Olá pessoal!
Eu sei que faz muito tempo que não posto aqui!
Muita coisa mudou na minha vida e eu acabei deixando o blog de lado disso tudo. Isso não vem ao caso agora, mas o que importa mesmo é o que eu quero compartilhar com aqueles que já leram muita coisa por aqui (e com aqueles que talvez comecem a ler agora) uma coisa que tem me descabelando nesses últimos dias: regras de bagagem para voos com origem no Reino Unido e destino Brasil.
Quando você compra um voo internacional do Brasil para Europa (e muitos outros destinos) a regra é clara sobre bagagem: 2 bagagens despachadas de 32kg para todo mundo, mais uma bagagem de mão (que varia entre 8kg, 10kg e 12 kg, dependendo da companhia).
Porém, quando você é um abençoado como eu, que não pode usar seu voo de retorno para Brasil porque a data de volta é depois de um ano da data de vinda, tudo muda por causa disso. O ministério da saúde (eu, no caso) adverte: sua cabeça pode até doer na hora de comprar um voo, como a minha está doendo agora!
Detalhe: os bilhetes de retorno tem validade de um ano, incluindo possíveis remarcações e isso já foi falado aqui, por isso estou comprando o voo de volta agora!
Então vamos ao que interessa! Procurando voos de volta para o Brasil, constatei duas coisas pouco bacanas e não facilitadoras da minha vidinha: cada companhia faz como bem entender com as regras de bagagem despachadas e de mão (seguindo algumas regras de voos internacionais básicas, claro) e também faz o que quiser com o preço das passagens, obviamente. Para tentar achar um bom preço, com duas malas despachadas, sendo com return ou não, eu pesquisei nas seguintes companhias aéreas: Condor, Emirates, Alitalia, Iberia, Air France, KLM, British Airways, TAP, Lufthansa, Delta e TAM. Eu também pesquisei os preços saindo de London, Edinburgh, Glasgow Manchester para tentar achar o melhor custo benefício.
Sobre os preços dos voos, algumas tem preços fixos por trecho. Por exemplo, você quer só ida, pague apenas o preço da ida, aquele mesmo que apareceria se fosse ida e volta para cada trecho só que apenas usando um dos trechos (o de ida!). Nessas companhias, se você quer ida e volta, pague os dois trechos e seja feliz.
Outras companhias, que fazem parte das corporações do mau que querem te extorquir a todo custo, fazem o seguinte: 'quer ida e volta, olhe nossa preço camarada! Poxa, quer só ida? Nosso preço então será duas vezes mais caro que sua possível ida e volta!'. Entenderam? Elas meio que te obrigam a pagar uma ida e volta mais cara (pois os trechos separados nessa ida e volta são baratos), ao invés de você comprar apenas o trecho que te interessa, já que ele custa mais que todos os seus órgãos sendo vendidos no mercado negro, quando comprado separadamente.
Então a dica amiga é: a Condor é a única abençoada que eu achei que vende o preço isolado amigável e muito parecido com o preço isolado de cada trecho com return! A Emirates também não aumenta muito o preço de one-way para cada trecho com return, porém ainda assim, one-way continua sendo mais caro do que cada trecho dos tickets comprados com return. Já a TAP faz one-way mais barato do que o total dos voos com return, porém algo em torno de 20% mais barato no total. Apesar dessa palhaçada toda, A Iberia, a Delta tem preços de ida e volta bem bacanas e, dependendo da data, British Airways, KLM, Alitalia e Emirates também.
Detalhe: exemplo numérico sobre o que eu estou falando da Emirates: voo de ida com taxas custaria £600, voo de ida e volta com taxas custaria £800 (ou seja, £400/trecho). Eu inclusive vi return em todos os meses até o último possível e a variação é mais ou menos a mesma.
Claro que se fosse fácil assim eu já teria comprado a passagem, né? Só que não é. Além de pesar o custo do voo, eu também preciso saber se a companhia me permite despachar uma ou duas malas sem taxas extras e também se essas malas são de 23kg ou 32kg, afinal fica meio difícil voltar com apenas uma mala para quem está fora por mais de um ano. Não adianta muito pagar super barato em uma passagem e acabar pagando mais pela bagagem, por isso estou arrancando os cabelos para tentar achar um meio termo no preço final!
Por conta disso acabei procurando as regras de bagagens para voos saindo da Europa com destino Brasil e vou postar isso aqui para dar uma ajuda para os que também estão tão perdidos quanto eu estava até então.
Detalhe muito importante: eu estou há uns três dias lendo essas coisas, então estou um pouco cansada. Não se baseie apenas nessas informações para comprar seu voo e SEMPRE confira a regra de bagagem para seu voo especificamente! Essas coisas podem mudar e a única forma de reclamar depois é com a informação oficial que está no site da companhia aérea! Além disso eu sou humana e posso me confundir, ao passo que as companhias são do mal e deixam tudo lá no site bem bonitinho para você não reclamar depois. Hahaha. Ou seja, se assegure do que você está fazendo sempre!
Para as companhias que eu pesquisei, fazendo o Europa -> Brasil, as regras básicas de peso e quantidade de bagagens para classe econômica são (cheque sempre as dimensões porque também tem pegadinha nisso):
Atenção: antes que um abençoada comente 'mas eu comprei pela companhia X e posso usar 2 bagagens despachadas de 32 kg cada + bagagem de mão e você está falando que não é assim...', a regra muda de acordo com a origem do primeiro voo!!! Ou seja voo 1 sendo Brasil -> Europa e return Europa -> Brasil pode não ser a mesma coisa que voo 1 Europa -> Brasil com return Brasil -> Europa para muitas companhias!!!
Emirates: 2 malas despachadas de 32 kg + bagagem de mão
Alitalia: 2 malas despachadas de 23 kg + bagagem de mão
Condor: 1 mala despachada de 23 kg + bagagem de mão
Mala extra: 20 kg: €99,99 30 dias antes on-line; €109,99 no aeroporto
15 kg: €89,99 30 dias antes on- line; €99,99 no aeroporto
Iberia: 1 mala despachada de 23 kg + bagagem de mão
Mala extra: €80,00 antes on-line; €100,00 no aeroporto
Air France: 1 mala despachada de 23 kg + bagagem de mão
Mala extra: U$ 100,00
KLM: 1 mala despachada de 23 kg + bagagem de mão
Mala extra: €80,00 antes on-line; €100,00 no aeroporto
British Airways: 2 malas despachadas de 32 kg + bagagem de mão
TAP: 2 malas despachadas de 32 kg + bagagem de mão
Lufthansa: 1 mala despachada de 23 kg + bagagem de mão
Mala extra: €75,00 23kg até 158 cm de comprimento; €175,00 23kg com 159 cm ou mais.
Delta airlines: 2 malas despachadas de 23 kg + bagagem de mão
Mala extra: €75,00
Além dessa questão da mala, para quem for sair do Reino Unido para o Brasil, é sempre bom tentar todos os aeroportos, sendo os principais os de London, Manchester, Glasgow e Edinburgh, seguindo está ordem tem termos de "melhores ofertas".
Espero ter ajudado de alguma forma com esse post! Para mim ficou bem mais fácil decidir alguma coisa depois de ter organizado todas essas informações. :)
Detalhe: para quem tiver a oportunidade, os voos são infinitamente mais baratos durante as meia estações (de setembro a novembro e de fevereiro a abril).
Tenho muita coisa boa para contar e logo logo volto para contar tudo sobre meu Summer project!
Beijos e até mais!
Rafaella, eu li esse seu post sobre a volta do csf e queria te perguntar uma coisinha! A data da volta é exatamente um ano depois ? (no caso de quem vai passar só um ano) Ou tudo acaba antes de setembro? Porque eu quero ir ano que vem em setembro, mas como já vou estar na metade do meu primeiro ano de internato nossas férias na minha universidade são mais curtas e só vão até o inicio de agosto e tenho medo de faltar todo esse mês e ter algum problema :(
ResponderExcluirOlá!
ExcluirA data de volta deve ser combinada com a sua universidade. Tive colegas que voltaram um pouquinho antes, adiantaram o summer project e devolveram a bolsa referente ao último mês. ;)
Tudo depende do que você combinar com a sua uni!
Fica tranquila que para tudo dá-se um jeito!