quarta-feira, 22 de maio de 2013

CsF: a reta final

Parece incrível, mas em pouco mais de um mês minhas aulas do PSE em Dundee já irão começar!

Engraçado que até sair o resultado do CNPq dos homologados e logo em seguida a offer, parecia que tudo acontecia muuuito devagar.  Porém, depois disso, as coisas estão acontecendo loucamente rápido! Além de o resultado ter saído mês passado, acho que o fato de o PSE em Dundee começar já no dia 24/06 e de eu estar em um semestre sabidamente corrido aqui na UERJ (com muitas aulas e uma prova atrás da outra) tem contribuído para essa sensação de que está tudo corrido mesmo e cada diazinho que passa eu vejo a data de partida mais perto!! :)

Bom, fazendo juz ao título do post, vou dizer o que aconteceu depois da lista oficial e da offer, dando continuidade ao que fazer depois disso como aluno do CsF do UK.

Como eu disse no post anterior, logo depois da offer, Dundee já agilizou o cadastro no sistema interno deles, o MyDundee. Depois disso, tive que preencher varias coisas nos sistemas da Uni, também em relação ao PSE. Foi uma certa agonia, porque quase todo dia tinha um e-mail novo e eu gelava achando que era o CAS, mas era para preencher mais uma coisa. Hehehe

Finalmente, na quinta passada, quando eu acordei havia um e-mail pedindo para confirmar alguns dados que estariam no meu CAS! Quando eu li “CAS” quase morri, mas depois percebi que era só uma confirmação! Heheheh. Esse dia também foi muito emocionante e foi quase um “caiu a ficha” para mim. Digo quase porque acho que isso só vai acontecer mesmo quando eu chegar em Dundee e ouvir pela primeira vez, ao vivo e a cores, o sotaque escocês!

O “quase caiu a ficha” foi na realidade por causa da palestra que o Departamento de Cooperações Internacionais da UERJ organizou. Foi bem legal, os alunos tiraram dúvidas e tal… mas o grande lance foi quando a Coordenadora do CsF na UERJ começou a nos parabenizar pela conquista, falar o que esperava de nós como intercambistas e desejou boa viagem com um sorrisão no rosto. Eu fiquei com um frio na barriga e quase chorei! Mas vou deixar para chorar de alegria depois. :)

Bem, na sexta eu tava crente que teria CAS e que eu poderia ir atrás do meu visto, mas nada… mais uma semana de espera e o dia 24/06 lá mes esperando, sem visto, sem passagem… Passei o fim de semana nessa agonia, quando na segunda, 6 e pouquinho da manhã, como de costume, chega um e-mail de Dundee com o meu CAS!!! Foi maravilhoso!!! Eu fui para faculdade e falei com meu namorado que iria preencher os documentos e fazer a application no VISA4UK. Porque né, achei que seria rápidinho. Só que não! Hahaha

Eu fiquei a manhã tooooda fazendo: application do visto, preenchendo depois o appendix 8 e fui almoçar quase 13h. Só não foi pior porque meu namorado lindo estava comigo e me ajudou com as pecuinhas que apareceram! Como vou fazer PSE e essa é a primeira vez que isso é possível no CsF, surgiram dúvidas, o que demorou o processo. Além disso, tive uma intercorrência que me irritou um pouco. Vou deixar aqui minhas dicas desse momento:

-a intercorrência: eu não sou registrada com o nome do meu pai, só com o da minha mãe. Só que no site do visa4uk vc não consegue passar a página sem preencher os campos do pai… e não há nenhuma orientação de como proceder assim, fácil, sabe?? Nem ligando no consulado e no WolrdBridge eles souberam responder… Detalhe que vc por minuto, no cartão de crédito, paravser atendido pelo telefone pelo WorldBridge! O Davi procurou, até achar uns docs com essas orientações. No caso, é só colocar “Not known” nos campos e na data de nascimento dele “01/01/1900”.

-Superado isso, vieram os dilemas do Appendix 8. Mas não tem drama, é só seguir o seu CAS! Ele tem as datas e todos os valores de custo do curso. Além disso, tenha a carta de benefícios do CNPq a mão. No caso do PSE, os valores do $ que teremos lá devem ser multiplicados pelo período de duração do curso (no meu caso, 3 meses), porque depois teremos outro visto para o ano seguinte de estudos.

Quando acabei tudo isso, na hora de pagar tive que esperar um pouco, pois o cartão não era internacional e para efetuar o pagamento ele deve ser! Aí minha mãe mudou e tal. Fui para aula e quando saí o pagamento estava aprovado! Assim, pude marcar a entrega dos documentos. Adivinha? Consegui para o dia seguinte, que foi hoje, 10:55h! Então separei os originais e as cópias diritinho, peguei meu passaporte e deixei em uma pasta,  tudo bem organizado.

Com a data da entrevista marcada, fiquei tranquila para ver passagens, porque assim tenho uma previsão de quando o visto chegaria. Foi o que eu e Davi fizemos o resto do dia. Brigada pelo companheirismo, meu lindo! Vc foi tudo hoje e é sempre! <3

Aí hoje eu fui entregar os docs lá, que fica no edifício Argentina, aqui no Rio. Foi muito rápido, fui atendida na hora e em 15 minutos saí. Preferi tirar as fotos lá e paguei pelo serviço de sms que diz onde estão meus documentos e como anda o processo, apesar de poder ver isso pela internet também. Bom, o visto demora cerca de 15 dia úteis para chegar, podendo ser antes ou depois.

Para ficar mais tranquila, eu pesquisei as passagens e na semana anterior ao dia 24/06, os preços mais em conta que achei foram no dia 19 e no dia 23. Queria muito ir dia 19, para chegar tranquila, me adaptar melhor lá, comprar o que precisar e tal, maaaas, 15 dias úteis caíria no dia 13/07, porque tem feriado no meio e deve emendar.  Acabei achando dia 19 muito em cima e dia 23 mais seguro. Além disso, no e-mail de Dundee do CAS, diz que eu devo solicitar o alojamento e ainda não sei ao certo que dia ele estará liberado lá. Assim, comprei minha passagem para dia 23, saindo do Rio e chegando em Edimburgh dia 24, o primeiro dia de aula. :D

Como sou PSE, mais uma peculiaridade em relação às passagens aéreas: eu vou passar 1 ano e 10 semanas lá, assim, não consigo comprar ida e volta com uma data válida de volta, pois os bilhetes aéreos valem por apenas 1 ano. Em geral, as passagens são mais baratas quando se compra ida e volta, ao invés de só ida e obviamente, isso aconteceu comigo… principalmente porque está super em cima! Bem, para resolver a questão, me informei nas companhias mais em conta nesses dias, e no caso da Lufthansa e da TAM, eu posso pagar uma taxa e solicitar o reembolso após o cancelamento da minha volta. Fica assim:

-TAM: solicitar cancelamento após a ida, antes da volta (preferência por  1 mês antes), na validade do bilhete. Na passagem Acces (mais barata), a taxa custa U$200. Assim, se minha volta custava U$800, irei receber  U$600 de reebolso. Os preços variam por tipo de passagem.

-Lufthansa: mesmo esquema, mas custa U$120 de taxa e eles pedem para conferir na hora da compra se é possível para aquela passagem, pois algumas promoções não incluem esse serviço. No meu caso, tava incluso. Além disso, para remarcar custa o mesmo preço.
Agora, assim que o dinheiro entrar na conta, vou fechar meu seguro saúde e viagem e fazer uma procuração em nome de minha mãe para deixar aqui, caso precise resolver isso. Além disso, preciso fazer minha carteira de vacinação internacional e comprar uma mala!

Bom, esse dois dias foram um saga, mas eu tirei um super peso das minhas costas e to beeem mais tranquila! Começou a contagem regressiva oficial!!!

FALTAM 33 DIAS!!! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário