domingo, 5 de maio de 2013

Amor platônico

Desde que eu decidi que me inscreveria para o Programa CsF no ano passado, começou uma etapa que parecia ser interminável nesse processo todo: escolher um curso e uma Universidade no UK.

A decisão que seria o UK mesmo foi bem rápida, mas depois de entender que eu deveria encontrar 3 opções de Universidade e/ou curso que em que eu gostaria de estudar para me inscrever demorou um pouco para mim e eu mudei minha primeira opção algumas vezes. Em relação ao "e/ou", é o seguinte: eu poderia ou escolher um curso (como eu escolhei Neuroscience) e depois Universidades que o disponibilizassem, ou escolher diferentes Universidades com diferentes cursos para as três opções.

Sabendo disso, começou o carma: eu me interessei muito por Neuroscience desde o início, mas também sempre gostei muito de estudar epidemiologia e saúde pública. Como eu sou fã de carteirinha do SUS (sim, eu sei que ele tem mil problemas, mas ainda assim, eu sou! Mas isso é outra conversa para depois, até porque eu adoro falar disso! hehe), fiquei extremamente tentada em colocar Public Health em alguma Universidade no UK.

Então veio a fadiga que me persegue em tudo na minha vida, que é fazer uma lista para cada coisa com mais de uma opção ou passo. Hahaha. Bom, eu peguei a lista de Universidades e cursos do UK do último edital (pode variar um pouco de um para outro edital, mas nem tanto) e coloquei as Unis que tinham cursos da área da Saúde/Bio, com seus respectivos cursos e acrescentei informações sobre as cidades e a própria Uni (população, custo de vida comparado ao Rio, tempo de viagem para Londres, localização, se oferecia PSE - o curso de inglês, já que eu já tinha minha nota do IELTS nessa época, e se a cidade tinha aeroporto/aeroporto mais próximo). Depois disso eu fui cortando cursos que não tinham nada a ver comigo deixando os mais legais para mim.  Comecei pesquisando no site das Universidades a estrutura que elas ofereciam e sobre cada curso que eu achei legal. Por fim, fiz um filtro bem sério sobre os cursos, baseado nos módulos de cada ano do curso (já que normalmente os alunos do CsF entram no segundo ou terceiro ano).

Os finalistas da minha tabela foram as seguintes Universidades: University of Glasgow, University of Dundee, University of Aberdeen, University of Sussex, Middlesex University, University of St Andrews, Glasgow Caledonian University, The University of Liverpool, University of East London, University of Exeter e University of Wolverhampton. Cada uma delas tinha cursos que eu gostava mais, ou então uma esrutura melhor, centros de pesquisa maiores... enfim, foi muuuuito difícil escolher. A maior dúvida mesmo foi entre Public Health e Neuroscience e o pior de tudo é que universidades que ofereciam um, não ofereciam o outro curso, o que me deixava mais doida ainda.

Foi aí que eu comecei a ver mais a fundo o que de fato cada curso ensinava. Mesmo sabendo disso, a base de Public Health me cativava mais, porém, se eu entrasse no segundo ou terceiro ano lá me faltaria uma base importante de estatística para levar o curso, ou então eu entraria no início do curso e não teria matérias que me interessam tanto. No fim eu acabei desistindo, com um pouco de dor no coração, mas fazer o que. Por outro lado, ficou mais fácil, porque o número de Unis para escolher diminuiu. Rs. Cada vez ficava mais perto da inscrição e eu ainda estava lendo mais sem decidir nada. Hahaha. Depois de ficar muito doida e conversar muito com minha amiga Nathane e meu namorado Davi (que também vão fazer Neuroscience no UK), eu decidi NA HORA DA INSCRIÇÃO (porque eu ainda estava em dúvida da ordem que eu colocaria as Unis como opção): Coloquei U. of Glasgow, U. of Dundee e U. of Aberdeen. UFA! Menos uma preocupação.

Eu estava muito apaixonada pela Universidade de Glasgow, porque ela é realmente maravilhosa, mas eu não gostava muito do curso em si. Por outro lado, eu estava apaixonada pelo curso de Dundee mas ela é uma Uni um pouco menor e de início não me cativou muito. Abeerden era uma coisa meio intermediária, porque eu achava tudo legal, mas também era longe de tudo. =/

Nesse meio tempo, eu mandei e-mail para algumas Unis para ver se com minha notas do IELTS eles me fariam offer de PSE ou e elas exigiam notas maiores. Dundee foi a única que me recepcionou SUPER BEM e eu fiquei apaixonada naquele minuto. Hehehe. As outras foram indiferentes tipo "olhe na página X do nosso site que nós disponbilizamos as notas necessárias etc".

Só que eu sabia que Glasgow provavelmente não consideraria minha application se eu não a colocasse como primeira opção, porque é o boato que rola (apesar de um garoto que foi aceito nesse edital em Glasgow ser segunda opção, mas ok). Aí eu coloquei, porque não queria queimar uma opção de bobeira, apesar de não saber exatamente se deveria ter feito isso.

No fim das contas, na semana que as Uni fizeram a offers, todo mundo recebendo, eu e Davi nada, o pessoal de Dundee e de Aberdeen já estava recebendo e Glasgow sem se manifestar... Quando saiu a nossa offer, já na sexta-feira, Glasgow não me aceitou e na mesma manhã o e-mail com a offer de Dundee já estava na caixa de entrada! Meu amorzinho platônico foi correspondido!! <3

Cada dia me surpreendo mais com a fofura dessa Uni! Dois dias depois que o CNPq liberou a lista com os aprovados desse edital, Dundee já estava mandando e-mails informando os alunos e pedindo para fazermos application no site deles. Depois disso, eu tive que fazer a application em uma página só de alunos que vão fazer o PSE e na última sexta foi solicitado que eu me cadastrasse no MyDundee, que me parece ser um aluno on-line da Uni (só que bem mais elaborado do que eu estou acostumada hehe).

Agora estou esperando o próximo passo, que eu realmente espero que seja o CAS, porque essa semana os documentos do CNPq chegaram e só falta o CAS para eu fazer meu visto!!! De qualquer forma, apesar da ansiedade para resolver essas coisas práticas, estou adorando viver esse momento.

Cada coisa que tem acontecido ultimamente me diz que, apesar de nem sempre o caminho que vou fazer ser o que eu planejei de imediato, Deus não decide nada por acaso e tudo tem um bom motivo na frente me aguardando.

Faltam menos de 2 meses para viajar!

2 comentários:

  1. Oi Rafaela!!

    Dividimos brevemente a sala de aula durante o curso pré-ielts no Cultura Inglesa e lendo seu post descobri seu amorzinho pela Escócia! :-) Para mim também foi um parto escolher a uni. Saber pesar entre o curso e a qualidade da uni foi mt trabalhoso.

    Eu tb vou para lá, mas ficarei em Glasgow na Strahclyde. Tenho uma amiga que foi para Dundee pelo CsF e ficou apaixonada pela uni e pela cidade. Espero que vc goste tb!!

    Quem sabe a gente se esbarra pelas Highlands! hehehe
    Bjos e boa sorte no PSE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi!
      Eu lembro que vc comentou no grupo das meninas sobre ir para Escócia, mas não lembrava onde! As unis são muito boas lá, em especial acabei descobrindo que Neuroscience la é o forte da parada! hahaha
      Certamente nos esbarraremos, porque meu namorado vai estudar da U. of Glasgow! Pretendo passar muitos fds em Glasgow e Edimburgh!
      E claro, não precisamos nos esbarrar, vamos marcar! Porque coisa boa para fazer não vai faltar!
      Dica: procura o reveillon em Edimburgh e vê se vc também se apaixona mais um pouquinho pelo Escócia! Porque eu adoreeeei a idéia!
      http://www.edinburghshogmanay.org/ticket/tickets/1453/

      Brigada mesmo! To ansiosa!
      Bjos

      Excluir