terça-feira, 30 de junho de 2015

Throwback Scotland: 2 years already! - 2nd part

Oi oi!!

Dando continuidade a sequência de posts sobre Edimburgo, hoje vou contar um pouco sobre a minha experiência com o Ano novo em Edimburgo, o famoso Hogmanay! :)


Sobre o Hogmanay

Essa foi uma das coisas mais lindas e emocionantes que me aconteceu na Escócia, simplesmente porque tudo fica mais lindo e mágico no ano novo! Apesar de ser muito frio, o evento vale muito a pena.

Todo ano o site do Hogmanay (confere aqui o último) atualiza as informações do evento, que possui mini eventos distribuídos em mais ou menos três dias de festa. Pelo que eu vi, os eventos costumam mudar um pouco a cada ano, mas os principais se mantém os mesmos sempre. No ano em que eu fui (2013/2014), eu comprei tickets para:

Torchlight procession, que é muito, muito legal mesmo! Na verdade foi o que eu mais gostei. É basicamente uma procissão super tradicional (pelo que eu entendi, desde os vikings isso acontece, num ritual antigo) com tochas de fogo. Sim, eu fiz uma procissão com uma tocha de fogo! Hahaha. Tudo é super organizado, basta chegar no horário, entrar nas filas para receber as tochas e depois ir andando. A procissão atravessa a cidade chegando até a topo do Calton Hill, que fica lindamente iluminado, além da fogueirona ao lado dele. Na virada do dia 30 para o dia 31 de dezembro, quando a procissão acaba, existe uma queima de fogos por trás do Calton Hill, com umas luzes coloridas mara e música acompanhando! Foi demais! Eu quase congelei os pés naquela terra molhada, mas foi demais!

Todas as fotos são do Davi! Já deu pra perceber que eu fico preguiçosa com fotos quando estou com ele. Hehe










Candlelit concert na St Gile's Cathedral já no dia 31/12 foi uma atividade mais tranquila, havia um público um pouco mais velho, mas eu achei muito lindo! Foi um concerto de música clássica dentro da St Giles (uma igreja bem famosa no meio da old town), com o ambiente ainda natalino. Foi muito bonito e emocionante! :)

Essa é a St Giles! 





Street Party, na virada, em que várias ruas da old town são fechadas, com alguns palcos com bandas se apresentando em locais diferentes. Com este evento, é possível ver a queima de fogos que sai por trás do castelo mais de perto, bem como a queima de fogos do Calton Hill (eu escolhi a primeira opção!) de modo mais confortável em relação a quem não comprou ingressos.





Telão com a contagem regressiva!



Os fogos que também estavam acontecendo no Calton Hill






Durante o dia eu não fiz muita coisa, porque choveu muito e estava bem frio, além de eu já ter visto as principais coisas da cidade antes disso.

Detalhe sobre o Hogmanay: se programe com meses de antecedência, porque as hospedagens ficam as mais caras do ano e simplesmente ACABAM! Além disso, os próprios tickets do evento costumam acabar. Fica complicado comer em qualquer lugar, então é sempre bom ter uma segunda opcção. Por fim, a festa de rua acaba cedo e as pessoas ficam bebendo e dançando na rua depois da virada. Se você pensa em uma balada, pub ou um restaurante depois disso, apenas com reserva antecipada.

Outro detalhe, porém estranho: eu estava super-hiper-mega empolgada com o Hogmanay, porque pelo que eu tinha pesquisado, o reveillon em Edimburgo é um dos mais animados e bonitos da Europa! Todos os outros lugares pareciam meio desanimados e realmente várias pessoas de diferentes lugares me confirmaram isso depois. Porém o fato de o Hogmanay ser o mais badalado, longo (3 dias de festa!), animado, colorido e blá blá blá, quem está acostumado com 20-30 minutos de queima de fogos sincronizados com música em Copacabana se decepciona um pouco. Obviamente que o contexto todo foi mara demais, eu amei! Mas a virada em si teve 5 minutos de queima de fogos e foi isso. Depois só tinha gente bêbada na rua mesmo. Eu acabei gostando mais do dia 30 do que do dia 31 em si.

Acho que para quem quer conhecer um coisa diferente, vale muito a pena! Porém, acho melhor não criar muitas expectativas e ir de coração aberto para curtir algo totalmente diferente do que estamos acostumados. :)

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário