sábado, 29 de junho de 2013

A mala de 1 ano e 10 semanas

Olá pessoas! :)

hoje eu tive um dia de Dona Maria dona de casa aqui! hehehe. Isso porque eu acordei toda animada, fui à Tesco aqui perto de casa e fiz compras do que faltava, já que quando cheguei comprei apenas o necessário para os primeiros dias. Com essa empolgação toda eu comprei material de limpeza e coisas para cozinhar, então cheguei, aspirei meu quarto, limpei o banheiro e fiz almoço! :O

Eu estava ciente que eu esqueceria de alguma coisa, apesar de ter feito uma lista mega organizada, devido à neurose das listas. Mas eu esqueci só coisa boba sabe, um pente grande que eu não trouxe e sal! Então vocês imaginam a belezura que ficou minha comida! Mas tudo bem, amanhã compro sal! Eu também esqueci de comprar amassador de alho, então comi altos pedaços de alho. Hehehe.

Para falar a verdade, eu até gosto de comer o alho bem picadinho mesmo, mas o fato é que ocorreu uma coisa inusitada. Quando eu fui pagar, a moça pediu minha identidade para comprar a faca de cozinha!!! Eu disse a ela que tinha a carteirinha da Uni (que serve para muitas coisas aqui), mas estava sem meu passaporte, pois não é recomendado andar por aí com o passaporte. Então não pude comprar faca de cozinha (!!!). Daí a comida ficou estranha, porque a faca redonda dessas de mesa que eu tenho corta muito mal. A cebola ficou toda arreganhada por ter cortado com ela. Hahaha.

Além disso, aqui na Tesco (a grandona) vende de tudo e mais um pouco. Tem uma sessão de maquiagem lá e vocês nem sabem que eu achei a base mara que eu queria ter comprado no Freeshop quando deu pau no cartão. :D E o mais importante: estava ridiculamente mais barato. Aproveitei e comprei um delineador e coisas para ajeitar as unhas e sobrancelhas, porque eu esqueci de trazer. Hehe. Eu tenho procurado um secador mais ou menos também, mas ainda não achei um barato. Aqui dá muito preguiça de lavar o cabelo e sair no vento gelado! :(

Por falar em esquecer de trazer, vamos às malas! Como havia dito, vou falar um pouco da minha mala, porque já me perguntaram sobre isso. Pode parecer que não, mas quando você fizer uma mala para ficar esse tempo todo fora, ela certamente ficará menor que uma mala de férias, por exemplo, porque simplesmente certas coisas você comprará aqui mesmo. Sendo assim eu vou colocar aqui as coisas que eu trouxe e considero importantes, coisas que eu trouxe e acho que poderia ter ficado em casa e as coisas que eu queria ter trazido. Hehe. Lembrando que eu estou em uma cidade que é fria (Dundee, Scotland) e talvez a sua seja mais quentinha. Dê uma comparada nas temperaturas médias do ano e nas dos últimos dias. :)

A minha mãe linda demais me deu uma mala bem linda também, porque a gente não tinha mala grande em casa. Aqui na Europa as malas são bem mais baratas, então não vale a pena comprar uma super cara para vir, mas acredito que ela deva ter alguma qualidade, pois se eu comprei e vou usar, né. Malas muito boas podem ser da Samsonite ou da Primicia, mas elas são bem caras, já aviso logo! Porém, a Samsonite tem uma marca dela de malas que também é de qualidade e tem preços mais em conta, que é a AmericanTurister, que é a marca da minha mala. No Brasil eu só encontrei nas lojas da Mala Amada e sei que tem nas lojas da própria Samsonite. Eu comprei a grande, dentre os três possíveis tamanhos que havia. O peso final foi de Kg26,90 e obviamente o peso depende não só da quantidade de coisas, mas de que tipo de coisas você está trazendo.

Eu também trouxe uma mochila que eu não sei quantos litros tem, mas deve ter entre 8 e 11Kg, com vários bolsos.

Lembrando que você deve conferir o limite de bagagens e pesos da companhia aérea, para não pagar taxas. Em geral, quando você compras voos de ida e volta saindo do Brasil, é possível levar 2 malas de 32Kg e uma mochila de 8Kg (também é necessário conferir as medidas, mas eu nem sei isso direito porque sabia que estava no padrão e não tive problemas). Agora convenhamos: se você está indo morar fora, vai comprar muitas coisas legais onde estiver, então precisa de espaço para volta. Portanto, é conveniente não vir com duas malas, ou pelo menos vir com uma mais vazia, sei lá. Por isso vim apenas com uma e a mochila.

Detalhe: O pessoal do PSE (ou qualquer pessoa que passe mais de um ano fora) tem aquele problema que eu já falei aqui das passagens, em que o bilhete não vale mais que um ano e por isso não podemos usar a volta com remarcação para mais de um ano. Eu ainda tenho que ver isso com muita calma para saber como vou fazer na volta, mas isso fica para depois. Só sei que para vir eu me baseei no pior: ter que voltar com minha mala com até 23Kg e voltar com outra de 23Kg também, pagando taxa extra por esta última (cerca de U$150,00). Quem tiver dúvidas sobre isso é só ler as condições de bagagem da companhia aérea que comprar e as restrições de voos comprados na Europa e Brasil.

Alguns dias antes da viagem eu separei as coisas que gostaria de trazer para ter uma idéia e quando fiz a mala tirei algumas peças. Lembre-se que, se você não usa determina roupa aí, não vai usar aqui. Então traga roupas que você vai usar, pois o espaço é precioso!

Eu viajei de calça jeans, meu tênis maior, camisa de botão branca de mangas, levei um casaco gordo, coloquei um lenço rosa na mochila e uma almofada de pescoço dessas da FOM muita linda que a Monicats me deu antes de viajar! Eu também vim com um relógio digital mara que meu amor me deu, para não ficar louca com os fusos na escala e ao chegar, já que vim sem celular. Estou incluindo essas roupas na mala, para ter uma idéia da quantidade de peças. Detalhe: Isso tudo é culpa da Nathane que fica me vendendo vestidos lindos e da minha vó que faz roupas, principalmente vestidos, muito lindas.

Finalmente a mala:


  • Calças: 3 calças jeans, 1 calça preta de tecido (?), 1 calça amarela de lã (aloca! Eu sei que é amarela, mas ela é linda e "combina com tudo". Rs) e 1 legging preta comprida.
  • Shorts: 1 short jeans, 2 de tecidos bonitinhos (um preto e um marrom claro). Detalhe: todos eu consigo usar em um dia de calor ou em um dia frio, com ou sem meia-calça. Eu tenho um monte de shorts, então não escolhi esses por acaso!
  • Saias: 1 saia preta curta e 1 meio bege curta também. Detalhe: eu adoro saias, mas as que eu tenho são bem levinhas, bem verão. Essas que eu trouxe eu também consigo usar com ou sem meia calça, em dias quentes ou frios, para sair ou para fazer algo mais tranquilo. Ou seja, não escolhi a toa. E eu trouxe 1 de lã plissada, até os joelhos maravilhosa que minha vózinha deu antes da viagem.
  • Vestidos: Eu sou a maluca dos vestidos, tenho um monte, mas seguem a mesma linha das saias. Eu ia trazer mais, mas na hora H tive que tirar alguns, porque não caberia na mala. Assim, vou separar essa parte em: os que servem para calor ou frio (meia-calça mara e cor que combine), aqueles mais levinhos para dias quentes/viagens e frio, de acordo com o tecido, principalmente.
- Calor e frio: Trouxe 2 que parecem uma camisa comprida, um deles com mangas xadres e outro sem mangas, cinza com estampa; 1 azul de alça até os joelhos; 1 de mangas compridas rodado até os joelhos e rosa; 1 preto com roxo bem bonito (serve para festas mais arrumadas ou baladinhas) curto (calor/frio/meia-calça ou não) de seda; e 1  listradinho de vermelho e branco curto.
-Apenas para calor: 1 bem lindo e maravilhoso todo colorido para sair; 1 bem lindo e maravilhoso de pimentinhas; 1 bem lindo florido; e 1 rosinha de alças. Todos esses são bem levinhos.
-Frio: 1 vestidinho de lã com mangas que ganhei da Tia Mara antes da viagem.


  • Blusas: 2 blusas de pano bem bonito para sair; 10 camisetinhas/blusas justas para faculdade e dias de fim de semana; 4 blusas de malha mais arrumadas que dá para faculdade ou sair; 4 blusas de malha de manga comprida (dá para usar por baixo de outra ou não); 2 blusinhas que parecem meia para por baixo de outra, principalmente blusas de lã; 1 blusinha estampada levinha. Repare que é tudo muito versátil, menos a última. Parece muita coisa, mas quando dobradas ficou apenas uma pilha na mala.
  • Camisas de botão: eu adoro camisas, então trouxe 3 xadrex (afinal, estou na Escócia! Hahaha), sendo 1 de mangas curtas e outras 2 compridas; 1 preta de mangas e 2 brancas de mangas.
  • Blusas de lã: 2 golas rolê pretas, uma com mangas e outra sem.
  • Roupas de ginástica. Pretendo comprar mais, por isso trouxe apenas 2 leggins e 1 short compridinho, 4 camisetas, 2 blusas de malha canelada e 2 tops.
  • Casacos: 1 casaco gordo e pesado (mas que na verdade estou usando muito agora... mas não se equipara aos de dias muito frios, que terei que comprar), 1 de lã e gola rolê e um blazer preto forrado e rendado fofo que minha vó me deu antes de vir.
  • Cachecóis e lenços: 1 branco de lã muito quentinho que parece uma ovelha viva, 1 colorido escuro bem fofinho e quentinho, 1 marrom de lã bem bom (serve de gola falsa), 1 lenço xadrex, 1 lenço rosa grande e 1 gola falsa pequena xadrex de lã.
  • Calcinhas, sutiãs e meias: apenas mais novos e versáteis.
  • 2 bolsas laterais de tecido, pequenas. Pretendo comprar uma média e bonita aqui.
  • 1 cinto preto grosso com detalhe branco.
  • Sapatos: 1 tênis tipo botinha (viajei com ele) de couro, 1 de couro delicado que meu amor lindo me deu, 3 sapatilhas de couro (1 vermelha, 1 nude e uma listrada de branco e azul forrada com tecido por fora) e 1 par de havaianas todo mundo usa. Como meu tênis de atividades físicas estava velho e acabado, não trouxe, mas vou comprar um essa semana para mim. É importante trazer um, mesmo que você seja sedentário, para bater perna e viajar.
  • 1 boina/chapéu, desses com aba curtinha na frente, cinza quentinho.
  • 1 toalha de corpo e 1 de rosto (pois dormi um dia em Hostel).
  • Necessaire com: maquina de depilar, algumas maquiagens, mini shampoo e condicionador para viagem, sabonete, pasta de dentes, demaquilante, desodorante e hidratante.
  • minha ginecologista mara me deu 9 caixas do meu anticiconcepcional, que eu coloquei em um zip lock transparente no meio da mala, com a receita.
  • 4 livrinhos do Rio que minha mãe linda me deu para eu dar de presente para algumas pessoas (tipo lembrança "sou fofa", sabe?)
  • 3 meias-calça (2 pretas e 1 marrom)
Na mochila:
  • uma necessaire com pasta, escova de dentes, desodorante, um micro pente (meu cabelo tá um ninho de gato, porque não vê um pente decente desde domingo. Vou aproveitar e fazer uns dreds. #Sóquenão. Hahahahaha), 2 cartelas de remédios para dor de cabeça (minha companheira de aventuras).
  • o frequencímetro do meu relógio mara. 
  • necessaire com coisas de valor (um relógio de ponteiro, 3 pulseiras de prata e alguns brinquinhos pequenos de ouro e prata)
  • um óculos de sol mara que ganhei de dia dos namorados (meu namorado me dá muita coisa, esse lindo) e meu óculos de cegueta
  • uma pasta com todos os documentos da vida (passaporte e xerox de tudo que diz respeito a Uni, ao alojamento, ao CNPq, às passagens aéreas, etc.
  • um estojo com coisas básicas
  • minha agenda com todas as informações importantes da vida nessa viagem
  • minha carteira
  • uma bolsinha que minha amiga Busra me deu, que usei para as libras e os cartões internacionais
  • uma micro bíblia 
  • um micro livro de mensagens diárias que tia Mara me deu outro dia
Eu realmente acho que vou usar tudo isso, mas acho que eu poderia ter trazido só uma sapatilha, porque tá frio e eu não usei nenhuma vez ainda. Eu fiquei na ganância da sapatilha, porque eu adoro e no Rio uso muito, mas não sei como será aqui. Eu vejo as meninas daqui usando sempre, mas nunca tenho coragem. Quando eu sair talvez anime. Hehe

Eu estou sentindo falta de outro casaco gordinho, porque tenho usado o mesmo todo dia. Vou comprar um amanhã ou uma jaqueta de couro. Não trouxe botas, pois pretendo comprar uma aqui bem legal. Mais para frente também terei que comprar também roupas de frio de verdade.

Acho que é isso! Espero que ajude o pessoal que está vindo! :)

Beijos!

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Novidades: PSE e Dundee

Ola galera!

Esses dias tem sido muito bons! Depois do primeiro dia perrengue em Edinburgh e do primeiro dia de adatação aqui em Dundee, tudo está lindo! :)

Por falar em adaptar, ontem chegou a caixa das alegrias infinitas aqui em casa: minha encomenda com meu Macbook air e meu Nexus 4! :} Nisso estou me adaptando também, pois antes usava um Surface (Windows) e um Windows Phone. O Mac é lindo demais, da vontade de chorar. E o Nexus é muito bonito, pratico (já que é Android, né...).

Por falar na minha caixa das alegrias, eu descobri por causa dela que aqui na Uni eles são muito (MUITO) criteriosos! Na quarta eu estava resolvendo minha vida aqui e conheci o coordenador do curso. Aí no dia seguinte seria minha primeira aula, só que no meu alojamento eu descobri que não há alguém para receber nossas encomendas, assim, precisei ficar em casa aguardando a caixa. Simplesmente quando eu cheguei na aula a tarde levei uma puxada de orelha séria e também recebi um e-mail avisando que isso não deve ocorrer etc e tal. Choquei. A presença é uma grande parte da avaliação do PSE. Não apenas para o CsF, mas para todos. Eu terei as quartas e sextas (nem todas) a tarde livres e, por conta disso, eles dizem que nesses horários devemos resolver as coisas da vida. Também não justifica chegar atrasado por nada no mundo. Essas coisas só podem ocorrer por motivo de doença e, ainda assim, temos que ter a visita médica e o atestado.

Sobre médico, quando nós chegamos aqui temos que entrar em contato com nosso General Practices, que seria o que chamamos de clínico geral. Hoje fui até lá e me cadastrei. Minha primeira consulta será na sexta da semana que vem! =)

Detalhe: quando eu saí da aula, fui ao médico com uns colegas do PSE, um indonésio, uma menina de Taiwan, um chinês e uma chinesa, que não sei escrever os nomes. Eles são bem gente boa e a gente tem conversado bastante (eles me amam, porque só tem eu de brasileira e o resto é tudo chinês e companhia, então quem fica comigo fala mais inglês. hahahahaha). Enfim, daí a gente tava lá preenchendo os papéis e eu e a menina de Taiwan não estávamos entendendo o que significava um termo, que no fim das contas significava o exame ginecológico preventivo. E logo após vinha pergunta sobre anticoncepcional. Gente, foi o alvoroço da vida da galera, porque ninguém sabia explicar o que era e os chinas ficaram loucos com o fato de eu e a outra menina de Taiwan (que é a mais descolada da galera) já termos feito isso e de usarmos anticoncepcional (Are you MARRIED???)! Aquele momento em que me arrependi de ter ido com eles. =p
Depois eu até perguntei para a menina se era muito aleatório para eles esse tipo de coisas e ela disse que não, que eles devem ser doidos. Hahaha. Ah, eu também descobri que aqui as mulheres fazem preventivo de 3 em 3 anos, normalmente, o que eu achei muito pouco perto do que estamos acostumados!!! A menina de Taiwam também. Estranho.

Sobre o PSE: eu tive aula apenas ontem e hoje, mas já deu para ver que será muito legal! O curso aqui de Dundee dura 10 semanas e é dividido em duas partes: semanas de 1-6 e de 7-10. Nas 6 primeiras nós temos aulas divididas mais ou menos como a divisão de bandas do IELTS, porém, tudo é aplicado ao meio acadêmico, o que faz todo o sentido. Por exemplo, o writing é baseado no que teremos que saber fazer na faculdade, que serão nossos futuros essays ou papers (como diriam os americanos). O speaking é baseado nas apresentações que teremos que fazer de trabalho e nas discussões acadêmicas. É tudo beeeem acadêmico! Por aí vai. Nessas primeiras semanas nós temos aulas teóricas e práticas. Até agora elas vieram com as duas coisas na mesma aula e isso fica se intercalando o tempo todo. Depende bastante do professor também, pois alguns são mais teóricos, outros mais práticos. De qualquer forma, nós também temos as atividades de casa e temos que entregar/apresentar alguns trabalhos de temas diversos (pois o foco agora é em vocabulário diverso) e anexar isso em um portifólio, que contém temas obrigatórios (vocabulary and language tests) e mais 6 opcionais, dos quais temos que escolher ao menos 3. Isso será um método de avaliação também, mas teremos provas/apresentações formais ao final dessas 6 semanas.
Depois disso, nas 4 últimas o foco será de vocabulário e linguagem acadêmica, cada um na sua área. As aulas serão com todos juntos, mas os trabalhos serão sempre com temas voltados para o nosso curso. Nessa etapa haverá palestras com profissionais de diversas áreas para treinar o listening de áreas específicas.
Por fim, no meio disso tudo haverá 4 dias (de fim de semana) que eles nos levarão para conhecer: Edinburgh, St. Andrews, o Jardim Botânico daqui e outra cidade aqui perto que eu não to lembrado agora! AMEI!

Sobre Dundee: Bem, eu já falei que eu to apaixonada, né? Não tem necessidade de ficar repetindo. Hehehe. Porém agora fica difícil, porque todo dia descubro coisas novas! A parte da cidade mais perto do campus é bem bonitinha, mas ainda não saí daqui de perto para ver como é o resto. Devo fazer isso no fim de semana. Me disseram que aqui perto tem uma fazenda de morangos que você pode visitar e comer morango! hahaha Enfim, vou postar umas fotos para vocês verem! :}
Eu não tirei fotos minhas pois fiquei andando sozinha depois do almoço e eu tava com muita cara de sono hoje. Hehehe

Esse é o pessoal que tenho falado mais das aulas! :)

Essas fotos são do centrinho que tem aqui perto do Campus, com muitas lojas, shoppings, etc. 


Chorei. :')

Só nessa praça quando eu passava por lá vi umas 3 pessoas tocando para ganhar algum dinheiro. Apesar de isso ser meio triste, é bem bonito e todos tocavam muito bem e o ambiente ficava lindo, pois na mesma hora da tarde abriu o Sol.

Aqui tem vários "postes" de plantas!! São tão fofos!





Plantas nas paredes!

Aqui tem muita igreja e o engraçado é que tem umas que não são de fato igrejas. Os espaços são usados para outras coisas. Não entendi bem, mas vou descobrir.



Essa foto é de um dos prédios antigos do Campus e é por onde as pessoas chegam a Uni em geral. O campus é grande, então depois posto fotos só dele. :)

                                               
Aquela esquina fica na rua que desce para minha casa e tem uma Igreja que não é Igreja. =p

Isso é tipo um mirante, que tem uma vista de toda essa parte da cidade que quem está chegando em Dundee vê, inclusive a ponte do trem e a dos carros.










Nessa foto dá para ver a linha do trem (a estação fica bem pertinho, à esquerda) e aquele teto verde é a maior Tesco aqui perto. Existem muitas outras menores por perto também.




Aqui é a rua que desce para ir para minha casa, que fica praticamente do lado daquela entrada do Campus principal. Ou seja, moro muito perto! haha


Aquele prédio branco é onde moro e esses prédios envolta fazem parte do alojamento. :)


Beijos!


quarta-feira, 26 de junho de 2013

Cheguei!!!

Oi pessoal!

Eu queria ter postado no blog desde antes de viajar, contado como estavam os preparativos finais mesmo, mas acho que o mais importante eu falei nos outros posts. Se eu lembrar de alguma coisa, falo depois! O que eu mais fiz de importante mesmo foi deixar tudo acertadinho no banco, token/senhas de seguranca habilitadas, pessoas/empresas de transferencia habilitadas, limite de transferencias bancarias mais alto, cartao de crédito internacional ativado (vai que preciso...), essas coisas. :)

Eu marquei uma despedida com meus amigos na Casa Rosa no sábado antes de viajar! Foi bem legal, apesar de que eu estava bem cansada. Fiquei feliz por todos os lindos que foram lá se despedir, apesar de saber que alguns nem queriam festa de 'rockzinho' ! hahaha. Depois eu posto fotos, porque ainda to sem meu note aqui, aí complica. =p

Além disso, foram muitas despedidas fofas pelo caminho. Lanches, jantares e visitas muito lindas! Inclusive presentes fofíssimos!! Sem falar nos parentes que me ajudaram com algum dinheiro! To guardando tudo para viajar quando tiver tempo! Minha maezinha e minha vó também ficaram comigo o tempo todo, fizeram minhas vontades e comidas! hehe. Vcs sao demais, pessoal!! Nao tenho nem como agradecer! :D

O que nao é demais sou eu nao conseguir usar os acentos aqui no pc da Uni. Gente, nao sei lidar com isso. Procurei aquelas comparacoes de teclado, mas nao sei porque os atalhos NAO FUNCIONAM no pc da Uni. Mas tudo bem, acredito no potencial de vcs de decifrar isso! hahaha. Espero resolver isso para o proximo post. ¬¬

Bem, no domingo foi meu voo pela Lufthansa. Apesar do problema que eu já havia comentado em outro post em relacao `as remarcacoes de passagens, foi muito bom vir com ela. Eu vim guerreira na classe economica mesmo e foi bem tranquilo. Nao tive nenhum problema, além de entender o ingles dos atendentes com sotaque alemao! hahaha. Era muito engracado, porque eu nunca sabia se eles estavam falando ingles ou alemao. Demorava para entender. Ou melhor, eu deduzia que era alemao porque nao entendia nada, ou que era ingles porque comeca com 'Ladies and gentiles' e aí eu prestava atencao! hahaha. Nao teve atraso nem nenhuma complicacao, eu também sobrevivi bem com a comida a bordo e os atendentes foram bem atenciosos.

Chegando em Frankfurt, onde fiz minha escala de 2h mais ou menos, eu dei uma andada pelo aeroporto. Daí tive um pequeno problema que só descobri o porque mas tarde... fui toda feliz e contente comprar um protetor labial que a Gaga me recomendou e uma base, porque a minha acabou, mas meu cartao pré-pago de euro nao foi aceito!! Na realidade, dizia que a senha estava errada. Que fadiga... porque eu nao pude comer nem comprar nada e fiquei lá fazendo hora.

Chegando em Edinburgh, onde meu voo chegava, eu cheguei e peguei minha mala, que estava com o cadeado aberto! :( Depois conferi e nao havia sumido nada (que eu tenha reparado, mas creio que nao), porém estava tudo fora do lugar. De lá fui comprar o ticket para pegar um onibus que nos leva do aeroporto até a Waverley Station, que ficava bem pertinho do meu Hostel. Achei sensacional, porque era um desses de 2 anderes, eu comprei o ticket na hora (por £3,50, na frente do aeroporto onde tem um guiche e o ponto de onibus), e como ele já ia sair, foi muito rápido. Havia lugar para sentar e para por as malas (acabei indo em pé para segurar a mala, porque como entrei em cima da hora estava tudo cheio!). Havia um som, tipo de metro, avisando as estacoes, eu passei por muitos lugares lindos que quero conhecer depois e o meu ponto era o último.

Desci na estacao que era muito legal e cheia de facilidades. Fiquei um pouco perdida para encontrar a direcao do Hostel, mas perguntei e achei. Bastava atravessar a rua da ponte atrás da estacao e, ao final dela, um quarteirao para esquerda já era o Hostel, logo a frente. Lá foi bem legal, tinha Wi-fi e um armário desses de ferro para guardar coisas de valor. O banho, o banheiro e a cama eram limpos e arrumados, apesar de um pouco simples. A decoracao bem fofa e típica e os atendentes legais. Havia café da manha por £1,90 completo. :)

Eu andei ali por perto do Hostel a noite (que nao é noite, porque tem Sol) para tentar resolver o problema com o Cashpassport, pois ocorreu o mesmo com o de libra, o que me deixou levemente desesperada! Fiquei falando com o Davi pela internet e depois de muita labuta descobrimos que a senha do papel que eu tinha (que chegou com ele) era diferente da que estava no site e que a do site era a correta! Mas até isso ocorrer, meu bem, foram horas e eu quase chorando, porque a bateria do PC estava acabando e eu com £100 no bolso! #chorandoloucadesesperada

Entao fica a dica amiga: Nao viage apenas com £100 no bolso achando que vai dar tudo certo, ainda mais sem ter um adaptador universal abencoado porque custa caro no aeroporto. Além disso, pelo menos no site do Cashpassport, vc pode ver sua senha! Entao é bom dar aquela conferida.

Resultado: nao comprei nada no freeshop nem em Edinburgh.

De manha comprei meu ticket e, mais uma vez tive sorte, o trem já estava saindo. Foi comprar e entrar nele. Hahaha. Porque sou dessas sortudas! Eu poderia ter comprado pela internet, mas nao aceitava cartao pré-pago e a a National Rail pede um cadastro, que chega na nossa casa! =/ Aí sai um pouquinho mais caro na hora (na internet saía por £9,90 e na hora por £14,00). No trem também havia local para malas (e até bicicleta!) e eu fui bem confortável. Poderia ter dormido, mas Dundee ficava a apenas duas estacoes após Edinburgh (pegando um trem que ia para Inverurie, eu acho). Foi bem rápido e a paisagem é linda!!!

Chegando em Dundee na terca foi muito amor, porque a estacao fica bem pertinho, assim como tudo que é perto do campus! Me desculpem os CsF apaixonados por Londres, mas a Escócia é linda e Dundee uma coisa fofa de morrer! Me guiando pelo mapa e perguntando duas vezes eu cheguei tranquilamente ao meu alojamento. Lá eu peguei minhas chaves e cheguei no meu flat fofo! <3

Esse primeiro dia foi basicamente para ajeitar minha vida, apesar de ainda faltar algumas coisas a fazer. Fui na Tesco que tem aqui pertinho, uns 15 minutos andando, comprei coisas de banheiro e quarto e um pouco de comida. Na tesco achei sensacional ter um telefone gratuito só para pedir taxi! Ele me pegou e me deixou no alojamento por £4,40. Faltou o material de limpeza e a comida geral mesmo, mas isso vai ficar para amanha! hahaha. Sinceramente, nao achei nada caro, mas quando der um mes que estou aqui, vou fazer um geral de gastos e conto para vcs! :)

Ontem eu também comprei o que precisava pela internet e amanha já estarei equipada com notebook e celular!! :D

O meu quarto é bem bonitinho, mas a cozinha/sala que também é bem arrumadinha, apesar de eu estar dividindo o flat com umas colegas muito porquinhas e estar tudo sujo! :( O que me alegra é que hoje descobri que dividirei o flat todo só com brasileiras a partir de 23/08! As meninas do grupo de Dundee postaram seus quartos e somos 6 no flat. Muito bom! Vou aguentar a sujeirinha outras por 2 meses, mais tudo bem. Fora isso, tudo certo no flat. Depois faco um post só sobre isso, porque o campus tem MUITAS facilidades, o que se aplica aos flats também. :)

Eu nao estou tendo problemas de jetlag. Para falar a verdade eu estou apenas cansada, mas eu tenho dormido bem pesado quando chego em casa, assim como no que seria um bom horário de dormir (umas 22-23h daqui), entao acordo bem tranquila no dia seguinte. Além disso, minha aula do PSE comeca 09:30 e fica bem tranquilo acordar.

Hoje fui feliz e contente para aula, mas era só a tarde, 14h. Hahaha. Voltei e dormi, porque todo sono é pouco esses dias. Chegando lá, foi meio que uma aula 'conheca as facilidades da Uni, do site dela e de Dundee'. Hehehe. Foi bem legal, aprendi coisas SENSACIONAIS. Se no Brasil a gente fica chocado quando tem um servico bom, nao sei como descrever em palavras o que significa isso aqui. Alguns exemplos que me deixou apaixonada (além do taxi mara da Tesco):

-Eu fiz minha pré-matrícula no portal que temos acesso do site e passei no Student Advice Team e já peguei minha carteirinha. Eles fizeram na hor impressa nesses plásticos de carteirinhas. Choquei, porque na UERJ demora tres milenios para pegar um papel cagado com a foto colada. Mas tudo bem. UERJ te amo, sua linda! <3

-No site da uni eu posso pagar £5 libras no cartao de débito ou crédito e imprimir tudo que eu quiser por um ano em qualquer impressora da uni. Basta dar uplod no arquivo (no meu notebook ou nos pcs da uni), pesquisar a impressora mais próxima e ir pegar o papel nela! Eu quase chorei, porque eu fico pobre com xerox na faculdade!! Apesar de isso provavelmente nao ocorrer aqui, porque é quase tudo digital, achei genial.

-Eu achei genial o fato de o PSE aqui em Dundee ser todo organizado pela equipe de Psicologia, que também dá vários tipos de apoios aos estudantes, como um psicólogo em si, grupos para desestressar, etc. Eles também recebem a gente para qualquer coisa e encaminham para aquilo que precisamos, se for o caso.

-A biblioteca e as salas de aulas que conheci sao maravilhosas. Nao sei como comentar, mas é tudo digital, os espacos sao limpos e arrumados, tudo maravilhoso. To me sentindo naquele filme com a Nicole Kidman, The Stepford Wives, em que tudo é perfeito na cidade perfeita. A única diferenca é que aqui é de verdade. Hahaha

-tudo que eu preciso fica absurdamente perto da Uni! hahahaha. O maior shopping da cidade fica aqui do lado, tudo eu faco a pé. Só vou longe se quiser algo específico mesmo.

Hoje conheci uns chineses e indonesios e foi bem legal. Ajeitamos algumas coisas juntos e combinamos de almocar amanha. Devo conhecer os brasileiros que estao aqui no fimd e semana e o George, que vai fazer PSE comigo chega semana que vem. Por enquanto nao falei portugues nenhuma vez. hehehe

Amanha será minha primeira aula teórica mesmo, entao depois conto como é o PSE!

Atualizo em breve, com fotos. Porque no fds quero turistar na minha cidadezinha! :)
Me desculpem pelos acentos e cedilhas que faltaram! hehehe

Beijos!!









sexta-feira, 14 de junho de 2013

Preparativos finais

Olá galera!

Pois é, hoje é dia 14 e faltam só 9 dias para eu viajar! *.*

Confesso que em termos de ansiedade, já estive pior, mas nada se compara o frio na barriga (para não dizer embrulho no estômago) quando penso que em 10 dias vou ficar longe do conforto da minha casa, da minha mãezinha linda, do meu namorado príncipe encantado, dos meus amigos e dos meus gatinhos. Na realidade, nada disso me assusta, só me deixa um pouco tensa por não ter todas essas pessoas e coisas queridas ao meu lado.

O que tem me assustado mesmo essa semana, principalmente ontem, é pensar que estarei eu por eu mesma. Quem me conhece sabe que eu to longe de ser melodramática, muito menos ficar chorando as pitangas quando tenho que encarar alguma coisa. Mas sei lá, acho que tá chegando perto e to sentindo mais o peso de viajar sozinha e ter que fazer e resolver tudo sozinha. Isso tudo começou quarta quando eu estava com o Davi fechando o Hostel para o primeiro dia, vendo o trem para chegar em Dundee etc e tal. E pensei: Jesus, se o Davi não estivesse aqui, eu estaria vendo tudo isso sozinha!!! :(

Mas enfim, esse post na realidade é para dar uma ajudinha para aqueles que assim como eu, estão na reta final para viajar, mas nada impede que sirva para os que farão o mesmo no futuro, certo?

Se você ta meio perdido sobre o que fica faltando agora que tá já pertinho da viagem, dá uma olhada na minha Wish List que tem algumas coisas que eu tinha/tenho que fazer antes de partir! Também tem umas besteiras aleatórias! Hahaha! Aquelas outras coisas que foram feitas com mais antecedência já foram faladas aqui! Mentira que eu to devendo o post sobre o Personal Statement, mas daqui um pouco eu faço isso! :p

Bem, depois de pegar meu visto, algumas coisas aconteceram, então vamos lá:

Seguro viagem: depois de muito ler, pesquisar, falar com corretores e tudo mais, eu decidi fazer o Seguro de viagem da Porto Seguro. Um dos auxílios do CNPq para os bolsistas é justamente o seguro saúde e deve ser usado para isso, meu bem! Além disso, é cobrado pelo CNPq a compravação de que você contratou o seguro. Se algo acontecer e você não tiver contratado, o CNPq não se responsabilizará por isso e está claro no edital...Se sobrar algum dinheiro, ok, mas ele deve ser feito. Imagina se sua mala é extraviada? E se você sofre uma emergência médica? No Uk nós como estudantes temos direito a usar o NHS, mas ele não cobre muitas coisas que aqui no Brasil o nosso SUS lindo cobre. Se você for atropelado, baleado, quebrar a cara no poste, sofrer um acidente automobilístico, parir um filho na rua, sei lá, é só ligar para SAMU (para atendimentos domiciliares) ou para Corpo de Bombeiros (para acidentes na rua), que rapidinho você é levado para um Hospital de referência, internado e tratado de graça. Bem, não é bem assim que funciona no UK, muito menos no resto da Europa. Vários outros serviços com especialistas também não estão inclusos. Na boa, não li o que o NHS cobre ou deixa de cobrir como um todo, mas alguns pequenos detalhes foram o suficiente para ter certeza que só saio do Brasil segurada. Fora as questões de extravio de bagagem como disse, de estar segurada em qualquer lugar da Europa (yeeey!), de repatriamento de corpo, de poder ter uma pessoa da família comigo caso algo aconteça etc e tal. Bom, não vou ficar vendendo a Porto aqui não, mas basicamente, eu levei em conta a Porto Seguro, a Assist-Card e a Endsleigh (do UK) para decidir e achei por bem assim. Se você vai viajar, recomendo fortemente ler os termos gerais dos seguros de seu interesse, que foi o que eu fiz, e decidir sozinho. Com a Porto, sairei e voltarei segurada, assim como não ouvi nenhuma reclamaçãõ. Aqui você pode fazer o orçamento de sua viagem no site se se interessar!

Dica: para poder viajar segurado pela Europa, você deve usar os planos Mundo 365 Prata ou Ouro, para cobrir o Tratado de Schengen. O que varia entre eles são os valores de cobertura de cada item e eles estão expressos no site quando você faz orçamemto. Se você, como eu, vai passar mais de um ano por lá, deve fazer duas apólices, pois nenhuma seguradora trabalha com apólices válidas por mais de um ano. Assim, para essas primeiras 10 semanas eu fiz o plano Europa e para o restante do ano, o Mundo Prata 365.

Cartões pré-pagos: Não faça a louca querendo pagar esses gastos iniciais no cartão de crédito do Brasil, pois você vai gastar muito. Além disso, todo o auxílio inicial do CNPq + as 3 primeiras mensalidades nós recebemos em nossa conta corrente. Assim, o cartão pré-pago ajuda muito, tanto para levar o dinheiro que recebemos quanto transferir algum dinheiro que você possa receber dos pais, ou algo do tipo, mais lá na frente. Bom, por motivos que não vem ao caso, eu fiz mais de um cartão (porque eu sou doida e ansiosa, mas enfim). Além disso, já recebi meu DilmaCard, vulgo cartão pré-pago do BBamérica, por onde receberei minha bolsa. Resumindo: eu tenho um monte de cartão pre-pago. Hahaha

Dica: Todo mundo pergunta, mas segundo o CNPq, o cartão que eles fornecem para recebermos a bolsa não é recarregável! Será apenas para a bolsa. Chegando lá, abrirei uma conta para movimentar meu dinheiro.

Carteirinha de Hostel: Nesse site você pode fazer uma carteirinha internacional que dá decontos em Hostels no mundo e no Brasil. Achei bem legal! Custa R$40,00 (+6,00 de entrega se não tiver na sua cidade uma sede) e chegou em 3 dias (mas pode demorar 10). Além disso, existem algumas vantagens, tipo ter preferência na reserva. Porém, em Edinburgh, eu não achei nenhum que valia a pena para o dia que eu chego. =/

Hostel: Eu chego em Edinburgh dia 24/06, quase 18h. Achei que ficaria meio tarde ir direto para Dundee e fechei um Hostel muuuito fofo! *.* Custou 12 libras para um quarto de 8 meninas a noite (existem outras opcões, mas não se engane: em hostel você divide quarto), com check-out 10:30h e se quiser guardar minha mala, porapenas 1 libra! #chorei. Esse é o site dele e eles responderam meus e-mails com dúvidas (a questão da mala) no mesmo dia. A recepção abre 24h, paguei pela internet e ele fica no centro, a uma rua da estação de trem e muito perto do aeroporto. Ou seja, perfeito.

Alojamento da Uni no UK: Não adianta viajar sem estar tudo certo com o alojamento lá, né? Pois é, semana passada recebi um aviso para escolher uma das duas opções de alojamento disponíveis para o verão. Escolhi e depois recebi a confirmação. Quarta já recebi até meu endereço em Dundee! Que amor! *.*

Transporte aeroporto-hostel-Uni: Eu e o Davi ficamos pesquisando e ontem eu decidi como ficará isso. Do aeroporto para o Hostel eu posso ir pelo metrô ou de ônibus. Vou passar uma noite em Edimburgh e no dia seguinte vou para Dundee de manhã. Existem vários trens que passam por lá e a estação final fica muito perto da Universidade! Inclusive o aeroporto é bem perto também. Esses trens custam cerca de 12 a 14 libras  podem ser comprados pela internet. Porém, existem também os Megabus, que custam no máximo 4 libras e a passagem pode ser comprada pela internet! Adorei! E dizem que são muito bons. Como eles aceitam a bagagem que eu vou levar, vou de Megabus mesmo. A estação também é perto da Uni, mas do outro lado da ponte, um pouquinho mais longe. Já descobri também o ônibus que pego para casa e que para quase na frente.

Médico/dentista: Já fui ao dentista e tenho dois médicos marcados para semana que vem. Se você toma remédios regularmente, lembre-se da receita em inglês para levar!!!

Banco: Lembre-se de aumentar seu limite de transferência no banco, pois com conta universitária eles são muito baixos para pagamentos, transferências, saques etc. Se você não tem, pegue o que precisa no banco para usar a internet e fazer transações (token, chave de segurança, etc).

Universidade no Brasil: certifique-se que está tudo certinho e resolvido para sua viagem na sua Univrsidade! Veja se não precisa levar mais nenhum documento ou algo do tipo.

Procuração: o próprio cartório fornece uma declaração pronta de plenos poderes. Basta escolher uma pessoa que você confie e que possa responder por você para colocar na declaração. No caso será a minha mãe. :) No nosso caso, basicamente será para resolver qualquer coisa no banco ou na faculdade mesmo. Semana que vem farei a minha, porque eu to mega enrolada essa semana. Já
resolvi muita coisa!

Mala e coisas de viajar: SOCORRO, ainda não comprei minha mala, nem aqueles infláveis para por no pescoço e não ficar batendo queixo, muito menos os zip locks para colocar líquidos na mala! Esse fim de semana farei isso!

Marcar uma despedida: Já está marcada para sábado que vem! :)

Quando eu estiver na minha casa nova, faço um passa a passo de como chegar em Dundee. Hahaha

Acho que é basicamente isso que ficou faltando para viajar!
Tá chegando, só mais 9 dias!!!



sábado, 8 de junho de 2013

IELTS: "pre-para"!

Olá pessoal!

Essa reta final cursando a disciplina de Cardiologia antes de viajar está tensa! O que está pegando mesmo é que eu estou cansada (esse semestre é muito cansativo!), estou pesquisando para resolver as coisas finais antes de viajar e, sinceramente, estou meio sem cabeça. :(

Mas pelo menos a matéria é muito legal e eu to adorando, o que tem me dado ânimo para estudar. De qualquer forma eu vim falar de outra coisa: exame de proficiência em língua inglesa, mais especificamente o IELTS, que foi o que eu fiz.

Já tá todo mundo careca de saber que para se inscrever no CsF você precisa de uma prova reconhecida que comprove o conhecimento que você tem da língua do País em que pretende estudar e, no caso dos países de língua inglesa, só serve o TOEFL e o IELTS academic. Sobre o TOEFL eu não tenho informações concretas, porque desde o início optei pelo IELTS, então nem procurei saber. Ou seja, não me perguntem sobre isso. Hahaha. Então, o que é necessário para fazer uma prova dessas?

Acredito que o primeiro passo seja ter tido contato com a língua de alguma forma, estudado e ter alguma noção, de preferência bastante! Hehehe. No meu caso, eu não tive oportunidade de fazer aulas de inglês antes da faculdade e isso acabou sendo complicado para mim de várias formas nos últimos anos, inclusive com o IELTS. Eu tive contato na escola, mas não me interessava muito e tinha um pouco de dificuldade, porque sempre pensava (com a cabeça pequena daquela época) "no vestibular eu posso escolher espanhol". Triste, mas é verdade, Vendo pelo lado bom, ao menos eu aprendi bem espanhol e partiu Cuba no estágio de vivência da NBC quando eu voltar! De qualquer forma, quando eu estava no segundo ano da faculdade em 2010, eu pude começar a fazer inglês, graças a minha mãezinha linda que faz o que pode e o que não pode por mim! <3

Eu estudei no BRASAS do livro 1 até completar o 5 (são 10 no curso completo) de março de 2010 até outubro de 2012. Foi bom, me deu uma base boa, mas a julgar pelo número do livro que parei, tenho um nível intermediário da língua inglesa. Como já estava tocando o plano CsF ano passado, eu acabei o livro 5 e fiz um mês de preparatório para o IELTS na Cultura Inglesa, que tem aulas específicas para isso, pois havia marcado minha prova para o dia 08/12/12.

Sobre o preparatório da Cultura, foi muito bom para eu pegar a "manha" da prova, que nem quando a gente faz pré-vestibular, sabe? Porém, eu não estava exatamente no mesmo nível das outras pessoas da turma, então acredito que não aproveitei tanto assim. Foi bom de qualquer maneira, me ajudou e, o mais importante, eu tinha uma professora que corrigia meus Writings e dava dicas ótimas em todos os aspectos da prova! SE eu tivesse dinheiro sobrando, certamente preferiria ter feito aulas particulares. Mas ok.

Além das aulas, me interessei mais por leituras em inglês (qualquer coisa, livros, notícias, etc) e por filmes também. Uma boa para quem tem mais dificuldade é vê-los com a legenda em inglês mesmo ou, se possível, sem legenda alguma.

Por fim, para me preparar, juntamente com o preparatório da Cultura, eu fiz as provas do IELTS dos livros 6, 7 e 8. Dica: o número do livro significa o nível do inglês nas provas. Ou seja, quanto menor o número, mais provas "fáceis" tem nele e quanto maior, mais "difíceis". Teoricamente, se você se preparar pelo 7, tira 7 e assim vai. Os livros têm todas as etapas da prova, inclusive os áudios do Listening. Vale muito a pena e você vai se preparando com o tempo de prova e tudo mais. Eu fiz isso por um mês apenas... se você quer se inscrever, fazer a prova e tal, se programe, estude, porque dá resultado! Queria ter me organizado e me preparado mais para a prova, de verdade, porque não é nenhum bicho de sete cabeças.

Sobre a prova, ela tem quatro etapas: Speaking, Reading, Listening e Writing. As três últimas você faz no mesmo dia (em um sábado) e o Speaking pode ser nesse dia ou em outro, antes ou depois. A nota da prova é de 0 a 9 para cada parte dessas e, como uma média de tudo, você tem o seu overall. Você só pode ter notas inteiras ou com frações de 0,5, como 7 ou 7,5. Vamos lá ver um pouquinho sobre como é cada parte:

Speaking: para mim essa foi a melhor parte, porque não era uma corrida contra o tempo, era mais uma conversa. A primeira parte o examinador pergunta coisas sobre você, o que você gosta de fazer, sua família, sua casa, se estuda, trabalha, coisas assim. As vezes ele perguntava algo sobre o que eu havia acabado de responder, mas assim, bem tranquilo mesmo. Nessa parte da prova, ele começou a direcionar para temas específicos, que variam entre as provas. No meu caso, ele começou a falar de esportes, o que eu gostava desgotava, por que achava importante a prática, sobre esportes famosos no mundo e no meu país dentre outra coisas. O importante é você responder o que ele pergunta e tentar falar algo a mais, sempre corretamente e usando os conectivos corretos. Por exemplo, foi bastante fácil para mim desenvolver o tema, aproveitei e falei de saúde, aterosclerose, sobrepeso e fortalecimento da musculatura, do cuidado com as articulações etc (aloca da medicina). Depois dessa parte, veio uma parte meio chatinha, em que o avaliador pergunta algo ou pede para você falar sobre algo, te dá entre 30s e 1min para pensar e 2 min para falar sobre, sem te interromper. No meu caso foi sobre "uma coisa que me fez rir". Aleatório!! O lance é pensar em um ponto e destrinchar, por exemplo, falar sobre uma situação que me fez rir, porque foi engraçado, o que eu estava fazendo no momento, quem estava comigo e porque eu me recordo deste momento até hoje. Assim, você responde a pergunta e fecha o tempo direitinho. Mas o que ele quer saber mesmo é se você consegue elaborar uma resposta adequada, com idéias lógicas, usando a gramática de forma correta e encadeada. Por fim, vem uma parte mais complexa e filosófica, que foi a mais difícil para mim, porque eu não encontrava sinônimos e acabei me repetindo muito. Não lembro a pergunta ao certo, mas lembro que foi algo como porque eu achava importante ter momentos como aquele, que me fizeram rir, e como isso une as pessoas.
Dica: no youtube tem vários vídeos de Speaking, tanto da própria prova, quanto de pessoas ensinando dicas para prova e jeitos práticos de responder. São bem legais para véspera de prova. =)

Reading: Essa é aquela parte da prova que deveria ser fácil, mas pode acabar sendo difícil se você não tem prática de leitura em inglês. Isso porque todos os três textos são sempre temas bem específicos, mas pouco complexos (no geral), porém são bem grandes, considerando que você tem em média 20 minutos para ler e responder cada um deles (eu sou neurótica, divido as provas pelo tempo, em partes, e calculo mais ou menos quanto posso demorar em cada parte). A boa mesmo é treinar fazendo as provas com o tempo marcado e treinar encontrar as respostas só "passando o olho", sem ler o texto todo. Pelo menos algumas você consegue fazer assim (há quem diga que todas) e depois lê tudo mais rápido e responde as mais específicas. Outra coisa importante, é que não dá para ficar tentando traduzir ou se importar com as palavras que você desconhece, pois isso toma tempo e te atrasa. É legal também olhar as perguntas do texto antes de ler porque aí você já lê procurando a resposta.
Dica: leia, leia e leia em inglês. Mesmo sem entender tudo, já te ajuda muito. Além, disso, estude marcando o tempo! Meu maior problema nessa parte da prova foi me enrolar no primeiro texto, o que me obrigou a fazer o terceiro muito rápido e mal feito, sem nem terminar... :(

Listening: Essa parte é boa porque você não se preocupa com o tempo e só segue o fluxo dos áudios, mas para quem não tem o ouvido apurado, é a que mais complica. Foi o que ocorreu comigo e foi minha pior nota. Essa parte também é dividida em três e, fazendo as provas do IELTS, você percebe que os moldes de questões se repetem, sendo que alguns são mais fáceis e outros mais difíceis. Além disso, da primeira par terceira parte, a dificuldade do tema costuma aumentar e os vocabulários ficam bem mais específicos. Me lembro que na terceira parte da minha prova eu quase não consegui acompanhar, além de ter errado uma coisa ou outra na segunda parte. É legal aproveitar o tempinho que eles dão para olhar as questões antes de responder, rapidamente, pois ao ouvir você já está esperando o que quer saber. Os áudios das provas ajudam bastante a treinar!
Dica: ouça coisas em inglês, de preferência em diferentes sotaques. Filmes, programas de TV (por exemplo, do seu tema favorito), música, entrevistas, etc.

Writing: Essa parte da prova, na minha opinião, é a que mais avalia seu conhecimento mais acurado da língua, pois você deve escrever corretamente, usar conexões gramaticais e de idéias corretamente e fazendo sentido, além de mostrar seu vocabulário. São dois textos, um mais subjetivo e longo e outro mais curto e bem prático. O primeiro é mais uma dissertação e você deve sempre responder a pergunta ou falar sobre o tema argumentando (eu consigo fazer uma dialética sobre quase qualquer coisa da vida! Três anos de pré-vestibular serviram para isso também. Hahaha), como uma redação comum de vestibular para nós. O outro é sempre uma análise, em geral de gráficos, mas podem ser imagens, que você deve basicamente saber explicar e fazer comparações. Use as provas antigas e tenha um "molde" de redação fácil pra você para ambos os textos, pois assim na hora fica mais fácil colocar na prática. Detalhe que você tem uma hora para os dois textos e na boa, é muito polêmico esse tempo. Eu achei conveniente fazer o mais longo primeiro (pois vale mais), em 40 minutos, e o mais curto depois, em 20 minutos.
Dica: a melhor dica é ter vários link words sinônimos e expressões comparativas também sinônimas, para você não ficar se repetindo toda hora. Por exemplo, no texto mais curto, se forem as curvas de lucros de duas empresas em um período que você deve analisar, provavelmente você vai usar as idéias de crescer, diminuir e ficar constante várias vezes e você deve ter sinônimos para isso. Já o texto mais longo e argumentativo, exige de você mais vocabulário aleatório e estrutura gramatical argumentativa boa, usando sempre os conectivos adequados, para passar a idéia que você quer de fato.

Bom, a prova é basicamente isso e, na minha opinião, o pior inimigo é o tempo. Embora eu não tenha um amplo conhecimento da língua nem nunca tenha passado algum tempo fora do Brasil, não tenho tanta dificuldade assim e acredito que se tivesse me preparado mais em relação ao tempo poderia ter ido melhor. Porém, com o tempo apertado, se você não estiver seguro e calmo, acaba sendo pior.

Alguém pode estar lendo isso e pensando "ela nem foi bem na prova, afinal, vai fazer o tal PSE". Sinceramente, para a forma como aprendi inglês e como pude me preparar, acho até que minhas notas foram plausíveis. Como sei que alguém pode querer perguntar, minhas notas foram:
Speaking: 6,0
Reading: 5,5 
Listening: 5,0
Writing: 5,5
Overall: 5,5

Para quem não sabe, até o edital em que me inscrevi, para ir direto para o UK, sem PSE, o aluno deveria ter overall maior ou igual a 5,5 e nenhuma das bandas (as partes da prova) menor do que 5,5 também. Ou seja, vou fazer o PSE por causa de uma banda... mas tudo bem!! No início, logo que saiu a nota, eu fiquei bastante chateada, pois não esperava essas notas... mas como sempre dizem por aí, Deus escreve certo por linhas tortas e tenho certeza que essas 10 semanas de PSE vão fazer toda a diferença e me ajudar bastante depois!

Informação importante: programe a prova com antecedência!!! Não existem muitas datas disponíveis sempre, você só confirma o agendamento com o pagamento e, após a prova, uma semana depois a nota é liberada no site. Depois disso, teoricamente, em uma semana o certificado deveria chegar até você, mas isso pode demorar mais de um mês. Então se programe!

Apesar de, após ter decidido começar com isso tudo, ter estudado para ir bem no exame, infelizmente não alcancei minhas metas. Porém, acredito que talvez minhas dicas possam ajudar alguém! :)

Ahhh, não podia esquecer: FALTAM 15 DIAS! :D
Obs: fui olhar no calendário para ver quantos dias faltavam, quase caí dura e me deu um frio na barriga tenso! Ta chegando!

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Visto *cintilante* e Appendix 8

Olá pessoas!

Esse post é para você que, como eu, é marinheiro de primeira viagem e nunca saiu do Brasil. Em especial, para nós que iremos para o UK como estudantes do CsF e, consequentemente, temos que tirar o visto de estudantes maravilhoso e phyno.

Em primeiro lugar, você deve ter um passaporte! Quando eu comecei essa história toda, foi uma das primeiras coisas que fiz, mais ou menos na mesma época em que fiz o IELTS. Afinal, temos que parcelar os gastos (que não são poucos), né? Para o tirar o passaporte é muito lindo e simples. Basta ir no site da Polícia Federal na opção passaporte, agendar e pagar. Me lembro que custou em torno de R$150,00. Se você mora no Rio, agende no Galeão, porque sempre tem mais opções de datas e o atendimento é muito rápido! Rapidinho você já pode pegar também. Se não me engano foram umas 2 semanas.

Apesar de ter sido extremamente rápido tirar meu visto, é uma coisa um pouco mais burocrática que as tantas que temos que fazer. Primeiramente, você só pode tirar seu visto de estudante se você já tiver recebido o seu CAS da sua Uni lá no UK e se faltar menos de 3 meses para o início do seu curso. Nesse documento haverá algumas informações que você usará para preencher o Appendix 8, que é um documento que você pega no site da UK Border Agency, o site que você deve aplicar para ter seu visto.

Antes de preencher o Appendix 8 você deve preencher on line tooooodo o testamento que tem lá no site e irá gerar seu VAF. Para mim essa foi a parte mais chata e demorada. Não tenho certeza se eu expliquei isso aqui ou no grupo do pessoal desse edital, mas vou deixar a dica aqui de qualquer forma: na hora de preencher do documento no site, nenhuma informação praticamente fica em branco. Só que eu não sou registrada com o nome do meu pai, apenas com o da minha mãe. E foi um super perrengue na hora, porque eu estava com pressa e precisava fazer aquilo logo, já que estava tudo muito em cima da viagem, por conta dessa história de PSE e tudo mais, além de simplesmente esta informação não estar facilmente disponível no site da UKBA. Bem, depois de algum tempo pesquisando, o Davi achou para mim a informação de como proceder na internet e deu certo (afinal, eu já tenho o visto!). É necessário colocar "Not Known" em todos os campos e na data de nascimento 01/01/1900. Lembrando que você pode ir e voltar nas páginas e ir salvando até preencher tudo.

Quando acaba essa parte, você chega na parte do pagamento, que eu fiz com cartão de crédito (internacional e com limite suficiente para o pagamento). Com o pagamento, é gerado um documento com todas aquelas informações preenchidas, o VAF, que você deve imprimir e assinar para levar no dia da entrega dos docs. Além disso, com o pagamento, você consegue agendar a data de entrega dos docs na WorldBridge. Acreditem se quiser, mas eu consegui para o dia seguinte. Tudo bem que os alunos  CsF tem preferência (você vê a opção CsF na hora de agendar), mas não imaginei que fosse tão rápido. Como eu moro no Rio, marquei para o dia seguinte mesmo! Lembrando que você só tira no Rio, em São Paulo e em Brasília e que apenas no Rio você tem a opção de ir pessoalmente buscar o visto! Nos outros locais você deve se informar se precisa levar o dinheiro ou cartão para pagar o Sedex de entrega.

Os documentos que devem ser levados no dia, originais e com cópia de todos eles, são:
1. CAS
2. Carta de benefícios do CNPq
3. Certificado do Exame de Proficiência
4. Appendix 8 preenchido
5. VAF (aquele que foi gerado com o pagamento)
6. Histórico escolar original e traduzido (os mesmos da inscrição!)
7. Passaporte dentro do prazo de validade
8. 2 fotos no padrão que tem no site (ou você paga R$15,00 e faz na hora que levar os docs)

Então veio a celeuma do Appendix 8. Então, na realidade não foi tanta celeuma assim. Vou falar aqui as partes que devem ser preenchidas pelo número delas e você vai se guiando aí, ok? Porque minhas habilidades não permitiram editar o PDF para anexar aqui no post. Hahahaha. Ah, não tem erro, é só ler o seu CAS, porque tem tudo lá que você vai precisar!

Part 1:
1.1. Seu(s) nome(s)
1.2. Seu(s) sobrenomes(s)

Part 2: Pula porque você já e grandinho.

Part 3: Pegue seu CAS mara!
3.1. Nome da sua Uni lá no UK
3.2. Tem esse número no seu CAS
3.3. Tem no seu CAS e no site da sua Uni

Part 4:
4.1. Se você vai direto para o curso de graduação, coloque o nome do curso que vai fazer; se vai para o PSE, coloque o título do curso do PSE. Ambos vêm no seu CAS e devem ser preenchidos de forma completa!
4.2. Vem no seu CAS. Deve ser algo como B1, ou B2, etc
4.3 As datas vem no seu CAS também! No caso do PSE, deve ser APENAS o período do curso que está no CAS!
4.4. De novo o endereço da Uni (se você for fazer o PSE em outro lugar, o endereço deve estar no CAS, mas não sei se isso aconteceu com alguém).
4.5. No

Part 5.
5.1. Marque.
5.2. Esse número vem no CAS também.
5.3. Studying
5.4. Primeiro quadradinho.
5.5. No
5.6. Terceiro quadradinho (vá para 5.10)
5.10. Awarding body: University of Cambrigde ESOL examination (no caso do IELTS); 
         Title of qualification: IETS academic
         Level f qualification: overall X.X
         Date of award: é aquela data lá embaixo, ao lado do Test report...
5.11: Original test certificate (vá para 5.14)
5.14: No

Part 6:
6.1: Esse valor é o valor do custo do curso que vem no seu CAS! No caso do PSE, é o valor do PSE!
6.2. No (vá para 6.4)
6.4. Marque
6.5. No
6.6. Outside de Inner London Boroughs (no meu caso, que vou para Dundee, na Escócia! Vá para 6.8, também no meu caso!)
6.8. Calcule o valor da bolsa, que no meu caso é de 870,00 Libras (420 + 450), e depois multiplique pelo tempo do curso, que no meu caso eram 3 meses (deve ser colocado apenas o tempo do PSE, no caso do pessoal do PSE). Vá para 6.12
6.12. No. (Vá para 6.14)
6.14. Yes; CNPq foundation
6.15. An original letter to confirm....
6.16. For course fees: valor exato do custo do curso que tem no CAS
        For maintenance: valor que o CNPq está te pagando por mês, sem incluir a acomodação, multiplicado pelo tempo do curso
6.17. No. (Vá para parte 7)

Part 7:
Points: CAS = 30
            Maintenance = 10
            Total = 40
            Documents provided: CAS, Academic transcripts, IELTS certificate
Assine e coloque a data.

PRONTO!

Agora é só ir bonito para a foto no dia da entrega dos documentos!

Então recapitulando: eu apliquei para o visto no dia 20/05, agendei para dia 21/05 a entrega dos docs, eu recebi um SMS da WorldBridge falando que meu visto já estava disponível para que eu pudesse buscá-lo dia 31/05!!! Hoje, segunda, dia 03/06 eu já estou com essa página linda e brilhante no meu passaporte! :) Se não tivesse tido feriado, já estaria com ele desde sexta passada!

Ou seja galera, apesar de a aplicação no site do VISA4UK ser meio grande, assim como preencher o Appendix 8, não tem mistério nem demora!

Detalhe: FALTAM 20 DIAS!

Abraços!