sábado, 17 de agosto de 2013

As belezas da Escócia & Transporte (parte 1)

Olá pessoal!

Essa semana começou muito doida para mim e tem sido beeem agitada. Parece que foram duas semanas em uma!

Além dos dois trabalhos finais que estou preparando para semana que vem (meu meu último assignment e a apresentação referente a ele), eu fiz algumas coisas bem legais essa semana!

A primeira delas foi ter conhecido um pub. Bem, na realidade não foi tão legal assim, porque foi a mesma sensação de estar em um bar, porém com a cerveja bem mais cara. Haha! Tudo bem que a cerveja é muito boa e a companhia do pessoal é sempre muita divertida, mas não foi das melhores coisas que já conheci aqui. Vamos ver se conhecendo outros mais legais eu ache mais interessante. :p

A segunda coisa boa da semana foi ter ido quarta para Edinburgh (de novo hehe) depois da aula. Há mais ou menos um mês eu havia comprado o ingresso para o Royal Edinburgh Military Tattoo e não estava nem colocando muita fé no evento, para falar a verdade, mas fiquei impressionada!
















A apresentação era uma das milhões de coisas que estão acontecendo na cidade este mês na cidade, já que em agosto ocorrem alguns festivais em Endinburgh, que são:
-Art Festival
-Military Tattoo
-Book Festival
-Mela Festival
-Edinburgh Festival Fringe
-Edinburgh International Festival

A Escócia tem muitos festivais ao longo do ano, principalmente de música, mas o mês de agosto é um momento em que tudo acontece, em termos de arte, por conta destes eventos. A cidade estava lotada, com mil atrações nas ruas, nos teatros e em vários locais diferentes. É possível assistir muita coisa de graça, porém muitas outras são pagas.

Pois bem, eu havia comprado o ingresso do Military Tattoo com o pessoal aqui de Dundee e foi muito lindo! Resumidamente, é uma apresentação de música tocada por bandas bandas militares de diversos locais e em cada dia de apresentação eles contam coisas diferentes, com performances, danças diversas, corais, além de outras coisas aleatórias no meio. Rolava uma narração intercalada pelas apresentações e foi tudo muito lindo! As coisas eram muito ensaiadas e boa parte das apresentações eram com música típica. Ou seja, foi muito lindo! Se quiser conferir o que é exatamente, dê uma olhada no site, mas vou colocar esse vídeo de abertura antigo só para dar uma idéia.
Detalhe: tudo acontece no castelo de Edinburgh, onde são projetadas imagens relacionadas a cada apresentação, então é assim, meio lindo! *.*

Esse meu mês de agosto esta muito complicado por conta do curso, mas com certeza quero aproveitar melhor o Festival no outro ano, quem sabe. Vale muito a pena, além de ter a opção de não gastar quase nada!

Detalhe: a apresentação acabou 22:45h e o último ônibus (que todos compraram antes) saia 23:10h da estação. Meu beeeeeeem, eu pensei que eu fosse morrer correndo para a estação, colocando todos os bofes para fora, quase morrendo e pensando "vou falar para eles irem na frente e se der, deu", mas no fim deu tudo certo e a gente ainda esperou um pouco o ônibus antes de sair. Hahaha

Apesar de ter ficado cansada do dia e chegado quase 02:00 da manhã em casa, quinta havia um passeio que o PSE organizou para a galera e lá fui eu!
Apesar da chuvinha que ia e voltava o dia todo e do cansaço, foi bem legal! Nós conhecemos três lugares:
-Blair Castle
-Killiecrankie
-Pitlochry

O Blair Castle é o castelo de uma família que teve (não sei se ainda tem) importância e influência na Escócia e no UK e o espaço é agora um museu que conta a história da família ao longo dos anos. Foi bonitinho e a área verde é bem linda, maaaaaas eu não iria se não fosse pelo curso, pois o lugar era afastado e não era tão maravilhoso -sonho de princesa- assim. O mais legal que eu queria ter visto (os jardins), não deu tempo. Aí complica, né?






Killiecrankie é uma propriedade que faz parte dos lugares para visitar do National Trust for Scotland, que pelo que entendi são espaços aqui para visitar na Escócia, que incluem mil tipos de coisas (castelos, parques, museus arqueológicos etc). O lugar era bem lindo e a paisagem simplesmente maravilhosa! A gente deu uma andada meia boca, mas eu voltaria para conhecer melhor no futuro se tiver oportunidade. Inclusive vi que ao lado havia um camping muito fofo e organizado, com uma vista perfeita da região!













Por fim, passamos em Pitlochry, que é uma micro cidade bem bonitinha. Hahaha! Foi engraçado, porque não tinha nada para fazer além de bater perna e comer e a gente parou para comer, claro. Primeira vez que eu fui a um Tearoom, que são lugares muito fofos, em relação a decoração, para tomar chá, café e comer doces muito engordativos. :)






Agora eu estou aqui meio podre fazendo esse post e quero compartilhar com vocês minha conclusão sobre o passeio de quarta e de quinta: a Escócia é muito linda e vale muito a pena viajar de trem, ônibus ou carro aqui, pois não é caro e as paisagens são lindas demais! Quando eu estou viajando aqui, em algum momento do caminho eu sempre paro e penso algo como "nunca pensei que estaria aqui agora olhando para um lugar tão lindo e tão diferente da minha realidade", o que é verdade. Eu não imaginava quando eu poderia ter a oportunidade de conhecer o que tenho conhecido se não fosse com pelos alguns bons anos de trabalho depois de terminada a faculdade. :)

Já que é assim e que muita gente do CSF está chegando no fim de agosto e início de setembro, sem falar do pessoal que virá nos próximos editais, vou compartilhar com vocês algumas dicas sobre transporte, pois dá para economizar muuuito com alguns pequenos investimentos feitos para toda a estadia aqui, ou mesmo para alguma viagem específica.

Para viajar de ônibus:

Na Escócia:
-faça o cadastro em um site de ônibus chamado City Link, pois nele, quando logado após o cadastro, você encontra passagens por preços bacanas!

No UK e para outras partes da Europa também:
-apesar desse primeiro site fazer uma busca, você pode olhar direto no site do Megabus, que tem passagens muito baratas! Dá para viajar para Glasgow ou Edinburgh daqui de Dundee por passagens de até £1,00, por exemplo, basta ver com antecedência e ficar aberto para horários aleatórios.
-Faça o cartão da National Express, que custa £11,50 (com a taxa de entrega inclusa) e é válido por 1 ano! Com o Young Person Coachcard - 16 to 26 nós estudantes temos descontos de 1/3 nas passagens! :) Vale muito a pena!

Para viajar de trem:

No UK:
-Faça o 16-25 RailCard e também tenha 1/3 de desconto nas passagens, sejam elas compradas pelos sites da própria National Rail ou ScotRail, ou ainda por sites que que fazem busca de passagens, como o The train line e o Red Spotted Ranky. Este cartão é mais carinho, pois custa £30,00, mas qualquer viagem que você fizer um pouco mais longa já compensa o investimento. Não acho que valha a pena ficar economizando esses £30,00 para ficar só viajando de ônibus no futuro.
Por exemplo, eu comprei minha ida para Edinburgh de quarta de trem por £6,95, enquanto o megabus estava £6,00. Porém, voltei de megabus, pois estava £3,00, já que o trem mais barato daquela hora estava £11,00.
Detalhe: Vale muito a pena viajar de ônibus, por conta do preço, mas é possível achar passagens mais baratas de trem com o Rail card, dependendo do trajeto, dia, etc. Além disso, se for um longo trajeto, vale a pena pagar um pouquinho mais no trem e ir de boa no conforto, já que aqui os ônibus não são tãão confortáveis assim... já que a boa mesmo é ir de trem, no geral.

Na Europa, exceto UK:
-Eu ainda não viajei para outro país aqui, mas descobri que, quando viajamos de trem pela Europa, principalmente se for uma viagem bem programada, podemos comprar um Eurail. Com ele dá para viajar a vontade em qualquer trem por um determinado período, livremente pelo Europa ou apenas em determinado país. Assim, dependendo da viagem, é interessante pesquisar se vale a pena fazer o cartão e viajar a hora que quiser para onde quiser, ou se vale mais a pena comprar passagem separadas para cada trecho. Basta pesquisar com antecedência e se programar.

Para viajar de avião:

O importante mesmo é ver com antecedência e pechinchar entre as companhias aéreas, pois dá para viajar para muitos lugares por preços muuuuito baixos! Dependendo da origem e do destino, você pode comprar pela Ryanair ou pela EasyJet, que são companhias low cost aqui. Além  disso, para fazer busca de preços existem alguns sites legais, como o Skyscanner e o Kayak.
Detalhe: veja a restrição de bagagens, pois com essas empresas isso é bem restrito.

Por enquanto foi isso que eu descobri de dicas com os lindos que já estão aqui há algum tempo, mas conforme as coisas forem acontecendo, eu conto para vocês também! :)
Coloquei "parte 1" no título justamente porque acredito que ainda tenho muuuito o que aprender e contar sobre as facilidades daqui!

Beijos!









Nenhum comentário:

Postar um comentário