terça-feira, 12 de novembro de 2013

Glasgow again

Olá pessoal!

Como esses dias que passaram foram muito emocionantes, acabei deixando passar alguns acontecimentos aqui no blog. Hehehe

Pois bem, para começar a série de atualizações, eu passei o último final de semana de outubro e o primeiro de novembro em Glasgow, com o Davi. <3

O final de semana do dia 27 foi recheado de coisas boas! Primeiro porque era aniversário do Davi neste dia e, além disso, a comemoração foi em uma churrascaria brasileira! Pois é, acredite, comi churrasco e era rodízio, então pense na situação da pessoa... hahaha! Para aqueles que estão por aqui e querem aproveitar, o lugar se chama Tropeiro e até que tem um preço razoável no almoço (£13, se não me engano), mas é mais caro no jantar. Segundo o moço que nos atendeu, a diferença de preço ocorre porque no almoço eles oferecem apenas 5 cortes de carne, enquanto no jantar são inúmeros (não tenho certeza agora se 15 ou 20, custando £21). De qualquer forma, foi bem legal, porque também havia feijão, guaraná Antártica, farofa e tudo mais! Obviamente que a carne tinha um pouco do gosto da carne daqui, principalmente a linguiça e o frango, mas estava bem gostoso o almoço! :)



Além disso, como as meninas aqui do flat e alguns outros brasileiros daqui de Dundee foram também, nós aproveitamos para dar uma passeada pela cidade. Antes do almoço nós andamos pelo centro e fomos conhecer a Glasgow Cathedral, que é uma Catedral simplesmente ma-ra-vi-lho-sa que tem lá! Ela foi construída entre os séculos XIII e XV e é a única Catedral medieval na Escócia que se manteve completa após a Reforma de 1560 (parte da Reforma Protestante na Europa). Apesar de estar passando por uma reforma no momento, o lugar continua lindo demais e passa muito aquela sensação de Igreja Gótica, em que a pessoa se sente até "pequena" perto daquilo tudo que a Igreja representa.






Durante a voltinha no centro da cidade nós passamos por diversos lugares bem bonitos, como a George Square, a Gallery of Modern Art (GoMA) e a Buchanan.  Na volta para casa, que já era noite, aproveitamos para ver alguns lugares super iluminados e bonitos que ficam na beira do River Clyde, como o  SECC - Scottish Exhibition and Conference Center (ou Armadillo), o The Hydro, a BBC Scotland e o Glasgow Science Center. Todos esses locais são super iluminados e coloridos a noite e a vista do Rio fica linda!




No dia seguinte eu e o Davi levamos as meninas para conhecer a University of Glasgow e no fim das contas foi o 'novo de novo' para mim. Quando nós estávamos lá da outra vez, o The Hunterian não estava aberto, mas desta segunda vez estava! Ele é um museu público que fica dentro da Uni e inclui peças de ciências e história antiga. Muito legal, bonito, super conservado e de graça! :)







Depois disso restávamos apenas Davi, eu e Ana em Glasgow e nós fomos matar o que estava me matando desde que cheguei aqui na Escócia: vontade de comer comida japonesa! Eu já havia abstraído essa idéia da minha vida, porque é sempre caro e eu não queria gastar dinheiro com isso, mas no final das contas valeu a pena, pois a comida estava muito boa, o local é muito agradável e tem desconto para estudantes (de Glasgow). Apesar de ter sido bom, já sabemos que tem locais com preços mais em conta e, quando eu experimentar, conto aqui para vocês. Mesmo assim, caso alguém queira conhecer, o restaurante foi o Ichiban.



No final de semana seguinte eu fui para Glasgow de novo para aproveitar um tempo só com o namorado mesmo, porque né, a gente merece.

Detalhe: quando o Davi vem para cá ou quando eu vou para lá, quase sempre pegamos o último trem ou ônibus  de sexta e o primeiro de segunda, porque assim fica bem barato. Porém, fica a dica para você que chegar esfomeado em qualquer lugar por aqui na Escócia: é relativamente difícil achar um restaurante ou mesmo um pub ou club com a cozinha aberta depois das 22h e nós tiramos isso a prova na sexta quando eu cheguei. No geral, apenas as bebidas são servidas após este horário.

Apesar de não ter conseguido comer, valeu a andada pelo centro da cidade durante a noite. Naquela sexta quando eu ia para a bus station aqui de Dundee e quando eu e o Davi andávamos por Glasgow eu vi o quanto as cidades mudam a noite! Tanto aqui quanto lá, estava tudo colorido e iluminado e, apesar do frio, havia bastante gente na rua. Vale a pena passar pelos mesmos lugares a noite, principalmente no centro, para ver como ficam diferentes.

Detalhe: exceto por essas fotos da noite em que cheguei, todas as outras são do meu namorado fotógrafo! :)




Outro detalhe: sempre que vou viajar aqui dentro da Escócia procuro passagens de trem e ônibus (Megabus, National Express e Citylink), mas no geral sempre escolhia o trem, por conta do custo x benefício. Dessa vez quis economizar £3 e vi que a diferença não compensa quando tão pequena, ao menos para mim. Tanto na ida quanto na volta o ônibus atrasou (quase 2h na volta!!! O que quase me fez atrasar para aula!), fica escuro, não tem lugar marcado e eu fiquei enjoada e, consequentemente, não consegui ler nada. Ou seja, não curti. Se a diferença for grande e valer a pena, ok, senão, acho que não compensa. Mas aqui vai a frase que mais digo aqui no blog: 'vai de cada um', né? Hehehe

Assim como o do aniversário do Davi, o fim de semana seguinte foi muito bom e, como eu já disse que carrego o Sol comigo, claro que fez Sol! Hahaha. Por conta disso, aproveitamos para bater perna, que eu adoro! Fomos visitar o parque Glasgow Green, que é o mais antigo da cidade e tem dentro dele várias outras coisas, das quais conhecemos: o People's Palace, o Winter Gardens e alguns monumentos como a The Doulton Fountain e a McLennan Arch.












Detalhe: O People's Palace é um lugar bem interessante, porque fala da cidade e seu desenvolvimento em uma perspectiva do povo e o que ele passou e passa lá. De novo, muito legal, bonito, super conservado e de graça! :D

Depois disso, fomos andando e passamos pela Mesquita de Glasgow (Glasgow Mosque), mas estava fechada. :(

Fomos então conhecer a St Andrew's Cathedral, que apesar de pequena, é suuuper linda e tem um jardim com espelhos e mensagens escritas neles muito bonito!






Detalhe: Na hora que estávamos lá estava acontecendo um ensaio de órgão e canto, muito lindo.

No final de tudo aproveitamos para finalmente entrar na GoMA. Apesar de não entender nada sobre conceitos de arte moderna (essa parte eu não captei durante as aulas de arte :p ), o lugar é bem bonito e existem várias obras bem legais. Inclusive, um cantinho exclusivo com umas das maiores coleções de um artista brasileiro famoso, o Sebastião Salgado.



Além de toda essa andança diurna, nós conhecemos um lugar bem legal lá de Glasgow chamado The Butterfly and the pig, que é enorme e tem espaços diferentes, como a Tea room, o restaurante e o Pub. Como eu fui a noite, experimentei uma Gaelic Tart (muito, muito boa e barata) no jantar e depois nós ficamos para ver a banda, que era bem legal no sábado. Chateada de ter que voltar lá para conhecer a Tea room, que fecha bem mais cedo. Hehehe. Mas tudo bem, porque adorei a combinação comida e música boas, não pagar para entrar e preço camarada para comer. :p

Bem, com o tempo vou contando as coisas boas para conhecer e fazer lá em Glasgow.

Já aconteceram outras coisas bem legais da semana passada para cá, mas ficam para outro post no final da semana para isso daqui não virar um testamento. Hehehe.

Beijos!




2 comentários:

  1. Oii Rafaella!!
    Seu blog é muitoo bom e todas as fotos que vc posta são tão encantadoras!
    Estou indo pra Dundee em Janeiro agora, então nem preciso dizer que seu blog ajuda muito né?

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!
      Obrigada!! :)
      Muitas fotos recentes (de setembro para cá) são do meu namorado, mas mesmo assim, obrigada pelo elogio!
      Que bom que tem ajudado!

      Boa sorte nos preparativos finais da viagem e seja bem-vinda!

      Beijos!

      Excluir