hoje eu tive um dia de Dona Maria dona de casa aqui! hehehe. Isso porque eu acordei toda animada, fui à Tesco aqui perto de casa e fiz compras do que faltava, já que quando cheguei comprei apenas o necessário para os primeiros dias. Com essa empolgação toda eu comprei material de limpeza e coisas para cozinhar, então cheguei, aspirei meu quarto, limpei o banheiro e fiz almoço! :O
Eu estava ciente que eu esqueceria de alguma coisa, apesar de ter feito uma lista mega organizada, devido à neurose das listas. Mas eu esqueci só coisa boba sabe, um pente grande que eu não trouxe e sal! Então vocês imaginam a belezura que ficou minha comida! Mas tudo bem, amanhã compro sal! Eu também esqueci de comprar amassador de alho, então comi altos pedaços de alho. Hehehe.
Para falar a verdade, eu até gosto de comer o alho bem picadinho mesmo, mas o fato é que ocorreu uma coisa inusitada. Quando eu fui pagar, a moça pediu minha identidade para comprar a faca de cozinha!!! Eu disse a ela que tinha a carteirinha da Uni (que serve para muitas coisas aqui), mas estava sem meu passaporte, pois não é recomendado andar por aí com o passaporte. Então não pude comprar faca de cozinha (!!!). Daí a comida ficou estranha, porque a faca redonda dessas de mesa que eu tenho corta muito mal. A cebola ficou toda arreganhada por ter cortado com ela. Hahaha.
Além disso, aqui na Tesco (a grandona) vende de tudo e mais um pouco. Tem uma sessão de maquiagem lá e vocês nem sabem que eu achei a base mara que eu queria ter comprado no Freeshop quando deu pau no cartão. :D E o mais importante: estava ridiculamente mais barato. Aproveitei e comprei um delineador e coisas para ajeitar as unhas e sobrancelhas, porque eu esqueci de trazer. Hehe. Eu tenho procurado um secador mais ou menos também, mas ainda não achei um barato. Aqui dá muito preguiça de lavar o cabelo e sair no vento gelado! :(
Por falar em esquecer de trazer, vamos às malas! Como havia dito, vou falar um pouco da minha mala, porque já me perguntaram sobre isso. Pode parecer que não, mas quando você fizer uma mala para ficar esse tempo todo fora, ela certamente ficará menor que uma mala de férias, por exemplo, porque simplesmente certas coisas você comprará aqui mesmo. Sendo assim eu vou colocar aqui as coisas que eu trouxe e considero importantes, coisas que eu trouxe e acho que poderia ter ficado em casa e as coisas que eu queria ter trazido. Hehe. Lembrando que eu estou em uma cidade que é fria (Dundee, Scotland) e talvez a sua seja mais quentinha. Dê uma comparada nas temperaturas médias do ano e nas dos últimos dias. :)
A minha mãe linda demais me deu uma mala bem linda também, porque a gente não tinha mala grande em casa. Aqui na Europa as malas são bem mais baratas, então não vale a pena comprar uma super cara para vir, mas acredito que ela deva ter alguma qualidade, pois se eu comprei e vou usar, né. Malas muito boas podem ser da Samsonite ou da Primicia, mas elas são bem caras, já aviso logo! Porém, a Samsonite tem uma marca dela de malas que também é de qualidade e tem preços mais em conta, que é a AmericanTurister, que é a marca da minha mala. No Brasil eu só encontrei nas lojas da Mala Amada e sei que tem nas lojas da própria Samsonite. Eu comprei a grande, dentre os três possíveis tamanhos que havia. O peso final foi de Kg26,90 e obviamente o peso depende não só da quantidade de coisas, mas de que tipo de coisas você está trazendo.
Eu também trouxe uma mochila que eu não sei quantos litros tem, mas deve ter entre 8 e 11Kg, com vários bolsos.
Lembrando que você deve conferir o limite de bagagens e pesos da companhia aérea, para não pagar taxas. Em geral, quando você compras voos de ida e volta saindo do Brasil, é possível levar 2 malas de 32Kg e uma mochila de 8Kg (também é necessário conferir as medidas, mas eu nem sei isso direito porque sabia que estava no padrão e não tive problemas). Agora convenhamos: se você está indo morar fora, vai comprar muitas coisas legais onde estiver, então precisa de espaço para volta. Portanto, é conveniente não vir com duas malas, ou pelo menos vir com uma mais vazia, sei lá. Por isso vim apenas com uma e a mochila.
Detalhe: O pessoal do PSE (ou qualquer pessoa que passe mais de um ano fora) tem aquele problema que eu já falei aqui das passagens, em que o bilhete não vale mais que um ano e por isso não podemos usar a volta com remarcação para mais de um ano. Eu ainda tenho que ver isso com muita calma para saber como vou fazer na volta, mas isso fica para depois. Só sei que para vir eu me baseei no pior: ter que voltar com minha mala com até 23Kg e voltar com outra de 23Kg também, pagando taxa extra por esta última (cerca de U$150,00). Quem tiver dúvidas sobre isso é só ler as condições de bagagem da companhia aérea que comprar e as restrições de voos comprados na Europa e Brasil.
Alguns dias antes da viagem eu separei as coisas que gostaria de trazer para ter uma idéia e quando fiz a mala tirei algumas peças. Lembre-se que, se você não usa determina roupa aí, não vai usar aqui. Então traga roupas que você vai usar, pois o espaço é precioso!
Eu viajei de calça jeans, meu tênis maior, camisa de botão branca de mangas, levei um casaco gordo, coloquei um lenço rosa na mochila e uma almofada de pescoço dessas da FOM muita linda que a Monicats me deu antes de viajar! Eu também vim com um relógio digital mara que meu amor me deu, para não ficar louca com os fusos na escala e ao chegar, já que vim sem celular. Estou incluindo essas roupas na mala, para ter uma idéia da quantidade de peças. Detalhe: Isso tudo é culpa da Nathane que fica me vendendo vestidos lindos e da minha vó que faz roupas, principalmente vestidos, muito lindas.
Finalmente a mala:
- Calças: 3 calças jeans, 1 calça preta de tecido (?), 1 calça amarela de lã (aloca! Eu sei que é amarela, mas ela é linda e "combina com tudo". Rs) e 1 legging preta comprida.
- Shorts: 1 short jeans, 2 de tecidos bonitinhos (um preto e um marrom claro). Detalhe: todos eu consigo usar em um dia de calor ou em um dia frio, com ou sem meia-calça. Eu tenho um monte de shorts, então não escolhi esses por acaso!
- Saias: 1 saia preta curta e 1 meio bege curta também. Detalhe: eu adoro saias, mas as que eu tenho são bem levinhas, bem verão. Essas que eu trouxe eu também consigo usar com ou sem meia calça, em dias quentes ou frios, para sair ou para fazer algo mais tranquilo. Ou seja, não escolhi a toa. E eu trouxe 1 de lã plissada, até os joelhos maravilhosa que minha vózinha deu antes da viagem.
- Vestidos: Eu sou a maluca dos vestidos, tenho um monte, mas seguem a mesma linha das saias. Eu ia trazer mais, mas na hora H tive que tirar alguns, porque não caberia na mala. Assim, vou separar essa parte em: os que servem para calor ou frio (meia-calça mara e cor que combine), aqueles mais levinhos para dias quentes/viagens e frio, de acordo com o tecido, principalmente.
-Apenas para calor: 1 bem lindo e maravilhoso todo colorido para sair; 1 bem lindo e maravilhoso de pimentinhas; 1 bem lindo florido; e 1 rosinha de alças. Todos esses são bem levinhos.
-Frio: 1 vestidinho de lã com mangas que ganhei da Tia Mara antes da viagem.
- Blusas: 2 blusas de pano bem bonito para sair; 10 camisetinhas/blusas justas para faculdade e dias de fim de semana; 4 blusas de malha mais arrumadas que dá para faculdade ou sair; 4 blusas de malha de manga comprida (dá para usar por baixo de outra ou não); 2 blusinhas que parecem meia para por baixo de outra, principalmente blusas de lã; 1 blusinha estampada levinha. Repare que é tudo muito versátil, menos a última. Parece muita coisa, mas quando dobradas ficou apenas uma pilha na mala.
- Camisas de botão: eu adoro camisas, então trouxe 3 xadrex (afinal, estou na Escócia! Hahaha), sendo 1 de mangas curtas e outras 2 compridas; 1 preta de mangas e 2 brancas de mangas.
- Blusas de lã: 2 golas rolê pretas, uma com mangas e outra sem.
- Roupas de ginástica. Pretendo comprar mais, por isso trouxe apenas 2 leggins e 1 short compridinho, 4 camisetas, 2 blusas de malha canelada e 2 tops.
- Casacos: 1 casaco gordo e pesado (mas que na verdade estou usando muito agora... mas não se equipara aos de dias muito frios, que terei que comprar), 1 de lã e gola rolê e um blazer preto forrado e rendado fofo que minha vó me deu antes de vir.
- Cachecóis e lenços: 1 branco de lã muito quentinho que parece uma ovelha viva, 1 colorido escuro bem fofinho e quentinho, 1 marrom de lã bem bom (serve de gola falsa), 1 lenço xadrex, 1 lenço rosa grande e 1 gola falsa pequena xadrex de lã.
- Calcinhas, sutiãs e meias: apenas mais novos e versáteis.
- 2 bolsas laterais de tecido, pequenas. Pretendo comprar uma média e bonita aqui.
- 1 cinto preto grosso com detalhe branco.
- Sapatos: 1 tênis tipo botinha (viajei com ele) de couro, 1 de couro delicado que meu amor lindo me deu, 3 sapatilhas de couro (1 vermelha, 1 nude e uma listrada de branco e azul forrada com tecido por fora) e 1 par de havaianas todo mundo usa. Como meu tênis de atividades físicas estava velho e acabado, não trouxe, mas vou comprar um essa semana para mim. É importante trazer um, mesmo que você seja sedentário, para bater perna e viajar.
- 1 boina/chapéu, desses com aba curtinha na frente, cinza quentinho.
- 1 toalha de corpo e 1 de rosto (pois dormi um dia em Hostel).
- Necessaire com: maquina de depilar, algumas maquiagens, mini shampoo e condicionador para viagem, sabonete, pasta de dentes, demaquilante, desodorante e hidratante.
- minha ginecologista mara me deu 9 caixas do meu anticiconcepcional, que eu coloquei em um zip lock transparente no meio da mala, com a receita.
- 4 livrinhos do Rio que minha mãe linda me deu para eu dar de presente para algumas pessoas (tipo lembrança "sou fofa", sabe?)
- 3 meias-calça (2 pretas e 1 marrom)
Na mochila:
- uma necessaire com pasta, escova de dentes, desodorante, um micro pente (meu cabelo tá um ninho de gato, porque não vê um pente decente desde domingo. Vou aproveitar e fazer uns dreds. #Sóquenão. Hahahahaha), 2 cartelas de remédios para dor de cabeça (minha companheira de aventuras).
- o frequencímetro do meu relógio mara.
- necessaire com coisas de valor (um relógio de ponteiro, 3 pulseiras de prata e alguns brinquinhos pequenos de ouro e prata)
- um óculos de sol mara que ganhei de dia dos namorados (meu namorado me dá muita coisa, esse lindo) e meu óculos de cegueta
- uma pasta com todos os documentos da vida (passaporte e xerox de tudo que diz respeito a Uni, ao alojamento, ao CNPq, às passagens aéreas, etc.
- um estojo com coisas básicas
- minha agenda com todas as informações importantes da vida nessa viagem
- minha carteira
- uma bolsinha que minha amiga Busra me deu, que usei para as libras e os cartões internacionais
- uma micro bíblia
- um micro livro de mensagens diárias que tia Mara me deu outro dia
Eu realmente acho que vou usar tudo isso, mas acho que eu poderia ter trazido só uma sapatilha, porque tá frio e eu não usei nenhuma vez ainda. Eu fiquei na ganância da sapatilha, porque eu adoro e no Rio uso muito, mas não sei como será aqui. Eu vejo as meninas daqui usando sempre, mas nunca tenho coragem. Quando eu sair talvez anime. Hehe
Eu estou sentindo falta de outro casaco gordinho, porque tenho usado o mesmo todo dia. Vou comprar um amanhã ou uma jaqueta de couro. Não trouxe botas, pois pretendo comprar uma aqui bem legal. Mais para frente também terei que comprar também roupas de frio de verdade.
Acho que é isso! Espero que ajude o pessoal que está vindo! :)
Beijos!