30s e 1min para pensar e 2 min para falar sobre, sem te interromper. No meu caso foi sobre "uma coisa que me fez rir". Aleatório!! O lance é pensar em um ponto e destrinchar, por exemplo, falar sobre uma situação que me fez rir, porque foi engraçado, o que eu estava fazendo no momento, quem estava comigo e porque eu me recordo deste momento até hoje. Assim, você responde a pergunta e fecha o tempo direitinho. Mas o que ele quer saber mesmo é se você consegue elaborar uma resposta adequada, com idéias lógicas, usando a gramática de forma correta e encadeada. Por fim, vem uma parte mais complexa e filosófica, que foi a mais difícil para mim, porque eu não encontrava sinônimos e acabei me repetindo muito. Não lembro a pergunta ao certo, mas lembro que foi algo como porque eu achava importante ter momentos como aquele, que me fizeram rir, e como isso une as pessoas.
Dica: no youtube tem vários vídeos de Speaking, tanto da própria prova, quanto de pessoas ensinando dicas para prova e jeitos práticos de responder. São bem legais para véspera de prova. =)

Reading: Essa é aquela parte da prova que deveria ser fácil, mas pode acabar sendo difícil se você não tem prática de leitura em inglês. Isso porque todos os três textos são sempre temas bem específicos, mas pouco complexos (no geral), porém são bem grandes, considerando que você tem em média 20 minutos para ler e responder cada um deles (eu sou neurótica, divido as provas pelo tempo, em partes, e calculo mais ou menos quanto posso demorar em cada parte). A boa mesmo é treinar fazendo as provas com o tempo marcado e treinar encontrar as respostas só "passando o olho", sem ler o texto todo. Pelo menos algumas você consegue fazer assim (há quem diga que todas) e depois lê tudo mais rápido e responde as mais específicas. Outra coisa importante, é que não dá para ficar tentando traduzir ou se importar com as palavras que você desconhece, pois isso toma tempo e te atrasa. É legal também olhar as perguntas do texto antes de ler porque aí você já lê procurando a resposta.
Dica: leia, leia e leia em inglês. Mesmo sem entender tudo, já te ajuda muito. Além, disso, estude marcando o tempo! Meu maior problema nessa parte da prova foi me enrolar no primeiro texto, o que me obrigou a fazer o terceiro muito rápido e mal feito, sem nem terminar... :(

Listening: Essa parte é boa porque você não se preocupa com o tempo e só segue o fluxo dos áudios, mas para quem não tem o ouvido apurado, é a que mais complica. Foi o que ocorreu comigo e foi minha pior nota. Essa parte também é dividida em três e, fazendo as provas do IELTS, você percebe que os moldes de questões se repetem, sendo que alguns são mais fáceis e outros mais difíceis. Além disso, da primeira par terceira parte, a dificuldade do tema costuma aumentar e os vocabulários ficam bem mais específicos. Me lembro que na terceira parte da minha prova eu quase não consegui acompanhar, além de ter errado uma coisa ou outra na segunda parte. É legal aproveitar o tempinho que eles dão para olhar as questões antes de responder, rapidamente, pois ao ouvir você já está esperando o que quer saber. Os áudios das provas ajudam bastante a treinar!
Dica: ouça coisas em inglês, de preferência em diferentes sotaques. Filmes, programas de TV (por exemplo, do seu tema favorito), música, entrevistas, etc.

Writing: Essa parte da prova, na minha opinião, é a que mais avalia seu conhecimento mais acurado da língua, pois você deve escrever corretamente, usar conexões gramaticais e de idéias corretamente e fazendo sentido, além de mostrar seu vocabulário. São dois textos, um mais subjetivo e longo e outro mais curto e bem prático. O primeiro é mais uma dissertação e você deve sempre responder a pergunta ou falar sobre o tema argumentando (eu consigo fazer uma dialética sobre quase qualquer coisa da vida! Três anos de pré-vestibular serviram para isso também. Hahaha), como uma redação comum de vestibular para nós. O outro é sempre uma análise, em geral de gráficos, mas podem ser imagens, que você deve basicamente saber explicar e fazer comparações. Use as provas antigas e tenha um "molde" de redação fácil pra você para ambos os textos, pois assim na hora fica mais fácil colocar na prática. Detalhe que você tem uma hora para os dois textos e na boa, é muito polêmico esse tempo. Eu achei conveniente fazer o mais longo primeiro (pois vale mais), em 40 minutos, e o mais curto depois, em 20 minutos.
Dica: a melhor dica é ter vários link words sinônimos e expressões comparativas também sinônimas, para você não ficar se repetindo toda hora. Por exemplo, no texto mais curto, se forem as curvas de lucros de duas empresas em um período que você deve analisar, provavelmente você vai usar as idéias de crescer, diminuir e ficar constante várias vezes e você deve ter sinônimos para isso. Já o texto mais longo e argumentativo, exige de você mais vocabulário aleatório e estrutura gramatical argumentativa boa, usando sempre os conectivos adequados, para passar a idéia que você quer de fato.

Bom, a prova é basicamente isso e, na minha opinião, o pior inimigo é o tempo. Embora eu não tenha um amplo conhecimento da língua nem nunca tenha passado algum tempo fora do Brasil, não tenho tanta dificuldade assim e acredito que se tivesse me preparado mais em relação ao tempo poderia ter ido melhor. Porém, com o tempo apertado, se você não estiver seguro e calmo, acaba sendo pior.

Alguém pode estar lendo isso e pensando "ela nem foi bem na prova, afinal, vai fazer o tal PSE". Sinceramente, para a forma como aprendi inglês e como pude me preparar, acho até que minhas notas foram plausíveis. Como sei que alguém pode querer perguntar, minhas notas foram:
Speaking: 6,0
Reading: 5,5 
Listening: 5,0
Writing: 5,5
Overall: 5,5

Para quem não sabe, até o edital em que me inscrevi, para ir direto para o UK, sem PSE, o aluno deveria ter overall maior ou igual a 5,5 e nenhuma das bandas (as partes da prova) menor do que 5,5 também. Ou seja, vou fazer o PSE por causa de uma banda... mas tudo bem!! No início, logo que saiu a nota, eu fiquei bastante chateada, pois não esperava essas notas... mas como sempre dizem por aí, Deus escreve certo por linhas tortas e tenho certeza que essas 10 semanas de PSE vão fazer toda a diferença e me ajudar bastante depois!

Informação importante: programe a prova com antecedência!!! Não existem muitas datas disponíveis sempre, você só confirma o agendamento com o pagamento e, após a prova, uma semana depois a nota é liberada no site. Depois disso, teoricamente, em uma semana o certificado deveria chegar até você, mas isso pode demorar mais de um mês. Então se programe!

Apesar de, após ter decidido começar com isso tudo, ter estudado para ir bem no exame, infelizmente não alcancei minhas metas. Porém, acredito que talvez minhas dicas possam ajudar alguém! :)

Ahhh, não podia esquecer: FALTAM 15 DIAS! :D
Obs: fui olhar no calendário para ver quantos dias faltavam, quase caí dura e me deu um frio na barriga tenso! Ta chegando!

Um comentário:

  1. Nossa adorei o post!! Estou adorando acompanhar o seu blog!! Estou entrando na universidade esse ano e já quero me programar para tentar uma bolsa no CsF! E to conseguindo entender tudinho por causa do seu blog!! Parabéns pela conquista, vai ser muito incrível essa experiência de estudar um ano fora!Aproveite bastante! E continue escrevendo ! beijos

    ResponderExcluir