quarta-feira, 30 de outubro de 2013

"O mundo segundo os brasileiros"

Olá pessoal!

Apesar de ter um post com histórias recentes para serem contadas, como ele ainda não está pronto, resolvi compartilhar o vídeo que vi hoje porque achei muito legal!

Para quem ainda não conhece, existe uma série da Band que se chama "O mundo segundo os brasileiros", que passa toda segunda 00h (do Brasil, claro).

Essa série mostra episódios de vários locais do mundo organizados no geral por cidades, mas as vezes pode ser diferente. Aliás, vou aproveitar para dizer uma coisa que parece (muito) besteira para quem já sabe, mas é cada coisa que eu ouvi antes de vir para cá quando dizia "estou indo viver em Dundee, uma cidade na Escócia" que acho válida a explicação: a Escócia é uma nação que faz parte do Reino Unido (da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte) e o Reino Unido inclui, além da Escócia (que tem como capital Edinburgh), Inglaterra (capital London), Wales (capital Cardiff) e Northen Ireland (capital Belfats).
Detalhe: a República da Irlanda se separou do Reino Unido no século passado e tem como capital Dublin.

No geral, quando falamos do Reino Unido a imagem que vem à mente é a de Londres, que é uma cidade enorme e maravilhosa com milhões de motivos para ser muito famosa, claro. Porém isso não significa que no Reino Unido não tenha mais coisas interessantes para serem conhecidas, vistas e apreciadas, né? Eu mesma escolhi estudar na Escócia e cada dia me apaixono mais por esse lugar lindo!

Apesar de eu ter achado blasfêmia terem colocado no site da Band o título do episódio como "O mundo segundo os brasileiros - Edimburgo" e nele estarem incluídas Dundee e Glasgow além de Edinburgh, achei o vídeo um amor, porque obviamente me identifiquei, né? :}

No vídeo passaram vários lugares que conheci em Edinburgh, outros que ainda pretendo conhecer, assim como locais que vi em Glasgow e obviamente em Dundee. Aliás, a moça do vídeo aparece saindo a noite na Union aqui da University of Dundee! Adorei! \o/

Então aqui ficam os vídeos para vocês no site oficial e aqui fica o vídeo compilado no youtube.

Detalhe: eu já vi o de Londres antes de vir para cá, mas fiquei com vontade de ver de novo. O próximo que verei será o de Dublin, que eu acabei de ver que já tem postado no site também! :)

Abraços!

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Stonehaven e Aberdeen

Olá pessoal!

Primeiramente quero dizer que: não acredito que hoje fazem 4 meses que vim para Escócia!!! Tanta coisa aconteceu, tudo é tão diferente e, quando eu olho para os meus planos, vejo que o ano novo está quase ali na frente! Fico feliz pelas experiências novas, mas é muito estranho ver como o tempo passa rápido!

Sobre os últimos acontecimentos, na semana passada acabou minha reading week e esta segunda voltei à minha rotina de aulas normalmente.
Por isso nada como cumprir a promessa de um post com coisas legais, né? :)

No final de semana retrasado o Davi veio para cá e nós fomos conhecer duas cidades aqui da Escócia: Stonehaven e Aberdeen.

Stonehaven é uma cidade pequena que fica a meio caminho de Dundee para Aberdeen, todas no litoral leste da Escócia. Aberdeen fica bem ao norte, sendo a terceira maior cidade aqui da Escócia.

Pois bem, nós saímos pela manhã para ir em Stonehaven para passar apenas parte do dia, pois na realidade o que nós queríamos mesmo era conhecer um castelo que tem lá, chamado Dunnottar Castle, e que custa £6,00 a entrada. Apesar da cidade ser pequena, a caminhada pelo mar é LIN-DA e o visual é impagável (apesar do vento e do frio meio tensos daquele dia). O lugar é meio bucólico, sendo o passeio bem mais legal pelo visual em si do que pelo castelo propriamente. Aliás, o castelo tem uma localização muito maravilhosa, que vocês vão ver nas fotos:
















Depois de Stonehaven, nós fomos para Aberdeen e chegamos lá no meio da tarde mais ou menos. Agora em outubro o tempo já está ficando mais frio e, principalmente quando chove e venta, fica frio mesmo! Mas nada que um casaco quentinho e a prova de água não resolva! :)

Nós passamos esse resto da tarde, da noite e o dia seguinte também em Aberdeen. Apesar de ser uma cidade maior com bem mais opções de coisas para fazer a noite, não achei que fosse preciso mais do que o tempo que passei lá para conhecer a cidade.

Todos os locais que visitamos foram de graça, como as galerias, museus, igrejas e a própria University of Aberdeen, que inclusive foi de longe a parte mais bonita da cidade. O único lugar que nós queríamos pagar para entrar não funcionava nos dias que estávamos lá e acabamos não indo, que é o Maritime Museum. O que nós mais fizemos no final das contas foi andar bastante, meio sem rumo, e ver os pontos mais famosos da cidade.

Como a cidade já foi uma grande produtora de granito e mármore, ela tem muitas de suas fachadas e prédios construídas com esta material, então acaba sendo meio cinzenta, mas mesmo assim, tem sua beleza.

O passeio saiu muito em conta para gente, pois os trechos de trem foram bem baratos (com Railcard: £5,60 -> £3,20 -> £5,40), nós fizemos duas refeições na cidade e fomos muito bem recebidos para passar a noite lá na University of Aberdeen pelo Gustavo e pela Carolina. O pessoal é muito gente boa e foi bem legal ter conhecido todos eles! :)



Parque dento da uni of Aberdeen. Lugar lindo!






Libraby bafônica da Uni of Aberdeen!



King's College, o prédio mais antigo.



Marischal College, que se juntou ao King's College e formou a Uni of Aberdeen. É o segundo mais prédio de granito do mundo!

O museu que não fomos :(

No dia seguinte eu e a Ana (minha crazy linda! <3) ficamos de modelo do Davi passeando por Dundee, porque sempre tem um lugar novo para conhecer, como foi o caso da St Paul's Cathedral nesse dia. Hehehe









Depois disso eu aproveitei a semana passada para estudar e descansar um pouco para começar a semana bem! Tive um fim de semana muito bom, meio Bridget Jones, com as meninas aqui no flat, porque a gente só comeu, foi para academia e viu um monte de filmes! Hehehe.

Essa semana que começou eu percebi que essa segunda parte do semestre será muito mais legal que a que passou! Isso porque as matérias estão infinitamente mais legais e compreensíveis, além de interessantes. Estou fazendo agora Neuropharmacology e Endocrine Control of Body Homeostasis e as aulas que tive até agora foram bem legais!

Confesso que a primeira parte do semestre foi um pouco desanimadora no final, pois era muito molecular e eu fiquei sentindo muita falta da minha rotina de hospital: paciente, anamnese, exame físico... mas agora estou bem mais animada, porque as matérias que estou tendo falam mais sobre doenças e tratamentos.  :)

De legal foram essas coisas que aconteceram nos últimos dias e na semana que vem tenho mais novidades! Aliás, depois do 01/11 eu vou postar uma coisa bem diferente do que eu costumo postar! :}

*As fotos postadas hoje foram todas tiradas pelo Davi! 

Até mais e vejo vocês!


quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Planejamentos de Ano Novo

Olá pessoal!

Depois de muitas emoções nas últimas duas semanas finalmente estou aqui novamente. :)
Muitas emoções porque, como havia dito no post anterior, semana passada foi minha última semana dos dois primeiros módulos que eu estava fazendo neste semestre. Isso quer dizer que eu tive uma prova de cada um deles, também tive relatórios e essay para entregar, então acabei dando um tempinho por aqui.

De qualquer forma, já tenho planos para mais de um post essa semana! Como estou na minha reading week, além de estudar partes da matéria que ficaram para trás, vou postar aqui o atraso. ;)

Hoje vou compartilhar com vocês a experiência de organizar minha primeira viagem um pouco mais longa, porque apesar de não estar toda fechada ainda, o que já está decidido inclui a parte mais importante: o ano novo!

Desde de antes de vir para cá eu já idealizava passar o ano novo em mil lugares maravilhosos diferentes, mas depois de pesquisar com o Davi como seria a passagem de ano em cada um desses lugares, a dúvida acabou ficando entre Londres e Edimburgo.

Londres tem aquela virada de ano super badalada, com fogos de artifícios maravilhosos no coração da cidade e os vídeos da BBC da virada de ano dão até frio na barriga. Porém, é um esquema que não achei que valeria muito a pena para mim, pois seria apenas ir para lá, ver os fogos e voltar e ano novo para mim tem significado mais que isso nos últimos anos.

Já Edimburgo é uma cidade que, depois vim saber, tem um reveillon muito famoso na Europa. Primeiro porque não é apenas uma passagem de ano, mas sim uma grande festa que tem atividades desde o Natal. Segundo porque o reveillon aqui na Escócia é um feriado estendido até o dia 2. Terceiro porque não são apenas os fogos e a contagem regressiva, mas o Hogmanay, como eles chamam o reveillon por aqui, tem festas e apresentações muito diversas! Por fim, todas as atividades do reveillon se passam em lugares perfeitos daquela cidade perfeita que é Edimburgo. Resumindo, será muito, bonito, divertido e muito escocês! :)

Detalhe: acho muito engraçado e estranho o fato te ter um monte de propaganda de "festas de Natal" em vários lugares aqui no UK, pois para mim festa de Natal é no máximo com toda a família reunida.

Para os fofos que acompanham o blog e planejam passar o reveillon em Edimburgo também, ficam aqui as dicas:

1. Decida para ontem se você quer mesmo ir para lá no ano novo e reserve um local para ficar, pois nesses dias entre o Natal e até mais ou menos dia 04/01 todos os tipos de acomodação estão muito caros e concorridos.

Detalhe: como vamos eu e o Davi (além de alguns amigos que ainda estão se organizando), nós achamos muito mais em conta alugar um quarto nessas casas de pessoas que alugam casas ou quartos da casa, pois Hostels estão loucamente caros no reveillon. O site que nós usamos para a busca é o airbnb e dá para achar boas opções para quem tem companheiros certos para o reveillon, seja um, seja um grupo.

2. No site do Hogmanay você pode decidir quais atrações quer ver, quais festas quer participar e tudo mais o que quiser saber. Basicamente as atrações começam no Natal, como eu havia dito, e continuam entre dia 30/12 e 02/01. Cada uma delas tem um preço bem em conta, mas dependendo de quantas e quais você escolher, pode acabar ficando caro, né? Eu e o Davi escolhemos três delas:


  • No dia 30/12: Torchlight Procession, que é uma super caminhada que abre os eventos do ano novo propriamente dito e você pode ou não comprar uma tocha para ir. Claro que eu comprei a tocha, porque se estou na chuva é para me molhar, né? No final do evento já começam os fogos de artificio, porque parece que tudo tem que ter fogos naquela cidade. Hehehe
  • No dia 31/12: Candlelit Concert que é um concerto orquestrado na St Giles Cathedral e foi o evento mais vendido do último ano! 
  • Ainda no dia 31/12: The street Party, que é a festa da virada de ano, com vários shows e diferentes horários de fogos de artifício, incluindo o da 00:00h.
Nesses dois dias vou programar ainda o que quero fazer de 'turismo' por lá, porque ainda preciso checar o que estará aberto, o que não estará, mas depois conto para vocês! Independente de qualquer coisa, as únicas coisas que são legais para ser pagas lá são o Edinburgh Castle (£16) e a Rossylin Chapel (£9).

Resumindo, eu vou passar dois dias e duas noites em Edimburgo e no dia 01/01 viajo para Londres, a outra cidade mais amor do UK! :}

Para a galera que mora mais perto de Londres fica fácil dar passadinhas lá e conhecer a cidade aos poucos, mas para mim não acho que vale tanto a pena assim por causa do tempo de ida e volta e do dinheiro que se gasta (apesar de ter gente aqui que vira e mexe vai para lá, então vai de cada um).
Megabus é sempre uma opção, apesar das entre 9 e 10h de viagem, porque custa em torno de £13; trem só vale a pena se encontrar um bom preço, porque no geral eles são bem caros para lá; e o que eu acho que vale a pena mesmo é o avião, pois custa em torno do dobro do ônibus, mas para um dia meio *especial* como o dia 01/01, vale a pena ter mais horas para aproveitar, já que a viagem dura em torno de apenas 1h! 

Sobre a programação de viagem para Londres, como eu vou passar 7 noites lá e provavelmente só voltarei na primavera ou no verão, optei por comprar o London Pass e o London Travelcard, que ficam mais baratos se comprados juntos.

O London Pass é um super ticket que inclui inúmeras (quando eu digo inúmeras, são inúmeras! haha) atrações turísticas (ou não) de Londres! Ele pode ser pago para 1, 2, 3... 6 dias. Como vou ficar uma semana e devo demorar para voltar, peguei o de 6 dias. 

Já o London Travelcard é opcional quando você compra o London Pass, mas eu comprei porque ele inclui passagens ilimitadas em todos os tipos de transporte de Londres (exceto os expressos que vem de apenas dois aeroportos). Ou seja, posso andar de trem, ônibus e tudo mais a vontade na cidade. Vale a pena porque a unidade de passagem de trem em Londres é super cara, então achei o custo benefício bem bom! :)

Detalhe nada a ver: eu fiz a página do blog no facebook, mas ainda não consegui colocar o link permanente dela aqui na página do blog bem bonitinho! Assim que eu conseguir, aviso aqui. ;) 

Bem, por enquanto, essas são as dicas de ano novo! É provável que depois de Londres eu visite uma amiga que mora pertinho de Londres, mas isso vai ser decidido mais para frente. Ano que vem provavelmente terei bastante história para contar!

Aliás, por falar em história para contar, o próximo post será um desses, com histórias e fotos de coisas que já aconteceram, não apenas das que estou planejando! 

Vejo vocês logo! 
Beijos!