quarta-feira, 24 de abril de 2013

Aconteceu: saiu o resultado oficial!

Parece até que foi ontem que eu decidi começar essa história! Mas realmente não foi bem assim.

Desde o primeiro semestre de 2012, eu comecei a procurar saber melhor sobre o CsF, por meio da CLEV, em especial, pelo meu calouro Lucas Lopes. Depois de algumas conversas de bandejão e de Casaf, decidi que iria entrar nessa em 2014!

Me lembro que foram várias semanas aguardando a apresentação da CLEV, organizada com carinho pelos seus membros, até que naquele dia em que ela aconteceu, decidi realmente correr atrás de tudo e achei que 2014 estava muito longe para toda essa vontade de realizar um sonho: conhecer de perto a saúde no UK!

Na verdade verdadeira, sempre quis ver de perto o "SUS" mais funcional de lugares como Cuba, Canadá, UK e França e esse desejo acompanha meu estudos desde que comecei o vestibular para medicina, mas aí já é outra conversa. Assim, no ano passado, diante das opções de proficiência em língua estrangeira e dos editais do CsF, vi no UK minha melhor escolha.

Correr atrás de exame de proficiência e passaporte foi o primeiro passo. Achei que seria mais fácil para mim fazer o IELTS e assim foi. Em novembro lá estávamos eu, meu namorado Davi e minha amiga Nathane (que embarcamos juntos nessa) fazendo um curso preparatório para o IELTS e, depois de piscar os olhos, eu e Davi estávamos com o teste realizado!

Depois da agonia de esperar as notas, o dia chegou. Para mim, não foi dos mais alegres que já tive, afinal, estudei bastante, mas acabei ficando com 0.5 ponto a menos do exigido pelo atual edital em uma das quatro bandas da prova. Naquela hora só consegui pensar em como isso atrasaria minha faculdade e o quanto me decepcionei. Porém, bola para frente! Depois pude perceber que concorrer ao programa do governo com a possibilidade de aprimorar meu inglês lá por mais até 3 meses, conforme o edital, seria na realidade muito bom para mim.

Minha mãe linda deu todo apoio que precisei e me incentivou a aproveitar a oportunidade de estudar fora, não me preocupar com essas coisas, porque tudo se ajeita, ainda que custasse algum tempo a mais na faculdade ou uma certa correria nos semestres seguintes. Acho que só eu sei com quantas pessoas tive que falar e o quanto fiquei ansiosa até resolver as coisas para, dando tudo certo, não atrasar mais de um ano na faculdade (que já é meio longa e em regime seriado anual aqui na UERJ, onde estudo).

Comecei meu quarto ano de medicina cursando especialidades, que é um semestre formado por matérias organizadas em "bloquinhos", ou seja, começo uma matéria que dura algumas semanas, termino, começo outra e assim vai até acabar o semestre. Ah, uma delas dura o semestre todo, mas esse é o menor dos problemas agora. Se eu tivesse começado o quarto ano por um semestre de clínica médica 3, não daria certo!

Depois de começar o ano tentando resolver os meus estudos sem me enrolar tanto na faculdade caso desse tudo certo no CsF, veio a agonia de esperar o resultado. Nem acredito que tudo isso passou, que o CnPQ me enviou um e-mail pré-selecionando minha candidatura; que logo depois a segunda das três opções de universidades que escolhi me aceitou; e que, finalmente, saiu a lista oficial do programa Ciências Sem Fronteiras com MEU NOME LÁ! :)

Foi muita ansiedade e espera, mas desde que recebi a offer da University of Dundee no dia 12/04/13, até sair a lista hoje, foi só alegria. Realmente foi mais emocionante o dia 12, pois havia uma tensão de "será que vai dar certo?", "se der, para qual Uni?" e o resultado não podia ter sido melhor. Confesso que queria estar escrevendo desde esse dia, mas não queria correr o risco de me empolgar e não dar certo. Porém, hoje veio a confirmação oficial, aquela lista que todo mundo que participa de um processo seletivo quer ver. Parecia que eu estava esperando a lista oficial da UERJ quando fiz o vestibular: "A nota está boa, tenho tudo para dar certo, mas será que vai? Só acredito vendo".

Hoje eu acreditei! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário